Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#856 Mensagem por Francoorp » Sex Dez 10, 2010 5:37 pm

henriquejr escreveu:
Francoorp escreveu:A Embraer sempre foi um empresa voltada para o mercado civil.... Se ela tivesse ficado estatal, estaria como a petrobras, como sociedade de economia mista,dominando o mercado, não precisava privatizar tudo!!

E o mesmo pode ser feito hoje em outras empresas que venham a ser criadas, mas para componentes sensíveis melhor ficar estatal.

Vai falar isso para o Presidente da Petrobras, Embrapa, Banco do Brasil, Caixa, etc... isso não é verdade absoluta, não precisa ser privada não!! Temos exemplos de eficiência estatal sim, basta manter os amigos empresários privados dos políticos longe dos interesses do país que vemos os resultados...
O caso da Petrobrás já foi explicado, a Embrapa é uma empresa de pesquisas, nunca possuiu fiz lucrativos e recebem dinheiro direto do governo; o Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, o governo tem uma parte de suas ações mas quem administra mesmo é o setor privado; a Caixa foi praticamente comprada pelo Banco do Brasil, sem falar que é muito dificil um banco não dá lucro né? rsrsrsrsrs... só lembrando que o Banco Itaú teve seu maior lucro mundial aqui no Brasil, maior até que na sede!!!!


Se a Embraer estivesse nas mãos do governo não tenho dúvidas de que hoje estaria fora do mercado mundial de aviões regionais, talvez ainda arquejando com algumas encomendas militares do ST!

A Petrobrás é uma empresa de economia mista em que o Governo Controla em maioria, e tem administração direta do estado nela, e é eficiente!!

Na Embrapa, Como ja disse antes, ela existe para cobrir uma area de deficiência do setor privado nacional que é o de pesquisa agropecuária, mas tem o lado de que ela também nacionaliza produtos veterinários de alto custo, onde pesquisa similares,e que depois de nacionalizados são vendidos a preços mais acessíveis.COM MARGEM DE LUCRO, baixa mas tem, mesmo que não seja este o objetivo!

Vejo que entende pouco da coisa hein... a CEF foi comprada pelo banco do Brasil... não meu caro, a caixa tem todo os capital estatal, tudo do estado!!... minha mão trabalha até hoje no Banco do Brasil... e somente a administração dos funcionários e parte das ações foi privatizada, e mesmo assim deves prestar concurso para entrar, e o Governo tem maioria assim como na Petrobrás, e tem também a Golden Share em todas as empresas que possui ou ja possuiu parte, inclusive na Embraer!!

E gostaria se saber qual é a Sede do Itau, pois pra mim sempre foi um Banco Nacional, e não estrangeiro... que eu saiba ninguém comprou o Itau, continua nacional, e tomara que fique assim por muito tempo!! Mas se estiver errado... me mostre o contrario.

A Embraer esteve nas mãos do Governo por muito tempo, e teve sempre sucesso com seu projetos!!!

E a empresa Estatal tem outros objetivos além do lucro, tem a parte social como vemos as associação esportivas como a AABB do Banco do Brasil, que nem se compara com os SESC, ou outros, que em muitas cidades do interior nem tem, mas o AABB tem pra todo lado, sendo importante para o lado social da empresa, que não é somente para os funcionários, etc, acho que pegou a ideia... mas para os outros tem somente lucros, e é normal que seja assim, mas não quer dizer que seja melhor por isso!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#857 Mensagem por helio » Sex Dez 10, 2010 5:48 pm

LeandroGCard escreveu:
helio escreveu:Francoorp

Quanto a EMBRAER acho que vc está se referindo a apenas um lado da moeda. Ela começou a se transformar numa das maiores industrias aeronauticas, não somente pelos projetos, mas sim pela administração civil, colocando principalmente em segundo plano as vendas para o mercado militar. Hoje o mercado militar representa meros 20% da receita desta empresa. E olhe que a margem de lucro de um avião militar é muitissimo maior do que um avião civil.
O direcionamento correto de mercado alcançando nichos apropriados, num mundo aonde a concorrencia é enorme fez dela o que é hoje. Sinceramente, se ela continuasse estatal, seria comandado por presidentes,diretores, conselheiros todos eles com indicação politica, cuja ambição é apenas de um trampolim para conseguir outros cargos melhores em outra autarquia.
Somente numa empresa privada se pode ser competitivo de verdade pois cada funcionário desde o escalão mais baixo até o presidente tem clara a missão de engrandecer a empresa.

Não quero entrar em detalhes para não desviar o foco, mas tendo as benesses do governo, injetando inclusive dinheiro publico para o fundo de pensão dos funcionários da estatal, tendo o monopolio do preço do combustivel( uma vergonha o preço da gasolina no Brasil) é muito fácil parecer ser uma empresa sólida.

um abraço

Hélio
Amigo Hélio,

Fui eu que estagiei na Embraer pouco antes da sua privatização, e mantive o contato por mais algum tempo na esperança de ir lá trabalhar, o que foi impossível dada a drástica redução da empresa após a suspensão dos financiamnetos do BNDES logo antes de se iniciar o processo de privatização.

Na época o carro chefe da empresa já era um produto civil, o EMB-120 Brasília, que respondia por mais de 50% do seu faturamento, e o EMB 145 já estava com seu projeto avançado. No setor militar o produto mais importante era o Tucano, que fazia o mesmo sucesso que o Super Tucano hoje. A empresa tinha mais de 6.000 funcionários e já era considerada exemplo de sucesso mesmo forea do país. Após a suspensão dos financiamneto oficiais o número de funcionarios chegou a cair para apenas 1/3 do que era, e o projeto do EMB-145 quase foi abandonado por falta de verbas para homologação e dificuldades de vendas sem financiamento competitivo. Se o financiamneto oficial do BNDES não tivesse sido liberado logo após a privatização, a empresa teria fechado de qualquer forma, não importa o que tivesse sido feito em termos administrativos.

Aliás, com relação a isso a mudança foi bem menor do que se pode imaginar. Os diretores da empresa (oriundos dos quadros técnicos da mesma, política que prossegue até hoje) foram praticamente todos mantidos no cargo após a privatização, e não houve nenhuma mudança na forma como a empresa trabalhava. Até por isto ela se recuperou relativamente rápido após os financiamentos voltarem ao normal.

Pode-se dizer o que quiser sobre privatizações ou estatizações de empresas em geral, mas no caso específico da Embraer a história foi esta e não há espaço para segundas interpretações. Ela já era um grande sucesso ANTES de ser privatizada, e só passou por apertos sérios pouco antes disso devido a uma ação deliberada do governo da época (Collor).


Um grande abraço,


Leandro G. Card


P.S. Sobre a parte grifada no seu texto, os administradores e empregados de qualquer empresa privada tem como objetivo único GANHAR DINHEIRO, ninguém trabalha para os outros por motivos altruístas ou "pelo engrandecimento" da empresa amada. Se isto é bom ou ruim é uma outra discussão, mas o fato é que é assim.
Leandro
Respeito seu ponto de vista, mas na mesma época que vc estagiou ,um grande amigo meu de infancia era engenheiro senior de lá. Ele participou do projeto do Super tucano na concorrencia junto com a Northrop, e não foi tudo isto que voce pintou. A saida de muitos diretores politicos, alguns ex-militares, outros não , mas todos indicados pelo planalto, alguns com bom background em engenharia aeronautica mas zero em administração amarravam o desenvolvimento da empresa.
Uma coisa que vcs tem que entender é que não só de bons produtos se pode garantir o sucesso da EMBRAER. É necessário ter uma direção firme com visão empresarial e com capacidade de fazer enxergar ao consumidor em potencial o que eles produzem. A EMBRAER da época de estatal definitivamente não tinha isto
Hoje o diretor de operações é um expert na área, o mesmo acontecendo com marketing, comercial, compras, nada de politicagem e benesses governamentais para tampar buracos.
Enquanto os presidentes das estatais forem indicados por influencia politica e não pela capacidade e conhecimento, iremos sempre defrontar com um mar de erros, sempre acobertados por injeções enormes de dinheiro por parte do governo. Nisto incluo a Petrobrás, Correios, Infraero, EMBRATUR, e outras

Um abraço
Hélio




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2948
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 598 vezes
Agradeceram: 200 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#858 Mensagem por saullo » Sex Dez 10, 2010 6:31 pm

Quando você é empregado, prefere estar numa estatal, que lhe dá uma falsa impressão de segurança, mas na verdade, lá no fundo, o torna acomodado.
Se você tiver uma grande formação técnica, desesperado para crescer, só mesmo uma empresa privada, mesmo num país que penaliza a livre iniciativa como o nosso.
A única estatal em que eu tinha um pouco de confiança foi embora com o sucateamento dos Correios. As taxas subiram e as entregas de 48 horas passaram para semanas em certos casos. Quando as encomendas chagam ao endereço certo. O mensalão foi descoberto lá. Sintomático.

Abraços




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2948
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 598 vezes
Agradeceram: 200 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#859 Mensagem por saullo » Sex Dez 10, 2010 6:35 pm

Só complementando: se a Petrobras fosse privatizada nos moldes da Vale, já seria a número 1 do mundo com folga. Os políticos comeriam NA mão dela e não DA mão dela.

Abraços




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5299
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#860 Mensagem por delmar » Sex Dez 10, 2010 6:55 pm

A verdade é que quando a EMBRAER foi privatizada, em 1994, ela estava em estado falimentar. O governo tinha que aportar dinheiro dos cofre públicos para mante-la. Nenhum grupo quiz comprar a EMBRAER por ser um negócio muito arriscado. O governo então obrigou, esta é a palavra correta, dois fundos de pensão, SISTEL e PREVI, a participarem do leilão.
No caso da PREVI houve revolta dos empregados do Banco do Brasil pelo fato do governo estar obrigando seu fundo de pensão a investir em papéis "podres". As privatizações que eram as "jóias da coroa" na época foram as empresas de telecomunicações.
Acabou assim surgindo um consórcio entre o Banco Bozano Simonsen, a Sistel, a Previ e a CIEMB (empregado da EMBRAER) que passou a administrar a empresa. Foi colocada uma administração profissional, focada no objetivo da empresa, que conseguiu leva-la ao sucesso.
A história abaixo é um exemplo da mentalidade colocada pela nova direção de foco no negócio.

"Há alguns anos, um pouco antes do navegante Amir Klink sair para sua aventura no círculo polar Ártico com seu navio “Parati”, foi pedido que a EMBRAER encontrasse algumas soluções para o design e o revestimento da estrutura do barco, tendo em vista as adversidades e o clima ambiental inóspito daquela região. Segundo um de seus diretores, a empresa quase parou para responder a tal desafio. Foi então que a nova direção chamou a atenção para o exemplo quase absurdo dessa situação. Nos termos da nova diretoria: “O negócio da EMBRAER
não é fazer navios! A missão de negócios da EMBRAER é construir aviões!”




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#861 Mensagem por Francoorp » Sex Dez 10, 2010 7:40 pm

saullo escreveu:Só complementando: se a Petrobras fosse privatizada nos moldes da Vale, já seria a número 1 do mundo com folga. Os políticos comeriam NA mão dela e não DA mão dela.

Abraços
Não somente os políticos comeriam na mão dela e de seus donos, fazendo leis Ad-Doc, mas todo o povo brasileiro também ficando a mercê das decisões dos barões do petróleo nacional... ia ser o fim da tranqüilidade, pois empresários dominariam o preço de praticamente todos os derivados de petróleo, incluindo a gasolina... e tem gente que gosta disso, de pagar e pagar pro outros ficarem cada vez mais ricos e assim defender a propaganda!
A verdade é que quando a EMBRAER foi privatizada, em 1994, ela estava em estado falimentar.
Bem que o senhor sabe a verdade melhor que estava dentro... muito interessante!! :roll:
O governo tinha que aportar dinheiro dos cofre públicos para mante-la. Nenhum grupo quiz comprar a EMBRAER por ser um negócio muito arriscado. O governo então obrigou, esta é a palavra correta, dois fundos de pensão, SISTEL e PREVI, a participarem do leilão.
Estava assim por que quis coloca-la assim, se tivessem continuado a financiar as vendas da empresa não tinha ficado tão ruim a situação... e ninguém queria comprar porque não tinha mais ninguém no mercado na mesma area com cacife para isso, e investir em aérea completamente diferente da de atuação é um risco muito alto.
Obrigaram os fundo de previdências comprar porque assim depois os amigos dos amigos comprariam as cotas dos fundos sem muito alarde, assim ficando com os frutos dos trabalho de quando era estatal. Fácil assim né, ficaram muito ricos, pois os partidos ao comando na época ja deveriam ter falado aos "Amigos" que poderiam investir que multiplicariam tudo depois que a empresa recomeçasse, pois os projetos e programas eram perfeitos para o novo nicho de mercado da aviação mundial.
Acabou assim surgindo um consórcio entre o Banco Bozano Simonsen, a Sistel, a Previ e a CIEMB (empregado da EMBRAER) que passou a administrar a empresa. Foi colocada uma administração profissional, focada no objetivo da empresa, que conseguiu leva-la ao sucesso.
Como ja disse antes, ficou assim com profissionais que praticamente eram os mesmos da época estatal porque eram os únicos que conheciam o setor aeronáutico, por isso ficaram, enquanto que os vampiros estavam somente na espera dos lucros que viriam com a excelente pesquisa e desenvolvimento da época estatal, que tinha feitos projetos diretos e que tinham muitas possibilidades de serem "Minas de ouro"... por isso privatizaram, para pegar aquilo para eles, e tirar isso do estado, quem tem que ganhar são os amigos dos amigos e não o estado!!
"Há alguns anos, um pouco antes do navegante Amir Klink sair para sua aventura no círculo polar Ártico com seu navio “Parati”, foi pedido que a EMBRAER encontrasse algumas soluções para o design e o revestimento da estrutura do barco, tendo em vista as adversidades e o clima ambiental inóspito daquela região. Segundo um de seus diretores, a empresa quase parou para responder a tal desafio. Foi então que a nova direção chamou a atenção para o exemplo quase absurdo dessa situação. Nos termos da nova diretoria: “O negócio da EMBRAER
não é fazer navios! A missão de negócios da EMBRAER é construir aviões!”
Chega a ser até romântico em suas justificativas... foi encomendado este texto né?? 8-]




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5299
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#862 Mensagem por delmar » Sex Dez 10, 2010 8:26 pm

Só complementando, a PREVI continua com a sua participação na EMBRAER. Já o nosso amado e glorioso guia e líder Lula, nunca assaz louvado pelos companheiros, entregou o ministério das Comunicações a um grande amigo e aliado chamado Hélio Costa que com seu trabalho magnífico e tenaz logrou quase destruir a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Fico a pensar se a EMBRAER não teria o mesmo destino nas mãos de algum apaniguado do Sarney. No momento vemos os vencedores da eleição presidencial lutando como hienas por cargos e a nossa futura presidenta tentando agradar a todos aliados, distribuindo benesses.
Uma coisa concordo contigo, a EMBRAER seria uma poderosa moeda de negociação política nas mãos da presidenta. Quanto CC não haveria por aí.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#863 Mensagem por ciclope » Sáb Dez 11, 2010 8:38 am

Caramba a ideia de usar a dupla canhão 30mm de tiro rápido e misseis anti-tanque seria o ideal.
Não sei o porque desse preconceito com o sistema.
já temos a tecnologia é só integrala e construila. Seria algo cem porcento nacional, leve (adequado a um blindado 6X6).
Qual o problema?
As tecnologias que temos para tal:
canhão de tiro rapido 30mm;
misseis MSS1.2;
Torreta REMAX.
:idea:




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4848
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#864 Mensagem por Moccelin » Sáb Dez 11, 2010 9:16 am

Realmente, uma péssima administração está conseguindo o impossível! Fazer a ETC não dar lucro!!! Pô, essa era um EXEMPLO de eficiência, era reconhecida internacionalmente como símbolo de logística bem aplicada, além de deter um quase monopólio (Não é monopólio, mas tenta achar uma Fedex da vida no interior!).

O exemplo mor disso foi o concurso! Edital publicado em 2009, incrições terminaram no comecinho de 2010, depois de quase um ano de idas e vindas, com processos jurídicos, ações do MPU, etc, decidiram cancelar de vez o concurso e começar outro, do zero, e mais de 1.000.000 de pessoas aguardando! Tudo por conta de uma seleção fuleira da empresa que iria aplicar o concurso!

Enquanto isso a empresa está com falta de pessoal, e com problemas de logística em certos locais (não pagou algumas empresas e estas estão começando a não fazer novos contratos (os contratos já firmados as empresas tem que cumprir mesmo sem receber).

Mas o assunto aqui são blindados, não?

Na indústria de defesa É NECESSÁRIO a existência de empresas estatais. Ou, pelo menos, de economia mixta, porque invariavelmente alguns ítens, principalmente os mais sensíveis, são de baixo consumo, e é difícil entrar no mercado, gasta-se tempo até a estatal virar uma FN Herstal da vida!




The cake is a lie...
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#865 Mensagem por ciclope » Sáb Dez 11, 2010 3:08 pm

X2!




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#866 Mensagem por jauro » Ter Dez 14, 2010 10:41 pm

01/12/2010
Favorecido: 02.519.717/0001-70 - FUNDACAO RICARDO FRANCO
Valor: R$ 1.107.600,00

3 - INSTIT.DE PESQUISAS CIENTIFICAS/TECNOLOGICAS R$1.107.600,00 Objeto: Apoio administrativo relacionado às ati vidades de gerenciamento, à elaboração de um projeto detalhado e à produção de um protótipo, atividades do desenvolvimento da Viatura Blinda da Transporte de Pessoal Média de Rodas, 6x6 (VBTP-MR).




Editado pela última vez por jauro em Ter Dez 14, 2010 10:47 pm, em um total de 1 vez.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#867 Mensagem por jauro » Ter Dez 14, 2010 10:46 pm

29/11/2010.
Observação do Documento: 2010NC003226 DE 29 NOV 2010. ATENDER DESPESAS COM CONVENIO 0905600-EME REFERENTE A 5ª PARCELA DO CONVENIO LOTE PILOTO 16 VBTP - MR.

3 - INSTIT.DE PESQUISAS CIENTIFICAS/TECNOLOGICAS R$ 4.039.960,00 Objeto: Avaliação do protótipo e a produção do lote piloto (16 unidades) da viatura blindada t ransporte de pessoal média de rodas, 6x6 (VBTP- MR).




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#868 Mensagem por Francoorp » Ter Dez 14, 2010 10:46 pm

Verdade, o Correio era o melhor nos velhos tempos idos... :evil:




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3186
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 12 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#869 Mensagem por FABIO » Ter Dez 14, 2010 10:53 pm

amigo Jauro quando fica pronto o lote piloto de 16 guaranis? o total a ser fabricado e´de
2.044 unidades?




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Edit: Imagem nova VBTP-MR do EB - FOTO: Pg 11!

#870 Mensagem por helio » Qua Dez 15, 2010 11:39 am

Francoorp escreveu:Verdade, o Correio era o melhor nos velhos tempos idos... :evil:
Francoop
Eu pessoalmente sofro muito com a ineficiencia e da politica operacional dos Correios
Para se ter um exemplo em 25 de setembro de 2009 importei um livro sobre aviação. Este livro saiu via prioritária(uma especie de SEDEX de lá) no dia 29 do mesmo mes. Até março de 2010 o livro não chegava, e ao reclamar para a editora, este me mandou um numero da remessa para rastrear o pacote. Fiquei surpreso ao ver que o pacote tinha dado entrada na central dos Correios em Curitiba no dia 29 de setembro de 2009 e estava lá há 6 meses! Quando fiz uma reclamação a ouvidoria dos correios, este na maior cara de pau respondeu que devido a aproximação das festas natalinas, as encomendas que vinham dos outros paises tinham que esperar. Recebi o livro somente em abril de 2010, após ter pago tarifas para entrega rápida, imagine se tivesse pedido via superficie....
Hoje todas as minhas aquisições de livros faço no máximo até o mes de agosto. Por que depois só Deus sabe quando vou receber. Este é o nosso Correio.

Hélio




Responder