henriquejr escreveu:O caso da Petrobrás já foi explicado, a Embrapa é uma empresa de pesquisas, nunca possuiu fiz lucrativos e recebem dinheiro direto do governo; o Banco do Brasil é uma empresa de economia mista, o governo tem uma parte de suas ações mas quem administra mesmo é o setor privado; a Caixa foi praticamente comprada pelo Banco do Brasil, sem falar que é muito dificil um banco não dá lucro né? rsrsrsrsrs... só lembrando que o Banco Itaú teve seu maior lucro mundial aqui no Brasil, maior até que na sede!!!!Francoorp escreveu:A Embraer sempre foi um empresa voltada para o mercado civil.... Se ela tivesse ficado estatal, estaria como a petrobras, como sociedade de economia mista,dominando o mercado, não precisava privatizar tudo!!
E o mesmo pode ser feito hoje em outras empresas que venham a ser criadas, mas para componentes sensíveis melhor ficar estatal.
Vai falar isso para o Presidente da Petrobras, Embrapa, Banco do Brasil, Caixa, etc... isso não é verdade absoluta, não precisa ser privada não!! Temos exemplos de eficiência estatal sim, basta manter os amigos empresários privados dos políticos longe dos interesses do país que vemos os resultados...
Se a Embraer estivesse nas mãos do governo não tenho dúvidas de que hoje estaria fora do mercado mundial de aviões regionais, talvez ainda arquejando com algumas encomendas militares do ST!
A Petrobrás é uma empresa de economia mista em que o Governo Controla em maioria, e tem administração direta do estado nela, e é eficiente!!
Na Embrapa, Como ja disse antes, ela existe para cobrir uma area de deficiência do setor privado nacional que é o de pesquisa agropecuária, mas tem o lado de que ela também nacionaliza produtos veterinários de alto custo, onde pesquisa similares,e que depois de nacionalizados são vendidos a preços mais acessíveis.COM MARGEM DE LUCRO, baixa mas tem, mesmo que não seja este o objetivo!
Vejo que entende pouco da coisa hein... a CEF foi comprada pelo banco do Brasil... não meu caro, a caixa tem todo os capital estatal, tudo do estado!!... minha mão trabalha até hoje no Banco do Brasil... e somente a administração dos funcionários e parte das ações foi privatizada, e mesmo assim deves prestar concurso para entrar, e o Governo tem maioria assim como na Petrobrás, e tem também a Golden Share em todas as empresas que possui ou ja possuiu parte, inclusive na Embraer!!
E gostaria se saber qual é a Sede do Itau, pois pra mim sempre foi um Banco Nacional, e não estrangeiro... que eu saiba ninguém comprou o Itau, continua nacional, e tomara que fique assim por muito tempo!! Mas se estiver errado... me mostre o contrario.
A Embraer esteve nas mãos do Governo por muito tempo, e teve sempre sucesso com seu projetos!!!
E a empresa Estatal tem outros objetivos além do lucro, tem a parte social como vemos as associação esportivas como a AABB do Banco do Brasil, que nem se compara com os SESC, ou outros, que em muitas cidades do interior nem tem, mas o AABB tem pra todo lado, sendo importante para o lado social da empresa, que não é somente para os funcionários, etc, acho que pegou a ideia... mas para os outros tem somente lucros, e é normal que seja assim, mas não quer dizer que seja melhor por isso!