NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7681 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 01, 2010 10:18 pm

Bharain officially denies wikileaks cable on Rafale

Imagem

An important Foreign Ministry Statement
An official source at the Ministry of Foreign Affairs has strongly denied the statement that has been reported and attributed to His Majesty King Hamad bin Isa Al Khalifa by Agence France Presse (AFP), with regard to French Rafale Aircrafts.
The source emphasized that the reported statement by that news agency is false and has nothing to do with reality."

Official Bharain Source : http://www.mofa.gov.bh/

So, the Rafale is cutting edge technology despite the lies of some obscure lobbies.
Case closed.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7682 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 01, 2010 10:21 pm

Bom, também os caras não iam confirmar se fosse verdade, né? :roll: :?




AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7683 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Dez 01, 2010 10:25 pm

Mesmo que seja verdade, também não diz praticamente nada, como boa parte dos telegramas vazados.
Até porque o rei não é nenhum especialista.

Fica uma pergunta: Se o Rafale é de uma tecnologia tão ultrapassada assim, porque o Rei Hamad o teria usado para tentar convencer os norte-americanos e não um outro caça europeu ou russo "de tecnologia atual"?

O que foi escrito:

"[...]"King Hamad asked General Petraeus for his help in encouraging US aircraft manufacturers to participate in the inaugural Bahrain Air Show, scheduled for January 2010,"
"He said that France was pushing the Rafale and would be there in force although he agreed with Petraeus that the French fighter was yesterday's technology"[...]

Ao menos se deram ao trabalho de desmentir oficialmente e muitos não fizeram isso.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7684 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 01, 2010 10:47 pm

Sim, com certeza. :)




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7685 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 02, 2010 9:39 am

Amigos, bom dia.

O artigo que segue foi publicado na revista Mer et Marine.
Traduzi para facilitar a compreensão:

http://www.meretmarine.com/objets/500/6045.jpg

Rafale pousando no Charles de Gaulle
Créditos : MER ET MARINE - GILDAS LE CUNFF DE KAGNAC

O Rafale retomou seus vôos no Charles de Gaulle
http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=114694
02/12/2010

As nove aeronaves de combate Rafale F3 atualmente embarcadas no Charles de Gaulle retomaram os vôos ontem de manhã. As operações aéreas com essas aeronaves foram brevemente interrompidas após o acidente no último domingo, ocorrida com o Rafale M18. A aeronave, no início de uma missão de apoio aéreo no Afeganistão, caiu no mar perto do porta-aviões, a uma centena de quilômetros da costa do Paquistão. A investigação prossegue para determinar as causas exatas do acidente, que não fez vítima, pois o piloto se ejetou antes que a aeronave atingisse a superfície da água. O retorno dos Rafales da Marinha à operação confirma, contudo, que os militares excluem que o projeto do avião possa estar entre as causas; e o problema que ocorreu em 28 de novembro claramente não se aplica à frota de Rafale, mas apenas à aeronave perdida. Nota-se também que o acidente com o M18 não causou suspensão de vôo para os Rafales da Força Aérea.
http://www.meretmarine.com/objets/500/16950.jpg

Rafale M (© : MARINE NATIONALE)

Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7686 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 02, 2010 12:25 pm

Amigos,

No âmbito dos comentários sobre o que teria dito o rei do Bahrein, traduzi o artigo que segue:
Imagem
Foto cedida por http://www.eurofighter.com
Voando o Eurofighter e o Rafale da França
O jornalista Apoorva Prasad, do FRANCE 24, “voa” em duas modernas aeronaves de caça, para uma comparação entre o Eurofighter (foto) e o francês Rafale, que recentemente esteve sob fogo do rei Hamad do Bahrein.
Por Apoorva PRASAD (texto)

"Lá está, no seu HUD, seu alvo terrestre!"
Uma caixa circunda a estação de energia nuclear, mostrando-me as grandes torres de refrigeração do alvo. No display colorido do lado direito, um close-up da imagem da usina apareceu. O avião estava em um mergulho suave: eu estava voando cada vez mais perto do chão a uma velocidade superior a 550 nós, minhas mãos segurando nervosamente a manete de potência e o manche. Ambos eram espessos, pretos e os senti sólidos ao empunhá-los. Formas escuras surgiram na imagem da superfície. Linhas verdes estavam sobrepostas à imagem à minha frente, mostrando o meu ângulo de ataque, a minha velocidade e altitude. O céu estava limpo, mas escuro, ao se aproximar o por-do-sol.
Um sinal vermelho piscou de repente na tela do lado direito, uma caixa vermelha em torno da palavra “Pickle”!
Eu estava voando o Eurofighter Typhoon, comandado por Craig Penrise, líder dos pilotos de ensaio da aeronave.
"Pickle it!" (Lance!)
Eu apertei o botão vermelho no manche. Uma bomba foi lançada da aeronave. Imediatamente, contente, eu puxei o manche, observando a usina passar por debaixo de mim.
"Nivele - Reduza o motor."
Eu nivelei as asas e retardei a manete, cortando a pós-combustão. O punho da manete retornou, sendo evidente o corte da PC, e eu vi a redução de potência do motor indicada na tela LCD da esquerda.
Então eu acionei um interruptor, e o Head-Up Display (HUD) mudou para modo de combate ar-ar. Imediatamente, dois triângulos apareceram, e eu olhei para o telão central abaixo. Tinha um mapa colorido da área que eu estava sobrevoando, com linhas radiais a partir do centro. Dois triângulos apareceram lá também. Havia dois aviões desconhecidos ao longe, além do meu alcance visual - ou BVR.
"Se assim posso dizer, eu ajudei a criar algumas destas coisas", explicou mais tarde Penrise, varrendo a mão sobre o cockpit futurista. Três grandes indicadores multifuncionais - telas de LCD - brilhavam pra mim enquanto eu estava sentado, com botões e interruptores posicionados em ambos os lados da nacele.
O jato que eu tinha voado era o simulador de voo do consórcio Eurofighter GmbH.
O Eurofighter tem uma "interface homem máquina" muito avançada. O cockpit é grande, espaçoso e confortável, e a sensação é muito diferente do cockpit de um F-16, Rafale, Mig-29, como o Jaguar. Mas eu pertenço à geração joystick. Eu fico muito mais confortável com botões e telas do que com interruptores e instrumentos analógicos.
Um dia depois, eu voei o simulador do Dassault Rafale, sob instrução de um piloto de testes e engenheiro. O cockpit do Rafale é mais apertado do que o do Eurofighter. Mas isso não significa necessariamente que o Rafale, um avião um pouco menor, é menos avançado tecnologicamente. O MFD ("multifunction display") central do Eurofighter é substituído por um display sombreado "colimado para o infinito". Do lado de fora, parece estranho, mas, sentado dentro da cabine durante o vôo, tudo faz sentido. A partir da posição correta, o piloto não tem que olhar dentro – o display parece buscar o piloto. Essencialmente, os olhos do piloto não têm que refocar a partir do horizonte externo para imagem da tela interna.
Em ambos os lados, os MFD’s são “touchscreen”. Como no Eurofighter Typhoon, eles são intercambiáveis nas funções, em caso de preferência pessoal ou de danos de batalha. Ambos os aviões têm uma coisa chamada Direct Voice Input, ou DVI. Essencialmente, um piloto pode alterar páginas dos displays, as frequências de rádio e outros parâmetros, apenas falando com o avião. Sim - exatamente como no filme Firefox.
Em muitos desses aviões, sensores avançados coletam toda a informação disponível e a apresenta de forma abrangente para o piloto. Uma espécie de câmera de infravermelho (empresas diferentes usam nomes diversos) montada no nariz do avião pode realmente capturar uma imagem close-up de um avião inimigo que voa além do alcance visual, apresentando-a ao piloto em um dos MFD’s. HMD’s ("Helmet-mounted displays") podem permitir que a um piloto olhar, por cima do seu ombro, um avião-alvo e disparar um míssil em sua direção.
Sentado no Rafale, apertei um botão sob a manete com o meu dedo mindinho, ativando o piloto automático. "Hands-On Throttle And Stick" (HOTAS) reais - ou agora "Voice Throttle and Stick" (VTAS) tecnicamente permitem que um piloto possa completar uma missão de seis horas sem nunca tirar as mãos da manete e do joystick, pois todos os controles são colocados sobre eles.
Os computadores gerenciam tudo, ajustando minha velocidade automaticamente. Tudo o que eu tinha que fazer era pilotar o avião suavemente em direção à pequena cruz que me mostrava o aeródromo. Momentos antes do toque, eu puxei o manche, e a aeronave tocou suavemente. Então eu apertei ambos os pedais de freio para parar.
Como se eu pudesse pousar um avião de combate moderno.
Fonte: http://www.france24.com/en/20101201-fly ... lanes-jets
Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7687 Mensagem por Justin Case » Qui Dez 02, 2010 11:46 pm

Amigos,

O Rafale e o pod Reco NG (AEROS, na versão de exportação)
O batismo de fogo para Reco-NG
Quinta-feira, 2 de dezembro, 2010

Uma esquadrilha de Rafales do Esquadrão 12F fez esta manhã a primeira missão de reconhecimento sobre o Afeganistão desde o início da operação Agapanthe, presumivelmente com pod Reco NG, o que seria o primeiro vôo (oficial) deste em um teatro guerra.
A Marinha embarcou um pod Reco-NG no porta-aviões CDG, enquanto a força aérea deslocou dois pods para os Emirados Árabes Unidos (IMFEAU).
A Força Aérea realiza missões de reconhecimento no Afeganistão desde 2004, com o pod semidigital Presto , operado pelos Mirage F1 CR de Reims.
A Marinha já realizou, no passado, missões de reconhecimento com o pod integrado no Super Etendard Modernizado (SEM).
http://lemamouth.blogspot.com/2010/12/b ... co-ng.html

Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7688 Mensagem por Francoorp » Sex Dez 03, 2010 12:00 am

Justin Case escreveu:Amigos,

O Rafale e o pod Reco NG (AEROS, na versão de exportação)
O batismo de fogo para Reco-NG
Quinta-feira, 2 de dezembro, 2010

Uma esquadrilha de Rafales do Esquadrão 12F fez esta manhã a primeira missão de reconhecimento sobre o Afeganistão desde o início da operação Agapanthe, presumivelmente com pod Reco NG, o que seria o primeiro vôo (oficial) deste em um teatro guerra.
A Marinha embarcou um pod Reco-NG no porta-aviões CDG, enquanto a força aérea deslocou dois pods para os Emirados Árabes Unidos (IMFEAU).
A Força Aérea realiza missões de reconhecimento no Afeganistão desde 2004, com o pod semidigital Presto , operado pelos Mirage F1 CR de Reims.
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Abraços,

Justin

Estes são de reconhecimento, e os Damocles que ja estão integrados nos Rafales da Marinha???




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7689 Mensagem por Justin Case » Sex Dez 03, 2010 12:09 am

Boa noite, Franco.

Não sei dizer se estão operando com o Damocles nesta campanha.
Acho que vale a pena acompanhar o site do link.
Eles são bem informados e colocam matérias diárias sobre a operação Agaphante.
Veja também lá as últimas avaliações sobre as possíveis causas do acidente com o Rafale M18.
http://lemamouth.blogspot.com/

Abraço,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7690 Mensagem por Francoorp » Sex Dez 03, 2010 12:16 am

Valeu Justin!




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7691 Mensagem por Justin Case » Sex Dez 03, 2010 11:05 pm

Amigos,

Notícia de hoje:
http://www.abcdmaior.com.br/imagens/upload/noticias/25842.jpg
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exi ... icia=25842
Dassault apresenta projetos para São Bernardo
03/12/2010 - LICITAÇÃO FX-2
Por: Felipe Rodrigues (felipe@abcdmaior.com.br)

Executivos da Dassault e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), debatem sobre os projetos apresentados. Foto:Antonio Ledes

Franceses afirmam que haverá transferência total de tecnologia para o Brasil; empresa de São Bernardo gerenciará partes eletroeletrônicas do caça Rafale
O prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) reuniu-se nesta sexta-feira (03/12), com o presidente da Omnisys Engenharia, Luiz Henriques, e com representantes do Consórcio Rafale International, para conhecer os projetos que a Dassault Internacional poderá desenvolver na Região caso vença a licitação FX-2. O processo determinará a empresa fornecedora dos 36 caças supersônicos para a renovação da frota da FAB (Força Aérea Brasileira).

Os executivos do consórcio – joint venture formada pela Dassault Aviation, Snecma e o Grupo Thales – afirmaram que haverá transferência total de tecnologia da aeronave para o Brasil. De acordo com o diretor da Dassault International do Brasil, Jean-Marc Merialdo, a Omnisys, indústria instalada em São Bernardo, irá gerenciar a produção eletrônica do caça. “Nosso objetivo é de que as empresas do País possam trabalhar para atualizar o Rafale ao longo dos anos. “Um dos nossos sonhos no futuro é criar um novo avião em parceria com os brasileiros”, disse.

O vice-presidente internacional de cooperações da Dassault Aviation, Michel Paskoff, destacou que as principais ações que serão desenvolvidas, em São Bernardo, pela Omnisys serão a manutenção do radar de auto-proteção, a produção e manutenção da antena ativa do radar do caça e o “Master Degree”, um programa de extensão em parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC) e a FEI e que deverá contar com a participação de engenheiros industriais e de softwares. Professores e alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Bernardo poderão ser envolvidos no desenvolvimento de um software.

“Nossa expectativa é de que o Brasil possa contribuir muito com a produção de diversas partes do Rafale. Nesta última semana, visitamos muitas empresas no País e percebemos que há empresas altamente qualificadas para trabalhar com a Dassault”. Ponderou Paskoff.

O gerente do Grupo Thales, Laurent Messiant, pontuou também que a Omnsys terá um papel importante por ser o principal representante dos franceses no Brasil. “A produção e o desenvolvimento de futuras tecnologias vão ocorrer em solo brasileiro e a nossa expectativa é de que esse centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) possa se expandir gradativamente”, destacou.
O secretário de Coordenação Governamental, Tarcísio Secoli, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, participaram da reunião.
Impressões – Marinho ressaltou que é importante ter uma empresa como a Omnisys na cidade. “A nossa expectativa é de que São Bernardo possa atrair o segmento de Defesa e com isso ter um parque industrial do setor na Região. A nossa cidade possui muita força no setor automobilístico e acredito que seria muito positivo se em breve conseguíssemos ter uma forte presença na indústria de Defesa”, afirmou.

Na opinião do o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson da Conceição, a Omnisys é surpreendente. “Fiquei impressionado com a estrutura que a empresa possui. É extremamente importante ter em nossa cidade uma fábrica como essa que possui atuações significativas em diversas partes do mundo”, disse.
Abraços,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7692 Mensagem por Francoorp » Sáb Dez 04, 2010 12:29 pm

Será que ele vai gostar, afinal parece que o Lobby da Saab pagava uma boa comissão! :twisted:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7693 Mensagem por joao fernando » Sáb Dez 04, 2010 12:48 pm

Basta prometer os chips, que o Rafale já está aprovado. Inclusive, a Elma Chips tambem vai conversar com o Marinho :twisted: pra fechar os negocios casados




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7694 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2010 1:27 pm

Mas que interessante, né? De repente SBC aos poucos começa a tomar o lugar de SJC como a MECA da Indústria Aeronáutica no Brasil, vai vendo...

Não duvido que fundem até uma concorrente da EMBRAER por lá, ou que esta tenha que se mudar...

Pelo jeito temos agora um segundo Marinho a mandar no Brasil, o anterior se chamava ROBERTO... :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#7695 Mensagem por orestespf » Sáb Dez 04, 2010 4:12 pm

Túlio escreveu:Mas que interessante, né? De repente SBC aos poucos começa a tomar o lugar de SJC como a MECA da Indústria Aeronáutica no Brasil, vai vendo...

Não duvido que fundem até uma concorrente da EMBRAER por lá, ou que esta tenha que se mudar...

Pelo jeito temos agora um segundo Marinho a mandar no Brasil, o anterior se chamava ROBERTO... :shock: :shock: :shock: :shock:
:lol: :lol: :lol: :lol:

Esta última frase... 10!!! :wink: :wink:




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