A propósito das muitas fotos aqui presentes de fragatas da classe "Oliver Hazard Perry", penso que esta que aqui vou colocar não se encontra entre as expostas.
Mostra a "nossa" U.S.S. "John Sides" após passar por debaixo da Ponte Golden Gate, em São Francisco, encaminhando-se para a Base Aeronaval de Alameda que por essa altura ainda era uma unidade activa da U.S. Navy. É uma foto muito bonita.
Créditos: Steven A. Cardali
Com um pouco de vontade podemos imaginar que esta seria a
F-334, pouco depois de cruzar sob a Ponte 25 de Abril e a caminho da Base Naval do Alfeite em Almada. Não é difícil ou será que é?
U.S.S. John H. Sides
Origem - construção começada pelos estaleiros Todd Pacific Shipyards Co., Los Angeles Division, San Pedro (Califórnia) a 7 de Agosto de 1978.
Lançada à água a 19 de Maio de 1979; entrada em serviço: 30 de Maio de 1981.
Destacada para a Naval Reserve Force em Long Beach na Califórnia a 16 de Agosto de 1986. Abatida ao efectivo a 28 de Fevereiro de 2003.
Tipo - Fragata optimizada para defesa aérea. Construídas como "cost efficient surface combatants", as fragatas OHP têm, no entanto, algumas limitações. Falta-lhes a polivalência necessária aos modernos vasos de guerra que sejam confrontados com múltiplas ameaças de alta tecnologia (ar, mar e submarina). Igualmente, a sua capacidade para crescimento (ou desenvolvimento) é muito limitada. Apesar disso a classe de fragatas FFG-7 provou ser de construção robusta, fiável e capaz de suportar danos consideráveis (ex: quando a U.S.S. Samuel B. Roberts atingiu uma mina e quando a U.S.S. Stark foi atingida por 2 mísseis AM-39 Exocet, ambos os incidentes ocorrendo no Golfo Pérsico na década de 1980, sem que estas se tenham afundado, sendo posteriormente reparadas e devolvidas ao serviço activo).
Motores - 2 x turbinas a gás General Electric LM 2500 com 41,000hp no total (os mesmos motores do Boeing MD-11). Veio único com uma hélice de 5 pás.
Dimensões- Comprimento: 445 pés (133.5 m); boca máxima: 45 pés (13.5 m); calado: 24,5 pés (7.5 m).
Deslocamento- vazio: 2750 tons; típico: 3605 tons; máximo estrutural: 4100 tons.
Armamento - 1 peça de artilharia OTO Melara Mk.75 de 76mm (3"/62 cal.) de tiro rápido, 36 mísseis SAM GDC-Pomona Standard SM-1MR Block VI e 4 SSM Boeing RGM-84 Harpoon (disparados a partir de um lançador Mk.13 Mod 4 localizado à vante), 6 x tubos Mk.32 (2 reparos triplos de 324mm) para disparo de torpedos Mk. 46 ou Mk.50 (para este último requer adaptação), um reparo Vulcan Phalanx Mk.15 Close-In-Weapons System (CIWS) Gatling de 20mm e 1 ou 2 helicópteros embarcados.
Sistemas de Combate - AN/SPS-49 Air Search Radar (radar de busca aérea), AN/SPS-55 Surface Search Radar (radar de busca de superfície), Mk92 Fire Control System (radar de controlo de tiro), AN/SLQ-32 Electronics Warfare System (ECM), AN/SQS-56 Sonar, Mk36 SRBOC Decoy System (sistema de contramedidas anti-míssil), AN/SQR-19 Towed Array Sonar System ou TACTAS (sonar rebocado) e AN/SQQ-89 ASW Integration System.
Tripulação - guarnição normal: 17 Oficiais e 198 praças (ao todo 215 homens) mas podendo levar, em caso de necessidade, um máximo de 13 Oficiais e 206 praças. Nestes números estão já incluidos os 19/20 membros pertencentes ao destacamento aéreo embarcado.
Desempenho - Velocidade máxima 29 nós (33.5+ mph).