M 60 - DESTINO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Gerson Victorio
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Re: M 60 - DESTINO

#46 Mensagem por Gerson Victorio » Ter Set 14, 2010 8:14 am

Notícia meio antiga....só pra atualizar o tópico...

http://www.exercito.gov.br/revista/Mate ... rmnt5.html
No dia 02 de junho, iniciou-se o processo de transferência das Viaturas Blindadas de Combate M60 A3 TTS do Comando Militar do Sul para o Comando Militar do Oeste. Na ocasião, uma viatura manutenida pelo Parque foi transportada pelo 5º Batalhão Logístico até o 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande (MS).
Imagem

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Em convesa com o pessoal do 20º no 7 de setembro(o desfile do M-60 foi como na foto) rolou a informação que já começou a transferencia dos blindados a uma cadência de 3 por mês...eu pude ver de longe no 20 RCB pelo menos um M-60 .. :mrgreen:




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binfa
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Re: M 60 - DESTINO

#47 Mensagem por binfa » Sáb Out 30, 2010 7:27 pm

CONCEPÇÃO GERAL DO PROJETO

CONCEPÇÃO GERAL DO PROJETO

a. Justificativa do projeto
1) Em 1996/1997 o Exército Brasileiro realizou uma operação de leasing com o Exército dos Estados Unidos da América, que resultou no recebimento de 91 (noventa e uma) VBC CC M60 A3 TTS, no estado em que se encontravam, o que representava, à época, uma disponibilidade de cerca de 85% (oitenta e cinco por cento). Após diversas destinações, os blindados foram alocados à 5ª Bda C Bld, para distribuição ao 5º RCC (Rio Negro-PR) e ao 3º RCC (Ponta Grossa-PR). Atualmente, apenas o 5º RCC dispõe de 41 (quarenta e um) blindados, uma vez que o 3º RCC encontra-se em fase de implantação.
2) De acordo com as conclusões da 4ª RD, de 19 Ago 09, o EME concluiu pela destinação dos blindados para o 20º RCB, sediado em Campo Grande-MS, OM orgânica da 4ª Bda C Mec, sediada em Dourados-MS.
3) Os blindados VBC CC M60 A3 TTS irão substituir as VBC CC M41, que atualmente dotam o 20º RCB. Para tanto, serão necessários 28 (vinte e oito) blindados em condições plenas de disponibilidade.
4) Todas as VBC CC M60 A3 TTS serão transferidas para o CMO, sendo que as unidades que não forem selecionadas para mobiliar o 20º RCB serão desfeitas pelo Pq R Mnt/9 para aproveitamento de componentes como suprimento de 2ª classe.

b. Objetivos do projeto
1) Realizar a manutenção das VBC CC M60 A3 TTS do CMS que serão transferidas para o CMO.
2) Transportar para o 20º RCB as VBC CC M60 A3 TTS que irão dotar o Regimento em substituição às atuais VBC CC M41.
3) Transportar para o CMO o ferramental, equipamentos, sobressalentes, suprimentos e VBC CC M60 A3 TTS destinadas a serem desmontadas para aproveitamento de seus componentes, de forma a estruturar a cadeia logística para o apoio ao Bld naquele Comando Militar de Área.

c. Premissas do projeto de manutenção e transporte das VBC CC M60 A3 TTS
1) Padronização da logística dos blindados do CMS com base na família Leopard 1, cujo recebimento estará concluído em 2011. As Vtr Bld de apoio da família Leopard 1, como os Bld Lç Pnt e Bld Soc, não atendem à VBC CC M60 A3 TTS, cujo peso é de cerca de 52 (cinquenta e duas) Ton, contra 42 (quarenta e duas) Ton das VBC CC Leopard 1A5 BR.
2) Obsolescência das VBC CC M41, que embora possam ser empregadas em algumas atividades de adestramento, não são adequadas como Elm de choque da 4ª Bda C Mec, que é uma Força de Segurança Estratégica da Força Terrestre.
3) A VBC CC M60 A3 TTS ainda é um blindado atual, da mesma geração das VBC CC Leopard 1A5 BR, cuja manutenção, desde que existam recursos suficientes, não representa um óbice de difícil superação.
4) Não foram adquiridas VBC CC Leopard 1A5 BR em quantidade suficiente, de forma a se atender, também, ao 20º RCB, restando a alternativa de que a OM recebesse a VBC CC M60 A3 TTS. (E a gente sonhando com TOR M2E / MI 28!)

d. Implantação do Projeto
1) O Gerente do Projeto será o Chefe do Escalão Logístico da 9ª RM.
2) No decorrer do projeto, as responsabilidades específicas que ultrapassem o poder decisório do Gerente do Projeto deverão ser submetidas ao Cmt Log.
3) Faseamento do projeto
a) O Projeto de Transferência da VBC CC M60 A3 TTS seguirá as seguintes fases:
(1) transporte de 01 (uma) VBC CC M60 A3 TTS para o 20º RCB, para adaptação de pessoal da OM ao novo material de emprego militar;
(2) manutenção de 18 (dezoito) Vtr no Pq R Mnt/5, coincidente com o treinamento do pessoal de manutenção do CMO, de acordo com Diretriz específica;
(3) transporte das Vtr manutenidas;
(4) transporte das 10 (dez) Vtr restantes do 20º RCB e das 59 (cinquenta e nove) que serão utilizadas para aproveitamento de componentes, suprimentos, ferramental, equipamentos e sobressalentes;
(5) manutenção de 10 (dez) Vtr no 20º RCB, por meio de Ap Dto do Pq R Mnt/9; e
(6) início da utilização das VBC CC M60 A3 TTS pelo CMO.
4) Outras instruções julgadas necessárias
a) As fases citadas no item anterior podem, em alguns casos, ocorrer simultaneamente, procurando a otimização dos meios de transporte e a redução dos custos envolvidos.
b) A última fase só deve ser iniciada depois de completadas as anteriores, evitando-se a utilização das Vtr em emprego operacional sem que a cadeia logística tenha sido estabelecida no CMO.

5. ATRIBUIÇÕES
a. Estado-Maior do Exército
Disponibilizar os recursos para a realização da manutenção inicial das VBC CC M60 A3 TTS durante a realização dos estágios e após a transferência para o CMO.
b. Comando Logístico Coordenar as atividades juntamente com o Gerente Executivo.
c. 5 ª Região Militar
1) Supervisionar as atividades de manutenção no Pq R Mnt/5.
2) Proporcionar à 9ª RM as condições necessárias para a realização da manutenção na Vtr após seu recebimento, transferindo todo o material relacionado a esse trabalho, como equipamento, ferramental e sobressalentes, além do suprimento existente em depósito que não terá utilização prevista para a fase inicial dos trabalhos.
3) Em coordenação com o Gerente Executivo do Projeto, enviar 01 (uma) Vtr para o 20º RCB, desde o início dos trabalhos, tendo em vista a necessária adaptação do pessoal da OM ao novo MEM, seja em procedimentos de manutenção ou na operação inicial.
4) Realizar o transporte das VBC CC M60 A3 TTS, assim como de todo o material necessário à continuidade de sua operação em coordenação com o Gerente Executivo do projeto.
d. 9 ª Região Militar Designar o Ch Esc Log/9ª RM como Gerente Executivo do Projeto de Transferência das VBC CC M60 A3 TTS do CMS para o CMO.

e. Comandos Militares de Área - CMS e CMO
1) Facilitar os contatos e apoiar o pessoal envolvido na execução do projeto em sua área de responsabilidade.
2) Cooperar no planejamento de transporte do material envolvido no projeto.
6. PRESCRIÇÕES DIVERSAS
a. O armazenamento e a desmontagem das Vtr que forem consideradas inservíveis deverão ocorrer no aquartelamento do 20º RCB, OM que dispõe de área adequada para esta servidão.
b. A manutenção das Vtr destinadas ao 20º RCB que não sofrerem manutenção prévia no Pq R Mnt/5, deverá ser realizada, a cargo do Pq R Mnt/9, nas instalações do 20º RCB, por intermédio de Eq Ap Direto deste Parque, aproveitando as garagens e as áreas de manobra da Unidade.
c. Estão autorizadas as ligações necessárias ao desencadeamento das ações referentes à condução do projeto, entre o gerente e os órgãos e OM envolvidos.
d. O Pq R Mnt/9 deverá realizar, em suas instalações, a manutenção de todos os componentes reparáveis da VBC CC M60 A3 TTS, bem como estocar o suprimento novo e de 2ª classe a ser fornecido às OM detentoras do referido carro.
e. Deverão permanecer no CI Bld 3 (três) VBC CC M60 A3 TTS, para serem utilizadas nos estágios de formação de operadores e tripulação conduzidos por esse Estabelecimento de Ensino.

Boletim do Exército nº 20, de 21 de maio de 2010. - 15




att, binfa
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REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
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Re: M 60 - DESTINO

#48 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Out 31, 2010 2:36 am

Pra quem não sabe o 20º RCB fica ao lado do Colégio Militar de Campo Grande - MS, cujo tenho um filho estudante...é possível visualizar perfeitamente os blindados a partir do colégio pois ficam(garagens) imediamente ao lado, um certo dia deu pra ver que alguns M-60 estavam enfileirados, percebe-se que já existe uma quantidade razoável por lá.

Gerson




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Re: M 60 - DESTINO

#49 Mensagem por Franz Luiz » Dom Out 31, 2010 7:29 am

É isto que me assusta. Será que o EB não conseguia dinheiro para mais 28 Leo 1A5?
Será que o governo não deu o dinheiro? De 250 para 278 seria tão difícil convencer o GF
ou o EB nem tentou, já achando que não dava e pediu somente os 250?




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Re: M 60 - DESTINO

#50 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 31, 2010 9:02 am

Franz Luiz escreveu:É isto que me assusta. Será que o EB não conseguia dinheiro para mais 28 Leo 1A5?
Será que o governo não deu o dinheiro? De 250 para 278 seria tão difícil convencer o GF
ou o EB nem tentou, já achando que não dava e pediu somente os 250?
Pedir todo mundo pede. Afinal, custa nada! Agora, ter seu pedido atendido é que são outros 500. O contingenciamento de verbas ainda está em prática, apesar da END. Lembrem-se, na END não está claro de onde virão os recursos para os investimentos nas Forças Armadas.


Abraços,

Wesley




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Re: M 60 - DESTINO

#51 Mensagem por Lord Nauta » Dom Out 31, 2010 10:18 am

Continuo a ser da opinião que o EB deveria ter dois RCC mobiliado com exemplares do Leopard II. A incorporação destes CC liberaria unidades de Leopard 1A5 para outras unidades blindadas.

Sds

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Re: M 60 - DESTINO

#52 Mensagem por b.verde » Dom Out 31, 2010 11:28 am

Na época das negociações para a compra dos Leopard 1A5, havia uma forte restrição financeira por parte do governo federal. acho que mediante as condições reinante na época, ainda compramos uma razoável frota. Hoje, a coisa vai ser diferente. Novidades em breve.

Marino, logo te passo a MP, só estou esperando o Cel, que é meu vizinho voltar de viagem. Com relação aos MI-28, já que o troço foi divulgado aqui, posso adiantar que parece ser verdade o interesse do EB pela aeronave. Ficção é o fato da mencionada intervenção dos oficiais da FAB, querendo padronização, sugerindo o MI-35. Esse era um dos assuntos da MP que ia ter enviar, mas como já foi vazado... :wink:

Continência.


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Re: M 60 - DESTINO

#53 Mensagem por Marino » Dom Out 31, 2010 11:46 am

8-] 8-] 8-]




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Re: M 60 - DESTINO

#54 Mensagem por helio » Dom Out 31, 2010 12:17 pm

Franz Luiz escreveu:É isto que me assusta. Será que o EB não conseguia dinheiro para mais 28 Leo 1A5?
Será que o governo não deu o dinheiro? De 250 para 278 seria tão difícil convencer o GF
ou o EB nem tentou, já achando que não dava e pediu somente os 250?
Olá Franz
Cabe esclarecer que o Brasil adquiriu TODOS os Leo 1A5 disponibilizados pela Alemanha. Adquirir mais dependeria da boa vontade de outros países e preços diferentes.
A decisão de equipar o 20ºRCB são:
-o M60A3TTS é ainda um cc moderno, e somente devido ao desinteresse do EB é que não foram importados sobressalentes, que aliás são mais baratos de manter que os alemães.
- tanto o M60 como o Leo dependem de um parque de manutenção e BLog para fazer a manutenção de 2º,3º e 4º escalão deles.Optou-se por concentrar os Leo 1A5 na região sul e o parque de Sta Maria como central de manutenção. A mesma coisa aconteceu com os M60 optando pelo parque em Cpo Grande e BLog em Dourados.

Talvez algumas pesoas ignorem o fato mas o M60TTSA3 é mais fácil de manter operacional do que os Leo 1 .

Abraços
Hélio




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Re: M 60 - DESTINO

#55 Mensagem por helio » Dom Out 31, 2010 12:20 pm

b.verde escreveu:Na época das negociações para a compra dos Leopard 1A5, havia uma forte restrição financeira por parte do governo federal. acho que mediante as condições reinante na época, ainda compramos uma razoável frota. Hoje, a coisa vai ser diferente. Novidades em breve.

Marino, logo te passo a MP, só estou esperando o Cel, que é meu vizinho voltar de viagem. Com relação aos MI-28, já que o troço foi divulgado aqui, posso adiantar que parece ser verdade o interesse do EB pela aeronave. Ficção é o fato da mencionada intervenção dos oficiais da FAB, querendo padronização, sugerindo o MI-35. Esse era um dos assuntos da MP que ia ter enviar, mas como já foi vazado... :wink:

Continência.

A informação que possuo é que desde o começo o EB queria um heli de ataque sendo o Mi-28 uma das opções. O MD foi contra e um general emitiu um parecer que o Esquilo poderia ser utilizado para este fim(ataque). O MD prefere que o EB fique com o Mil-35

Abraço
Hélio


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Re: M 60 - DESTINO

#56 Mensagem por Bourne » Dom Out 31, 2010 12:35 pm

Ousar argumentar que o Esquilo cumpre a função de ataque e que é necessário helis da classe de Mi-28/Mi-35 é assustador. :shock:




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Re: M 60 - DESTINO

#57 Mensagem por Francoorp » Dom Out 31, 2010 1:28 pm

Bourne escreveu:Ousar argumentar que o Esquilo cumpre a função de ataque e que é necessário helis da classe de Mi-28/Mi-35 é assustador. :shock:
Preconceito contra os equipamentos russos... assusta que esse tipo de comportamento venha de um General.




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Re: M 60 - DESTINO

#58 Mensagem por Franz Luiz » Dom Out 31, 2010 1:29 pm

Obrigado ao helio e demais amigos pelos esclarecimentos.
Mas somente para entender melhor, quando foi iniciado o projeto Leo 1A5?




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Re: M 60 - DESTINO

#59 Mensagem por helio » Dom Out 31, 2010 1:38 pm

se nâo me engano as negociaçôes iniciaram na segunda metade da dècada>
a alemanha jà tinha exportado quase todos os leo 1a5 ofereceu o restante para o Brasil.
O EB somente se interessopu a partir da possibilidade de adquirir uma familia deles(lança pontes, engenharia, instrução ,etc...) A Alemanha concordou em vender os outreos modelos, entretanto o preço foi bem mais elevado, pois estes ainda estavam em uso naquele país.
A Alemanha ao conseguir vender os Leo 1A5, desativaram até os depositos aonde estavam estocados, vendendo o terreno para particulares.
O negócio foi bom para todos: a Alemanha se livrou dos Leo 1A5, conseguiu contratos para o retrofit deles antes da entrega. O Brasil conseguiu a preço muito baixo os Leo padronizando a sua força de cc no sul do país.

Abraço

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Re: M 60 - DESTINO

#60 Mensagem por EDSON » Dom Out 31, 2010 1:39 pm

Só espero que se vier o Leo II venha da versão 2A5 ou modernizado para o padrão 2A7. O Leo 2A4 é um CC inferior tanto pelo canhão e pela blindagem.




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