FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: FÉ, Religião, Igreja, Razão, Ciência

#631 Mensagem por Guerra » Ter Set 28, 2010 10:05 am

GustavoB escreveu:Stephen Hawking falando merda? Mmmmmmmm...
E porque não? Quem é ele para opinar na minha fé?
Ele sabe tanto sobre minha fé como eu sei de astrofisica.
Ele só disse isso porque esta frustrado porque vai morrer e não vai explicar como o universo foi criado. E no final das contas ele sabe tanto sobre a criação do universo quanto eu. A ultima chance dele é dizer: eu não sei, mas vc tb não sabe.
Grande cientista! Usando um método comum na maioria das religiões. Na duvida acredite no que eu digo.
Isso para mim é uma grande merda!

Uma coisa é certa: é muito mais difícil não acreditar em nada do que seguir com nossas crenças, por mais estúpidas que sejam
Porque? Porque a sua crença é mais refinada que a minha?
Olha, esse negocio de achar que é inteligente não ter fé é preconceito.
Esse tipo de pensamento só serve para vender revistas como a superinteressante (que se diz cientifica). E para caras como o Stephen Hawking criar polêmica e estar na mídia.

A fé não é uma oposição a inteligência. Fé não tem nada a ver com ciência.
Eu até concordo que a religião ela opõe a ciência. Mas o simples fato da religião não ser uma ciência já explica a estupidez religiosa.
O que não entendo é a ciência opor a religião. Para mim é uma estupidez sem explicação cientifica.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#632 Mensagem por tflash » Ter Set 28, 2010 11:31 am

x2

Nós, temos um nível de percepção das coisas que está limitado pela nossa inteligência e os nossos sentidos. Afirmar que não há nada para além daí tem a mesma credibilidade daqueles que diziam que a terra era quadrada. Ela afinal é redonda e não há fim do mundo (ainda que tenha uns lugares que se aproximam muito)

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#633 Mensagem por GustavoB » Ter Set 28, 2010 11:38 am

Guerra escreveu:
GustavoB escreveu:Stephen Hawking falando merda? Mmmmmmmm...
E porque não? Quem é ele para opinar na minha fé? Creio que não é ele quem está interferindo nas suas crenças, é você quem contesta a teoria dele.
Ele sabe tanto sobre minha fé como eu sei de astrofisica.
Ele só disse isso porque esta frustrado porque vai morrer e não vai explicar como o universo foi criado. Suposição sua.E no final das contas ele sabe tanto sobre a criação do universo quanto eu.Deixar de lado a modéstia é bobagem. A ultima chance dele é dizer: eu não sei, mas vc tb não sabe.
Grande cientista! Usando um método comum na maioria das religiões. Na duvida acredite no que eu digo.
Isso para mim é uma grande merda! No tempo da Inquisição diziam a mesma coisa e gente queimou por isso.

Uma coisa é certa: é muito mais difícil não acreditar em nada do que seguir com nossas crenças, por mais estúpidas que sejam
Porque? Porque a sua crença é mais refinada que a minha?
Olha, esse negocio de achar que é inteligente não ter fé é preconceito. Opinão sua.
Esse tipo de pensamento só serve para vender revistas como a superinteressante (que se diz cientifica). E para caras como o Stephen Hawking criar polêmica e estar na mídia. (2X)

A fé não é uma oposição a inteligência. Creio que ninguém disse isso.Fé não tem nada a ver com ciência. Por hora concordo.
Eu até concordo que a religião ela opõe a ciência. Mas o simples fato da religião não ser uma ciência já explica a estupidez religiosa.
O que não entendo é a ciência opor a religião. Para mim é uma estupidez sem explicação cientifica.
Mas reitero: é muito mais difícil tentar provar que não existe nada do que simplesmente crer. E há aqueles que creem cegamente e os que pelo menos querem debater sobre outros pontos de vista. Natural de uma espécie que se diz inteligente.

Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#634 Mensagem por Wingate » Ter Set 28, 2010 11:39 am

[009]

Wingate

angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 18 vezes
Agradeceram: 65 vezes

#635 Mensagem por angelogalvao » Ter Set 28, 2010 7:33 pm

Wingate escreveu:
[009]

Wingate
Bom, vc não entender o porquê da ciência se opor a religião eu até entendo, mas criar juizo sobre isso, afirmando que é estupidez sem explicação, é onde se encontra REALMENTE a estupidez. É como afirmar "Bom eu não entendo o motivo disso e por isso acho estupido".

Mas essa dúvida pode ser respondida sobre diversos aspectos, mas vou me limitar a uma, bem breve. Afirmo que o senso crítico é intrínseca a ciência, todo e qualquer discurso/afirmação tem que estar aberto a crítica e ser capaz de se sustentar. O que não acontece com o discurso religioso, cujo principal caracteristica é a aceitação, não importanta o quão seus argumentos sejam refutados e beiram o absurdo ( e essa refutação não precisa ser cientifica, pode ser filosofica, por exemplo ). Pedir para a ciencia não se opor é mesma coisa que pedir para a ciencia nao ser ciencia.

Enfim, existem mtas críticas consistentes feitas a ciencia, mas nenhuma delas esta no ambito de sua oposição da religião...

Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
tflash
Sênior
Sênior

#636 Mensagem por tflash » Ter Set 28, 2010 9:39 pm

O que não acontece com o discurso religioso, cujo principal caracteristica é a aceitação, não importanta o quão seus argumentos sejam refutados e beiram o absurdo ( e essa refutação não precisa ser cientifica, pode ser filosofica, por exemplo ).
Não nos podemos basear nas opiniões de religiosos radicais que não representam a maioria daqueles que tem uma religião ou uma crença, hoje em 2010. O facto de por exemplo, se aceitar a bíblia como verdadeira, não implica contrariar a ciência.

Tal como as datações de carbono 14 são imprecisas, a Bíblia não é um livro para interpretar literalmente. É algo mais do tipo:

Como explicar a criação do universo de maneira que um analfabeto entenda. Há factos históricos contemporâneos a quem escreveu que são precisos, outros como o diluvio já tem uma distância temporal entre Moisés (que escreveu os primeiros 5 livros da Bíblia) e o acontecimento em si. Quanto mais passado é o acontecimento, menos detalhes tem.

O que a ciência conseguiu comprovar até agora é que existiram fenómenos naturais que podem ter sido os fenómenos descritos. A fé e a religião devem entrar na parte que se acredita ou não que estes acontecimentos foram desencadeados por uma entidade superior.

Assim como beira o absurdo, que num planeta sujeito a cataclismos, quase extinções, mudanças climáticas, tenha surgido uma atmosfera, ecossistema, vida inteligente que tem capacidade de mudar o meio à sua volta. E mesmo depois de surgirem os humanos, houve guerras, doenças, holocaustos, armas de destruição maciça e ainda assim a humanidade prospera e não foi extinta.

Isso para mim é a prova que uma entidade superior exerce uma espécie de protecção à humanidade como um todo mas é algo que eu nunca vou conseguir provar cientificamente.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Guerra
Sênior
Sênior

#637 Mensagem por Guerra » Ter Set 28, 2010 10:50 pm

Creio que não é ele quem está interferindo nas suas crenças, é você quem contesta a teoria dele
Que teoria? Que a gravidade criou o universo? Que quando eu ando não sou eu que me desloco e sim o universo? que do outro lado do buraco negro tem um buraco branco? Que ele vai conseguir entender a mente de Deus? Ou que o ramo dele é complicado demais para alguém se interessar por ele, por isso ele leva para o lado polêmica para chamar a atenção?
Deixar de lado a modéstia é bobagem
Para quem disse que vai explicar a mente de Deus modéstia pouca é bobagem
Mas reitero: é muito mais difícil tentar provar que não existe nada do que simplesmente crer. E há aqueles que creem cegamente e os que pelo menos querem debater sobre outros pontos de vista. Natural de uma espécie que se diz inteligente.
Isso eu concordo! Porque o verdadeiro ateu ele ignora. E pouca gente faz isso. A maioria contesta. É desses que os oportunistas se aproveitam

Guerra
Sênior
Sênior

#638 Mensagem por Guerra » Ter Set 28, 2010 11:07 pm

Bom, vc não entender o porquê da ciência se opor a religião eu até entendo, mas criar juizo sobre isso, afirmando que é estupidez sem explicação, é onde se encontra REALMENTE a estupidez. É como afirmar "Bom eu não entendo o motivo disso e por isso acho estupido".
A ciência entende a minha fé? Ela não entende, ela acha isos uma estupidez. A explicação para minhas perguntas é nos estilo Padfre Quevedo: isso non ecxiste!!
Pedir para a ciencia não se opor é mesma coisa que pedir para a ciencia nao ser ciencia.
Certo. Então vamos lá. Um exemplo. Eu estou doente. Os médicos me dão um mês de vida. Já se passaram dez anos e eu ainda não morri. A medicina vai dizer que não sabe explicar. Dai eu digo: é um milagre, que eu pedi a Deus. eles tem a obrigação de dizer: não é milagre! eu não sei o que é, mas não é milagre, porque Deus não existe. O cientista disse que foi a gravidade que começou tudo, e que também não sabe de onde vem a gravidade, mas com certeza não vem de Deus.

A ciência não precisa disso. ela só precisa tentar entender o porque da doença desapareceu. Como não pode explicar, então fica por isso mesmo. E eu tb não preciso da explicação da ciênica. Eu estou curado. sde alguém me pedir a receita d aminha cura eu dou a reza brava que eu fiz, e não o o nome do médico.

Por isso eu diggo que a ciênica não precisa matar Deus. Caras como esse cientista se auto denominam os matadores da fé, por vaidade. Isso não acrescenta nada nem na ciência, nem na minha fé

Guerra
Sênior
Sênior

#639 Mensagem por Guerra » Ter Set 28, 2010 11:11 pm

tflash escreveu:
O que não acontece com o discurso religioso, cujo principal caracteristica é a aceitação, não importanta o quão seus argumentos sejam refutados e beiram o absurdo ( e essa refutação não precisa ser cientifica, pode ser filosofica, por exemplo ).
Não nos podemos basear nas opiniões de religiosos radicais que não representam a maioria daqueles que tem uma religião ou uma crença, hoje em 2010. O facto de por exemplo, se aceitar a bíblia como verdadeira, não implica contrariar a ciência.

Tal como as datações de carbono 14 são imprecisas, a Bíblia não é um livro para interpretar literalmente. É algo mais do tipo:

Como explicar a criação do universo de maneira que um analfabeto entenda. Há factos históricos contemporâneos a quem escreveu que são precisos, outros como o diluvio já tem uma distância temporal entre Moisés (que escreveu os primeiros 5 livros da Bíblia) e o acontecimento em si. Quanto mais passado é o acontecimento, menos detalhes tem.

O que a ciência conseguiu comprovar até agora é que existiram fenómenos naturais que podem ter sido os fenómenos descritos. A fé e a religião devem entrar na parte que se acredita ou não que estes acontecimentos foram desencadeados por uma entidade superior.

Assim como beira o absurdo, que num planeta sujeito a cataclismos, quase extinções, mudanças climáticas, tenha surgido uma atmosfera, ecossistema, vida inteligente que tem capacidade de mudar o meio à sua volta. E mesmo depois de surgirem os humanos, houve guerras, doenças, holocaustos, armas de destruição maciça e ainda assim a humanidade prospera e não foi extinta.

Isso para mim é a prova que uma entidade superior exerce uma espécie de protecção à humanidade como um todo mas é algo que eu nunca vou conseguir provar cientificamente.
E sera porque com toda a inteligencia o cara ainda não chegou a essa conclusão obvia:
a Bíblia não é um livro para interpretar literalmente
Como explicar a criação do universo de maneira que um analfabeto entenda.
Para mim isso tem um nome: oportunismo.

tflash
Sênior
Sênior

#640 Mensagem por tflash » Qua Set 29, 2010 4:38 am

Não propriamente: O que vem na Bíblia que fala na História passada, pode-se encontrar diferente mas com o mesmo sentido, ou seja, a história contada de outra maneira em escritos Sumérios.

A descrição da criação do mundo está correcta do ponto de vista da história da terra, dada pela ciência, alias, até pode ser interpretada como uma explicação do "Big Bang".

O "Faça-se luz"

Não acredito é que o Universo tenha sido criado em seis dias iguais aos nossos. Mais em seis eras temporais e se juntar-mos a isso que a velocidade do tempo é relativa, dá uma confusão maior.

Há 5000 anos, o livro de génesis era como a Humanidade interpretava as coisas. Todas as culturas humanas tem referências a um cataclismo e a ciência prova que existiu uma extinção em massa há 10, 12 mil anos atrás.

Guerra
Sênior
Sênior

#641 Mensagem por Guerra » Qua Set 29, 2010 8:12 am

tflash escreveu:Não propriamente: O que vem na Bíblia que fala na História passada, pode-se encontrar diferente mas com o mesmo sentido, ou seja, a história contada de outra maneira em escritos Sumérios.
Eu concordo com vc! O que eu não entendo é como um cientista não ve a coisa por esse ponto de vista.

O velho testamento era mitológico. Essa era a forma de se comunicar com as pessoas no passado.
Já o novo testamento nem tanto. vc pode ver que quando Jesus vai contar uma parabola ele deixa claro que aquilo é só uma história. Antes (no velho testamento), o lider espiritual contava uma história e dizia que aquilo aconteceu.

O que Cristo pregou nunca foi contra a ciência. Quem diz o contrário são alguns cientistas. Isso eu chamo de oportunismo.

tflash
Sênior
Sênior

#642 Mensagem por tflash » Qua Set 29, 2010 8:55 am

Há pronto, entendi o contrário.

Só para acrescentar ao debate, a Igreja católica foi muito importante na idade das trevas para preservar a ciência clássica e de um certo modo, eram eles que dominavam o conhecimento cientifico.

Com o renascimento, muita coisa da ciência clássica começou a ser questionada e aí a Igreja católica defendeu os dogmas científicos clássicos como se fossem religiosos, já que a ciência era algo que eles também julgavam dominar.

O resto foi a reacção a essas ingerências que exagera, negando a religião em ataques mutuos de radicais de ambas as correntes de pensamento. Como se um pescador quisesse perceber mais de agricultura e um agricultor de pesca.

Guerra
Sênior
Sênior

#643 Mensagem por Guerra » Qua Set 29, 2010 1:46 pm

Fortes ventos abriram mar para Moisés passar, segundo simulação científica

Milagre bíblico do Livro do Êxodo é explicado por simulação em computadorpor Redação Galileu

O famoso episódio do Velho Testamento em que Moisés parte o Mar Vermelho em dois foi reconstruído por meio de uma simulação de computador.

Carl Drews, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, tem estudado o fenômeno há alguns anos, e decidiu fazer um experimento simulando a passagem bíblica. Ao fazer a simulação, Drews descobriu que um vento a cerca de 100 km/h durante um período de 12 horas empurraria a água ao oeste até a margem.

Com a água "empurrada" para trás, as simulações apontam que uma barreira de lama e terra teria sido aberta, permitindo que as pessoas caminhassem com segurança. Assim que o vento acabou, a água teria voltado ao normal. O Livro do Êxodo, por exemplo, inclui uma passagem meteorológica com detalhes: "Deus abriu o mar por toda a noite com um forte vento vindo do leste e transformou o fundo do mar em terra firme".

Carlos Mathias

#644 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 29, 2010 2:00 pm

Hawking está "caindo em desgraça" no meio da física, digamos assim.
Suas teorias estão sendo contestadas por físicos mais novos e que quebraram muitas de suas "verdades".
Eu li vários livros dele, todos muito interessantes.
Mas a ciência é assim mesmo, o que é uma verdade incontestável hoje, amanhã prova-se uma besteira gigantesca.

O Homem querer desvendar a inteligência de Deus só prova a sua pequenez e insignificância.

Nós não entendemos nem a nós mesmos, nem nossos semelhantes, não descobrimos cura para doenças que nos afetam a milênios e matam milhões todos nos anos, somos kortos por mosquitos e vermes, e a arrogância quer que sejamos capazes de decretar que Deus não existe e/ou que manjamos as malandragens Dele?

Fala sério!

Antes de sequer começarmos a ter um rápido vislumbre da Inteligência que criou a nós mesmos, o universo e tudo o que há nele, vamos ter que primeiro arrumar uma vacina contra a AIDS o câncer, diarréia, e entender porque o cabrito caga redondo e a vaca espalhado.

Sir Hawking caiu do trono, só isso, e ele está esperneando.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#645 Mensagem por Luís Henrique » Qua Set 29, 2010 2:36 pm

Guerra escreveu:Fortes ventos abriram mar para Moisés passar, segundo simulação científica

Milagre bíblico do Livro do Êxodo é explicado por simulação em computadorpor Redação Galileu

O famoso episódio do Velho Testamento em que Moisés parte o Mar Vermelho em dois foi reconstruído por meio de uma simulação de computador.

Carl Drews, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, tem estudado o fenômeno há alguns anos, e decidiu fazer um experimento simulando a passagem bíblica. Ao fazer a simulação, Drews descobriu que um vento a cerca de 100 km/h durante um período de 12 horas empurraria a água ao oeste até a margem.

Com a água "empurrada" para trás, as simulações apontam que uma barreira de lama e terra teria sido aberta, permitindo que as pessoas caminhassem com segurança. Assim que o vento acabou, a água teria voltado ao normal. O Livro do Êxodo, por exemplo, inclui uma passagem meteorológica com detalhes: "Deus abriu o mar por toda a noite com um forte vento vindo do leste e transformou o fundo do mar em terra firme".
Se foi vento ou não, não deixa de ser milagre.

Tem pessoas que querem explicar tudo com a ciência.
Deus poderia ter feito de outra forma, mas utilizou o vento.
O cara foi se matar e fazer estudo, era só ter lido a bíblia.
Já esta escrito que foi com o vento.
A questão é que foi na hora que os judeus precisavam.
E durou até os judeus atravessarem e pegou os egipcios no caminho.

Se tivesssem lido a bíblia não teriam queimado Nicolau.
Pois muito antes dele ter dito algo sobre a Terra ser redonda, a bíblia já havia dito uns 2-3 mil anos antes.
Galileu não falou nada pra não ir pra fogueira.

Velho testamento.
Uns 2 mil anos ANTES DE CRISTO

Livro de Isaias
Capítulo 40
verso 22:
"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar"....

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder