Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
eligioep
- Sênior

- Agradeceu: 402 vezes
- Agradeceram: 341 vezes
Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 4:59 pm
jauro escreveu:Centro de Instrução de Blindados
.................
Concluíram com aproveitamento o curso de Instrutor Avançado de Tiro do sistema de armas Leopard 2A4 realizado no Exército do Chile, no período de 5 de julho a 13 de agosto, o Capitão Annes e o 3º Sargento Artur, ambos do Centro.
..................
Um 3º Sargento Master Gun....... Hummmmm!!!!!!
Tem alguma coisa errada. O normal seria um Sub-Ten ou no mínimo um 1º Sargento, como aqui na Bundeswehr.
Qual a experiência que um 3º Sargento pode utilizar para apresentar "soluçoes" para a arena de combate?
Nada contra o 3º Sargento, mas a falta de experiência é complicador.
-
Reginaldo Bacchi
- Sênior

- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Mensagem
por Reginaldo Bacchi » Sex Set 24, 2010 5:02 pm
Túlio escreveu:Brabo de achar, aqui a postagem é muito dinâmica, a gente muda de tópico e, quando volta, já andaram várias páginas. Este que li já faz um tempo, sequer sei em que tópico está mas é algo relacionado a uma equação (E=MV2/2). Note-se que o valor "V" (velocidade) aumenta ao quadrado enquanto que o valor ''M'' (massa) aumenta apenas proporcionalmente. Então, aumentando a massa (vamos estipular um valor arbitrário, 10) se aumenta proporcionalmente a energia em 10; se aumentarmos a velocidade, teremos um aumento de 10 ao quadrado na energia, ou seja, 100...
Para entender melhor, vamos fazer a equação:
E = ?
m = 10
v = 10

Primeiro acrescentemos o valor 10 à massa. Fica então:
E = M.V2/2 > 10+10. 10 ao quadrado/2 > 20.100/2 > 2000/2. Então E = 1000

Agora acrescentemos o valor 10 à velocidade. Fica então:
E = M.V2/2 > 10.(10+10) ao quadrado/2 > 10.20 ao quadrado/2 > 10.400/2 > 4000/2. Então, E = 2000.
Foi o que entendi...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
É! - tudo isto era ensinado em física no antigo 1ª ano do cientifico – eu tinha 16 anos naquela época.
Mas, da maneira que você escreveu, eu imaginei que o Leandro tinha feito elocubrações sobre munição anti carro e a energia cinética.
Eu estava interessado nestas eventuais elecubrações e não na formula, que como sou engenheiro, você deveria imaginar que a conhecia.
Mas tudo bem.
Já que não se consegue descobrir o que ele escreveu, vou encerrar este assunto.
Bacchi
P.S.: Amanhã terei na minha mão uma munição APDSFS como a que você postou.
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:04 pm
Bolovo escreveu:
..................
O foda é ficar com M-41 até hoje, afinal o M60 e o Leo 1BE foram compras terríveis.
Discordo....
O
M60 é uma arma bem moderna, com bastante tecnologia e diria, superior ao Leo1 A5, pois a sua
confiabilidade é maior!
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:06 pm
Alitson escreveu:Guerra existe a previsão para compra de mais um lote de Leo 1A5 para o EB, além dos comprados agora?
[]s
Não, Leo1 A5 não......Só para implantar filosofia de emprego.
Mas algo melhor! Aguarde e veja....
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:10 pm
Alitson escreveu:
..................
3) 5 RCB com Gepard

Sua vontade será tendida, talvez não na quantidade que esperas....
4) 5 RCB com Marder 1A3

Esquece.... Já era, algo mais moderno virá!
5) 6 GAC-AP com PZH-2000

Tem PZh2000 estocados como zero.....eu vi! Por que será que não virá?!?!
.....................
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:11 pm
Alitson escreveu:LENDA!!!!!!!
Só se for pesado para o nosso bolso...
[]s
Concordo....
Os M60 não eram, e são transportados de um lado para outro!
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:19 pm
Túlio escreveu:Alitson escreveu:
..................
Para quê Leo 2A4 quando os Exércitos do Centro (Alemanha incluída) e Norte Europeus estão encolhentdo e muito em breve o que não vai faltar é LEO 2A6 à venda?
Gepard no século XXI? Podia ter seu valor nos anos 80 mas hoje, quando qualquer míssil helitransportado tem até O DOBRO do alcance dele e ogiva mais do que suficiente para destroçá-lo...

Simplesmente, o que tinha de Leo2 A6 à venda.....foram vendidos! A maioria é Leo2 A4.
As versões que vi do Guepard, são equipadas como canhão duplo 30mmm (ou seria 20mm??) e 2 mísseis. Não sei qual a versão que é, mas a tripulação é 01 motorista e 01 chefe de viatura.
Ele entra em posição, fica em stand-by, em recepção de ondas radar, e só se torna ativo se identificar avião/helicóptero não amigo (Sistema Frend-or-Foue...acho que é assim que se escreve) e dispara os canhões, ou os mísseis, o que for mais conveniente, sem intevenção humana.
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:24 pm
Túlio escreveu:
................
E MBT Nacional eu defendia no tempo do Osório, quando os atuais estavam no nascedouro. Hoje, com montes de concorrentes plenamente desenvolvidos, fazer só para dizer que fez e a um custo astronômico (e ainda por cima arriscando a ter um MD-97 sobre lagartas ou, como no caso do URUVECO, uma simples modificação de um carro estrangeiro por um preço BEM salgado) eu estou fora, sou mais fazer peças e partes, esse trem a gente perdeu, aguardemos o próximo, que pouco terá em comum com os atuais...
Túlio,
ao que tudo indica por aqui, teremos um Leo2 A6 BR, uma versão "brasileira"....
-
gaitero
- Sênior

Mensagem
por gaitero » Sex Set 24, 2010 5:25 pm
eligioep escreveu:Túlio escreveu:
Simplesmente, o que tinha de Leo2 A6 à venda.....foram vendidos! A maioria é Leo2 A4.
As versões que vi do Guepard, são equipadas como canhão duplo 30mmm (ou seria 20mm??) e 2 mísseis. Não sei qual a versão que é, mas a tripulação é 01 motorista e 01 chefe de viatura.
Ele entra em posição, fica em stand-by, em recepção de ondas radar, e só se torna ativo se identificar avião/helicóptero não amigo (Sistema Frend-or-Foue...acho que é assim que se escreve) e dispara os canhões, ou os mísseis, o que for mais conveniente, sem intevenção humana.
Sei la bicho, acho que não virá nem leo 2A4 e nem A6.
Se formos desenvolver algo nacional provavelmente só depois de 2020.
Também acho muito difícil que compremos o Gepard. Creio que a chançe do Tor M2 é muito maior.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:35 pm
binfa escreveu:EB - Leopard 1A5
................
Estas e as dos veículos de apoio são antigas.....
-
PRick
Mensagem
por PRick » Sex Set 24, 2010 5:48 pm
eligioep escreveu:Alitson escreveu:LENDA!!!!!!!
Só se for pesado para o nosso bolso...
[]s
Concordo....
Os M60 não eram, e são transportados de um lado para outro!
O documento do EB comparando o M-60 com o Leo 1 A5 que colocaram aqui falou bem claro, o M-60 tem limitações para serem transportados e de mobilidade, citando entre os problemas peso total excessivo para nossas pontes secundárias e largura impeditiva para o uso ferroviário ou da maioria de nossas ferrovias. Além da relação peso x potência bem mais baixa.
O M-60 é derivado direto do M-26 da Segunda Guerra, seu conceito geral é mais antigo que os dos Leo 1. Porém, como é um "tanque pesado", possui algumas características superiores ao Leo 1, que já incorpora o conceito de MBT, carro de combate de múltiplo uso. Acho um erro comparar os dois projetos, o M-60 deveria ser comparado com o Leo 2 ou MBT da mesma classe.
[]´s
-
eligioep
- Sênior

Mensagem
por eligioep » Sex Set 24, 2010 5:57 pm
PRick escreveu:
...........................
Acho um erro comparar os dois projetos, o M-60 deveria ser comparado com o Leo 2 ou MBT da mesma classe.
[]´s
Chassis comparar ao antecessor do Leo1, e a torre ao Leo1 A5 ou Leo2 A4!
-
RobsonBCruz
- Sênior

- Agradeceu: 460 vezes
- Agradeceram: 254 vezes
Mensagem
por RobsonBCruz » Sex Set 24, 2010 9:50 pm
................
E MBT Nacional eu defendia no tempo do Osório, quando os atuais estavam no nascedouro. Hoje, com montes de concorrentes plenamente desenvolvidos, fazer só para dizer que fez e a um custo astronômico (e ainda por cima arriscando a ter um MD-97 sobre lagartas ou, como no caso do URUVECO, uma simples modificação de um carro estrangeiro por um preço BEM salgado) eu estou fora, sou mais fazer peças e partes, esse trem a gente perdeu, aguardemos o próximo, que pouco terá em comum com os atuais...
Túlio,
Acho que esse seria o melhor caminho.
Mas para isso teriamos que adquirir Leo 2 e fazer a modernização (pelo que entendi, um Leo 2A6 é um ex-Leo 2 inferior modernizado, assim como foi com o Leo 2A4, 2A3..., mas com os Leo 1BE e 1A5 não dá, porque a carcaça é diferente, é menor, certo?)
O fato é que precisamos de mais CCs (1A5 ou superior), porque para manter as unidades atuais (4 RCC e 4RCB) e reestabelecer a estrutura quaternária (se é que algum dia foi de fato), precisaremos de 328 CCs (4 X 54 + 4 X 28), fora os do CIBld, AMAN, etc.
-
knigh7
- Sênior

- Agradeceu: 2105 vezes
- Agradeceram: 2665 vezes
Mensagem
por knigh7 » Sex Set 24, 2010 11:39 pm
Reginaldo Bacchi escreveu:
O problema é o da sinterisação do tungstenio, coisa que foi perfeitamente dominada pela Brasinter em São Paulo nos anos 80.
A ENGESA só não produziu sua APDSFS devido a falencia.
Bacchi
E a ponta com Urânio empobrecido tem um poder de penetracão significativamente maior que o Tungstênio ou apresentam capacidades semelhantes?
Atenciosamente,
-
knigh7
- Sênior

- Agradeceu: 2105 vezes
- Agradeceram: 2665 vezes
Mensagem
por knigh7 » Sáb Set 25, 2010 12:20 am
................
Túlio,
Bom, suponho então que seriam comprados Leo2A4 e depois modernizados para um padrão semelhante, pois pelo que eu saiba, não há mais atualmente Leo2A6 disponíveis para a venda.
E atualmente se formos comprar Leopard novos da Krauss-Maffei, seriam a versão 7.
Estou certo, Elígio?