Espaço
Quinta, 7 de julho de 2005, 16h04
Itália e Argentina colocarão seis naves no espaço
Itália e Argentina assinaram nesta quinta-feira, em Roma, um acordo para criar uma frota de seis naves espaciais, com o objetivo de observar a Terra de forma permanente, o que permitirá prevenir catástrofes naturais e estudar a evolução do planeta.
O documento foi assinado em Roma, na sede do Ministério da Educação, na presença de representantes de ambos os países, entre eles a ministra italiana da Educação, Letizia Moratti; o secretário de Estado argentino para a Ciência e Tecnologia, Tulio Del Bono; e diretores de importantes agências espaciais.
O sistema, que contará com seis naves no espaço, receberá uma contribuição de 1,1 bilhão de euros da Itália, e terá como principal objetivo prever a tempo desastres naturais, como inundações, incêndios e maremotos.
"Trata-se de um sistema único em seu gênero, em que se unem a capacidade científica e tecnológica dos dois países. Teremos informações atualizadas a cada 12 horas, e de alta resolução, algo muito importante para todos os países da América Latina, que poderão ter acesso a elas", disse Del Bono à AFP.
O sistema, que começará a funcionar em 2009, vai reforçar as relações entre Itália e Argentina, que se deterioraram nos últimos três anos, depois que 400 mil aposentados italianos compraram títulos do Estado argentino, perdendo os investimentos após a declaração do default, em 2002.
O projeto espacial prevê a construção de dois satélites radares de grande envergadura na Argentina e quatro na Itália. O físico argentino Conrado Varotto, diretor-executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), ilustrou com quadros, infográficos e documentos o novo sistema de satélites, que permitirá a observação de 80% do globo terrestre.
"Com esta tecnologia, poderemos ter acesso a informações vitais para prevenir ou monitorar eventuais desastres, como terremotos, incêndios, inundações, furacões, deslizamentos de terra, derramamentos de petróleo, pragas agrícolas, desertificações, secas e terremotos", garantiu Varotto. Pesquisadores dos dois países serão treinados especialmente para o projeto.
AFP
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Acordo Italia Argentina
Moderador: Conselho de Moderação
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Mais ha uma relaçao de sangue muito grande, ja que mais de 25% dos argentinos sao italianos diretamente, netos ou bisnetos dos imigrantes.
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness