kirk escreveu: Olá Mestre,
Não há segundas intenções no que eu disse ... há sim muita tendenciosidade ... nas diversas visões e defesas de convicções ... cito como exemplo a ocasião do "vazamento" do relatório da COPAC (hoje provado verídico) ... primeiro crucificaram a tal jornalista e seu jornal como vendidos e marionetes da Saab ... depois crucificaram os Brigadeiros da Aeronautica "deveriam ser presos" ... "colocaram em risco a segurança nacional" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém, ... agora quando o relatório (a tal "exposição de motivos", em benefício do Rafale), vaza a torto e a direita ... virou "informações preciosissímas" ... "respaldadas pelo equilíbrio" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém ...
Ou seja, não me importaria se o Rafale vencesse a disputa ... porém não da forma que está sendo conduzido ...
Essa é minha opinião !
Sds
kirk
Vou me abster de comentar o 6º ítem ! ... pois, jamais analiso Foristas e personalidades ... me atenho aos fatos !
Amigo (o tenho como um, visto ter sempre me tratado como tal -- "lá" e cá) Kirk, sobre as "tendências", bem, não se aplicam diretamente a você, mas aos rotulados (lamentavelmente), em geral, "gripeiros", que se resume a política da SAAB (segundo dizem, pois nem sobre isso tenho condições de afirmar algo). Certa ou errada (a política), cabe a SAAB dizer, o resto (nós) é resto (nós).
Sobre o tal "vazamento" da COPAC, bem, pode até ser verdade, mas aí entraremos em uma seara muito desagradável: assumir a veracidade deste fato e a tal inobservância e incapacidade da FAB (enquanto corporação) em punir os responsáveis. Não há escolhas, ou a FAB peca por não punir parte de seu quadro, ou a FAB peca por não negar o denuncismo. Opte! Sim, deve optar entre culpar a FAB ou culpar a FAB. Sacou?

Não??? Tal atitude vai contra a FAB e não contra a concorrência FX-2, este é o problema maior que vejo em sua argumentação, isto é, a desestruturação (ou tentativa de) da própria corporação/Força chamada FAB. Se me permite o excesso de liberdade: não coloque a culpa na FAB por escolher ou renunciar o Gripen NG, deixe a FAB ser a FAB.
Sobre a jornalista só digo uma coisa, se ela estivesse correta (em sua afirmação inicial) teria dado continuidade, mas como não procedeu assim, então só me resta acreditar (sinônimo de ingenuidade -- de minha parte) que a mesma assumiu o erro (crasso???). Ou você já viu jornalista pedir desculpas publicamente? Se sim, queira me desculpar este e aquele jornalista pelo prejulgamento (não se trata de forma agressiva, minha, e/ou pejorativa contra a profissão, em particular).
Sobre crucifixar os brigadeiros: não vi nada além do que opinião pessoal sobre o assunto, principalmente pela total escassez de nota/informação oficial provinda da própria FAB; ou ainda, se a FAB fosse mais clara e objetiva, acredito, não haveria tais dúvidas. Esta é a minha única crítica à FAB, a total ausência (vou além, incapacidade mesmo) de ter um bom serviço de comunicação. Deixar de apresentar explicações, principalmente em momentos delicados, é sinônimo de fraqueza e incompetência; que se corrija os erros, não da FAB, mas apenas de um de seus "setores". Mérito: Chacrinha => "Quem não se comunica, se estrumbica". Vou além, sou pró-defensor dos brigadeiros da FAB, todos sábios, sejam da ativa ou não. Existe algum erro? Sim, no fato deles se silenciarem, mas os compreendo perfeitamente. De outra maneira, as acusações (em relação aos brigadeiros) não procede, pois não vi nada igual, por exemplo, ao que ocorreu (disputa na mídia) durante o FX-1.
Não existe problema na condução do processo, seja o Rafale, F/A-18 SH ou Gripen NG o caça vencedor. Todos são excelentes vetores de combates, todos farão da FAB uma nova Força, não só regional, como mundial (desde que o processo, maturidade, compreensão, etc.) tenha continuidade. -- Natural, ao menos pra mim --- "o ingênuo mór" assumido.
Acredite, seja qual for o vencedor, ele virá munido de várias e várias explicações que justifiquem sua escolha. Assim sendo, se for Rafale (ou outro), então será afirmado como sendo o melhor para a FAB e o país. E vou além, será dito tal coisa pelo governo, pelo MD, pela FAB, pelo Alto Comando da FAB, pela COPAC e... Extrapolando: pelo quadro de seus oficiais, pelo quadro de ENGENHEIROS, pelo quadro de "graxeiros", pelo quadro dos não graduados, pelos entusiastas, pelos leigos, enfim, por todos os brasileiros. Duvida? Pague pra ver e verá.

Falo porque sei? Jamais! Falo porque tenho cérebro e sei que o processo é sempre assim. Não gosta? Então doerá mais, porém o resultado será o mesmo (no final).
6º ítem: ok, respeito; deixemos assim.
kirk escreveu:Há Mestre ... antes que me esqueça ... respeito sua opinião, ok ? ... porém, sobre o ítem 3º e as "provas" :
COPAC sabemos que escolheu o Gripen,
COMAER sabemos que escolheu o F/A-18 Super Hornet,
EMBRAER sabemos que escolheu o Gripen.
Não conheço NINGUÉM nesse País que entenda mais do assunto do que os citados acima.
Sds
kirk
Claro, amigo Kirk, compreendo-o perfeitamente... Vou além, se me permite, a recíproca é verdadeira, sua opinião sempre é respeitada por mim, com ou sem "emotividade", pois não vejo atitude maquiavélica, menos ainda maldosa. É sério!

Não estou aqui por disputas de egos, apenas para aprender, por sorte pude falar (besteiras ou não), mas Malkuth exige a ignorância/sabedoria "terrânea"... Aceitemo-as...
Kirk, sobre o ítem 3º e as "provas": veja, você colocou o verbete prova entre-aspas, daí a demonstração de sabedoria (sua)... Então deu-me a oportunidade de questionar a própria prova em si. Obrigado!
Sobre a veracidade de suas "provas": só tenho uma coisa a dizer, não sei, não sei e não sei. Então demonstro que sua provas não são provas, pois ao menos um (eu) você não conseguiu convencer. Sacou? Explico: se as tais provas (com ou sem aspas) não convencer um grande número, então não é prova, é argumento (e olhe lá!). Este é o problema, encontrar a diferença entre provar e argumentar; o primeiro termos é irrefutável, já o segundo é questionável. Sei que me entende...
Sobre o "ninguém neste país": Sim, concordo, plenamente! Só nos resta saber se este conhecimento se traduz em sabedoria. Sabedoria é o pleno exercício do conhecimento, já a recíproca não é verdadeira. Imagine a confirmação que o AC negou tudo o que foi dito pela COPAC... Seria o fim... Mas isto não acontecerá, não teremos tal confirmação, seja ou não verdadeira; eis o benefício da dúvida... Mas uma coisa será confirmada por todos (MD, FAB, AC, COPAC, Embraer, etc.) o vencedor será amplamente explicado e justificado, sendo considerado o desejado de fato; gostemos ou não. Mas é a vida...
Abração!!!
Abração!!!