TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42721 Mensagem por kirk » Qua Jul 14, 2010 7:27 pm

Pepê Rezende escreveu:
Divino Alves escreveu:ainda...
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2 ... cacas.html

Marina critica falta de transparência na compra de caças
Marsílea Gombata
Direto de São José dos Campos
Durante a visita que fez à Embraer, em São José dos Campos, nesta segunda-feira (12), a candidata do PV à presidência da república, Marina Silva, criticou o modo como o governo brasileiro tratou o acordo para a compra de novos caças, dando preferência para os franceses Rafale, mesmo com técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) defendendo a qualidade superior dos caças suecos Gripen NG. Para Marina, faltou transparência e diálogo para levar as negociações adiante e não houve consulta a setores da sociedade, que deveriam ser envolvidos. "Qualquer processo dessa natureza tem de ter transparência. A tramitação no Congresso Nacional ocorreu de forma açodada (...), não houve tempo de debate, as questões foram feitas sem o devido tempo, para que tivéssemos o devido trâmite".
kirk escreveu: [009] [009] [009] [009] [009] [009]

Parabéns Marina, vc como sempre muito bem informada : """mesmo com técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) defendendo a qualidade superior dos caças suecos Gripen NG""" ... pois é Marina ... o Dr. Jobim acha que conhece de aviões mais do que os "técnicos da Força Aérea Brasileira" ... fazer o que, né ??? ... tá cheio de forista aqui que acha que TAMBÉM conhece aviões de combate mais que a FAB ... não há nada que nos surpreenda, mais !!! ...

Sds
kirk
Os técnicos da COPAC deixaram clara a "superioridade do Gripen NG". Faço questão de descrevê-la aqui:

"O Gripen NG oferece a menor capacidade de desenvolvimento ao longo da carreira por seu reduzido espaço interno e pela menor capacidade energética que oferece, por ser monomotor."

Nossa verde candidata ficaria branca de susto quando, ao ler o relatório do comandante Saito, que consta da documentação anexa à Exposição de Motivos preparada pelo MinDef, ao saber que o Alto Comando da Aeronáutica não acatou a recomendação da COPAC, colocando o F/A-18E/F como vencedor, em dezembro.

A verdade veio à tona e ela não favorece o Gripen. Aliás, a SAAB nem conseguiu informar o custo da hora/vôo do motor, que temapenas 80% de peças comuns com o F414 usado pela US Navy.

Kirk, contra fatos não há argumentos. A cada "informação" colocada aqui vou colocar um dado real retirado do relatório preparado pela própria COPAC, QUE CHEGOU A ASSUSTAR O ALTO COMANDO DA AERONÁUTICA PELA SUA FALTA DE COMPROMISSO COM A REALIDADE OPERACIONAL DA FORÇA.

Pepê
Então ... continuamos assim ...

O COPAC ... escolheu o Gripen ... "o Alto Comando da Aeronáutica não acatou a recomendação da COPAC, colocando o F/A-18E/F como vencedor, em dezembro."

Repito : "o Dr. Jobim acha que conhece de aviões mais do que os "técnicos da Força Aérea Brasileira" ... fazer o que, né ??? ... tá cheio de forista aqui que acha que TAMBÉM conhece aviões de combate mais que a FAB ... não há nada que nos surpreenda, mais !!! ..."

Pergunto : Porque será que ninguém ... NINGUÉM ... que entende mesmo do riscado ... escolheu essa maravilha tecnológica chamada RAFALE ???????????

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
kirk
Sênior
Sênior

#42722 Mensagem por kirk » Qua Jul 14, 2010 7:59 pm

Pepê Rezende escreveu:
kirk escreveu:Versão Brasileira ...
Não me parece que o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da Embraer, Sr. Orlando José Ferreira Neto, tenha mudado de opinião como tem afirmado o Sr. Pepê. Pelo menos essa é minha leitura de sua entrevista.

http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... suecos.php

Sds
kirk
Eu tenho uma vantagem sobre você. Li a papelada. A Embraer não só concorda com a compra francesa como estabeleceu um programa de absorção de tecnologia e de parceria com a Dassault, que fez questão de incluir na Exposição de Motivos. Está explícita a COMPRA de "pelo menos 12 aviões KC-390" e a participação gaulesa na fabricação de partes do novo cargueiro tupiniquim. Observe que a parte sueca está fora das aspas do Orlando, o que significa uma intervenção do repórter. Sabe porque? A SAAB está em plena campanha para minar o F-X2, como tem feito aqui, aliás, de maneira pouco ética. Representantes da empresa têm procurado editores de revistas importantes, inclusive a Janes, dizendo que Lula decidiu deixar a decisão para o sucessor. A frase da Marina é típica das manobras feitas ultimamente. A referência feita pela SAAB em sua documentação ao KC-390 é a mesma da entrevista dada na Embaixada. "No futuro a Suécia precisará substituir seis C-130B e o KC-390 poderá participar da concorrência." Isso é acaciano, principalmente quando levamos em conta que a frota está em processo de renovação, que lhe dará uns 10 anos adicionais de vida.

Pepê
Olá Pepê,

Não acredito que a Embraer esteja muito entusiasmada com a participação francesa no KC-390, não acredito que isso facilitará seu acesso ao mercado ... vc há de concordar que os franceses não estão muito bem na comercialização de suas aeronaves ... tem alguma citação disso nos seus documentos "ultra-secretos" do MinDef que vc vive divulgando pelos fóruns brasileiros ?????????

Sds
kirk

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#42723 Mensagem por orestespf » Qua Jul 14, 2010 9:10 pm

Amigos e colegas, isto não vai acabar bem... Querer melar o FX, mesmos discordando, até entenderia, mas querer melar o fórum e acabar com ele, simplesmente não dá!

neovirtual
Novato
Novato

#42724 Mensagem por neovirtual » Qua Jul 14, 2010 9:30 pm

Na minha opinião, após ser feita a short-list e tendo sido dito que qualquer um dos 3 atendem as especificações da FAB a questão da escolha do caça teria que ser estratégica e estratégica para o país. Tendo em vista que seja uma compra e parceria cara e estratégica passamos pela decisão de escolher com qual pais faremos parceria a longo prazo no caso de caso de compra,reposição de peças e transferência de tecnologia. Agora, se for seguir a END e focar na transfêrencia de tecnologia para mim só sobraria o Rafale, pois o SH fala em tecnologia necessária o que leva a coisa ao campo subjetivo, além do historico do EUA não ser muito bom em transferencia de tecnologia, adicione um pouco de tensão que esta ocorrendo no mundo no momento e verá que se explodir uma guerra, bye bye transferencia. O gripen é só o EUA dar um espirro que metade do caça é embargado. O meu ponto de vista é ir além da própria embraer que no caso é a mesma coisa que a Saab, uma montadora e focar em criar tecnologias que deêm impulso a industria de defesa nacional e não apenas empresas estrangeiras que gerem empregos no país. Um dos pontos que acho importante é o Brasil ter uma fábrica de motores nacional, penso que essas tecnologias são multiplicadoras por diversos setores.
Agora se for pra comprar de prateleira e continuar fingindo que temos algum controle sobre o nosso futuro teremos que adicionar o caça russo na disputa pois com certeza merece bem mais que o gripen.
Agora, demonização é uma estratégia que está na moda e amplamente usada por um certo país alias eles tem que usar a sua arma mais forte, a mídia. Não sei se o Rafale é o caça perfeito, a questão não é essa, a questão é o Rafale e a França pode nos dar o que nós precisamos?E se sim, estamos preparados para trilhar um caminho de independencia??Pois nenhuma independencia vem fácil.

Abraço

orestespf
Sênior
Sênior

#42725 Mensagem por orestespf » Qua Jul 14, 2010 9:42 pm

Considerações:

1) A candidata a presidência, Marina Silva, deu a citada declaração à imprensa no ano passado, trazer o assunto à tona, quando ela desconhecia o tema por completo, é querer criar confusão a toa. O importante é saber o que ela pensa atualmente; se ainda desconhece o assunto, então é nivelar o assunto "por baixo"; perde a candidata (pelo total despreparo -- coisa que não acredito), perde o país pelo nível de seus candidatos. O mesmo se aplica a qualquer outro candidato -- só para constar. :wink:

2) Se algum candidato (seja qual for) não souber como lidar com o assunto Defesa, mui particularmente o FX, estará fadado ao fracasso. Basta lembrar que este assunto foi amplamente explorado durante a candidatura Lula que precedeu a sua primeira gestão (na época, FX-1) e assim será, pois o tema não se restringe aos caças somente.

3) Dizer que o Rafale não foi escolhido por ninguém que entende sobre caças, sem provar de maneira crível, é arriscado; iria além, mas prefiro não tocar na ferida. A ausência de prova se caracteriza com factoide ou como denuncismo; a primeira implica na perda de credibilidade pessoal, já a segunda é grave (prefiro não acreditar nesta segunda hipótese).

4) A questão do KC-390 é igualmente séria, foi o próprio ministro NJ quem disse que esta condição é sine qua non; então a acusação recai sobre um ministro de Estado. Muito sério...

5) Não tive acesso a documento algum, aliás desconheço por completo e nem aceitaria ver algo antes do anúncio formal. Porém o que o Pepê vem dizendo é no mínimo muito coerente com as várias comunicações públicas, basta ligar as declarações das autoridades competentes com aquilo que ele vem falando. Acreditar ou não é algo individual, que não deve ser tirado através de "mão de ferro", seria o mesmo que tirar o livre-arbítrio fornecido pelo Criador às suas criaturas... Deixemos o tempo, sábio senhor, demonstrar quem tinha razão, assim penso. Melhor evitar a desconstrução das pessoas, isto, ao menos pra mim, é igualmente sério.

6) Kirk/Spock, você nunca se demonstrou genial, nem mesmo sábio, porém acredito que você alcançaria voos mais altos. A única desconstrução de imagem que está conseguindo nos fóruns é a sua própria. Se me permite a ousadia da recomendação, procure evitar este procedimento, você tem muito o que contribuir e ensinar, aliás há espaço (de sobra) para se demonstrar sua genialidade e sabedoria (o que no fundo você tem, ou imagino ter).

7) Tem uma coisa que será amplamente explorada quando for divulgado o caça vencedor do FX-2 (insisto, FX-2 -- sou ingênuo, então acredito. :mrgreen: ): qual a verdade por trás da proposta SAAB Gripen NG. A imprensa fará várias perguntas (estou convencido disso) sobre o assunto, respostas claras e inquestionáveis terão que ser dadas pelas autoridades competentes. E quem deverá ser arguido sobre o assunto? A própria FAB! E se ela, através de seu comandante (e quiçá, Alto Comando e COPAC) tiver que explicar tudo detalhadamente se o Gripen NG não vencer, como ficará a imagem da SAAB? Acreditem, mitos cairão (se for o caso, ou seja, do NG perder -- apenas uma hipótese, longe de uma afirmação) e muita gente boa terá seu nome escrito... Escrito na lama! Ou alguém duvida que estes nomes não virão a público? Não perceberam que a grande imprensa (insisto, grande imprensa, grande em sentido stricto) não toca mais na associação FX-2/Gripen NG? Será por quê? Porque a ficha caiu, imagino... E não querem assinar artigos lamacentos, acredito. Deixo a reflexão, pois não tenho respostas concretas e reais, só as minhas poucas abstrações (sempre equivocadas) e olhe lá!

Editado pela última vez por orestespf em Qua Jul 14, 2010 9:51 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42726 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 14, 2010 9:46 pm

Mestre Orestes...

:wink: :)

[]s
CB_Lima...

A é... x9999999999999999999999999999999! :lol:

(eu na minha fase "simplista")

CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior

#42727 Mensagem por orestespf » Qua Jul 14, 2010 9:51 pm

cb_lima escreveu:Mestre Orestes...

:wink: :)

[]s
CB_Lima...

A é... x9999999999999999999999999999999! :lol:

(eu na minha fase "simplista")

:wink: :wink:

Aliás, esta sua fase "simplista" está divertidíssima!! Gostei muito. :wink: :wink:

kirk
Sênior
Sênior

#42728 Mensagem por kirk » Qua Jul 14, 2010 10:46 pm

orestespf escreveu:Considerações:

1) A candidata a presidência, Marina Silva, deu a citada declaração à imprensa no ano passado, trazer o assunto à tona, quando ela desconhecia o tema por completo, é querer criar confusão a toa. O importante é saber o que ela pensa atualmente; se ainda desconhece o assunto, então é nivelar o assunto "por baixo"; perde a candidata (pelo total despreparo -- coisa que não acredito), perde o país pelo nível de seus candidatos. O mesmo se aplica a qualquer outro candidato -- só para constar. :wink:

2) Se algum candidato (seja qual for) não souber como lidar com o assunto Defesa, mui particularmente o FX, estará fadado ao fracasso. Basta lembrar que este assunto foi amplamente explorado durante a candidatura Lula que precedeu a sua primeira gestão (na época, FX-1) e assim será, pois o tema não se restringe aos caças somente.

3) Dizer que o Rafale não foi escolhido por ninguém que entende sobre caças, sem provar de maneira crível, é arriscado; iria além, mas prefiro não tocar na ferida. A ausência de prova se caracteriza com factoide ou como denuncismo; a primeira implica na perda de credibilidade pessoal, já a segunda é grave (prefiro não acreditar nesta segunda hipótese).

4) A questão do KC-390 é igualmente séria, foi o próprio ministro NJ quem disse que esta condição é sine qua non; então a acusação recai sobre um ministro de Estado. Muito sério...

5) Não tive acesso a documento algum, aliás desconheço por completo e nem aceitaria ver algo antes do anúncio formal. Porém o que o Pepê vem dizendo é no mínimo muito coerente com as várias comunicações públicas, basta ligar as declarações das autoridades competentes com aquilo que ele vem falando. Acreditar ou não é algo individual, que não deve ser tirado através de "mão de ferro", seria o mesmo que tirar o livre-arbítrio fornecido pelo Criador às suas criaturas... Deixemos o tempo, sábio senhor, demonstrar quem tinha razão, assim penso. Melhor evitar a desconstrução das pessoas, isto, ao menos pra mim, é igualmente sério.

6) Kirk/Spock, você nunca se demonstrou genial, nem mesmo sábio, porém acredito que você alcançaria voos mais altos. A única desconstrução de imagem que está conseguindo nos fóruns é a sua própria. Se me permite a ousadia da recomendação, procure evitar este procedimento, você tem muito o que contribuir e ensinar, aliás há espaço (de sobra) para se demonstrar sua genialidade e sabedoria (o que no fundo você tem, ou imagino ter).

7) Tem uma coisa que será amplamente explorada quando for divulgado o caça vencedor do FX-2 (insisto, FX-2 -- sou ingênuo, então acredito. :mrgreen: ): qual a verdade por trás da proposta SAAB Gripen NG. A imprensa fará várias perguntas (estou convencido disso) sobre o assunto, respostas claras e inquestionáveis terão que ser dadas pelas autoridades competentes. E quem deverá ser arguido sobre o assunto? A própria FAB! E se ela, através de seu comandante (e quiçá, Alto Comando e COPAC) tiver que explicar tudo detalhadamente se o Gripen NG não vencer, como ficará a imagem da SAAB? Acreditem, mitos cairão (se for o caso, ou seja, do NG perder -- apenas uma hipótese, longe de uma afirmação) e muita gente boa terá seu nome escrito... Escrito na lama! Ou alguém duvida que estes nomes não virão a público? Não perceberam que a grande imprensa (insisto, grande imprensa, grande em sentido stricto) não toca mais na associação FX-2/Gripen NG? Será por quê? Porque a ficha caiu, imagino... E não querem assinar artigos lamacentos, acredito. Deixo a reflexão, pois não tenho respostas concretas e reais, só as minhas poucas abstrações (sempre equivocadas) e olhe lá!
Olá Mestre,

Não há segundas intenções no que eu disse ... há sim muita tendenciosidade ... nas diversas visões e defesas de convicções ... cito como exemplo a ocasião do "vazamento" do relatório da COPAC (hoje provado verídico) ... primeiro crucificaram a tal jornalista e seu jornal como vendidos e marionetes da Saab ... depois crucificaram os Brigadeiros da Aeronautica "deveriam ser presos" ... "colocaram em risco a segurança nacional" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém, ... agora quando o relatório (a tal "exposição de motivos", em benefício do Rafale), vaza a torto e a direita ... virou "informações preciosissímas" ... "respaldadas pelo equilíbrio" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém ...

Ou seja, não me importaria se o Rafale vencesse a disputa ... porém não da forma que está sendo conduzido ...

Essa é minha opinião !

Sds
kirk

Vou me abster de comentar o 6º ítem ! ... pois, jamais analiso Foristas e personalidades ... me atenho aos fatos !

[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#42729 Mensagem por kirk » Qua Jul 14, 2010 11:01 pm

Há Mestre ... antes que me esqueça ... respeito sua opinião, ok ? ... porém, sobre o ítem 3º e as "provas" :

COPAC sabemos que escolheu o Gripen,
COMAER sabemos que escolheu o F/A-18 Super Hornet,
EMBRAER sabemos que escolheu o Gripen.

Não conheço NINGUÉM nesse País que entenda mais do assunto do que os citados acima.

Sds
kirk

[] kirk

Bender

#42730 Mensagem por Bender » Qua Jul 14, 2010 11:26 pm

Sugismundo Freud por José Roberto Malia:

"Saber ler e não entender é pior do que ser analfabeto."

"Tá bom porque tá ruim; seria melhor se estivesse pior."

Fase simples contamina :twisted:

Sds.

kirk
Sênior
Sênior

#42731 Mensagem por kirk » Qua Jul 14, 2010 11:58 pm

Quando será ?

Quando será que os Marxistas aprenderão a conviver com a diversidade de pensamentos ?

Quando será ?

Isso nem Freud explica ! 8-]

[] kirk

orestespf
Sênior
Sênior

#42732 Mensagem por orestespf » Qui Jul 15, 2010 12:00 am

Bender escreveu: O problema é ter que explicar a própria explicação! :? :? :? Mas que Assim Seja (Sempre). Ou seja, melhor poder explicar do que deixar a falta do saber proliferar, não é? Vamos a árdua tarefa rotineira (já foi, hoje menos, amanhã menos ainda, mas...), grande Bender. :wink: :wink:

Forte abraço, "homem de ferro" (de lata não!).
Quando se falta nas entrelinhas, que se esclareça nas linhas, então...

Forte abraço, mano de Ferro Bender!

Editado pela última vez por orestespf em Qui Jul 15, 2010 12:46 am, em um total de 3 vezes.
orestespf
Sênior
Sênior

#42733 Mensagem por orestespf » Qui Jul 15, 2010 12:42 am

kirk escreveu: Olá Mestre,

Não há segundas intenções no que eu disse ... há sim muita tendenciosidade ... nas diversas visões e defesas de convicções ... cito como exemplo a ocasião do "vazamento" do relatório da COPAC (hoje provado verídico) ... primeiro crucificaram a tal jornalista e seu jornal como vendidos e marionetes da Saab ... depois crucificaram os Brigadeiros da Aeronautica "deveriam ser presos" ... "colocaram em risco a segurança nacional" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém, ... agora quando o relatório (a tal "exposição de motivos", em benefício do Rafale), vaza a torto e a direita ... virou "informações preciosissímas" ... "respaldadas pelo equilíbrio" ... blá, blá, blá ... nhém, nhém, nhém ...

Ou seja, não me importaria se o Rafale vencesse a disputa ... porém não da forma que está sendo conduzido ...

Essa é minha opinião !

Sds
kirk

Vou me abster de comentar o 6º ítem ! ... pois, jamais analiso Foristas e personalidades ... me atenho aos fatos !
Amigo (o tenho como um, visto ter sempre me tratado como tal -- "lá" e cá) Kirk, sobre as "tendências", bem, não se aplicam diretamente a você, mas aos rotulados (lamentavelmente), em geral, "gripeiros", que se resume a política da SAAB (segundo dizem, pois nem sobre isso tenho condições de afirmar algo). Certa ou errada (a política), cabe a SAAB dizer, o resto (nós) é resto (nós).

Sobre o tal "vazamento" da COPAC, bem, pode até ser verdade, mas aí entraremos em uma seara muito desagradável: assumir a veracidade deste fato e a tal inobservância e incapacidade da FAB (enquanto corporação) em punir os responsáveis. Não há escolhas, ou a FAB peca por não punir parte de seu quadro, ou a FAB peca por não negar o denuncismo. Opte! Sim, deve optar entre culpar a FAB ou culpar a FAB. Sacou? :wink: Não??? Tal atitude vai contra a FAB e não contra a concorrência FX-2, este é o problema maior que vejo em sua argumentação, isto é, a desestruturação (ou tentativa de) da própria corporação/Força chamada FAB. Se me permite o excesso de liberdade: não coloque a culpa na FAB por escolher ou renunciar o Gripen NG, deixe a FAB ser a FAB. :wink:

Sobre a jornalista só digo uma coisa, se ela estivesse correta (em sua afirmação inicial) teria dado continuidade, mas como não procedeu assim, então só me resta acreditar (sinônimo de ingenuidade -- de minha parte) que a mesma assumiu o erro (crasso???). Ou você já viu jornalista pedir desculpas publicamente? Se sim, queira me desculpar este e aquele jornalista pelo prejulgamento (não se trata de forma agressiva, minha, e/ou pejorativa contra a profissão, em particular).

Sobre crucifixar os brigadeiros: não vi nada além do que opinião pessoal sobre o assunto, principalmente pela total escassez de nota/informação oficial provinda da própria FAB; ou ainda, se a FAB fosse mais clara e objetiva, acredito, não haveria tais dúvidas. Esta é a minha única crítica à FAB, a total ausência (vou além, incapacidade mesmo) de ter um bom serviço de comunicação. Deixar de apresentar explicações, principalmente em momentos delicados, é sinônimo de fraqueza e incompetência; que se corrija os erros, não da FAB, mas apenas de um de seus "setores". Mérito: Chacrinha => "Quem não se comunica, se estrumbica". Vou além, sou pró-defensor dos brigadeiros da FAB, todos sábios, sejam da ativa ou não. Existe algum erro? Sim, no fato deles se silenciarem, mas os compreendo perfeitamente. De outra maneira, as acusações (em relação aos brigadeiros) não procede, pois não vi nada igual, por exemplo, ao que ocorreu (disputa na mídia) durante o FX-1.

Não existe problema na condução do processo, seja o Rafale, F/A-18 SH ou Gripen NG o caça vencedor. Todos são excelentes vetores de combates, todos farão da FAB uma nova Força, não só regional, como mundial (desde que o processo, maturidade, compreensão, etc.) tenha continuidade. -- Natural, ao menos pra mim --- "o ingênuo mór" assumido.

Acredite, seja qual for o vencedor, ele virá munido de várias e várias explicações que justifiquem sua escolha. Assim sendo, se for Rafale (ou outro), então será afirmado como sendo o melhor para a FAB e o país. E vou além, será dito tal coisa pelo governo, pelo MD, pela FAB, pelo Alto Comando da FAB, pela COPAC e... Extrapolando: pelo quadro de seus oficiais, pelo quadro de ENGENHEIROS, pelo quadro de "graxeiros", pelo quadro dos não graduados, pelos entusiastas, pelos leigos, enfim, por todos os brasileiros. Duvida? Pague pra ver e verá. :wink: Falo porque sei? Jamais! Falo porque tenho cérebro e sei que o processo é sempre assim. Não gosta? Então doerá mais, porém o resultado será o mesmo (no final). :mrgreen: :mrgreen:

6º ítem: ok, respeito; deixemos assim. :wink:
kirk escreveu:Há Mestre ... antes que me esqueça ... respeito sua opinião, ok ? ... porém, sobre o ítem 3º e as "provas" :

COPAC sabemos que escolheu o Gripen,
COMAER sabemos que escolheu o F/A-18 Super Hornet,
EMBRAER sabemos que escolheu o Gripen.

Não conheço NINGUÉM nesse País que entenda mais do assunto do que os citados acima.

Sds
kirk
Claro, amigo Kirk, compreendo-o perfeitamente... Vou além, se me permite, a recíproca é verdadeira, sua opinião sempre é respeitada por mim, com ou sem "emotividade", pois não vejo atitude maquiavélica, menos ainda maldosa. É sério! :wink: Não estou aqui por disputas de egos, apenas para aprender, por sorte pude falar (besteiras ou não), mas Malkuth exige a ignorância/sabedoria "terrânea"... Aceitemo-as...

Kirk, sobre o ítem 3º e as "provas": veja, você colocou o verbete prova entre-aspas, daí a demonstração de sabedoria (sua)... Então deu-me a oportunidade de questionar a própria prova em si. Obrigado! :mrgreen: :mrgreen:

Sobre a veracidade de suas "provas": só tenho uma coisa a dizer, não sei, não sei e não sei. Então demonstro que sua provas não são provas, pois ao menos um (eu) você não conseguiu convencer. Sacou? Explico: se as tais provas (com ou sem aspas) não convencer um grande número, então não é prova, é argumento (e olhe lá!). Este é o problema, encontrar a diferença entre provar e argumentar; o primeiro termos é irrefutável, já o segundo é questionável. Sei que me entende...

Sobre o "ninguém neste país": Sim, concordo, plenamente! Só nos resta saber se este conhecimento se traduz em sabedoria. Sabedoria é o pleno exercício do conhecimento, já a recíproca não é verdadeira. Imagine a confirmação que o AC negou tudo o que foi dito pela COPAC... Seria o fim... Mas isto não acontecerá, não teremos tal confirmação, seja ou não verdadeira; eis o benefício da dúvida... Mas uma coisa será confirmada por todos (MD, FAB, AC, COPAC, Embraer, etc.) o vencedor será amplamente explicado e justificado, sendo considerado o desejado de fato; gostemos ou não. Mas é a vida...

Abração!!!

Abração!!!

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3040 vezes
Agradeceram: 2739 vezes

#42734 Mensagem por P44 » Qui Jul 15, 2010 6:10 am

façam como eu faço com os posts dos lobbystas da SAAB que por vezes saem do abrigo (engraçado que até vêm sempre em grupinho) , passem por cima dos posts deles sem ler.

Como diz o orestes, já não basta quererem melar o fx-2, tb querem melar o Forum DB.

*Turn on the news and eat their lies*
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42735 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Jul 15, 2010 6:58 am

Os técnicos da COPAC deixaram clara a "superioridade do Gripen NG". Faço questão de descrevê-la aqui:

"O Gripen NG oferece a menor capacidade de desenvolvimento ao longo da carreira por seu reduzido espaço interno e pela menor capacidade energética que oferece, por ser monomotor."

Nossa verde candidata ficaria branca de susto quando, ao ler o relatório do comandante Saito, que consta da documentação anexa à Exposição de Motivos preparada pelo MinDef, ao saber que o Alto Comando da Aeronáutica não acatou a recomendação da COPAC, colocando o F/A-18E/F como vencedor, em dezembro.

A verdade veio à tona e ela não favorece o Gripen. Aliás, a SAAB nem conseguiu informar o custo da hora/vôo do motor, que temapenas 80% de peças comuns com o F414 usado pela US Navy.

Kirk, contra fatos não há argumentos. A cada "informação" colocada aqui vou colocar um dado real retirado do relatório preparado pela própria COPAC, QUE CHEGOU A ASSUSTAR O ALTO COMANDO DA AERONÁUTICA PELA SUA FALTA DE COMPROMISSO COM A REALIDADE OPERACIONAL DA FORÇA.

Pepê[/quote]
kirk escreveu:Então ... continuamos assim ...

O COPAC ... escolheu o Gripen ... "o Alto Comando da Aeronáutica não acatou a recomendação da COPAC, colocando o F/A-18E/F como vencedor, em dezembro."

Repito : "o Dr. Jobim acha que conhece de aviões mais do que os "técnicos da Força Aérea Brasileira" ... fazer o que, né ??? ... tá cheio de forista aqui que acha que TAMBÉM conhece aviões de combate mais que a FAB ... não há nada que nos surpreenda, mais !!! ..."

Pergunto : Porque será que ninguém ... NINGUÉM ... que entende mesmo do riscado ... escolheu essa maravilha tecnológica chamada RAFALE ???????????

Sds
kirk
Alguém COMPROU O NG? Ninguém, nem a Suécia que, aliás, mergulhou no update de seus Gripens C/D para o padrão E/F. Na Índia, a grande discussão da Força Aérea é se aceitam, ou não, o avião sueco porque consideram que os aparelhos apresentados não são representativos do avião final. A propósito, dentro do recálculo feito pela COPAC a partir dos novos parâmetros, deu Rafale. Não foi invenção do Jobim. Os suecos ganharam o ToT direto por mero um ponto, perderam o offset (centrado na indústria branca) onde tiveram metade do desempenho francês por falta de compromisso com o KC-390 ou o AT-29, perderam na questão de risco por goleada (nem a COPAC, com toda a influência sueca que lá existe, bancou esses pontos), perderam em desempenho (norte-americanos e franceses chegaram praticamente empatados), marcou pontos no preço de aquisição e de manutenção (embora a própria COPAC ressalte que, por ser um produto em desenvolvimento, não pode garantir que sejam os finais). Por último, ficou claro que é o produto que oferece menos capacidade de crescimento.

Em todos os pontos, à exceção dos custos (que sofreram uma redução de 20% com a queda do Euro), o Rafale esteve praticamente empatado ou superou o rival sueco por larga margem. Em relação à indústria aeronáutica francesa, ela participa de um programa internacional, o A400, e da aviação executiva, com produtos que são complementares aos da Embraer. As vendas nesse setor, depois de uma retração em função da crise mundial, foram retomadas e a Dassault ocupa a liderança nos nichos que ocupa. As duas empresas são sócias naturais para o desenvolvimento de um avião executivo supersônico, uma vez que a SAAB praticamente abandonou o mercado civil. Quanto ao Rafale, há boas chances de venda nos EAU, no Kuweit e na Suiça (a discussão, agora, é a substituição de toda a frota por Rafale). Na Índia, foi o ÚNICO AVIÃO a decolar de Leh com a carga máxima. O Gripen subiu com a CARGA EXIGIDA, que é menor.

Ressalto, mais uma vez, que qualquer aquisição dentro da shortlist preparada pela COPAC representa o apego ao passado e ao atraso. Os únicos que nos ofereciam aviões de 5ª geração eram os russos, ignorados no F-X2. Vai ser duro ver a Venezuela com Su35BM e nós de Rafale.

Pepê

Responder