orestespf escreveu:lynx escreveu:
Que quadro? Meu problema é deixar bem claro a todos que o que se imagina fazer com o Rafale no São Paulo não é exequível. Por mais que algum "perito" tenha afirmado isso. A MB deixou isso claro em seu relatório, para o qual contribuiram todas as Diretorias Técnicas envolvidas e as OM operativas afetas. O relatório sobre F-X2 x A-12 foi aprovado pelo DGMM, CON, EMA e CM. Quem tem autoridade para falar contra isso?
Para um futuro NAe de 50.000 ton servem Rafale, F-18E e até o "fantasminha" Sea Gripen. Análise de desempenho dos aviões e das ofertas a MB não fez. Nem poderia, já que não recebeu as BAFO e não possui pessoal qualificado para isso.
Não sou contra o Rafale. Só não quero ver no futuro cobranças sobre a MB por aquilo que ela NÃO falou. E essas cobranças virão dos mesmos que hoje radicalmente defendem essa compra, não duvidem. Querem comprar Rafales para a MB agora? Ótimo, mas saibam que operarão de terra, até que um futuro NAe seja adquirido. E isso não será antes de 2025. Está lá no PAEMB para quem quiser ler.
É preciso algum curso de altíssimos estudos para entender isso?
Lynx, está se expondo a toa e a tira-colo, a própria MB.
Você está "lendo" as coisas ao pé da letra, equivoca-se assim. As escolhas políticas não significam decisões tomadas por políticos (civis), mas dos próprios militares, no caso, da MB. Decisão política é sinônimo de sabedoria e não de decisões tomadas por políticos.
Não consigo compreender porque você escreveu o que sublinhei em seu texto, totalmente contraproducente, ingênuo até. Não se esqueça que o Comandante da MB irá (se já não o fez) assinar o ok definitivo para a compra do FX-2 (junto com o Comandante da FAB); o que você está dizendo é o mesmo que desmentir ou desqualificar o seu próprio Comandante!!! Pense, analise, veja se é interessante expor a MB desta forma.
Muito provavelmente não existe contradição alguma nos fatos e ações, mas muito provavelmente você tenha conhecimento apenas de uma parte (caso contrário, não teríamos esta aparente contradição entre o que você diz e o que está sendo anunciado aos poucos), ou ainda, o que aconteceu (e está acontecendo) da parte relatada por você "pra cima", talvez (insisto, talvez) seja desconhecido pra você (mas por mim com toda certeza, realmente não sei de nada, apenas acho que você está tentando negar o que a realidade tem demonstrado; mas este sou eu, então queira me desculpar se estiver -- eu -- equivocado).
Você está se restringindo a compra do Rafale (mas poderia ser qualquer outro vetor) para operar no SP. Este é um erro primário, não se fala em comprar Rafale (insisto, ou outro caça) para operar no SP, mas sim em comprar um novo caça para a MB; ponto! Não se fala em comprar o caça para agora, se fala em comprar caças novos; quando eles virão ainda não se fala. Se ele terá condições de operar no SP, de forma muito limitada ou não, são outros quinhentos. O importante é que a compra de um caça mais pesado (seja qual for) para a MB sinaliza a determinação de se ter um novo NAe e não só isso, se os caças já estão sendo pensados, então é porque o novo PA será igualmente pensado para operar totalmente em função do novo vetor. Isto por si só já me diz muita coisa, principalmente a determinação técnico-política em levar adiante a reconstrução (e não reaparelhamento) das FFAA brasileiras.
Não se esqueça, a bem pouco tempo atrás não havia certeza se teríamos um novo NAe, aliás trabalhava-se com a hipótese de não ter-se um; agora a realidade se revela ao contrário, então leia tudo isso como um sinal de algo mais amplo e abrangente, jamais como compra de "Rafale para operar no SP".
Quando afirmo que o Rafale pode operar no SP sim significa exatamente isto: dissuasão pelos gestos e atitudes, prévia do que virá, a certeza de um novo NAe que se justifica no anúncio antecipado da compra de um novo caça. Jamais me referia a capacidade real de operacionalidade full do Rafale no SP, não precisa ser um expert para ver que isto não procede, mas como disse, a leitura tem que ser outra.
Gostaria de deixar claro que escrevi este post totalmente desarmado, totalmente sem intenção de atingi-lo ou a qualquer outra pessoa, totalmente calmo e totalmente despretensioso. Se achar que errei na "música", corrija-me, será uma honra; se achar que errei no "tom", queira me desculpar, pois esta não foi a intenção.
Abração.