Prezado Delta22
Entendi perfeitamente o seu ponto de vista.
Existe sim num futuro próximo interesse em aproximação ao IAE, aliás membros da minha equipe fizeram parte do LPL e estão agora no ASE do IAE, já existe um contato. Conversei pessoalmente com o Dr. Paulo Moraes Jr. e existe a possibilidade do motor de 1 KN ser utilizado no SARA.
Meus propulsosres, como tinha comentado, utilizam o peróxido de hidrogênio, e é este o meu principal interesse, o que difere um pouco dos interesses do pessoal de propulsão líquida do IAE.
Considero o peróxido de hidrogênio o "curinga" dos propelentes, pode ser um fantástico oxidante com densidade da ordem de 1400 Kg/m3 (contra 1140 Kg/m3 do oxigênio líquido) e pode ser um excelente monopropelente para ser utilizado em sistemas de controle de atitude, por exemplo, e em geradores de gás para turbo-bomba, muito utilizados pelos Russos e pelos americanos no início do programa espacial, e hoje está sendo retomado sua utilização.
Vamos lembrar que os ingleses construiram o lançador Black Arrow que utilizava peróxido de hidrogênio / querosene e colocou seu primeiro satélite em 1971. Aliás todo programa espacial britânico foi baseado no peróxido de hidrogênio, ao contrário do Francês inicialmente utilizou o ácido nítrico e terebentina no Diamant A e depois migrou para os derivados de hidrazina e tetróxido de nitrogênio (tóxicos e muito mais perigosos).
Abraços e vamos trocando informações
Eng. Miraglia
www.edgeofspace.org
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