19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#1 Mensagem por Paisano » Seg Abr 19, 2010 6:38 pm

19 de abril de 1648 - A Batalha de Guararapes - Nasce o Exercito do Brasileiro

Fonte; http://moraisvinna.blogspot.com/2010/04 ... ha-de.html
Era o dia 18 de abril de 1648. Mais de 4 mil holandeses avançam para o Sul, vindos do Recife. Na passagem, eliminam um pequeno posto inimigo na Barreta. Os poucos sobreviventes acorrem ao Arraial Novo do Bom Jesus 'Quartel-General da resistência pernambucana', onde relatam o incidente.

O comando rebelde ordena a marcha na direção do inimigo. Reunido em Ibura decide: "rumo aos Outeiros Guararapes". Sem tempo sequer para jantar, cerca de 2 mil homens preparam-se para o combate, nutridos pela certeza do improvável: bater uma força material e numericamente superior em batalha decisiva. Partem, lutam e vencem.

Prodígio de criatividade, ousadia e bravura a 1a Batalha dos Guararapes é mais do que um memorável feito militar de nossos antepassados. Neste duelo, em que o Davi caboclo abateu o Golias estrangeiro assentam-se as raízes da Nacionalidade e do Exército brasileiros, que caminham juntos há 350 anos.

Imagem

Os Holandeses vieram para conquistar e matar os Brasileiros. Massacravam Brasileiros, como no episódio dos Mártires do Rio Grande do Norte, Beatificados pela Igreja Católica recentemente. Os Holandeses se deram mal porque encontraram feroz resistência e foram derrotados e expulsos em uma Guerra que durou de 1624-1625 e de 1630 a 1654.

Foi uma gloriosa e épica página de nossa história. A pior guerra colonial das Américas. Guararapes foi a maior batalha travada nas Américas até o século XIX. Nenhuma batalha internacional na América do Norte até hoje se compara à sua dimensão quantitativa e estratégica, nenhuma batalha das guerras entre franceses e britânicos na América do Norte, nem na guerra da Independência dos Estados Unidos ou nas guerras pelo Texas ou México se compara... Quase 8.000 combatentes tomaram parte na Batalha de Guararapes. Os Holandeses tiveram cerca de mil mortos e muitos mais feridos, sendo derrotados. A Batalha animou a luta pela Restauração em Portugal e no Brasil.

Pela primeira vez na história negros e índios lutaram em igualdade de condições e foram condecorados com a Ordem de Cristo, em ação militar valorosa. A Holanda fundaria o regime dos Afrikaanders racistas no apartheid da África do Sul.

O Exército Brasileiro tem suas raízes fincadas na 1ª Batalha dos Guararapes. Transcorrido em 19 de abril de 1648, nas proximidades do Recife, esse episódio resultou na vitória do " Exército Patriota" integrado por combatentes das três raças formadoras da nacionalidade brasileira sobre as tropas de ocupação do invasor holandês que, há 18 anos, dominava boa parte da Região Nordeste. Em Guararapes, disse o eminente historiador Gilberto Freire, "escreveu-se a sangue o endereço do Brasil: o de ser um Brasil verdadeiramente mestiço, na raça e na cultura". Segundo o Gen Flamarion Barreto em conferência proferida durante a Semana da Pátria de 1966, "O Brasileiro nasceu nos Guararapes".

Consoante essa realidade, O Dia do Exército Brasileiro foi fixado em 19 de abril, consagrando definitivamente a Instituição como herdeira e depositária do legado da Força vitoriosa em Guararapes.

Na oportunidade em que comemoramos os 350 anos desse triunfo, cumpre enaltecer a conduta exemplar dos principais comandantes do " Exército Patriota". Pelo desassombro na luta contra um inimigo mais numeroso e melhor equipado, pela firme liderança que arrastou os comandados à vitória e, finalmente, pelo sentimento de amor ao torrão natal, merecem aqueles valorosos chefes militares ser apontados como paradigma para todas as gerações que vêm constituindo a Força Terrestre Brasileira. São eles: (as imagens correspondem as descrições abaixo com breve biografia)

Imagem

Mestre-de-Campo General FRANCISCO BARRETO DE MENEZES - Nasceu em 1616, no Peru, à época da união das coroas ibéricas, pois era filho do Comandante português da Praça do Callao. Valoroso militar, foi escolhido para comandar as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana. Chegou ao Brasil em 1647, foi aprisionado, mais logrou evadir-se. "Mestre- de - Campo-General", comandou o "Exército Libertador ou Patriota",, de 25.000 homens, integrado por quatro terços, comandados por Fernandes Vieira, Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Felipe Camarão, vencendo os invasores nas memoráveis Batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649, pelo que recebeu o título de "Restaurador de Pernambuco". Aquele Patriarca foi Governador de Pernambuco e posteriormente, Governador Geral do Brasil, falecendo, em 1668, em Portugal.

Mestre-de-Campo JOÃO FERNANDES VIEIRA (Comandante de Terço) - Nasceu em 1613, em Funchal, Ilha da Madeira, chegando ao Brasil aos 11 anos de idade, tornado-se um rico senhor de engenho em Pernambuco. Liderou a rebelião contra os holandeses, sendo o primeiro signatário do pacto selado pelos patriotas, em 1645, no qual aparece o vocábulo "pátria", pela primeira vez usado em terras brasileiras. Fernandes Vieira comandou o mais forte e adestrado terço do "Exército Patriota" nas duas Batalhas dos Guararapes, sendo aclamado "Chefe Supremo da Revolução" e "Governador da Guerra da Liberdade e da Restauração de Pernambuco". Após a guerra, foi nomeado Governador da Paraíba e, mais tarde, Capitão-General de Angola. Faleceu no Recife em 1681.

Mestre-de-Campo ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS (Comandante de Terço) - Nasceu em 1620, na Vila da Paraíba, PB, tendo participado de todas as fases da Insurreição Pernambucana, quando mobilizou tropas e meios nos sertões nordestinos, sendo considerado um dos melhores soldados de seu tempo. Tomou parte, com grande bravura, em quase todos os combates contra os holandeses, notabilizando-se no comando de um dos Terços do "Exército Patriota", nas duas batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649. Vidal de Negreiros foi encarregado de levar ao rei D.Jõao IV, a notícia da expulsão dos batavos, ocasião em que foi condecorado. Ainda foi Governador-Geral do Maranhão e do Grão-Pará e, posteriormente, de Pernambuco e de Angola. Faleceu em 1660, em Goiana-PE.

Mestre-de-Campo HENRIQUE DIAS (Comandante de Terço) - Nasceu em princípios do século XVII, em Pernambuco, filho de escravos. Grande patriota, apresentou-se voluntário para lutar contra os holandeses, tendo recrutado para a rebelião, um grande efetivo de negros oriundos dos engenhos tomados pelos invasores. Participou de inúmeros combates, com inexcedível bravura, tendo decidido a vitória em Porto Calvo, quando teve a mão esquerda estraçalhada por um tiro de arcabuz: mas ele não abandonou o combate. Nas duas Batalhas dos Guararapes, em 1648 e 1649, foi o comandante de um dos Terços do "Exército Patriota", composto pelos de sua raça, razão por que recebeu o título de "Governador dos crioulos, pretos e mulatos do Brasil". Faleceu no Recife em 1662.

Mestre-de-Campo ANTÔNIO FELIPE CAMARÃO (Comandante de Terço) - Nasceu, o índio Poti, em 1580, em Igapó-RN, batizado com o nome de Antônio, o qual acresceu o de Felipe, em homenagem ao rei de Espanha e "Camarão", tradução do vocábulo "Poti". Deslocou uma tribo de potiguares para Recife, participando de inúmeros combates contra os holandeses. Aquela tribo constituiu um dos Terços do "Exército Patriota" nas Batalhas dos Guararapes: na primeira, sob o comando de Felipe Camarão e, na segunda, ao comando do seu sobrinho, Diogo Camarão, pois ele falecera em agosto de 1648, por ferimentos recebidos em Guararapes, em 19 de abril de 1648. Comendador da Ordem de Cristo, também ganhou a mercê de "Dom" e o título de "Governador de todos os índios do Brasil".

Foram esses vultos da nossa História que cravaram as fundações do Exército Brasileiro no solo sagrado de Guararapes. Assim, constitui imperativo de elevado teor cívico-militar alça-los à condição de Patriarcas da Instituição, uma vez que são os mais remotos ancestrais dos homens e das mulheres que hoje envergam o uniforme verde-oliva, sendo dignos, portanto de figurar, em galeria, ao lado dos insignes Patronos da Força.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#2 Mensagem por Paisano » Seg Abr 19, 2010 6:40 pm

http://4.bp.blogspot.com/_dTibRPk7UfE/S8uq3Mr2YrI/AAAAAAAABY0/yuaAxfZRzug/s1600/batalha+de+gurarapes+%287%29.jpg




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#3 Mensagem por Paisano » Seg Abr 19, 2010 6:43 pm

Imagem




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14201
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#4 Mensagem por Guerra » Seg Abr 19, 2010 7:20 pm

Quase passou batido. Esse ano parece que as comemorações foram modestas.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#5 Mensagem por Clermont » Seg Abr 19, 2010 9:03 pm

Um certo ex-Ministro da Marinha do Brasil caçoava muito do Ministro do Exército que teve a idéia de transformar o dia da Batalha dos Guararapes em Dia do Exército.

O almirante dizia que, durante um encontro com oficiais da Marinha de Portugal, estes ficaram desconcertados ao saberem que o Brasil tinha "confiscado" a vitória portuguesa nos Guararapes, transformando-a em uma vitória "brasileira".
Foi uma gloriosa e épica página de nossa história. A pior guerra colonial das Américas. Guararapes foi a maior batalha travada nas Américas até o século XIX. Nenhuma batalha internacional na América do Norte até hoje se compara à sua dimensão quantitativa e estratégica, nenhuma batalha das guerras entre franceses e britânicos na América do Norte, nem na guerra da Independência dos Estados Unidos ou nas guerras pelo Texas ou México se compara... Quase 8.000 combatentes tomaram parte na Batalha de Guararapes. Os Holandeses tiveram cerca de mil mortos e muitos mais feridos, sendo derrotados. A Batalha animou a luta pela Restauração em Portugal e no Brasil.
Eu acho que o autor exagerou. É bem provável que possa ter sido a maior batalha colonial nas Américas, até aquela data (1648), mas há um certo exagero em ser a “maior batalha travada nas Américas até o séc. XIX”. A Guerra Franco-Indígena e a Guerra Revolucionária americana apresentaram algumas batalhas maiores.

Quando ao significado estratégico, bem, aí eu acho que ele exagerou mesmo. Na verdade, a Holanda perdeu sua colônia pernambucana, lá nos mares da Europa, e não nos campos de batalha dos Guararapes.

Quanto às baixas, há outro exagero: estima-se em uns mil holandeses mortos E feridos E prisioneiros e não em mil holandeses mortos.




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#6 Mensagem por binfa » Seg Abr 19, 2010 9:41 pm

http://farm3.static.flickr.com/2712/4534588597_806500f64a_b.jpg

credito: Manu Dias




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#7 Mensagem por Paisano » Ter Abr 20, 2010 12:05 am

Clermont escreveu:Um certo ex-Ministro da Marinha do Brasil caçoava muito do Ministro do Exército que teve a idéia de transformar o dia da Batalha dos Guararapes em Dia do Exército.

O almirante dizia que, durante um encontro com oficiais da Marinha de Portugal, estes ficaram desconcertados ao saberem que o Brasil tinha "confiscado" a vitória portuguesa nos Guararapes, transformando-a em uma vitória "brasileira".
Estou reproduzindo abaixo um debate ocorrido no FD a respeito desse tema:
Luso in ForumDefesa.com escreveu:Julgava que o Exército Brasileiro tivesse surgido em 1822...
papatango in ForumDefesa.com escreveu:A questão tem algo a ver com a legitimidade da casa de Bragança para governar o Brasil.

Ao contrário dos restantes países do continente, como houve uma transição efectuada por uma familia real, houve necessidade de fazer recuar a origem do Brasil, não à independência mas à descoberta e colonização.

Caso contrário, se o Brasil não recuasse as suas origens, qual sería a legitimidade de D. Pedro I e D. Pedro II ?
Qualquer um podería ser rei ou imperador.
Para garantir que sería a Casa de Bragança uma das soluções foi tentar tornar mais Brasileiro o periodo até à independência.

Essa é uma das razões, porque quando visitamos sites sul-americanos sobre o tema das bandeiras encontramos referencias às bandeiras dos respectivos países, mas no caso do Brasil, cencontramos referênciasà primeira bandeira, a Cruz de Cristo, afirmando que foi a primeira utilizada no Brasil.


Cumprimentos


:wink:




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#8 Mensagem por Marino » Ter Abr 20, 2010 8:49 am

Primeiro, meus parabéns aos irmãos que usam a farda verde.
Não importam as discussões sem sentido, mas sim comemorarmos uma data que desperte o civismo em nosso Brasil.
A questão de uma data antes de 1822 é parte das idiosincrasias dos homens.
Já ouvi uma explicação, que vou transcrever, sem ratificar.
Durante o governo FHC, o Gen, Zenildo e o Alte Mauro Cesar não mantinham "relações harmoniosas", e o primeiro, não suportando a idéia da Marinha ser a Força mais antiga, criou a data de Guararapes para mostrar que o Exército "apareceu primeiro".
Logo depois um Almirante mostrou uma expedição naval, comandada por um brasileiro, que saiu 40 anos antes de Guararapes, para expulsar os ingleses e holandeses no norte do Brasil.
Vejam onde vai o orgulho (em sua expressão negativa) e o preconceito humanos.
O Brasil foi criado em 1822, antes era uma colônia e um reino unido a Portugal.
O primeiro ministério criado foi o da Justiça, pois um país se faz com leis.
O segundo, pela visão estratégica dos estadistas da época, vendo que a ameaça a independência viria pelo mar, foi o da Marinha.
O terceiro, foi o do Exército.
O resto coloquemos na conta das manobras engendradas pelos homens, orgulhosos, preconceituosos, etc.
Viva o Exército Brasileiro.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#9 Mensagem por tflash » Ter Abr 20, 2010 5:09 pm

Na minha humilde opinião, além de Portugal e o Brasil, também os espanhóis podem reivindicar vitória na batalha de Guararapes como deles. Os holandeses, felizmente, não! :twisted:

Parabéns ao EB.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: 19 de Abril - Dia do Exército Brasileiro

#10 Mensagem por WalterGaudério » Qui Abr 22, 2010 10:09 am

Guerra escreveu:Quase passou batido. Esse ano parece que as comemorações foram modestas.
Estive em conexão pelo aeroporto de Bsb. e vi praticamente de cinco e cinco minutos um filmete institucional de boa qualidade sendo veiculado a todo instante...

Em Curitiba teve corrida rústica com boa afluência de público tb. Eu corri lá... [080] [080]

Minha impressão foi justamente o contrário.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder