Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Moderador: Conselho de Moderação
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
E dai Leandro e Bolovo, outros foguetes virão. Primeiro o VLS-1 será industrializado diminuido seu tempo de preparação (com a tecnologia do uso de envelopes motores de carbono o que aumenta também sua capacida de carga devido a diminuição de peso, certo Leandro?) e o mesmo poderá ser usado para atender o mercado de satélites nacionais de pequeno porte acredito eu com um vôo a cada 1 ano e meio. Em 2014, com o VLS operacional e com o motor L75 desenvolvido, acredito que o salto para outras versões de foguetes como o VLM, VLS-1B, e o VLS-2 (que atendem perfeitamente as nossa necessides) será bem mais curto. É claro que isso vai depender da mudança de atitude do governo e de seus orgãos que comandam o PEB, mas ai é uma outra história.
Abraços
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
Abraços
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Não há de que DELTA 22
Apesar de procurar essas imagens a muito tempo, só as encontrei agora e ainda tive de edita-las, pois faziam parte de um material bem maior.
Forte abraço amigo
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
Apesar de procurar essas imagens a muito tempo, só as encontrei agora e ainda tive de edita-las, pois faziam parte de um material bem maior.
Forte abraço amigo
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Pois esté é o ponto mais importante.Bolovo escreveu:Nossa. Não tinha pensado por esse lado. Boa questão, Leandro.
Um programa espacial, como aliás qualquer trabalho de engenharia, precisa ter um objetivo. No caso específico dos foguetes, este objetivo pode assumir diversas naturezas, que inclusive geralmente se sobrepõem em um mesmo programa. Vejamos alguns deles (não é uma lista exaustiva, apenas coloquei os mais evidentes):
1- Desenvolvimento tecnológico em geral.
2- Obtenção de mísseis militares.
3- Propaganda (prestígio nacional).
4- Acesso sem restrições às aplicações espaciais.
E como o VLS está com relação a cada uma destas opções? Vejamos:
1- Por serem sistemas que trabalham no limite, buscando o máximo de desempenho e utilizando níveis elevadíssimos de potência, o desenvolvimento de foguetes de grande porte tem o potencial de ser um grande indutor do avanço tecnológico geral de um país, nas mais diversas áreas como materiais, técnicas de construção, sistemas eletromecânicos e eletrônicos, etc... . Mas o VLS é um projeto com cerca de 30 anos de idade, e embora após o acidente na última tentativa de lançamento ele tenha sofrido algumas revisões (inclusive com ajuda russa) ele não sofreu nenhuma modificação importante que pudesse acrescentar nada ao patrimonio tecnológico do Brasil nos últimos 15 anos. Pelo contrário, com certeza muitas das modificações efetuadas foram feitas justamente para adequar o projeto às novas tecnologias que surgiram para outras aplicações enquanto a construção dos foguetes se arrastava, como os materiais compostos e a usinagem CNC avançada. Mesmo o único aperfeiçoamento previsto, que é a introdução do combustível líquido, planeja utilizar o projeto de um motor russo da década de 50!
No início o VLS cumpriu o seu papel de catalizador do desenvolvimeto tecnológico nacional, com o desenvolvimento de ligas especiais de aço, sistemas de soldagem robotizados, etc... . Mas esta fase já passou há bem mais de uma década, e somente um projeto de concepção totalmente nova poderia trazer de volta este aspecto ao programa. O VLS em si é velho demais para isso.
2- Nem é preciso falar muito, uma vez que o Brasil abdicou do interesse em mísseis de médio/longo alcance com o fim do regime militar. Mesmo que o interesse retornasse agora os motores do VLS dariam no máximo para o desenvolvimento de um míssil com alcançe na faixa dos 1500 ou 2000 Km, o bastante para impressionar a Argentina ou a Venezuela, mas para nada além disso. E na conjuntura atual eu realmente não acho que o Brasil precise desperdiçar esforços para impressiorar estes países, nem quaisquer outros de nosso continente. E para mostrar alguma coisa que chame a atenção de países de fora da América do Sul teríamos que desenvolver motores muito maiores que os do VLS, ou seja, um novo foguete.
3-Com relação à propaganda, um foguete da classe do VLS em um mundo onde a China já está trabalhando para lançar homens à lua e a Índia acaba de iniciar o programa de uma nave espacial tripulada..., sei não, dá até vergonha tocar no assunto “prestígio nacional” quando o que temos é apenas o VLS. Até o Irã já está no seu terceiro satélite... .
4- O acesso às aplicações espaciais (satélites de sensoreamento remoto, imageamento, previsão do tempo, comunicações, etc...) é cada vez mais importante para o desenvolvimento das nações. E como muitas destas aplicações são sensíveis (reconhecimento e comunicações militares, guiagem de armas por GPS ou equivalentes, etc...), a capacidade de lançamento de seus próprios satélites é um recurso estratégico para os países que querem realmente se considerar importantes e independentes. Mas praticamente todas estas aplicações exigem satélites com massas maiores em altitudes mais elevadas do que o VLS pode colocar. Mesmo a versão modernizada com o terceiro estágio de combustível líquido vai deixar a capacidade do foguete no máximo marginal com relação ao que seria necessário, e totalmente fora do que seria preciso para atividades importantes, como comunicações, navegação e previsão do tempo. Os satélite que o VLS poderá lançar serão basicamente para aplicações experimentais ou observação da Terra com recursos limitados, que não afetarão de forma significativa a nossa posição de dependência com relação a outros países no que tange ao uso do espaço.
Pode-se imaginar que o eventual lançamento bem sucedido do primeiro VLS terá a importante missão de finalmente provar que o Brasil é capaz de desenvolver seus foguetes espaciais, e que isto daria um novo impulso ao programa espacial brasileiro, que à partir daí poderia perseguir um ou mais dos objetivos apresentados acima (ou outros quaisquer que se possam imaginar). Mas então o mesmo poderia ter sido obtido como lançamento de um foguete muito mais simples e barato (o VLM), que poderia ter sido lançado há muito mais tempo. Além disso, esperar anos e anos para lançar um VLS para só depois pensar em tudo o que mencionei acima não me parece uma estratégia muito inteligente. Manteremos sei lá por quanto tempo o desenvolvimento de um foguete que sabemos ter muito pouco a acrescentar ao país para só depois pensar no que realmente temos a ganhar com o desenvolvimento de foguetes? Devo confessar que não consigo ver qual o sentido disso. Porque já não estamos discutindo isso agora (na verdade há pelo menos 10 anos)?
Então ficamos assim, o VLS vai sim voar um dia. E daí?
Leandro G. Card
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
E daí..... edaí.... me da um dinheiro aí
Se a coisa de fato engrenar, poderemos ver uma segunda EMBRAER na área espacial....e daí???
Se a coisa de fato engrenar, poderemos ver uma segunda EMBRAER na área espacial....e daí???
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Este é um raciocínio circular, amigo brisa. O que seria a este "coisa engrenar"? Um vôo bem sucedido do VLS? Como saíria uma "Embracial" daí? Ela só surgiria de um programa muito mais ambicioso do que finalmente lançar um foguete concebido trinta anos atrás, quando o mundo era outro.brisa escreveu:E daí..... edaí.... me da um dinheiro aí
Se a coisa de fato engrenar, poderemos ver uma segunda EMBRAER na área espacial....e daí???
Um grande abraço,
Leandro G. Card
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Leandro, tem de ter um começo POWS.... um primeiro lançamento com exito, seria o start up para vários não?
.... e se houver qualidade e preço, creio que seria un negocio extremamente interessante. Lembre-se dos "nichos" da EMBRAER e da tendencia mundial para os nanosatélites.
Grande abraço
.... e se houver qualidade e preço, creio que seria un negocio extremamente interessante. Lembre-se dos "nichos" da EMBRAER e da tendencia mundial para os nanosatélites.
Grande abraço
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Leandro!
Não existe nos próximos dez anos nenhum projeto de satélite (com execeção dos satélites CBERS e o SGB que é uma novela e que serão levados pelo CYclone-4) com peso acima de 800 quilos, portanto se houver dinamismo e seriedade por parte do governo o VLS e seu derivados atendem perfeitamente nossas necessidades. O PEB não prevê viagem a Lua a Marte ou coisas parecida. O satelite "Sentiela" do MD que será construído, não pesa mais de 300 kilos, e seus dois primos da mesma forma. O Sabiar-Mar fruto de um acordo entre o Brasil e a Argentina (outra novela), vai pesar entre 600 e 700 quilos, portanto é colocar os pés no chão nos proximos 10 anos e após esse período vê o que se vai fazer.
Abraços
Duda Falcão
Não existe nos próximos dez anos nenhum projeto de satélite (com execeção dos satélites CBERS e o SGB que é uma novela e que serão levados pelo CYclone-4) com peso acima de 800 quilos, portanto se houver dinamismo e seriedade por parte do governo o VLS e seu derivados atendem perfeitamente nossas necessidades. O PEB não prevê viagem a Lua a Marte ou coisas parecida. O satelite "Sentiela" do MD que será construído, não pesa mais de 300 kilos, e seus dois primos da mesma forma. O Sabiar-Mar fruto de um acordo entre o Brasil e a Argentina (outra novela), vai pesar entre 600 e 700 quilos, portanto é colocar os pés no chão nos proximos 10 anos e após esse período vê o que se vai fazer.
Abraços
Duda Falcão
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
É claro que todo programa espacial tem que ter um começo, mas o VLS já foi a escolha errada desde o início, por ser grande demais e muito complicado. É preciso que se tenha claro que ele é um projeto experimental, esta foi a idéia desde o princípio, e como tal não garante nem qualidade nem preço. Ele é complexo demais para construir e lançar (por utilizar a configuração em "cacho" no primeiro estágio), e caro porque cada motor já tem um tamanho grande para combustível sólido, e ele usa muitos. E além disso sua complexidade o torna também muito sujeito a falhas. A eventual industrialização não ajudaria muito, o problema está na própria concepção do projeto. Além disso, para que alguma empresa (ou conjunto de empresas) se interessasse pela produção seriada do VLS alguém teria que garantir que haveria vários lançamentos por ano, ou os custos seriam ainda maiores do que a forma atual de construí-lo "por artesanato", tornando-o ainda menos viável.brisa escreveu:Leandro, tem de ter um começo POWS.... um primeiro lançamento com exito, seria o start up para vários não?
.... e se houver qualidade e preço, creio que seria un negocio extremamente interessante. Lembre-se dos "nichos" da EMBRAER e da tendencia mundial para os nanosatélites.
Grande abraço
Para criar a Embraer desenvolveu-se um avião para uma aplicação específica (o bandeirante), com caracter´pisticas que o tornavam interessante no mercado. O VLS nunca foi pensado para isso. Com capacidade para aprox. 350 Kg de carga em órbita baixa ele é grande e caro demais para nanosatélites, mas pequeno demais para satélites aplicativos. O VLS era um ótimo start up para quem queria dominar a tecnologia de mísseis de grande porte (embora como míssil ele seria um projeto péssimo) trinta anos atrás, mas para o mercado comercial de lançamentos espaciais simplesmente não dá.
Veja, nem de longe estou sugerindo que o Brasil deva desistir de desenvolver lançadores de aplicação comercial, muito pelo contrário, o que estou dizendo é que se o objetivo for este o VLS é a aposta errada, e então nem deveria ser terminado. No entanto todos se recusam terminantemente a falar a sério sobre outros foguetes até que o VLS esteja terminado, e depois ainda tenha recebido um estágio de combustível líquido com um motor de cinquenta anos de idade, estágio este cujo desenvolvimento vai levar quantos anos? Porquê? Nesta toada só estaremos discutindo o futuro do Brasil no espaço depois que até o Paraquai estiver lançando satélites!
Um grande abraço,
Leandro G. Card
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Eu quero saber: quando o nosso busca-pé irá subir, sem explodir?
Junto com o FX-2, tornou-se uma novela sem fim.
Junto com o FX-2, tornou-se uma novela sem fim.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Duda,Brazilian Space escreveu:Leandro!
Não existe nos próximos dez anos nenhum projeto de satélite (com execeção dos satélites CBERS e o SGB que é uma novela e que serão levados pelo CYclone-4) com peso acima de 800 quilos, portanto se houver dinamismo e seriedade por parte do governo o VLS e seu derivados atendem perfeitamente nossas necessidades. O PEB não prevê viagem a Lua a Marte ou coisas parecida. O satelite "Sentiela" do MD que será construído, não pesa mais de 300 kilos, e seus dois primos da mesma forma. O Sabiar-Mar fruto de um acordo entre o Brasil e a Argentina (outra novela), vai pesar entre 600 e 700 quilos, portanto é colocar os pés no chão nos proximos 10 anos e após esse período vê o que se vai fazer.
Abraços
Duda Falcão
Você sabe que os satélites em desenvolvimento no âmbito do PEB tem tamanhos limitados a 800 Kg PARA CABER NO VLS, e não por qualquer requisito operacional. Os engenheiros que os estão desenvolvendo adorariam utilizar cargas maiores, mas aí os projetos simplesmente não seriam aprovados por falta de lançador. Inclusive por muitos anos o limite eram os 350 ou 380 Kg do VLS-1A, mas aí inventaram a história do terceiro estágio de combustível líquido e a carga máxima rapidamente passou para os 800 kg do VLS-1B. Você tem alguma dúvida de que se amanhã fosse decidido desenvolver um foguete maior os próximos projetos também não aumentariam de peso?
O próprio pessoal que divulgou o projeto Sentinela destacou isso, ele está sendo projetado especificamente para caber no VLS-1A, Isto significa que se houvesse um lançador maior disponível ele também seria maior, com ganhos em durabilidade, capacidade de manobra, potência de transmissão (e consequentemente quantidade de dados que podem ser transmitidos por segundo), etc... . O mesmo se passa com todos os outros projetos, ou você acha que uma PMM ou um SARA, que tem naturezas muito distintas, possuem a mesma faixa de peso por coincidência?
A questão é esta, o VLS está limitando o programa de satélites, pois muita coisa deixará de ser feita ou será feita não tão bem quanto poderia porque ele não tem capacidade para lançar a carga realmente necessária. Mais um motivo para já estarmos pensando em seu substituto há muito tempo, ao invés de ficar apenas torcendo para que algum dia ele fique pronto. Não é uma questão de pessimismo não, é de indignação mesmo por estar-se utilizando a desculpa de que nem o primeiro foguete ainda nem voou para se protelar os desenvolvimentos seguintes. Nunca nenhum país que tenha um programa espacial sério fez isso, os primeiros foguetes ainda estavam em construção e os seguintes já estavam em projeto, isto quando não havia vários projetos em paralelo.
Grande abraço,
Leandro G. Card
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Bom dia Leandro!
Você tem toda a razão Leandro no que você defende e conta com a minha total compreensão e endosso amigo, no entanto as coisas não são bem simples assim, afinal o Brasil não é um país simples.
Tens razão quando diz que o tamanho dos satélites foram adequados para a capacidade de carga dos foguetes desenvolvidos pelo IAE, mas assim é feito em qualquer lugar do mundo, ou seja, se faz foguetes para atender as necessidades e aspirações de quem os desenvolve. No entanto concordo contigo que poderiam ser foguetes maiores o que aumentaria os horizontes do PEB nessa área.
Realmente o VLS-1 deveria ter voado a mais de 20 anos, realmente poderíamos estar com foguetes potentes e atuando de forma bem significativa dentro do clube espacial. No entanto amigo, como lhe disse acima as coisa não são simples assim. O Brasil é um país que sofre muito pela sua cultura e isso gera distorções que em minha opinião atrapalham muito o desenvolvimento do país. Temos uma sociedade onde os valores estão completamente distorcidos e isso reflete em todas as áreas, e não poderia ser diferente na administração pública que é abaixo da crítica.
Esperar que fosse criado um programa espacial dinâmico, visionário e altamente competitivo nesse país é algo tão utópico que seria mais fácil viajarmos a Brasília no “7 de setembro” para ouvirmos uma vaca cantar o hino nacional na praça dos três poderes. Portanto temos de ser práticos e convivermos com a nossa realidade deixando os “ses” de lado.
Sendo assim, a realidade que se apresenta no momento é o que está planejado atualmente no PNAE que prevê o desenvolvimento do VLS-1, VLS-1B e o VLS-2 sendo que a cargas maiores (planejadas) ficarão a cargo do Cyclone-4 (isto é, caso o mesmo saia do chão) e dentro do que está planejado esses foguetes atendem perfeitamente. Porém o novo PNAE do aloprado Ganem está vindo ai e só deus sabe se essa falta de foco não irá aumentar ainda mais.
Forte abraço
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
Você tem toda a razão Leandro no que você defende e conta com a minha total compreensão e endosso amigo, no entanto as coisas não são bem simples assim, afinal o Brasil não é um país simples.
Tens razão quando diz que o tamanho dos satélites foram adequados para a capacidade de carga dos foguetes desenvolvidos pelo IAE, mas assim é feito em qualquer lugar do mundo, ou seja, se faz foguetes para atender as necessidades e aspirações de quem os desenvolve. No entanto concordo contigo que poderiam ser foguetes maiores o que aumentaria os horizontes do PEB nessa área.
Realmente o VLS-1 deveria ter voado a mais de 20 anos, realmente poderíamos estar com foguetes potentes e atuando de forma bem significativa dentro do clube espacial. No entanto amigo, como lhe disse acima as coisa não são simples assim. O Brasil é um país que sofre muito pela sua cultura e isso gera distorções que em minha opinião atrapalham muito o desenvolvimento do país. Temos uma sociedade onde os valores estão completamente distorcidos e isso reflete em todas as áreas, e não poderia ser diferente na administração pública que é abaixo da crítica.
Esperar que fosse criado um programa espacial dinâmico, visionário e altamente competitivo nesse país é algo tão utópico que seria mais fácil viajarmos a Brasília no “7 de setembro” para ouvirmos uma vaca cantar o hino nacional na praça dos três poderes. Portanto temos de ser práticos e convivermos com a nossa realidade deixando os “ses” de lado.
Sendo assim, a realidade que se apresenta no momento é o que está planejado atualmente no PNAE que prevê o desenvolvimento do VLS-1, VLS-1B e o VLS-2 sendo que a cargas maiores (planejadas) ficarão a cargo do Cyclone-4 (isto é, caso o mesmo saia do chão) e dentro do que está planejado esses foguetes atendem perfeitamente. Porém o novo PNAE do aloprado Ganem está vindo ai e só deus sabe se essa falta de foco não irá aumentar ainda mais.
Forte abraço
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com/
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Programa VLS - Novos Contratos Assinados
Olá amigos!
Novos contratos de serviços relacionados com o "Programa VLS" foram assinados no final de dezembro do ano passado. Abaixo segue os extratos desses contratos.
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com
EXTRATO DE CONTRATO Nº 31/2009
Nº Processo: 67720009375200927.
Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA.
CNPJ Contratado: 10172846000162.
Contratado: CRITICAL SOFTWARE BRASIL - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
Objeto: Serviços para Elaboração do Plano de Verificação do Software Aplicativo de Bordo do VLS-1.
Fundamento Legal: Lei 10.520.
Decreto: 5.450.
Vigência: 30/12/2009 a 30/01/2011.
Valor Total: R$ 206.000,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
EXTRATO DE CONTRATO Nº 35/2009
Nº Processo: 67720010722200964.
Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA.
CNPJ Contratado: 04727085000165.
Contratado: QUALYMASTER MECANICA INDUSTRIAL -LTDA-ME.
Objeto: Serviços de usinagem na tubeira 6º tiro em banco 2º estágios VLS-1.
Fundamento Legal: parágrafo II do art. 22 da Lei 8666/93.
Vigência: 23/12/2009 a 23/05/2010.
Valor Total: R$ 16.467,30.
Data de Assinatura: 23/12/2009.
Fonte: Diário Oficial da União edições 23 e 26 de 03 e 08/02/2010
Comentário: É o programa do VLS-1 seguindo sua trajetória em direção do primeiro vôo teste no segundo semestre de 2011. Agora só resta aguardar e torcer que dê tudo certo.
Olá amigos!
Novos contratos de serviços relacionados com o "Programa VLS" foram assinados no final de dezembro do ano passado. Abaixo segue os extratos desses contratos.
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com
EXTRATO DE CONTRATO Nº 31/2009
Nº Processo: 67720009375200927.
Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA.
CNPJ Contratado: 10172846000162.
Contratado: CRITICAL SOFTWARE BRASIL - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
Objeto: Serviços para Elaboração do Plano de Verificação do Software Aplicativo de Bordo do VLS-1.
Fundamento Legal: Lei 10.520.
Decreto: 5.450.
Vigência: 30/12/2009 a 30/01/2011.
Valor Total: R$ 206.000,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
EXTRATO DE CONTRATO Nº 35/2009
Nº Processo: 67720010722200964.
Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA.
CNPJ Contratado: 04727085000165.
Contratado: QUALYMASTER MECANICA INDUSTRIAL -LTDA-ME.
Objeto: Serviços de usinagem na tubeira 6º tiro em banco 2º estágios VLS-1.
Fundamento Legal: parágrafo II do art. 22 da Lei 8666/93.
Vigência: 23/12/2009 a 23/05/2010.
Valor Total: R$ 16.467,30.
Data de Assinatura: 23/12/2009.
Fonte: Diário Oficial da União edições 23 e 26 de 03 e 08/02/2010
Comentário: É o programa do VLS-1 seguindo sua trajetória em direção do primeiro vôo teste no segundo semestre de 2011. Agora só resta aguardar e torcer que dê tudo certo.
- Brazilian Space
- Intermediário
- Mensagens: 261
- Registrado em: Ter Jun 02, 2009 12:26 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
Programa VLS - Outros Contratos Assinados
Olá amigos!
Outros contratos de serviços relacionados com o "Programa VLS" foram assinados no final de dezembro do ano passado. Abaixo segue os extratos desses contratos e de outros relacionados à tecnologia de foguetes disponibilizados pelo "Diário Oficial da União (DOU)".
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com
CONTRATOS DO VLS-1
EXTRATO DE CONTRATO Nº 40/2009
Nº Processo: 67720009028200902.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04407640000171.
Contratado: RSA ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Serviços de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos de bordo para utilização no VLS-1 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 3º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/06/2014.
Valor Total: R$ 20.732.292,05.
Data de Assinatura: 30/12/2009
(SICON - 24/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 50/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 40443434000180.
Contratado: PETROMOLDE FERRAMENTARIA E USINAGEM DE PRECISÃO LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de separação 1º e 2º estágios do VLS-1 V04 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 69.000,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 51/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 52937190000171.
Contratado: LIGALEVE PRODUTOS METALURGICOS LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio em vôo VLS-1 no IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 119.998,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 52/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 10417435000190.
Contratado: DIGITAL USINAGEM LTDA - ME.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de segurança e ensaio em vôo XVT 01 no IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 73.228,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 54/2009
Nº Processo: 67720008842200900.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04407640000171.
Contratado: RSA ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Serviços de estudo e desenvolvimento da integração dos sistemas eletrônicos a serem embarcados no 1º, 3º e 4º estágio do VLS-1 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 3º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/06/2011.
Valor Total: R$ 1.450.150,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 24/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 62/2009
Nº Processo: 67720009034200951.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04318188000171.
Contratado: ORBITAL ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Fabricação e montagem de um sistema auxiliar para a contenção dos propulsores e do corpo central do VLS.
Fundamento Legal: parágrafo II do art.22 da Lei 8666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 1.430.920,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 15/01/2010) 120016-00001-2009NE901128
OUTROS CONTRATOS
EXTRATO DE CONTRATO Nº 30/2009
Nº Processo: 67720008780200928.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 51619104000110.
Contratado: FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA APLICACÕES E TECNOLOGIA ESPACIAIS.
Objeto: Serviços técnicos especializados para apoio às atividades de desenvolvimento tecnológico de motor foguete sob responsabilidade do IAE.
Fundamento Legal: parágrafo I do art.22 da Lei 8.666/93
Vigência: 14/12/2009 a 14/12/2013.
Valor Total: R$ 8.317.613,21.
Data de Assinatura: 14/12/2009.
(SICON - 15/01/2010) 120016-00001-2009NE901128
OBS: Não tenho idéia de que motor esse contrato se refere, no entanto, pelo período de vigência do contrato desconfio que seja relacionado ao tão esperado Motor-Foguete a Propulsão Líquida “L75”.
EXTRATO DE CONTRATO Nº 49/2009
Nº Processo: 67720009037200995.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 00846768000180.
Contratado: ALTO DA PONTE USINAGEM LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de separação e ensaio em vôo do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 147.092,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
Fonte: Diário Oficial da União (DOU)
Comentário: Importantes contratos do “Programa VLS” que confirmam o bom andamento do projeto e comprovam a grande participação da indústria brasileira no programa. Importante notar que as diversas empresas que estão participando desse programa fazem parte de um novo grupo de empresas (com exceção da Orbital Engenharia) confirmando o acerto do Comando da Aeronáutica (DCTA/IAE) em estimular a inclusão da indústria no Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Olá amigos!
Outros contratos de serviços relacionados com o "Programa VLS" foram assinados no final de dezembro do ano passado. Abaixo segue os extratos desses contratos e de outros relacionados à tecnologia de foguetes disponibilizados pelo "Diário Oficial da União (DOU)".
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
http://brazilianspace.blogspot.com
CONTRATOS DO VLS-1
EXTRATO DE CONTRATO Nº 40/2009
Nº Processo: 67720009028200902.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04407640000171.
Contratado: RSA ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Serviços de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos de bordo para utilização no VLS-1 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 3º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/06/2014.
Valor Total: R$ 20.732.292,05.
Data de Assinatura: 30/12/2009
(SICON - 24/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 50/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 40443434000180.
Contratado: PETROMOLDE FERRAMENTARIA E USINAGEM DE PRECISÃO LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de separação 1º e 2º estágios do VLS-1 V04 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 69.000,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 51/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 52937190000171.
Contratado: LIGALEVE PRODUTOS METALURGICOS LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio em vôo VLS-1 no IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 119.998,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 52/2009
Nº Processo: 67720009038200930.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 10417435000190.
Contratado: DIGITAL USINAGEM LTDA - ME.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de segurança e ensaio em vôo XVT 01 no IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 73.228,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 54/2009
Nº Processo: 67720008842200900.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04407640000171.
Contratado: RSA ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Serviços de estudo e desenvolvimento da integração dos sistemas eletrônicos a serem embarcados no 1º, 3º e 4º estágio do VLS-1 do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 3º do art. 22 da Lei 8.666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/06/2011.
Valor Total: R$ 1.450.150,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 24/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
EXTRATO DE CONTRATO Nº 62/2009
Nº Processo: 67720009034200951.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 04318188000171.
Contratado: ORBITAL ENGENHARIA LTDA.
Objeto: Fabricação e montagem de um sistema auxiliar para a contenção dos propulsores e do corpo central do VLS.
Fundamento Legal: parágrafo II do art.22 da Lei 8666/93
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 1.430.920,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 15/01/2010) 120016-00001-2009NE901128
OUTROS CONTRATOS
EXTRATO DE CONTRATO Nº 30/2009
Nº Processo: 67720008780200928.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 51619104000110.
Contratado: FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA APLICACÕES E TECNOLOGIA ESPACIAIS.
Objeto: Serviços técnicos especializados para apoio às atividades de desenvolvimento tecnológico de motor foguete sob responsabilidade do IAE.
Fundamento Legal: parágrafo I do art.22 da Lei 8.666/93
Vigência: 14/12/2009 a 14/12/2013.
Valor Total: R$ 8.317.613,21.
Data de Assinatura: 14/12/2009.
(SICON - 15/01/2010) 120016-00001-2009NE901128
OBS: Não tenho idéia de que motor esse contrato se refere, no entanto, pelo período de vigência do contrato desconfio que seja relacionado ao tão esperado Motor-Foguete a Propulsão Líquida “L75”.
EXTRATO DE CONTRATO Nº 49/2009
Nº Processo: 67720009037200995.
Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA.
CNPJ Contratado: 00846768000180.
Contratado: ALTO DA PONTE USINAGEM LTDA.
Objeto: Serviços de usinagem no ensaio de separação e ensaio em vôo do IAE.
Fundamento Legal: ÷ 2º do art. 22 da Lei 8.666/93.
Vigência: 30/12/2009 a 30/12/2010.
Valor Total: R$ 147.092,00.
Data de Assinatura: 30/12/2009.
(SICON - 23/02/2010) 120016-00001-2009NE901128
Fonte: Diário Oficial da União (DOU)
Comentário: Importantes contratos do “Programa VLS” que confirmam o bom andamento do projeto e comprovam a grande participação da indústria brasileira no programa. Importante notar que as diversas empresas que estão participando desse programa fazem parte de um novo grupo de empresas (com exceção da Orbital Engenharia) confirmando o acerto do Comando da Aeronáutica (DCTA/IAE) em estimular a inclusão da indústria no Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Re: Programa do Veículo Lançador de Satélites - VLS-1
É o motor L-75 SIM!!! UHuuuuuuuulllllllllllllll.........
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."