TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
VEJA
Governo
Caças suecos x franceses: colisão política à vista
9 de janeiro de 2010
Quando o presidente Lula retornar a Brasília nesta semana, depois de ter passado o recesso de ano-novo refrescando-se nas águas tranquilas da Praia de Inema, na Bahia, pousará sem paraquedas na primeira encrenca política de 2010. Os brigadeiros da Força Aérea finalmente encerraram a licitação para escolher qual modelo de caça substituirá a envelhecida frota do país – e fizeram o favor de optar pelo avião que o presidente não quer. Após meses de exaustivos testes em voo e de criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, da França, F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e Gripen, da Suécia, os militares decidiram-se pelo último.
Trata-se de um investimento estratosférico: o governo pretende gastar cerca de 10 bilhões de reais na compra de 36 caças. São 10 bilhões de motivos para barulho, como ficou evidente na semana passada depois da revelação do relatório técnico da Aeronáutica. Para os militares, que tiveram o apoio sigiloso da Embraer, os aviões escolhidos constituem o melhor negócio porque são mais baratos, mais eficientes, gastariam menos quando fossem à oficina e, sobretudo, permitiriam a transferência integral de alta tecnologia à Força Aérea e também à Embraer. O único defeito: são aviões suecos, não franceses.
A divulgação do relatório da Aeronáutica, que ranqueou os caças, deixando o francês em terceiro lugar, exasperou a cúpula do governo. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estava em Paris, de onde declarou que a compra é uma "decisão política" do presidente. "O barato às vezes sai caro", acrescentou, recorrendo ao mesmo argumento dos vendedores de lojas de departamentos quando querem empurrar ao cliente uma geladeira de duas portas em vez de uma. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi mais diplomático.
Ele pediu aos militares que refizessem o relatório final para que não contivesse um ranking, mas tão somente análises técnicas, de modo que o presidente não se sinta constrangido se fechar negócio com os franceses – desautorizando, assim, a Aeronáutica. A origem dessa confusão encontra-se na atitude inconveniente de Lula de anunciar a compra dos caças Rafale, em setembro do ano passado, antes que a Força Aérea tivesse terminado a avaliação técnica dos aviões. Inconveniente porque, embora a decisão final seja política, trata-se de uma concorrência internacional, com regras comerciais e critérios militares que precisariam ser obedecidos.
Governo
Caças suecos x franceses: colisão política à vista
9 de janeiro de 2010
Quando o presidente Lula retornar a Brasília nesta semana, depois de ter passado o recesso de ano-novo refrescando-se nas águas tranquilas da Praia de Inema, na Bahia, pousará sem paraquedas na primeira encrenca política de 2010. Os brigadeiros da Força Aérea finalmente encerraram a licitação para escolher qual modelo de caça substituirá a envelhecida frota do país – e fizeram o favor de optar pelo avião que o presidente não quer. Após meses de exaustivos testes em voo e de criteriosas análises tecnológicas dos caças Rafale, da França, F-18 Super Hornet, dos Estados Unidos, e Gripen, da Suécia, os militares decidiram-se pelo último.
Trata-se de um investimento estratosférico: o governo pretende gastar cerca de 10 bilhões de reais na compra de 36 caças. São 10 bilhões de motivos para barulho, como ficou evidente na semana passada depois da revelação do relatório técnico da Aeronáutica. Para os militares, que tiveram o apoio sigiloso da Embraer, os aviões escolhidos constituem o melhor negócio porque são mais baratos, mais eficientes, gastariam menos quando fossem à oficina e, sobretudo, permitiriam a transferência integral de alta tecnologia à Força Aérea e também à Embraer. O único defeito: são aviões suecos, não franceses.
A divulgação do relatório da Aeronáutica, que ranqueou os caças, deixando o francês em terceiro lugar, exasperou a cúpula do governo. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estava em Paris, de onde declarou que a compra é uma "decisão política" do presidente. "O barato às vezes sai caro", acrescentou, recorrendo ao mesmo argumento dos vendedores de lojas de departamentos quando querem empurrar ao cliente uma geladeira de duas portas em vez de uma. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi mais diplomático.
Ele pediu aos militares que refizessem o relatório final para que não contivesse um ranking, mas tão somente análises técnicas, de modo que o presidente não se sinta constrangido se fechar negócio com os franceses – desautorizando, assim, a Aeronáutica. A origem dessa confusão encontra-se na atitude inconveniente de Lula de anunciar a compra dos caças Rafale, em setembro do ano passado, antes que a Força Aérea tivesse terminado a avaliação técnica dos aviões. Inconveniente porque, embora a decisão final seja política, trata-se de uma concorrência internacional, com regras comerciais e critérios militares que precisariam ser obedecidos.
- Pedro Gilberto
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Congratz Mr. Flanker!!!!!orestespf escreveu:Carlos Mathias escreveu: Ah! Já que esse tópico é o campeão de audiência, lá vai:
MINHA MULHER ESTÁ GRÁVIDA DE UM MENINO!!!!!!!!!
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"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
- P44
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
lá vem a VEJA, a espumar da boca ![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Só informando pelo que sei o NJ continua filiado ao PMDB, mesmo se não tivesse já precisaria de partido e o prazo de filiação para as próximas eleições já passou.Divino Alves escreveu:Existem versões para todos os gostos.
PORTAL TERRA
MARCO AURÉLIO REIS
Força Militar: Nelson Jobim fica só até março
O ministro da Defesa, Nelson Jobim volta segunda-feira de férias e no mesmo dia conversa com o presidente Lula, que também retoma as funções, para definir sua saída da pasta. O assunto predomina entre o pessoal de farda porque será tratado no delicado momento político de debates sobre investigações de atos repressivos dos governos militares e de escolha de fornecedor estratégico para os 35 novos caças para a Força Aérea.
É certo que Jobim deixa a Defesa em março para sair candidato nas próximas eleições. Sonha em disputar a sucessão de Lula como candidato majoritário. Aceita vir como vice numa coligação em oposição à ministra Dilma Roussef, lançada candidata por Lula. Leia-se vice de José Serra que tentará de novo conquistar a Presidência.
Nos quartéis se fala que Jobim trabalhou na sua candidatura arduamente durante as festas de fim de ano e nesses dias de folga de janeiro. E que teria articulado a reação dos comandos militares ao decreto da Comissão da Verdade, que propõe a investigação de atos de agentes do governo durante a ditadura e que foi recebido com pedidos de demissão dos comandantes e do próprio ministro da Defesa.
“A reação foi importante, mas fora do tom usual dos comandos”, avalia um oficial superior. “Se o decreto trouxe algo que não estava programado, uma ponderação ao presidente bastaria”, completa.
As mesmas fontes identificam Jobim no vazamento de relatório preliminar apontando o caça sueco como preferido da FAB num ranking não oficializado em que o caça norte-americano ficaria em segundo e o francês em último.
“Sabemos que a orientação do Planalto é que o relatório não faça ranking, só considerações técnicas. Um vazamento dessa ordem força tomada de decisão com Jobim no governo”, aposta outro oficial.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
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- Wolfgang
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Infelizmente, a VEJA está na contramão do Brasil ultimamente...
- P44
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
estão a ver que já não recebem o cheque...
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- Penguin
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Alguns comentários.
Que o Planalto prefere o Rafale por ser francês, há muito tempo, independente de qualquer outro fator, não há controvérsias.
Que o caça francês é, para a nossa sorte, uma boa opção do ponto de vista de desempenho, também não há controvérsias.
Que o Planalto prefere o Rafale por ser francês, há muito tempo, independente de qualquer outro fator, não há controvérsias.
Que o caça francês é, para a nossa sorte, uma boa opção do ponto de vista de desempenho, também não há controvérsias.
(*): Aqui a fonte da matéria se revela parcialmente. Um assessor de Lula, especialista em aeronaves de caça, eterno preocupado com a Venezuela e com turbinas americanas. Só rindo com esses argumentos. Ele deveria esclarecer e enaltecer as vantagens das ToT da Dassault e esquecer os candidatos preteridos.Santiago escreveu:Sábado, 09 de Janeiro de 2010 | OESP
Para Planalto, compra de Rafale é questão fechada
Referências favoráveis a caças rivais no segundo relatório serão descartadas
Denise Chrispim Marin e Vera Rosa
O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o caça Rafale-C, da companhia francesa Dassault, se encaixa em um projeto maior de defesa e, portanto, deve ser o escolhido do programa F-X2, para aquisição de 36 aviões para a aviação de combate. A palavra final depende dos últimos acertos sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões. Com base nessa escolha já consolidada, o Palácio do Planalto decidiu descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes que constar do segundo relatório do Comando da Aeronáutica, entregue na quarta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento não estabelece ordem de preferência.
Como contrapartida para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".
Em entrevista a um canal de TV francês, o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ironizou a crise. "Com essa polêmica, os preços dos caças tendem a cair."
Para o Planalto, o dado mais relevante dos relatórios é a inexistência de veto aos três concorrentes. Desde o início do F-X2, outros três caças foram riscados pela FAB. O argumento definitivo, do ponto de vista da Presidência, não está presente na análise técnico-militar, mas na avaliação de políticas estratégica e industrial. Nesse quesito, o Rafale não teria rival.
O item mais relevante não deveria ser a transferência de tecnologia e o desenvolvimento da indústria bélica nacional, ambas peças chaves no END?
Segundo o mesmo colaborador de Lula, o F-X2 está inserido em um projeto mais amplo do governo para a área de defesa, que contempla a padronização de toda a frota de caças do País, inclusive uma versão embarcada para guarnecer um futuro porta-aviões a ser construído em parceria com a França.
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.
O pacote que começa com 36 unidades envolverá a compra de um total de 120 caças. Nesse plano, há três exigências: transferência de tecnologias, reserva de mercado e soberania irrestrita de uso das aeronaves.
Na negociação entre governos concluída no último 7 de setembro, em Brasília, as resistências da França a alguns pontos foram derrubadas. O preço inicial da hora de voo, estimado em US$ 14 mil no caso do Rafale, caiu para US$ 11 mil.
Se não for uma garantia apenas nos 2 primeiros anos, o que sairia muito barato para a França e arriscado para o Brasil, ótimo.
A Dassault deu garantias de que os caças fabricados no Brasil, com a transferência de sua tecnologia, terão a América Latina como mercado cativo. A companhia francesa não entrará na disputa de futuros contratos negociados na região.
Com a americana Boeing, fabricante dos F-18 Super Hornet, persiste a restrição de acesso aos códigos fonte da eletrônica digital de bordo. Além disso, pesa o risco de veto do Pentágono a futuras vendas de aviões militares fabricados no Brasil a outros países, como ocorreu no episódio do embargo ao fornecimento de caças leves Super Tucanos da Embraer à Venezuela, sob argumento de que empregam componentes feitos nos EUA.
Se eles não atenderam aos requisitos do F-X2, não devem ser selecionados mesmo!
Mas os outros argumentos são secundários e irrelevantes. Nenhum país da America do Sul tem condições de adquirir Rafale e mesmo assim já se perdeu o timing. A referência a Venezuela deixa claro a fonte dos jornalistas...
Apontado como a melhor opção no relatório preliminar da Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela americana GE, o que resultaria no mesmo risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais.
Quanta besteira que mais uma vez revela a origem das informações dessa reportagem.
Primeiro, a GE/Celma é o maior exportador de serviço do Brasil e acaba de anunciar investimentos USD 120mi aqui. Tem muitos interesses no Brasil. Segundo, a maior parte das turbinas militares aeronáuticas e navais em uso no Brasil são de origem americana.
A segunda desvantagem diz respeito ao custo do Gripen, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, no final, necessariamente, o mais barato", afirmou um assessor de Lula*.
Se os suecos oferecem um preço fixo, em contrato, como fizeram na Holanda e já disseram que propuseram aqui, isso passa a ser uma falácia.
Editado pela última vez por Penguin em Sáb Jan 09, 2010 11:04 am, em um total de 5 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
VERDE: Muito interessante tambémWolfgang escreveu:Hora de voo do Rafale teria caído para 11 mil dólares.
Para Planalto, compra de Rafale é questão fechada
Referências favoráveis a caças rivais no segundo relatório serão descartadas
Denise Chrispim Marin e Vera RosaTamanho
O governo Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que o caça Rafale-C, da companhia francesa Dassault, se encaixa em um projeto maior de defesa e, portanto, deve ser o escolhido do programa F-X2, para aquisição de 36 aviões para a aviação de combate. A palavra final depende dos últimos acertos sobre o preço desse lote, estimado em R$ 10 bilhões. Com base nessa escolha já consolidada, o Palácio do Planalto decidiu descartar qualquer referência favorável aos outros dois caças concorrentes que constar do segundo relatório do Comando da Aeronáutica, entregue na quarta-feira ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. O documento não estabelece ordem de preferência.
Como contrapartida para a Aeronáutica, que terá seu trabalho de análise relativizado na escolha final, o Planalto afasta a hipótese de punição ao comando da Força pelo recente vazamento do texto preliminar do relatório F-X2, de caráter confidencial e datado de setembro de 2009. Segundo um colaborador direto do presidente Lula, a atitude foi "deliberada", "grave" e nociva à segurança nacional. Mas, ponderou ele, a responsabilidade pelo ato "de um brigadeiro" não pode ser imposta ao comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, cuja "lealdade e integridade são inquestionáveis".
Em entrevista a um canal de TV francês, o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, ironizou a crise. "Com essa polêmica, os preços dos caças tendem a cair."
Para o Planalto, o dado mais relevante dos relatórios é a inexistência de veto aos três concorrentes. Desde o início do F-X2, outros três caças foram riscados pela FAB. O argumento definitivo, do ponto de vista da Presidência, não está presente na análise técnico-militar, mas na avaliação de políticas estratégica e industrial. Nesse quesito, o Rafale não teria rival.
Segundo o mesmo colaborador de Lula, o F-X2 está inserido em um projeto mais amplo do governo para a área de defesa, que contempla a padronização de toda a frota de caças do País, inclusive uma versão embarcada para guarnecer um futuro porta-aviões a ser construído em parceria com a França.
O pacote que começa com 36 unidades envolverá a ]compra de um total de 120 caças.[/color] Nesse plano, há três exigências: transferência de tecnologias, reserva de mercado e soberania irrestrita de uso das aeronaves.
Na negociação entre governos concluída no último 7 de setembro, em Brasília, as resistências da França a alguns pontos foram derrubadas. O preço inicial da hora de voo, estimado em US$ 14 mil no caso do Rafale, caiu para US$ 11 mil.
A Dassault deu garantias de que os caças fabricados no Brasil, com a transferência de sua tecnologia, terão a América Latina como mercado cativo. A companhia francesa não entrará na disputa de futuros contratos negociados na região.
Com a americana Boeing, fabricante dos F-18 Super Hornet, persiste a restrição de acesso aos códigos fonte da eletrônica digital de bordo. Além disso, pesa o risco de veto do Pentágono a futuras vendas de aviões militares fabricados no Brasil a outros países, como ocorreu no episódio do embargo ao fornecimento de caças leves Super Tucanos da Embraer à Venezuela, sob argumento de que empregam componentes feitos nos EUA.
Apontado como a melhor opção no relatório preliminar da Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, traz dois problemas insolúveis, do ponto de vista da Presidência. O primeiro é o fato de seu único motor ser fabricado pela americana GE, o que resultaria no mesmo risco de interferência do Pentágono em futuras operações comerciais.
A segunda desvantagem diz respeito ao custo do Gripen, apontado como o mais barato no relatório preliminar da Aeronáutica. O Planalto pondera que as estimativas são ilusórias porque apenas 40% do projeto desse jato saiu do papel. "Esse caça não será, no final, necessariamente, o mais barato", afirmou um assessor de Lula.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
P44 escreveu:lá vem a VEJA, a espumar da boca
O engraçado é que tem gente que defende as matérias da Veja e da FSP, e malha a matéria da Isto É. Muito interessante.
O Presidente já decidiu, resta, o resto chorar, nada mais que isso. Quanto essa palhaçada de vazamento, não interessa em nada para a decisão. Porém, se for verdade, cabeças tem que rolar.
Também me admira muito, a contratação de ex-oficiais graduados que estavam no COPAC para faze lobie, existe um negócio chamado de ética e moralidade, que no serviço público deve ser incluído num instituto jurídico chamado quarentena, quer dizer, quem ocupa determinados cargos no governo, não pode ir para a iniciativa privada usar sua influência ou conhecimento dentro de um prazo, que pode chegar há alguns anos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Já cansei de falar aqui, não houve queda no custo operacional do Rafale, se o Gripen NG custaria 8.000 dólares, o Rafale e o F-18 custariam no máximo 12.000 dólares, qualquer outra coisa é lobie, mentira ou invenção.
Não vamos pagar nada em Euros, o Rafale no Brasil terá o custo muito menor que na França, isso deve ser relativizado conforme o operador, não posso pegar custos de operação em Dólar e em Euro, sem fazer a paridade cambial, dado que são operadores diferentes, vivendo custo e planilhas de cálculo diferentes, chega de lobie barato e mentiroso do tipo de Folha de São Paulo e da Veja.
[]´s
Não vamos pagar nada em Euros, o Rafale no Brasil terá o custo muito menor que na França, isso deve ser relativizado conforme o operador, não posso pegar custos de operação em Dólar e em Euro, sem fazer a paridade cambial, dado que são operadores diferentes, vivendo custo e planilhas de cálculo diferentes, chega de lobie barato e mentiroso do tipo de Folha de São Paulo e da Veja.
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Editado pela última vez por PRick em Sáb Jan 09, 2010 11:02 am, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?P44 escreveu:eu se calhar sou muito estúpido mas alguém me explica , se o Jobim sempre quis o Rafale, porque vazaria um relatório que punha o seu preferido em último?????![]()
Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.
Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Santiago escreveu:Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?P44 escreveu:eu se calhar sou muito estúpido mas alguém me explica , se o Jobim sempre quis o Rafale, porque vazaria um relatório que punha o seu preferido em último?????![]()
Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.
Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.
[]s
Não manipule a realidade assim, todos nós sabemos que no FX-1 a Dassault fez parceria com a Embraer. e por isso ganhou preferência, o mais sintomático é que tinha gente que falava em Enfraer, agora, essa galera defende a Embraer, não chama ela de SAABraer por exemplo. Outra atitude vergonhosa, não tem lado, ou melhor sempre tiveram o rabo preso com o norte ou são oposicionistas sistemático, fazem oposição ao Governo, a Nação ou aos dois.
Agora, a Panfleto vai acusar o NJ de ter vazado o relatório, para que não fique feio, quero mesmo apuração e punição para quem fez isso, caso isso foi feito, seja lá quem for, porém, a FSP não é polícia, judiriciário, GF ou a FAB. Cabe a esses orgãos procurar e punir os supostos responsáveis.
[]´s
Editado pela última vez por PRick em Sáb Jan 09, 2010 11:03 am, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sinceramente, não vejo a hora disso terminar... E para mim, o NG não deveria estar no short list e sim o Flanker. Porque estamos discutindo classes muito diferentes de caças, custos que não podem ser comparados sem dados muito mais robustos, etc.Santiago escreveu:Por que ele sempre quis? Isso não me parece certo. Não deveria primeiramente ser atendidas a premissas do END (ToT e desenvolvimento industrial) e não a uma vontade pessoal?P44 escreveu:eu se calhar sou muito estúpido mas alguém me explica , se o Jobim sempre quis o Rafale, porque vazaria um relatório que punha o seu preferido em último?????![]()
Na realidade a pergunta raiz seria outra. Por que a fixação com a Dassault desde o F-X1, antes de qualquer "parceria estratégica"? Essa fixação levou ao cancelamento do F-X1, F-X1,5 e coloca em risco o F-X2. Que estranho "doce" a Dassault possui, que se mostra irresistível apenas aqui na Terra Brasilis? Estranhamente e coincidentemente, a Saab era tida como preferida nos F-X iniciais e a Dassault a escolha política. E a história se repete.
Nossa sorte, dos brasileiros, é que independente do conteúdo da proposta da Dassault, o Rafale possui um execelente desempenho.
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O Saito disse que nunca houve adulteração no relatório, isso para mim basta para afirmar a má-fé de parte da imprensa brasileira.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Já se decidiram pela França, mais uma vez sem competição internacional??!!! Esse casco do SNBR foi o melhor invetimento que a França fez na sua história.



Santiago, competição internacional para a compra de um projeto de PA convencional?
Quais países possuem tal projeto?
EUA - enormes PA de 90.000 ton, que não cabem em nenhum dique nacional, nucleares e onde estariam embarcados TODAS as aeronaves de caça da FAB, p. ex. Resultado: não atende.
França - possui projeto de navio compatível com a necessidade da MB, de cerca de 40.000 ton, acabou de construir um PA nuclear, que pode ser configurado como convencional, e vai construir outro, convencional.
Os outros países:
Inglaterra - adaptou o projeto Francês para um NAe com sky jump, o que já descartamos;
Itália, Espanha, Rússia - sky jump, já descartado.
Oh, surpresa!!!!!! A MB vai fazer um PA com o projeto francês!!!!!!!!!!!!
Incrível novidade, impensável para qualquer um.
Ninguem tinha adivinhado isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Incrível.
E se realmente o rafale é comprado pela FAB, um PA feito para aquele avião!!!!!!!







Caramba, acabamos de fazer uma competição internacional aqui no DB.
O único projeto que serve ÀS PRETENÇÕES BRASILEIRAS, AO REM BRASILEIRO, AS NECESSIDADES BRASILEIRAS, AO CENÁRIO BRASILEIRO, qual foi???????????????
Editado pela última vez por Marino em Sáb Jan 09, 2010 11:23 am, em um total de 2 vezes.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Acho que deveriam apertar a Cantanhêde para ela dizer onde "conseguiu" o tal relatório. No mínimo, se for verdade, ela cometeu crime contra segurança nacional. Não me venham que ela foi veículo, porque imprensa tem que ter responsabilidade também - ou a Cantanhêde não reside no Brasil?