TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#29326 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jan 09, 2010 12:18 am

brisa escreveu:Que nada Alberto..... aquele post longo seu tentando imitar o Orestes foi um lixo..... :twisted:

.....o FX virou Circo.... :mrgreen:
Pelo menos eu tento, né?

Mas não tento ser o palhaço.

Alberto -
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#29327 Mensagem por Dieneces » Sáb Jan 09, 2010 12:19 am

Carlos Mathias escreveu:
Ainda acho que o Lula peita essa, ele é um estadista e sabe certamente o que está em jogo. Será julgado inicialmente, mas daqui a poucos anos todos compreenderão.
Espero mais que isso, queria ver uma resposta avassaladoramente pesada.
Essa será nas urnas...

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
brisa

#29328 Mensagem por brisa » Sáb Jan 09, 2010 12:20 am

AlbertoRJ escreveu:
brisa escreveu:Que nada Alberto..... aquele post longo seu tentando imitar o Orestes foi um lixo..... :twisted:

.....o FX virou Circo.... :mrgreen:
Pelo menos eu tento, né?

Apelou perdeu..... [003] :mrgreen: :twisted: ..... normal partindo de voce.... :evil:

Procure ser voce mesmo....aí talvez saia alguma coisa que preste.....pare de tentar ser quem voce nunca conseguira ser...

Editado pela última vez por brisa em Sáb Jan 09, 2010 12:23 am, em um total de 1 vez.
Booz
Sênior
Sênior

#29329 Mensagem por Booz » Sáb Jan 09, 2010 12:21 am

Cabôclo véio, sinto dizer-te.
Mas errastes, amarga e profundamente, com o teu post.

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#29330 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 09, 2010 12:22 am

GustavoB escreveu:Quem é esta pessoa,

Imagem

a Núbia Oliveira?
Mara Carfagna, a ministra de Oportunidades Iguais da Italia.

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#29331 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 09, 2010 12:23 am

Essa será nas urnas...
Errou , passou beeem longe do alvo.

Dieneces
Sênior
Sênior

#29332 Mensagem por Dieneces » Sáb Jan 09, 2010 12:24 am

knigh7 escreveu:
Mapinguari escreveu: Não e nem vai ver. O que vaza são apenas especulações.
Mapinguari escreveu: Esqueça as bobagens da Folha.
Caça Ao Vazamento
Governo investiga divulgação de relatório secreto sobre compra de aviões de combate e reafirma favoritismo francês na disputa

Claudio Dantas Siqueira

Um compromisso delicado aguarda o presidente Lula na volta de suas férias, nos próximos dias. Da praia do Guarujá, no litoral paulista, onde passou a semana passada, ele convocou para uma reunião o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o brigadeiro Dirceu Tondolo Nolo, responsável pela Copac, comissão que coordena o programa FX-2, que resultará na bilionária compra de 36 jatos de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Lula e Jobim querem saber como um relatório indicando o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, como o favorito dos militares para vencer a concorrência – disputada também pelo francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing – vazou para a imprensa no início da semana passada, constrangendo o presidente e o ministro e acirrando uma crise entre eles e os comandos das Forças Armadas. A julgar pelo relatório divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a Copac fez ouvidos moucos à recomendação de Jobim para que a análise técnica não hierarquizasse os três aviões finalistas e apresentou uma classificação em que prioriza o preço em detrimento de requisitos técnicos, logísticos, de transferência tecnológica e contrapartidas industriais (off-set). O episódio pode terminar com a punição dos membros da Copac e ainda precipitar a decisão pela escolha do avião francês, favorito do governo. Na Defesa, o descumprimento da ordem de Jobim está sendo tratada como insubordinação. E o vazamento de informações, consideradas segredo de Estado, pode até ser enquadrado como crime de segurança nacional. De uma forma ou de outra, Lula já mandou avisar que não vai se submeter às pressões. O recado foi dado pelo chanceler Celso Amorim. “A decisão será política. É o presidente, com a ajuda de seu Conselho de Defesa, que tomará a decisão final”, disse. Segundo Amorim, “às vezes os técnicos dão uma impressão que vai num sentido e muitas vezes o barato sai caro”. Jobim, por sua vez, disse que encaminhará a Lula um relatório próprio. “Vou analisar tudo, tirar dúvidas, avaliar o sistema de cálculo e levar as minhas conclusões para o presidente”, afirmou. Como ISTOÉ revelou em dezembro, o relatório completo do programa FX- 2, com 30 mil páginas, traz diversas tabelas mostrando os pontos positivos e negativos de cada avião, usando um código de cores (azul, amarelo e vermelho), em vez de notas. Dos três, por exemplo, o jato francês apresenta o pacote tecnológico mais abrangente, enquanto o sueco é o mais barato. De posse dessa papelada, a Copac resolveu fazer um sumário executivo e tentou emplacar a classificação: o Gripen NG apareceu em 1º lugar, seguido do F-18 e do Rafale, em terceiro.

O documento passou nas mãos de Saito e Jobim, que mandou os militares elaborarem uma nova versão, sem o ranking. Isso foi feito, mas o documento anterior, em vez de ser destruído, acabou vazando
. Para o consultor de segurança nacional Salvador Ghelfi Raza, da Universidade de Defesa dos EUA, braço acadêmico do Pentágono, vazamentos como esse devem ser apurados. “É preciso investigar para saber se há uma manipulação do resultado da concorrência por interesses escusos”, afirma. O fato é que está em curso uma poderosa guerra de lobbies, envolvendo os maiores fabricantes mundiais, para abocanhar um contrato de até R$ 10 bilhões. Até que se prove o contrário, não há nada de ilegal na atuação desses grupos de pressão. No entanto, algumas vezes os interesses parecem difusos. Para tentar emplacar o Gripen NG, a Saab contratou o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da Copac na primeira edição do FX. Com ascendência sobre muitos oficiais, Cima é sempre recebido na FAB com a reverência que sua patente impõe, com direito até a continência dos próprios membros da comissão. Outro contratado pelo fabricante sueco é o engenheiro Anastácio Katsanos, que foi vice-presidente militar da Embraer. A Embraer chegou a analisar a compra de parte da Saab por meio de um swap de ações, considerando a eventual escolha do Gripen NG. Dentro da companhia, há o entendimento de que o caça sueco dá a oportunidade de um desenvolvimento conjunto do projeto. Mas é exatamente o fato de ser apenas um projeto que traz insegurança para o governo. Não há como saber quando o avião estará operacional. Da mesma forma, é impossível definir qual será seu preço final. O valor de US$ 50 milhões, anunciado pela Saab, é uma estimativa. Bem diferente do que ocorre com o Super Hornet (US$ 55 milhões) e o Rafale (64 milhões de euros, US$ 91,6 milhões), aviões totalmente operacionais e com preço estabilizado. “Não dá para comparar o Rafale, que já é operacional, com o Gripen, um avião que não existe”, reagiu o ministro da Defesa francês, Hervé Morin. Essa lógica também embala as discussões sobre o custo da hora-voo. A hora-voo do F-18 está em US$ 11 mil, enquanto a do Rafale é de 9,8 mil euros (US$ 14 mil). Já a do Gripen, segundo a Saab, seria de US$ 4 mil. O problema é que a própria comissão técnica da FAB, a partir de cálculos baseados em dados de manutenção extrapolados do Gripen C/D (versão anterior ao NG), encontrou um valor diferente do informado: US$ 8 mil. Na Noruega, os técnicos estimaram esse custo em US$ 10 mil. A divergência de informações pesa contra a opção sueca. Um outro dado importante parece ter sido esquecido no sumário que foi vazado à imprensa: o teste de pilotagem. Em outubro, Jobim convocou os pilotos que testaram os caças para que emitissem um parecer. Os militares destacaram o desempenho do Rafale e também elogiaram o F-18, mas não tiveram o que dizer do Gripen NG, pelo simples fato de que não puderam voar nele. O que está disponível para testes é um “demonstrador”, uma espécie de protótipo feito com base num modelo de treinamento que tem muito pouco a ver com a versão final. Como alertou Amorim, o barato pode sair caro.

http://www.istoe.com.br/reportagens/387 ... +VAZAMENTO
Certamente não vai aparecer ninguém a dizer que a IstoÉ seja uma Pig ou outro animal qualquer....

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Mapinguari
Sênior
Sênior

#29333 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 09, 2010 12:26 am

Carlos Mathias escreveu:Como eu sempre repito (e escuto os esculachos depois), o que mais me impressiona é ver brasileiros felizes com isso.
Mas será que existem "BRASILEIROS" felizes com a possibilidade de adiamento/cancelamento do F-X2?

Mapinguari

Imagem
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#29334 Mensagem por Paisano » Sáb Jan 09, 2010 12:27 am

Brisa e AlbertoRJ, essa picuinha entre vocês dois terá um fim neste momento.

Este é o primeiro e último aviso!!!

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#29335 Mensagem por Enlil » Sáb Jan 09, 2010 12:28 am

Buenas, fui, vou me refestelar estilicamente à beira d'água alguns dias. Espero q na volta, em torno de terça q vem, esteja definida alguma coisa: se vamos ter um caça de 4G para substituir nossas relíquias ou vamos ficar com elas na Primeira Linha até 2020... Abraços a todos q ficam, tenhamos fé q pelo menos essa novela termine seja qual for o definido. Até lá quero é sombra, água fresca para molhar a carcaça e Heinekens para umedecer a guela :mrgreen:...

brisa

#29336 Mensagem por brisa » Sáb Jan 09, 2010 12:29 am

Paisano de novo???? que que eu fiz????.....perante o regulamento ja que voce é advogado???...e não é UMA fim...´seria um fim :mrgreen:

Editado pela última vez por brisa em Sáb Jan 09, 2010 12:30 am, em um total de 1 vez.
soultrain
Sênior
Sênior

#29337 Mensagem por soultrain » Sáb Jan 09, 2010 12:29 am

brisa escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Pelo menos eu tento, né?

Apelou perdeu..... [003] :mrgreen: :twisted: ..... normal partindo de voce.... :evil:

Procure ser voce mesmo....aí talvez saia alguma coisa que preste.....pare de tentar ser quem voce nunca conseguira ser...
Que é isso Brisa, gostei muito do post do Sky, imitação por favor né? Acabem lá com isso sff.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Mapinguari
Sênior
Sênior

#29338 Mensagem por Mapinguari » Sáb Jan 09, 2010 12:29 am

soultrain escreveu:Ainda acho que o Lula peita essa, ele é um estadista e sabe certamente o que está em jogo. Será julgado inicialmente, mas daqui a poucos anos todos compreenderão.

[[]]'s
É o que espero também, Soultrain. Que ele peite. Afinal de contas, a END é um programa de Estado.

Mapinguari

Imagem
Dieneces
Sênior
Sênior

#29339 Mensagem por Dieneces » Sáb Jan 09, 2010 12:30 am

Flávio Rocha Vieira escreveu:
soultrain escreveu:Ainda acho que o Lula peita essa, ele é um estadista e sabe certamente o que está em jogo. Será julgado inicialmente, mas daqui a poucos anos todos compreenderão.

[[]]'s
Concordo com você soultrain. O Presidente Lula é um forte.

Um fraternal abraço,
Quem assistiu o filme de sua biografia , aquele bancado por empresas contratantes do governo e abençoadas por empréstimos do BNDES , dizem que a história da vida dele representada na película lembra a vida de Jesus Cristo . Li algo na crítica nesse mesmo sentido .

Carlos Mathias

#29340 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 09, 2010 12:30 am

Dieneces, pode ser que ali na frente o vazador venha à público dizer que nunca se vazou nada e que o suposto relatório é uma mentira inventada por um jornal ...

Seria uma saída razoável para o que se avizinha, considerando essa matéria da Istoé.

Responder