Irã tem como se defender de Israel?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Irã tem como se defender de Israel?

#1276 Mensagem por Enlil » Sáb Out 31, 2009 3:36 am

suntsé escreveu:
Enlil escreveu: No entanto, com manutenção da ocupação de territórios palestinos e das Colinas de Golã sírias e, pior q isso, expansão da ocupação, a chance de paz é igual a zero...
Eu acho quase impissivel Israel se retirar das Colinas de Golã, porque é uma região critica para israel. Alias se eles tiverem juizo não faram qualquer concessão a respeito desse território.
Não é um questão de segurança, a Síria não pode militarmente com Israel. O cerne da questão mais uma vez são assentamentos ilegais em território alheio, sua expansão, sem falar nos recursos hídricos. Procure saber onde fica a nascente do rio Jordão :wink:... Nada é tão "simples" quanto parece...

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#1277 Mensagem por rodrigo » Ter Nov 03, 2009 3:51 pm

A Síria não tem interesse em acordo com Israel. Na hipótese de acordo, acabariam muitas razões de existirem em Damasco. Sem falar nos argumentos dos desocupados.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Enlil
Sênior
Sênior

#1278 Mensagem por Enlil » Qua Nov 04, 2009 10:18 am

Israel é um país usurpador de território alheio e expansionista. A extrema-direita israelense não está nem um pouco interessada em paz, já proposta pelos árabes... E teus argumentos em defesa de Israel são de tão "bom senso" quanto os q legitimam governos de déspotas ditadores, corruptos e assassinos de civis da América Latina... Desocupado deve ser o cérebro de quem busca eternamente justificar crimes contra a humanidade em nome de seu extremismo político...

rodrigo
Sênior
Sênior

#1279 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 04, 2009 2:23 pm

Enlil escreveu:E teus argumentos em defesa de Israel são de tão "bom senso" quanto os q legitimam governos de déspotas ditadores, corruptos e assassinos de civis da América Latina...
Bom senso mesmo é defender o governo de um déspota ditador, corrupto e assassino de civis no Oriente Médio. :lol:

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
Enlil
Sênior
Sênior

#1280 Mensagem por Enlil » Qua Nov 04, 2009 4:40 pm

Quem está defendendo a ditadura Assad aqui? O país Síria transcende seu governo e as Colinas de Golã são território sírio anexado e ocupado ilegalmente por Israel, consegue entender? País ocupante cujo GOVERNO está recheado de fanáticos de extrema-direita q não têm o mínimo interesse em um acordo de paz q não chancele sua ocupação de território alheio, até água eles negam a população civil palestina... Querer a paz é expandir assentamentos em Golã e na Cisjordânia? Como sempre seus argumentos não passam do fanatismo típico de quem é simpatizante de abjetos da laia do Pinochet... Ele é mais um ignóbil queimando a fogo lento no inferno abraçado com todo sorte de desprezíveis ditadores da esquerda ou da direita com ampla ficha de crimes contra a humanidade...

rodrigo
Sênior
Sênior

#1281 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 04, 2009 6:55 pm

O país Síria transcende seu governo e as Colinas de Golã são território sírio anexado e ocupado ilegalmente por Israel, consegue entender?
Entendo inclusive que o território foi perdido na invasão de 1973, onde os vizinhos árabes maciçamente apoiados pelos soviéticos, tentaram destruir Israel, mas foram humilhados pelos israelenses maciçamente apoiados pelos EUA. Eu entendo que isso cause tantas emoções até hoje, perder território em combate, ainda mais quando se é o ofensor, causa terríveis cicatrizes na moral, mas entenda que um povo guerreiro não se abaixa para o discurso de nenhum bunda mole, seja da ONU, da Síria, do Hamas e etc. O país Síria transcenderia seu governo se não fosse uma ditadura hereditária, cujas violações de direitos humanos, leis internacionais e massacrante intervenção no Líbano nunca foram condenadas por pessoas de sua tchurma, que enchem a boca de espuma raivosa para falar de Israel, mas não conseguem enxergar os mais variados crimes dos países e organizações guerrilheiras vizinhos.

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
rodrigo
Sênior
Sênior

#1282 Mensagem por rodrigo » Qua Nov 04, 2009 7:04 pm

04/11/2009 - 16h25
Israel apreende carregamento de armas em navio e acusa Hizbollah

da Folha Online

Israel informou nesta quarta-feira que a Marinha do país interceptou, a 180 km do litoral, um navio contendo "centenas de toneladas de armamentos". Segundo o número dois da Marinha israelense, Rani Ben-Yehuda, o carregamento saiu do Irã e era destinado, provavelmente, ao movimento xiita libanês Hizbollah.
"Havia [foguetes] Katyusha, cujo propósito é atingir civis", disse o vice-ministro da Defesa de Israel, Matan Vilnai, em entrevista para a Rádio do Exército. Ele não deu detalhes a respeito da quantidade de armamento presente no navio e afirmou ter dúvidas sobre se os tripulantes sabiam que as armas estavam a bordo. Para Vilnai, o armamento iria para o Hizbollah. "Isso fortalece [o grupo] e aumenta a capacidade dele de atingir a longo alcance dentro de Israel".

O Hizbollah disparou quase 4.000 foguetes contra Israel na guerra de 2006, e autoridades israelenses afirmam que o grupo vem se rearmando desde o conflito, que durou 34 dias.

Uma porta-voz militar israelense disse que a Marinha "avistou, durante checagens de rotina, um navio cargueiro levando a bandeira de Antígua a cem milhas da costa israelense", disse uma porta-voz militar. "Eles suspeitaram que ele carregava armas e, depois de uma inspeção inicial, munições foram encontradas. O navio foi levado ao litoral", disse a porta-voz.

O correspondente para assuntos militares da Rádio Israel identificou o navio como o Francop, uma embarcação de 137 metros que transporta contêineres, e afirmou que ele está atracado no porto de Ashdod, ao sul de Tel Aviv. A emissora de TV israelense Channel 10 afirmou que Israel tinha informações antecipadas sobre o navio.

Fontes militares afirmaram que comandos navais abordaram o navio em águas internacionais. O Ministério da Defesa israelense disse que o navio foi abordado próximo do Chipre. Em nota, o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, afirmou que o armamento tinha como destino "a arena terrorista no norte", também em uma aparente referência ao Hizbollah.

Em outra nota, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou que as armas encontradas poderiam ter "atingido cidades israelenses".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 7595.shtml

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
Enlil
Sênior
Sênior

#1283 Mensagem por Enlil » Qua Nov 04, 2009 7:24 pm

rodrigo escreveu:
O país Síria transcende seu governo e as Colinas de Golã são território sírio anexado e ocupado ilegalmente por Israel, consegue entender?
Entendo inclusive que o território foi perdido na invasão de 1973, onde os vizinhos árabes maciçamente apoiados pelos soviéticos, tentaram destruir Israel, mas foram humilhados pelos israelenses maciçamente apoiados pelos EUA. Eu entendo que isso cause tantas emoções até hoje, perder território em combate, ainda mais quando se é o ofensor, causa terríveis cicatrizes na moral, mas entenda que um povo guerreiro não se abaixa para o discurso de nenhum bunda mole, seja da ONU, da Síria, do Hamas e etc. O país Síria transcenderia seu governo se não fosse uma ditadura hereditária, cujas violações de direitos humanos, leis internacionais e massacrante intervenção no Líbano nunca foram condenadas por pessoas de sua tchurma, que enchem a boca de espuma raivosa para falar de Israel, mas não conseguem enxergar os mais variados crimes dos países e organizações guerrilheiras vizinhos.
Esse territórios foram anexados em 1967, quando Israel atacou os árabes, não sei tu sabe... Teus argumentos são patéticos... NUNCA justifiquei o radicalismo árabe: seja homem e aponte um post meu nesse sentido! O q sempre fiz foi salientar o radicalismo de AMBOS os lados do conflito, principalmente o do lado de Israel, veementemente NEGADO por pessoas da tua turma: fanáticos de direita, fundamentalistas de deixar Stálin, Pol Pot, Hamas ou os judeus ultra-ortodoxos orgulhosos... Q defendem cegamente Israel, sejam por seu extremismo ideológico, seja com argumentos inacreditavelmente transcendentais... Os governos árabes são ditaduras ou teocracias e Israel é uma democracia pseudo-laica, recheada de fundamentalistas religiosos em conluio com a extrema-direita, um Estado com extensa lista de massacres, segregação e q pune coletivamente civis indefesos. Não seja hipócrita, lave sua boca e troque esse avatar escroto antes de falar de direitos humanos...

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#1284 Mensagem por suntsé » Qua Nov 04, 2009 11:45 pm

Enlil, mesmo apesar de algumas diuvergencias de ponto de vista, eu considero você uma pessoa respeitavel.

Eu acho que o fato do territorio ser a nascente do Rio Jordão um fator que por si só server de argumento israelence para não devolver o territorio.

Alias, o estado de israel ja estava cobiçando aquelas terras antes da guerra....e os Sirios derem o pretexto ideal para que Israelk se apossa-se daquelas terras.O Sirios não foram nada inteligentes.

Enlil
Sênior
Sênior

#1285 Mensagem por Enlil » Qui Nov 05, 2009 1:19 am

Bleza suntsé. A questão é: Israel legitimará sua política expansionista com argumentos transcendentais? Se sim, não passará de mais uma teocracia, disfarçada de democracia, na região... O território israelense se expandiu (e se expande) a custa de terra alheia, terras q já tinham donos há séculos... Este é o cerne da questão. Nunca haverá um argumento q justifque o terrorismo de grupos palestinos ou do Hezbolah em seus ataques indiscriminados contra civis. Da mesma forma q a sistemática política israelense de expulsão de palestinos de suas casas, segregação, punição coletiva, incontáveis mortes de civis inocentes, cara, 80% da água dos territórios palestinos é desviada para uso dos Israelenses! O Mar Morto está secando por causa dos desvio das águas do Jordão para os Kibutz! O q isso tem a ver com o terrorismo palestino? Nada, é apenas um deliberada e descarada iniciativa de anexação de território.

Nunca, jamais, desafio qualquer um a citar um de meus 3319 posts em q eu tenha justificado o terrorismo árabe. A questão q sempre enfatizei é q não há santos no Oriente Médio e o q inviabiliza qualquer possibilidade de paz é o radicalismo de AMBOS os lados, não somente o árabe como a mídia ocidental e muitos aqui gostam de salientar...

O q me anoja profundamente é essa hipocrisia quanto trata-se do assunto: A maior potência militar do Oriente Médio é tratada como um pobre país com uma população a merçe de terroristas enquanto milhões de pessoas do outro lado não têm direito algum ao mínimo de segurança e dignidade de vida... Seu território é ocupado, anexado, são expulsos de suas terras secularmente habitadas por n gerações de suas famílias, são segregados por barreiras, muros e postos de controle, estão a merçe de inscursões punitivas q já mataram e mutilaram milhares de civis e até sua água é usurpada... Q legitimidade ou justificativa há para essa política conscientemente sistemática por parte de Israel: NENHUMA. Apenas a expansão de seu território e em cujos assentamentos há todo sorte de fundamentalista religioso, armado até o dentes e apoiado por poderozíssimas forças blindadas e pela força aérea, muitos querendo se legitimar com politicas embasadas em argumentos transcendentais! Isso é ridículo e trágico ao mesmo tempo...

Esta é a visão q milhões de palestinos têm em n lugares da Cisjordânia :

Assentamentos israelenses

Imagem
Estão em franca expansão...

Colonos:

Imagem

Israeli settlers in Hebron city

Agora pergunto: Isso é querer realmente a paz na região? Q tipo de contribuição esse tipo de política dá para a paz? Será mesmo q ela é inviabilizada APENAS pelo radicalismo palestino?...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1286 Mensagem por Bolovo » Qui Nov 05, 2009 1:50 am

Ah, cara, eu não entendo o tesão de morar essas casinhas de madeira, no meio do deserto, do nada, cheio de gente que não gosta de você quando você mora num país que tem padrão de vida europeus, banhado pelas águas quentes do Mediterrâneo, com as mulheres mais bonitas da região (alguém duvida?), cheio de coisa para ver e fazer, enfim, aproveitar a vida. Desculpa meu comentário inútil, mas deve ser por isso que eu não tenho qualquer ligação com religião, alias, nem debato esse assunto... [101]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 267 vezes
Agradeceram: 108 vezes

#1287 Mensagem por FOXTROT » Qui Nov 05, 2009 9:16 am

rodrigo escreveu:

(...mas entenda que um povo guerreiro não se abaixa para o discurso de nenhum bunda mole, seja da ONU, da Síria, do Hamas e etc.)

Você deve estar brincando, seu fanatismo por este Estado do Médio Oriente não lhe autoriza a insultar pessoas, Estados e instituições como a ONU, e principalmente seus colegas de Fórum, que embora tenham divergências com você, te respeitam...

Se há um único país que não pode falar em crimes contra civis naquela região, este país chama-se Israel, vide guerra no Líbano 2006 e Massacre de gaza em 2008/2009.

Abraços

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#1288 Mensagem por suntsé » Sex Nov 06, 2009 1:45 am

Bolovo escreveu:Ah, cara, eu não entendo o tesão de morar essas casinhas de madeira, no meio do deserto, do nada, cheio de gente que não gosta de você quando você mora num país que tem padrão de vida europeus, banhado pelas águas quentes do Mediterrâneo, com as mulheres mais bonitas da região (alguém duvida?), cheio de coisa para ver e fazer, enfim, aproveitar a vida. Desculpa meu comentário inútil, mas deve ser por isso que eu não tenho qualquer ligação com religião, alias, nem debato esse assunto... [101]
Eu compartilho do seu cponto de vista. Eu jamais submeteria a minha familia a um clima de tensão desses.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1141 vezes
Agradeceram: 2867 vezes

#1289 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Nov 06, 2009 10:07 am

No entanto é o que eles fazem.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
rodrigo
Sênior
Sênior

#1290 Mensagem por rodrigo » Sex Nov 06, 2009 2:15 pm

FOXTROT escreveu:Se há um único país que não pode falar em crimes contra civis naquela região, este país chama-se Israel, vide guerra no Líbano 2006 e Massacre de gaza em 2008/2009.
São todos santos.
A Jordânia não massacrou e expulsou os palestinos de seu território;
A Síria não invadiu e massacrou o Líbano durante anos - essa é incrível - se Israel bombardeia o Líbano, todos se revoltam. Mas não existe um pio contra os anos de opressão síria. A maioria das pessoas nem sabe que existia isso. E ainda surgem paladinos da verdade pra falar de ocupação israelense. A imprensa nem podia entrar no Líbano, senão os jornalistas eram executados, ou pelos sírios ou pelos terroristas apoiados pela Síria.
Talvez alguns atentados também sejam interessantes para reavivar a memória, como suicidas explodindo ônibus civis israelenses, ou mesmo sequestrando e executando atletas em uma olimpíada.

aperta e daí afrouxa,

João Guimarães Rosa
Responder