Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Bourne
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#22171
Mensagem
por Bourne » Sex Out 30, 2009 9:02 pm
Santiago escreveu:As finanças e o tal de custo-benefício não deveriam ser menosprezados...
[]s
E quem garante que esse tendência se mantém no longo prazo? Ou que o contrato com os franceses será pago em euros e não em dólares? Ou se vai fechar o contrato em uma moeda e buscar negociar o seu valor no mercado financeira para se proteger de variações cambiais?
Resumindo, lá no fundinho, não quer dizer nada.
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Penguin
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#22172
Mensagem
por Penguin » Sex Out 30, 2009 9:08 pm
Bourne escreveu:Santiago escreveu:As finanças e o tal de custo-benefício não deveriam ser menosprezados...
[]s
E quem garante que esse tendência se mantém no longo prazo? Ou que o contrato com os franceses será pago em euros e não em dólares? Ou se vai fechar o contrato em uma moeda e buscar negociar o seu valor no mercado financeira para se proteger de variações cambiais?
Resumindo, lá no fundinho, não quer dizer nada.
Nada garante mesmo isso que vc menciona caro Bourne. Mas tb nada garante o contrário. Só o GF e a FAB neste momento têm acesso aos detalhes de cada proposta.
[]s
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Carlo M. Cipolla
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AlbertoRJ
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#22173
Mensagem
por AlbertoRJ » Sex Out 30, 2009 9:11 pm
Santiago, o que é "GF"?
[]'s
Alberto -
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Carlos Mathias
#22174
Mensagem
por Carlos Mathias » Sex Out 30, 2009 9:16 pm
Grupo Fodão!!!!
São os caras ninja que estão no FX.
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Penguin
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#22175
Mensagem
por Penguin » Sex Out 30, 2009 9:19 pm
AlbertoRJ escreveu:Santiago, o que é "GF"?
[]'s
Prezado Alberto,
Inicialmente tb achei curioso. Tem sido utilizada aqui com certa freqüência. Resolvi adotar. Se não estou equivocado, significa Governo Federal: atores implicados no processo decisório do F-X2: Presidência, MD, MRE, MDIC, etc.
[]s
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Antonio Alvarenga
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#22176
Mensagem
por Antonio Alvarenga » Sex Out 30, 2009 9:39 pm
Santiago escreveu:Postado no BM. Supostamente saiu na Revista Asas que logo depois a retirou do ar.
Não sei se é boato, mas saiu na revista asas:
http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 3&LE=atual
EXCLUSIVO:
FAB teria eleito o Super Hornet para F-X2
(EXCLUSIVO, 28 de Outubro de 2009)
Segundo fontes não-oficiais ouvidas há poucos minutos por nossa reportagem, o Relatório Final da Aeronáutica relativo à concorrência F-X2 estaria já pronto e apontaria como vencedor o caça norte-americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet.
A concorrência F-X2 é a mais importante da Força Aérea Brasileira (FAB) nos últimos 30 anos, e visa à escolha do principal vetor de defesa aérea do país, um caça multifuncional do qual a encomenda inicial prevista é de 36 unidades.
A notícia não está mais lá...

Interessante!!!
No dia 28 as empresas Mectron, Aeroeletrônica e Atech ainda estavam respondendo uma última rodada de perguntas da Comissão do Programa F-X2 relativo a seus envolvimentos com cada concorrente.
Como é que o relatório já estaria pronto?
Abs,
Antonio
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Rock n Roll
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#22177
Mensagem
por Rock n Roll » Sex Out 30, 2009 9:44 pm
A decisão pode ser política, mas o veredito tem que ser de quem será responsável por colocar as aeronaves no ar e trazê-las de volta. Não esquecendo dos que comprometeram a própria vida nestas aeronaves se preciso for. Estes devem ter suas decisões mais que ponderadas.
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Rock n Roll
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#22178
Mensagem
por Rock n Roll » Sex Out 30, 2009 9:49 pm
Por falar nisso. Já passou da hora da FAB voltar a ter um anfíbio na região norte. Poderia ser um Beriev dos novos, quem sabe até um versão bombeiro. Porque os canadair são tão caros?
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Penguin
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#22179
Mensagem
por Penguin » Sex Out 30, 2009 9:51 pm
Rogério Lima escreveu:Por falar nisso. Já passou da hora da FAB voltar a ter um anfíbio na região norte. Poderia ser um Beriev dos novos, quem sabe até um versão bombeiro. Porque os canadair são tão caros?
Não entendo pq já não adquirimos essa aeronave russa:

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Antonio Alvarenga
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#22180
Mensagem
por Antonio Alvarenga » Sex Out 30, 2009 9:55 pm
Rogério Lima escreveu:Por falar nisso. Já passou da hora da FAB voltar a ter um anfíbio na região norte. Poderia ser um Beriev dos novos, quem sabe até um versão bombeiro. Porque os canadair são tão caros?
Os CL-415 são caros por vários motivos que ocorrem ao mesmo tempo:
- cadência de produção muito baixa (varia de 4 a 10 aviões por ano)
- estrutura de preços que tem que incluir boa margem para cobrir prejuízos ou margens pequenas na aviação regional/comercial (CRJs).
- "custo Canadá" - apesar de isenção de impostos e outras benesses do governo canadense, o custo da mão de obra é exorbitante.
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soultrain
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#22181
Mensagem
por soultrain » Sex Out 30, 2009 10:03 pm
Antonio Alvarenga escreveu:Santiago escreveu:Postado no BM. Supostamente saiu na Revista Asas que logo depois a retirou do ar.

Interessante!!!
No dia 28 as empresas Mectron, Aeroeletrônica e Atech ainda estavam respondendo uma última rodada de perguntas da Comissão do Programa F-X2 relativo a seus envolvimentos com cada concorrente.
Como é que o relatório já estaria pronto?
Abs,
Antonio
Naquele fórum há supostas "fontes" muito "interessantes" e completamente à solta, pena. A informação deve vir daí.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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davedogman
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#22182
Mensagem
por davedogman » Sáb Out 31, 2009 5:31 am
G-Tradu...
October 30, 2009
Gripen Danish Campaign Chief Michael Olofsson replies:
"As for the Gripen NG, we have a perfectly well-defined test program and configuration. During phase one, which ended just before summer this year we flew 79 sorties with our Gripen NG Demo Aircraft to especially verify the integration of new and stronger F414 engine.
During summer and autumn, the aircraft remained on the ground when we began Phase 2, where we now have installed the AESA radar, new Missile Approach Warners, activated the tanks for extra fuel internally, integrated larger drop tanks, etc.
Verification flights for this has now begun (started this week actually) and is expected to last until next summer when Phase 3 begins and the new avionics system is to be integrated. Everything is proceeding according to plan
##
This means that
Sweden is behind the development of the Gripen NG (called Gripen E / F in Sweden) and to guarantee that it will operate the Gripen NG with others who choose Gripen NG - for example Denmark.
http://www.andreaskrog.dk/
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gaitero
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#22183
Mensagem
por gaitero » Sáb Out 31, 2009 1:36 pm
Amanha no Fantástico, matéria especial com os três concorrentes do F-X.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Mapinguari
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#22184
Mensagem
por Mapinguari » Sáb Out 31, 2009 2:43 pm
Santiago escreveu:Rogério Lima escreveu:Por falar nisso. Já passou da hora da FAB voltar a ter um anfíbio na região norte. Poderia ser um Beriev dos novos, quem sabe até um versão bombeiro. Porque os canadair são tão caros?
Não entendo pq já não adquirimos essa aeronave russa:
http://www.flightglobal.com/airspace/ph ... utaway.jpg
Porque a FAB já dispõe de kits MAFFS (Modular Airborne Fire Fighting System para seus C-130.
Editado pela última vez por
Mapinguari em Sáb Out 31, 2009 8:24 pm, em um total de 1 vez.
Mapinguari

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Skyway
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#22185
Mensagem
por Skyway » Sáb Out 31, 2009 3:08 pm
Concordo com o Santiago..
Sei que a FAB já tem os MAFFS, mas são sistemas enormes, que levam tempo para serem instalados nos C-130 e ainda tem de ser carregados com um produto especial que tambem leva tempo para ser preparado. Ta muito longe de ser ideal, muito longe.
Penso que o Beriev teria lugar no Brasil, tanto para combate a incêndios como para auxíliar nas regiões afastadas da amazônia se, e somente se, houver condições do Beriev operar lá. Contando com o tamanho da aeronave, peso e com a robustez dela em operar em aguas com materiais em suspensão como troncos por exemplo.
Se não puder ser o Beriev, qualquer hidroavião com capacidade de conversão anti incêndio que puder operar na amazônia seria muitíssimo bem vindo na minha opinião.
Por que penso no seguinte, um hidroavião tem maior flexibilidade na região para apoiar as populações isoladas e realizar as funções que a FAB faz hoje, e em caso de queimada em qualquer outro lugar do Brasil, essas aeronaves poderiam ser deslocadas para lá e convertidas para o combate ao incêndio.
Aumentaria muito a flexibilidade da FAB na amazônia e quando necessário seria muito melhor que os C-130 e seus kits MAFFS de hoje. Isso sem falar que em alguns anos o KC-390 vai acabar substituindo os C-130 depois de operar junto por algum tempo, e aí quando isso ocorrer, ficamos sem aeronave anti-incêndio?
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA