Traficante prepara ‘exército’ e barricadas
Rio - Com exército de ex-militares integrado à quadrilha, o traficante Fabiano Atanázio da Silva, o FB, da Vila Cruzeiro, na Penha, está pronto para a guerra. Os serviços de inteligência das polícias Civil e Militar levantaram informações de que o bandido já determinou a colocação de barricadas nas principais vias de acesso à Vila Cruzeiro e posicionou seu arsenal em pontos estratégicos da favela para rechaçar a ação da polícia.
FB foi o responsável pela invasão de bandidos ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, sábado, que resultou na queda de um helicóptero da PM. O maior temor da cúpula de segurança, entretanto, é a informação de que FB teria um míssil. Como O DIA noticiou domingo, ele teria comprado o armamento por R$ 200 mil, além de possuir armas poderosas como metralhadoras antiaéreas .30 e .50.
Segundo as investigações, FB reuniu pelo menos 20 chefões do tráfico na Vila Cruzeiro, entre eles Magno Fernando Tatagiba e Alexander Mendes da Silva, o Polegar, ambos da Mangueira. No grupo estariam ainda Ricardo Severo, o Faustão, e Ilan Nogueira Sales, o Capoeira, que também participaram da invasão aos Macacos. Capoeira é suspeito de tentativa de assalto na Linha Amarela, que resultou na morte do PM Natan Evaristo da Silva, em fevereiro de 2008. Ele integrava a equipe do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
ENCOMENDA DE ARMAS
Gravações feitas com autorização da Justiça mostram Fabiano Atanázio, o FB, encomendando armas com Antônio Jorge Gonçalves, um dos maiores traficantes de armamento do Brasil, preso em julho. Ele escolhe o modelo que quer comprar, um dos mais modernos e capaz de derrubar aeronaves.
— FB: Pô, manda um verdinho daquele para mim, cara!
— Antônio: Qual verdinho que você tá falando?
— FB: O austríaco.
— Antônio: Ah, aquele é o REM, cara.
— FB: HG - 600. Aquele que vem com acrílico atrás. Na coronha.
—Antônio: Pediu 60, cara.
— FB: Qual?
—Antônio: Esse daí austríaco...
—FB: Então, mais aí veja bem, mano: se você me garantir que vai me dar com os pentes, eu pago. Entendeu, mano?
Troca de tiros leva pânico a colégio
Durante a caçada aos traficantes que invadiram o Morro dos Macacos e atiraram no helicóptero no sábado, policiais do 22º BPM (Maré) trocaram tiros, ontem, com traficantes nas favelas Mandela 1 e 2, no Complexo de Manguinhos. Para fugir dos PMs, dois bandidos invadiram o pátio da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva. Professores, alunos e funcionários entraram em pânico.
“Eles entraram correndo, com a PM perseguindo eles. Mandamos as crianças ficarem abaixadas no refeitório. Foi um terror.Depois de escutar alguns tiros e e gritos dos policiais, houve um silêncio. Os disparos, em seguida, continuaram do lado de fora. Foi um horror, ainda estou com as pernas bambas”, contou um professor.
As aulas no turno da manhã foram suspensas por volta das 11h30, logo após o tiroteio. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os bandidos não chegaram a entrar no prédio do colégio. À tarde, a escola abriu, mas a maior parte dos 1.137 alunos não compareceu.
>>Leia mais notícias sobre criminalidade no Blog da Segurança
Depois da perseguição, um menor de 12 anos, que seria olheiro do tráfico, foi detido com um radiotransmissor quando tentava se esconder no pátio do colégio. Na operação, os PMs também apreenderam fogos de artifício e dezenas de pedras de crack e papelotes de cocaína.
No início da noite, um homem morreu e três foram detidos numa ação do 1º BPM (Estácio) nos morros Fallet-Fogueteiro, no Rio Comprido. Policiais que participavam de cerco à comunidade, para evitar invasões, foram atacados por bandidos. Houve intenso confronto, que provocou pânico. Motoristas que passavam pela Rua Itapiru fugiram de ré e outros saíram de seus veículos em busca de abrigo. Comerciantes baixaram as portas. O criminoso que foi baleado portava uma metralhadora 9 milímetros