TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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czarccc
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21406 Mensagem por czarccc » Sáb Out 17, 2009 1:11 pm

Bender escreveu:A dois dois atrás,e já cerca de 20 páginas atráz, :shock: eu postei alguns trechos de entrevistas do então Min. MU,sobre o FX2 e mais o trecho da END sobre o reaparelhamento da FAB.

Incrível como o discurso não mudou nada:


MU, exemplificando sobre o Gripen e por tabela os americanos:

"Não resolveria um terceiro problema, que é a importância que tem nesse avião os componentes americanos. E, é claro que não queremos que a solução do nosso problema do hiato e desproteção aérea nos coloque numa posição de dependência tecnológica em relação a uma potência que notoriamente resiste à transferência de tecnologia e usa as tecnologias ilimitadas para exercer influência política."

Na END:

"A escolha entre os dois figurinos é questão de circunstância e de
negociação. Consideração que poderá ser decisiva é a necessidade de
preferir a opção que minimize a dependência tecnológica ou política em
relação a qualquer fornecedor que, por deter componentes do avião a
comprar ou a modernizar, possa pretender, por conta dessa participação,
inibir ou influir sobre iniciativas de defesa desencadeadas pelo Brasil."



O Min. Nelson Jobim,novamente ontem 16/10/2009.

""Os americanos dizem que transferem tecnologia. Eu disse lá atrás, não examinei a proposta deles ainda, que já fui advogado e juiz e que trabalho com jurisprudência. Mostrei a eles que o antecedente deles é muito ruim em termos de transferência de tecnologia", afirmou o ministro."

"Já sobre a Saab, o ministro afirmou que o Gripen NG ainda não existe. "Tem um problema, o motor é norte-americano. Há alguns outros elementos que não são suecos. Eles ficaram de mostrar quem são os fabricantes desse equipamentos"

O fato do discurso não ter mudado nada,prova que as escolhas por "países" já tinham sido feitas naquela época,França e Russia,"as" segundas opções nunca foram EUA e Suécia,a segunda opção sempre foi a Russia,que só não está na parada também pois valorizou demais o osso,esta hoje na reserva de contingência.

O discurso,justificativa e argumentação da dificuldade de transferência de tecnologia por parte dos americanos continua diplomaticamente sendo repetido como um mantra,e sendo divulgado pela mídia,depois da divulgação oficial do resultado pela mídia,será repetido novamente pela ultima vez,mas ai já estará plenamente aceito como verdade,após tantas repetições,será tido como justo e correto.

MU,comentando sobre as negociações com a Russia naquela época:

"O ministro disse ver como natural a resistência da Rússia a temas como a divisão de poder em organismos internacionais, já que o País se beneficia ainda hoje das configuração de poder do pós-guerra. "Para isso a Rússia teria que largar o osso", afirmou. "É natural que sejam ambivalentes".

Muitos dirão:"mas que palhaçada então é essa de selecionar F18 e Gripen?"

Nós cançamos de falar diariamente aqui que o que se estava fazendo era um leilão,um leilão que tinha como objetivo simplesmente baixar os preços do Rafale,pois a escolha ja tinha recaido sobre a França,e conseguir o máximo de beneficios do governo francês,para que isso ocorresse teria que haver outros concorrentes,os Russos não precisariam de pressão para baixar os preços,é mais que público que os seus são os menores.

Perguntarão ainda:"Então americanos e Suécos são uns otários?Gastaram uma grana nessa campanha e não enxergaram isso?"

Bom,ai cabe a cada um tirar as suas conclusões.

O super trunfo nunca valeu,a escolha foi política desde o inicio,mas não vamos acreditar que a FAB não sabia disso,era inocente,sabia e faz o seu papél,e mesmo sabendo, legitimamente está tentando desde o inicio convencer por uma decisão em consenso.

Sds.

Bender,o insistente.

O pessoal tá relutante quanto a escolha política de um parceiro estratégico. O VP da Embraer, por exemplo, deu seu pitaco. Não entenderam quem decide.

PS: Preferia o cara cagando!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21407 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:18 pm

Palpiteiro escreveu:Creio não ter entendido muito bem o texto. O que ele quis dizer, se é que foi isto mesmo que disse, em relação a: "...e a Marinha do país possa fazer o mesmo mais adiante". :?:

A intenção dele seria dizer, nossa Marinha?


Entendi que se referia à US Navy, no seu programa "Imminent Fury".

http://www.masscops.com/forums/military ... plane.html
Sim ele disse, USAF e USNAVY...

:wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21408 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:27 pm

Jin Jones escreveu: Duas coisas me chamaram atenção nesses textos.

1-O Brig. Saito fala em 88 unid. e não mais em 120, uma redução de 1/3 do plano original ( isso não muda mesmo ! )
2-Os esforços para que "rapidamente" liberar o acordo BR/EUA para a venda dos ST para o tio san.
Será que essa presa toda é prá atrelar ao FX-2 ????
Vejo o F-18E como azarão, mas será que está rolando algo bem maior que ninguem está sabendo :?:

Cenas dos prox. capitulos.....
As 120 unidades são e sempre foram um Norte, ou seja, é um objetivo maximo, porém sabemos que a quantidade tende a ser menor.

Eu vejo que, como o Brasil esta a comprar caças mais avançados, como o Rafale, por exemplo, esta redução para 88 é aceitavel. Permitiria manter unidades mais avançadas, com os recursos atuais. Creio que 88 em 5 bases é um numero exelente. Acima do que eu estava esperando, acreditava em 72. :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21409 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:29 pm

Carlos Mathias escreveu:A questão, eu acho, é saber quais destes componentes do Rafale são submetidos ao famoso ITAR; quais deles são insubstituíveis, quais foram escolhidos onde o foram por questões meramente econômicas, enfim, quais deles seriam verdadeiramente fatais em caso de veto ou embargo.

E sobre os russos, esse ano eles inauguraram duas ou três fábricas de chip/processadores, 100% russos.

E em tempo, creio que mais de 90% do titânio produzido no mundo vem da ... Rússia. 8-]
Olha, segundo andei pesquisando estes dias, nada de itens no ITAR.

:wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21410 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 17, 2009 1:29 pm

Carlos Mathias escreveu:E sobre esse 1/3 a menos, poderia ser um 5ºG ????
Um caça pesado????
8-]
Uma possibilidade poderia ser o desenvolvimento de um UCAV.

Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21411 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:31 pm

Carlos Mathias escreveu:E sobre esse 1/3 a menos, poderia ser um 5ºG ????
Um caça pesado????
8-]
Deveria ser, mas não fique triste. Poderemos ter novidades em breve. Não com caças de 5 geração. Mas com outros meios muito eficientes que poderão fazer toda a diferença.

Eu acho que o PaK-Fa é uma oportunidade perdida, mas creio que a decisão foi acertada. Depois do F-X tudo vai aparecer... :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21412 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:32 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E sobre esse 1/3 a menos, poderia ser um 5ºG ????
Um caça pesado????
8-]
Uma possibilidade poderia ser o desenvolvimento de um UCAV.

Abraços,

Wesley
É bem provavel. :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21413 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 17, 2009 1:35 pm

gaitero escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Uma possibilidade poderia ser o desenvolvimento de um UCAV.

Abraços,

Wesley
É bem provavel. :wink:
Os três concorrentes do FX-2 possuem projetos nessa área e poderiam nos ajudar.

Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21414 Mensagem por gaitero » Sáb Out 17, 2009 1:47 pm

FIGHTERCOM escreveu:
gaitero escreveu: É bem provavel. :wink:
Os três concorrentes do FX-2 possuem projetos nessa área e poderiam nos ajudar.

Abraços,

Wesley
Não só por isto.

A propria industria nacional tem dado sinais da necessidade e da prioridade, acenada pela FAB, nesta área.

Além disso, este assunto foi amplamente tratado na END.

Outro ponto que eu considero interessante é o fato de que, por se tratar de uma nova tecnologia, desenvolver a industria nacional a partir deste ponto, ao invés de investir em meios relativamente mais caros, como são os caças de 5 geração, podem colocar o Brasil em um patamar tecnologico muito mais elevado que o atual, e permitir a FAB uma exelente operacionalidade, com ''custos'' e com ''obstaculos'' consideravelmente menores.

Diria que:

A prioridade 1 - é comprar novos caças e desenvolver uma versão nacional do mesmo, ou seja, se a opção for pelo Rafale, o mesmo deverá ter uma versão BR, com armamento e sistemas nacionais, montado no Brasil.
A prioridade 2, é a instalação de um sistema de comunicação segura, o Link-BR 2.
A prioridade 3, são os Veículos Não Tripulados, primeiro de vigilância e depois de combate.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21415 Mensagem por luisdmrx » Sáb Out 17, 2009 3:44 pm

Boeing melhora oferta para tentar vender caças ao Brasil

Super Hornet 2
EUA podem restringir o uso de sua tecnologia pelo Brasil, qualquer que seja o vencedor do F-X2, pois há tecnologia americana tanto no Gripen como no Rafale

José Meirelles Passos

Além de reafirmar a garantia de transferência de tecnologia do F/A-18 Super Hornet para o Brasil, a Boeing – que disputa com a francesa Dassault e a sueca Saab um contrato para a venda de 36 caças ao país – melhorou a sua oferta com pelo menos duas iniciativas. Uma delas é a promessa de que empresas brasileiras passariam imediatamente a produzir peças para aviões da Marinha americana; e também, em parceria com a própria Boeing, entrar no mercado global da aviação, passando a fornecer outros equipamentos – inclusive asas e fuselagem do Super Hornet – tanto para os Estados Unidos como para vários outros países.

Essas iniciativas foram reveladas nesta sexta-feira ao GLOBO por dois altos funcionários da embaixada dos EUA em Brasília:

- A indústria aeroespacial brasileira se tornaria o principal fornecedor e parceiro da Boeing no mercado global, e especificamente no mercado de defesa dos EUA, que é dez, cem vezes maior que os mercados dos competidores - disse uma das fontes.

Segundo ambas, o governo americano foi autorizado pelo Congresso daquele país a transferir, em termos de tecnologia, “tudo aquilo que foi exigido pela Força Aérea do Brasil”, sem restrições.

- Obtivemos uma autorização sem precedentes de todos os setores do governo, inclusive do Congresso, pois ela foi alcançada antes mesmo de haver um contrato. Autorizaram inclusive o uso de sistema de armas made in Brazil no caça. Essa integração jamais foi feita com os Super Hornets.

Em carta enviada ao GLOBO nesta sexta, a Boeing insistiu no fato de que em agosto o próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantira ao governo brasileiro que nenhum item contido na proposta da empresa “será sujeito a nova revisão”.

Na quarta-feira, falando à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, em Brasília, Bob Gower, vice-presidente da Boeing, disse que a empresa se compromete a criar no Brasil o Centro de Capacitação da Boeing, cujo foco será trabalhar na evolução da próxima geração de tecnologias:

- Vislumbro um futuro em que caças Super Hornet serão construídos no Brasil. Enxergo ainda um futuro onde Super Hornets serão mantidos e modernizados por brasileiros – disse o executivo.

Confrontados com a promessa da França, que baixou os seus preços e prometeu permitir que o Brasil vendesse os seus caça Rafale a países da América do Sul, os funcionários americanos rebateram:

- Bom, isso agora é uma questão de ver o que o Brasil prefere: entrar no mercado global de aviação (de mãos dadas com a Boeing) ou ter a possibilidade de vendas muito hipotéticas na região.

Os americanos também procuraram deixar claro que, qualquer que seja o resultado da concorrência, os EUA teriam em mãos, se fosse o caso, o poder de vetar potenciais vendas pelo Brasil tanto dos caças Rafale (França) como dos Gripen (Suécia) que viessem a ser montados ou construídos no país:

- Caso os EUA decidissem restringir o uso de sua tecnologia pelo Brasil, isso afetaria todos os competidores, pois há tecnologia americana tanto no Gripen como no Rafale.

FONTE: O Globo




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21416 Mensagem por Paisano » Sáb Out 17, 2009 5:23 pm

luisdmrx escreveu:Boeing melhora oferta para tentar vender caças ao Brasil

Super Hornet 2


(...)

Os americanos também procuraram deixar claro que, qualquer que seja o resultado da concorrência, os EUA teriam em mãos, se fosse o caso, o poder de vetar potenciais vendas pelo Brasil tanto dos caças Rafale (França) como dos Gripen (Suécia) que viessem a ser montados ou construídos no país:

- Caso os EUA decidissem restringir o uso de sua tecnologia pelo Brasil, isso afetaria todos os competidores, pois há tecnologia americana tanto no Gripen como no Rafale.


FONTE: O Globo
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21417 Mensagem por Túlio » Sáb Out 17, 2009 5:31 pm

'Aff' digo eu, esse mesmo bendito trecho está sendo discutido em todas as Aéreas, POWS!!!

O que a falta de news não faz... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21418 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 17, 2009 6:18 pm

Seu azulado!!!!!!!! :x




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21419 Mensagem por DELTA22 » Sáb Out 17, 2009 8:02 pm

luisdmrx escreveu:Boeing melhora oferta para tentar vender caças ao Brasil

Super Hornet 2


(...)

Os americanos também procuraram deixar claro que, qualquer que seja o resultado da concorrência, os EUA teriam em mãos, se fosse o caso, o poder de vetar potenciais vendas pelo Brasil tanto dos caças Rafale (França) como dos Gripen (Suécia) que viessem a ser montados ou construídos no país:

- Caso os EUA decidissem restringir o uso de sua tecnologia pelo Brasil, isso afetaria todos os competidores, pois há tecnologia americana tanto no Gripen como no Rafale.


FONTE: O Globo
:mrgreen: :mrgreen: Fazer o que né??? Ao menos nunca me enganei quanto a isso. :wink:

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21420 Mensagem por ninjanki » Sáb Out 17, 2009 8:05 pm

gaitero escreveu:
Não só por isto.

A propria industria nacional tem dado sinais da necessidade e da prioridade, acenada pela FAB, nesta área.

Além disso, este assunto foi amplamente tratado na END.

Outro ponto que eu considero interessante é o fato de que, por se tratar de uma nova tecnologia, desenvolver a industria nacional a partir deste ponto, ao invés de investir em meios relativamente mais caros, como são os caças de 5 geração, podem colocar o Brasil em um patamar tecnologico muito mais elevado que o atual, e permitir a FAB uma exelente operacionalidade, com ''custos'' e com ''obstaculos'' consideravelmente menores.

Diria que:

A prioridade 1 - é comprar novos caças e desenvolver uma versão nacional do mesmo, ou seja, se a opção for pelo Rafale, o mesmo deverá ter uma versão BR, com armamento e sistemas nacionais, montado no Brasil.
A prioridade 2, é a instalação de um sistema de comunicação segura, o Link-BR 2.
A prioridade 3, são os Veículos Não Tripulados, primeiro de vigilância e depois de combate.
Gaitero,

Acho que faltou na lista dessas prioridades a produção e lançamento de satélites nacionais, para comunicação militar, sensoriamento e controle do espaço aéreo. Muito da tecnologia de UCAVs requer comunicação segura via satélite para extender a distância de controle.
De resto, pensando com meus botões, também acho que faz sentido um modelo Hi-Lo com caças tripulados para o Hi e UAVs para o Lo. COIN e outras atividades continuam a ter aviões e meios específicos.

Allan




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