TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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ninjanki
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21196 Mensagem por ninjanki » Qui Out 15, 2009 10:08 am

Santiago escreveu:FSP, 15/10

Cessão de tecnologia não será total, dizem fábricas de caças

Representante da Boeing afirma que empresa não é responsável por todas as peças Na audiência na Câmara, suecos e franceses fizeram propostas de fechar novas parcerias com a Embraer se vencerem a licitação da FAB

ALAN GRIPP

Sentados à mesma mesa, representantes das três empresas que disputam a concorrência para vender 36 caças ao Brasil reconheceram ontem que a transferência de tecnologia à indústria nacional terá limites.

As autoridades sabem que uma transferência de tecnologia sem restrições é impossível porque as peças que compõem os aviões são fabricadas por diferentes empresas, de diferentes países. E, desta vez, as concorrentes admitiram isso, em audiência pública na Câmara.

Questionado por que a proposta da Boeing não cita transferência "irrestrita", e sim "necessária", Bob Gower, vice-presidente da empresa responsável pelo F-18 Super Hornet, disse: "Isso significaria dar acesso a cada pequena peça. Se tivermos um chip Intel, não podemos dar acesso aos senhores. Solicitamos a eles [permissão para transferir], e eles nos disseram que era simples: "Basta comprar a nossa empresa".

Representante da francesa Dassault, Jean-Louis Montel reconheceu que o país não detém 100% da tecnologia do Rafale. "O domínio é francês", disse. Mas, segundo ele, isso não será um problema: "Os fornecedores podem ser trocados". O Rafale é o preferido do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Discretamente, os suecos da Saab, fabricante do Gripen -o caça mais barato-, comemoraram o resultado da audiência porque avaliam que as declarações de americanos e franceses puseram as três propostas em pé de igualdade -o Gripen é criticado porque dois terços do avião não são feitos na Suécia, o que dificultaria a transferência.

Na audiência, suecos e franceses propuseram novas parcerias com a Embraer, além da produção dos caças no Brasil.

A Saab disse estar disposta a desenvolver em conjunto com a empresa brasileira a nova geração do Gripen, em "coprodução industrial e intelectual".

A Dassault falou em fabricar em conjunto um motor "ecológico" para o Rafale: "baixo consumo, baixo ruído e capacidade de uso de biocombustíveis".

Já os americanos concentraram sua apresentação em minar a crença de que o país se recusará a repassar segredos industriais, definida por Gower como "exagero de alguns". Ele disse ainda que a proposta dos EUA é inédita, e "resultado da amizade" entre Lula e Obama.
É fácil comemorar uma vitória dessas. Basta não assistir o jogo, e nem saber quais são as regras... É claro que não vamos receber 100% da tecnologia de qualquer um dos caças. Não seria econômicamente razoável imaginar que nenhum país irá entregar todas as tecnologias e IPs aplicados a um caça por míseros 5 bilhões. As ramificações tecnológicas aplicadas são tantas, e de tantas empresas, que o valor real de tecnologia embutido é simplismente alto demais para ser comprado. Oque se discute, oque realmente interessa, é oque será transferido, qual o seu valor estratégico e econômico. E nessa discussão, a vantagem do Gripen é que sua proposta é a que mais interessa à Embraer, logo tem um aliado de peso que, direta ou indiretamente, vaza e pressiona a imprensa a escrever contra os franceses, sem mencionar a predisposição da imprensa Tucana em malhar qualquer escolha do governo.

Allan

ps. Quando os franceses falam em transferência irrestrita, em 100% de tecnologia, se referem à possibilidade, ou seja, ao que estão dispostos a oferecer do menu. Mas ninguém imagina que vamos pedir o menú inteiro de uma vez, ou que teríamos dinheiro para pagar o menú inteiro... O mesmo ocorre com os Suecos, exceto que o menu deles é menor, e com os americanos, exceto que desconfiamos que vamos pedir bife, e receber salada...




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21197 Mensagem por davedogman » Qui Out 15, 2009 10:10 am

:roll: saco de mentiras....
O diretor da Dassault International do Brasil, Jean-Marc Merialdo, afirmou que a França domina completamente as tecnologias necessárias á concepção, desenvolvimento, produção e manutenção de aviões de combate, e que a autorização do governo francês para a transferência de tecnologia precede a proposta comercial. “A totalidade dos sistemas e subsistemas que constituem o avião Rafale são de concepção e produção francesas, portanto, são de propriedade industrial francesa, e não demanda de autorização de outros países, disse, ao comentar que os desdobramentos de uma compra como essa, envolvendo transferência de tecnologia, vão além do setor aeronáutico, alcançando também indústrias estratégicas nos campos de energia, meio ambiente, ciências biológicas, entre outros.
http://www2.camara.gov.br/comissoes/cct ... a-na-venda




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21198 Mensagem por Corsário01 » Qui Out 15, 2009 10:22 am

Eu achei este ppt muito interessante.
http://www2.camara.gov.br/comissoes/cct ... -PT-BR.ppt :wink:




Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21199 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Out 15, 2009 11:10 am

Corsário01 escreveu:Eu achei este ppt muito interessante.
http://www2.camara.gov.br/comissoes/cct ... -PT-BR.ppt :wink:
Gostei muito.

[]'s




Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21200 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 15, 2009 11:35 am

Eu também gostei. Parabéns pelo achado.

E Orestes, ja que o Rafale tem custo estimado em R$ 125 mi e o Gripen NG em R$ 85 mi.
175% de 85 resulta em um repasse tecnológico FINANCEIRAMENTE menor que 160% de 125...

Luís Henrique - apenas brincando com os números. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21201 Mensagem por Marino » Qui Out 15, 2009 11:41 am

Rafale
"O consórcio Rafale International esclarece informações equivocadas e inverídicas publicadas no
artigo "A raposa e o corvo" ("Tendências/Debates", 13/10), do ex-editorialista Aldo Pereira.
O Rafale já foi testado e aprovado em combate em operações no Afeganistão, a serviço da Força
Aérea Francesa e da Otan. Atualmente, 75 aeronaves estão em operação. O Rafale não foi eliminado da
concorrência na Índia. Ele está na segunda fase da concorrência e em teste pela Força Aérea Indiana.
Nos Emirados Árabes Unidos, estão sendo discutidas as bases do contrato e, em breve, deverá ser
anunciada a compra por aquele país. O Rafale foi projetado para operar em grandes distâncias, e seu
raio de ação em operação é da ordem de mil milhas náuticas (1.850 km), similar ao de outros caças
bimotores. Isso o torna capaz de operar em países com dimensões continentais como o Brasil.
Os valores do programa FX-2 estão sob sigilo da FAB, portanto não é adequado dizer que a
proposta da Rafale International é a mais cara.
É necessário ressaltar que não se deve comparar valores de aquisição e de operação entre
aviões bimotores e monomotores. A proposta da Rafale International prevê transferência total e irrestrita
de tecnologia à FAB e à indústria brasileira, já aprovada pelo governo francês. Essa transferência de
tecnologia é parte da parceria estratégica firmada entre os governos do Brasil e da França."
JEAN-MARC MERIALDO , diretor da Dassault Internacional do Brasil, representante da
Rafale International (Brasília, DF)

RESPOSTA DO ARTICULISTA ALDO PEREIRA - Operações antiguerrilha no Afeganistão não
defrontam o Rafale com aviões inimigos nem com equipada defesa antiaérea; configuram, portanto, mais
exercícios do que, a rigor, "combates".




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21202 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 15, 2009 11:41 am

Pra quem ainda não viu o powerpoint da apresentação sobre transferência de tecnologia do Rafale, postado alguns posts acima pelo colega Corsário, eu recomendo FORTEMENTE.

Ressalto que fiquei muito feliz quando vi que teremos: fabricação e manutenção dos módulos do radar AESA e a concepção, desenvolvimento e integração do software.

E que também teremos: engenharia e fabricação de subconjuntos do motor M88 e também o reparo e manutenção, além do desenvolvimento conjunto de um motor para UAV Flex. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21203 Mensagem por Wardog » Qui Out 15, 2009 12:30 pm

Marino escreveu:Rafale
"O consórcio Rafale International esclarece informações equivocadas e inverídicas publicadas no
artigo "A raposa e o corvo" ("Tendências/Debates", 13/10), do ex-editorialista Aldo Pereira.
O Rafale já foi testado e aprovado em combate em operações no Afeganistão, a serviço da Força
Aérea Francesa e da Otan. Atualmente, 75 aeronaves estão em operação. O Rafale não foi eliminado da
concorrência na Índia. Ele está na segunda fase da concorrência e em teste pela Força Aérea Indiana.
Nos Emirados Árabes Unidos, estão sendo discutidas as bases do contrato e, em breve, deverá ser
anunciada a compra por aquele país. O Rafale foi projetado para operar em grandes distâncias, e seu
raio de ação em operação é da ordem de mil milhas náuticas (1.850 km), similar ao de outros caças
bimotores. Isso o torna capaz de operar em países com dimensões continentais como o Brasil.
Os valores do programa FX-2 estão sob sigilo da FAB, portanto não é adequado dizer que a
proposta da Rafale International é a mais cara.
É necessário ressaltar que não se deve comparar valores de aquisição e de operação entre
aviões bimotores e monomotores. A proposta da Rafale International prevê transferência total e irrestrita
de tecnologia à FAB
e à indústria brasileira, já aprovada pelo governo francês. Essa transferência de
tecnologia é parte da parceria estratégica firmada entre os governos do Brasil e da França."
JEAN-MARC MERIALDO , diretor da Dassault Internacional do Brasil, representante da
Rafale International (Brasília, DF)

RESPOSTA DO ARTICULISTA ALDO PEREIRA - Operações antiguerrilha no Afeganistão não
defrontam o Rafale com aviões inimigos nem com equipada defesa antiaérea; configuram, portanto, mais
exercícios do que, a rigor, "combates".
Meu Deus, não aguento mais ler isto. Se não for para alardear a mídia a que se deve o emprego recorrente dessa expressão?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21204 Mensagem por ninjanki » Qui Out 15, 2009 12:32 pm

Sim, esses detalhes são algo que eu já havia dito, porque havia lido sobre eles em algum lugar, e a turma do Gripen vivia dizendo que eu estava alucinando, que a FAB não queria isso, que eram mentiras, etc etc etc... Se oque vale é oque está escrito para o Gripen, então acho que temos de dar o mesmo benefício para o Rafale...

Allan




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21205 Mensagem por Wardog » Qui Out 15, 2009 12:37 pm

Concordo Allan, exelente. Porém é necessário saber que indústrias serão incumbidas de tais tarefas e qual sera a comercialidade dos motores.

Porém é sim um avanço muito bom, não sou do tipo que só elogia um e critica outro, o projeto Rafale tem também seus pontos positivos, apenas no meu ponto de vista, o projeto do Gripen é melhor.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21206 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 15, 2009 12:44 pm

Puta merda, mas afinal, vale o escrito ou não? [101]
Eu li umas duzentas páginas porque fiquei fora por uns dois dias, aí agora mudou a porra toda outra vez,, não vale mais o escrito como postulado numas páginas trás, vale agora a elocubração, o achismo, o disse-me-disse.
Vocês poderiam definir afinal como é que vamos aprovar esses benditos caças?

:x :x :roll: :roll: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21207 Mensagem por GDA_Fear » Qui Out 15, 2009 12:45 pm

Questionado por que a proposta da Boeing não cita transferência "irrestrita", e sim "necessária",(Ou seja o que a FAB pede) Bob Gower, vice-presidente da empresa responsável pelo F-18 Super Hornet, disse: "Isso significaria dar acesso a cada pequena peça. Se tivermos um chip Intel, não podemos dar acesso aos senhores. Solicitamos a eles [permissão para transferir], e eles nos disseram que era simples: "Basta comprar a nossa empresa".

Representante da francesa Dassault, Jean-Louis Montel reconheceu que o país não detém 100% da tecnologia do Rafale. "O domínio é francês", disse. Mas, segundo ele, isso não será um problema: "Os fornecedores podem ser trocados". O Rafale é o preferido do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Aqui o mais interessante, segundo alguns fanáticos pelo Rafale este era TOTALMENTE Francês ou seja tudo era produzido na França e que o próprio Jean-Louis desmentiu, e como já sabemos acreditar em transferência IRRESTRITA de tecnologia é acreditar no papai noel, eu acredito na transferência do que a FAB pediu mas irrestrita nunca.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21208 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 15, 2009 12:47 pm

ninjanki escreveu:Sim, esses detalhes são algo que eu já havia dito, porque havia lido sobre eles em algum lugar, e a turma do Gripen vivia dizendo que eu estava alucinando, que a FAB não queria isso, que eram mentiras, etc etc etc... Se oque vale é oque está escrito para o Gripen, então acho que temos de dar o mesmo benefício para o Rafale...

Allan
Caro Allan,

Seria elegante da sua parte esclarecer melhor a parte aonde afirma que "a turma do Gripen vivia dizendo que eu estava alucinando, que a FAB não queria isso, que eram mentiras, etc etc etc...". Aguardo uma resposta.


Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21209 Mensagem por Corsário01 » Qui Out 15, 2009 12:55 pm

Eu confesso que o único item crucial para mim era este: Motor.

Não sou muito fã da Snecma, mas se isso que está no ppt da Dassault for confirmado, eu passarei a olhar o Rafale com outros olhos.

Manutenção e reparo dos motores M88 do Rafale, dando total autonomia e independência à FAB


Mas a pergunta que não quer e não vai calar:


Aonde serão feitos estes procedimentos e por qual empresa, aqui no Brasil?




Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21210 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 15, 2009 12:58 pm

GDA_Fear escreveu: Representante da francesa Dassault, Jean-Louis Montel reconheceu que o país não detém 100% da tecnologia do Rafale. "O domínio é francês", disse. Mas, segundo ele, isso não será um problema: "Os fornecedores podem ser trocados". O Rafale é o preferido do ministro Nelson Jobim (Defesa).
Mais uma falácia que cai por terra. 8-]
Será que ainda vai aparecer alguém para contestar Jean-Louis Montel?


Abraços,

Wesley




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