Historiador revela ações da esquerda nos Anos de Chumbo

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Historiador revela ações da esquerda nos Anos de Chumbo

#31 Mensagem por Enlil » Seg Out 12, 2009 2:16 am

Jorge Freire escreveu:
Enlil escreveu:Q post infeliz. Muito lamentável q esse tipo de declaração seja pública. Talvez se algum parente teu tivesse morrido nos porões da ditadura ou fosse desaparecido político tu não iria fazer um declaração absurda dessas... Poupe quem tem bom senso de posts tão ignóbeis...
Se algum parente meu tivesse morrido nos porões da ditadura, apenas teria colhido o que plantou. Nunca concordei e não concordarei com a opção feita pelos terroristas. Vivi aquela época, afinal, já tenho 62 anos. Minhas declarações são públicas porque tenho por hábito expor e defender as minhas idéias e lamentável é seu desejo de cercear a minha liberdade de expressão. Se achas que os terroristas tinham o direito de fazer o que fizeram, roubar, assaltar e assassinar, tenho também o direito de expressar a minha opinião. É este o meu direito e o seu termina onde o meu começa.
Finalizando. É minha opinião que a sua tentativa de patrulhamento ideológico é uma atitude prepotente, fascista e ela sim, ignóbil no seu âmago.

Atenciosamente
Arq. Jorge Freire de Paiva Almeida
Não distorça a realidade e seja ignorante. Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada, sem falar em milhares de exilados, muitos artistas e intelectuais inclusive. Não confunda direito a liberdade de expressão com bom senso. Conseguiu fazer um post mais infeliz q o último...

Editado pela última vez por Enlil em Seg Out 12, 2009 2:20 am, em um total de 2 vezes.
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#32 Mensagem por U-27 » Seg Out 12, 2009 2:18 am

Enlil escreveu:Bleza, possa até não simpatizar com a causa mas a diversidade é o q torna as coisas interessantes nesse Brasil. [ ], até mais...

se prepare que logo você tera que saudar o imperador :mrgreen:

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Enlil
Sênior
Sênior

#33 Mensagem por Enlil » Seg Out 12, 2009 2:22 am

Bleza U-27, embora eu ache mais fácil os positivistas chegarem ao poder novamente :mrgreen:...

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#34 Mensagem por rodrigo » Seg Out 12, 2009 8:21 am

Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada, sem falar em milhares de exilados
:lol: :lol: :lol:

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Jorge Freire
Avançado
Avançado
Agradeceu: 3 vezes

#35 Mensagem por Jorge Freire » Seg Out 12, 2009 10:02 am

Enlil escreveu:
Jorge Freire escreveu: Se algum parente meu tivesse morrido nos porões da ditadura, apenas teria colhido o que plantou. Nunca concordei e não concordarei com a opção feita pelos terroristas. Vivi aquela época, afinal, já tenho 62 anos. Minhas declarações são públicas porque tenho por hábito expor e defender as minhas idéias e lamentável é seu desejo de cercear a minha liberdade de expressão. Se achas que os terroristas tinham o direito de fazer o que fizeram, roubar, assaltar e assassinar, tenho também o direito de expressar a minha opinião. É este o meu direito e o seu termina onde o meu começa.
Finalizando. É minha opinião que a sua tentativa de patrulhamento ideológico é uma atitude prepotente, fascista e ela sim, ignóbil no seu âmago.

Atenciosamente
Não distorça a realidade e seja ignorante. Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada, sem falar em milhares de exilados, muitos artistas e intelectuais inclusive. Não confunda direito a liberdade de expressão com bom senso. Conseguiu fazer um post mais infeliz q o último...
1 - Quem está distorcendo a verdade é o senhor. A sua citação de que: Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada é uma mentira. Típica tática usada pelos terroristas e por seus endeusadores. Os casos julgados pela Comissão de Mortos e Desaparecidos desde 1995 são 475 e no meu conhecimento eram todos envolvidos de uma maneira ou outra com o terrorismo. Garanto que os comunas em Cuba mataram muito mais.
2 - Exilados só os que o governo o fêz, libertando terroristas, assaltantes e assassinos em troca da vida de inocentes e de diplomatas estrangeiros sequestrados por criminosos. Os outros eram fugitivos! Fugiram para não ter que responder por seus crimes e pagar por eles conforme a letra da lei. E finalmente todos se deram bem. Todos receberam polpudas indenizações e pensões pagas com os nosso impostos.
3 - Não vejo porque "artista" ou "intelectual" deva ter imunidade para cometer crimes. Se entraram na onda do terrorismo tinham mais que aguentar o tranco.
4 - Gostaria que definisse o que considera liberdade de opinião. Se a considera, o que aparentemente não o faz. Talvez seja a liberdade de concordar consigo ou com as suas opiniões políticas. Infelizmente não o faço. E para o senhor, talvez bom senso seria rezar pela sua cartilha.
Nunca farei!

Reitero a assertiva de que a sua posição é uma posição sectária, porém peço desculpas de te-la chamado de fascista. No caso ficaria melhor chama-la de estalinista.
Atenciosamente

Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#36 Mensagem por U-27 » Seg Out 12, 2009 10:40 am

Enlil escreveu:Bleza U-27, embora eu ache mais fácil os positivistas chegarem ao poder novamente :mrgreen:...

NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO :mrgreen:

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
André Lobo
Novato
Novato

#37 Mensagem por André Lobo » Seg Out 12, 2009 11:31 am

Olá

Sem entrar em méritos maiores, acerca dos exílios é importante não deixar a impressão que as centenas de pessoas que saíram do país o fizeram por puro gosto. Intelectuais e profissionais como Herbert José de Sousa (Betinho), Paulo Freire e Milton Santos - entre outros - só saíram do país por não ser possível mais exercerem suas atividades no Brasil, e muitas vezes após serem presos pelo crime de discordância de pensamento.

Alguns, como Betinho, foram perceptivos o suficiente para deixarem o país antes de serem presos; outros não tiveram a mesma sorte. Paulo Freire ficou preso por mais de dois meses, Milton Santos em prisão domiciliar por seis meses.

Isso sem contar as centenas de casos menos famosos de professores universitários que foram impedidos de ministrar suas aulas quando o tema se aproximava demais de algo que pudesse talvez soar como crítica à situação política no Brasil. Na UFRJ e na UFF, para citar duas, muitos dos professores de Ciências Sociais (por exemplo, que é o que conheço) tiveram que optar entre abrir mão do emprego ou abrir mão do ensino com qualidade - afinal, da mesma forma que economistas têm que ler Adam Smith ou outros pensadores hoje "ultrapassados", em ciências sociais é preciso ler Marx ou Mauss para se ter uma formação intelectual mínima, concordando ou não com o que diz o Capital.

Esse impacto que os anos de ditadura provocaram no pensamento social brasileiro foi profundo, emperrando por uma década a produção intelectual livre no país, não devendo portanto ser esquecido.

Abraços

matheus...
Intermediário
Intermediário

#38 Mensagem por matheus... » Seg Out 12, 2009 4:04 pm

U-27 escreveu:ainda bem que sou monarquista...

mas não entendo, por que eu nunca vi ensinarem na escola os problemas da guerrilha, só o lado "bom", sera que os tais comunaz são tão imparciais mesmo?

bons tempos de partido conservador e partido liberal, nada de comunaz ou facistas
Poxa que legal você ser monarquista, eu também sou com muito orgulho. Só não gosto muito do atual representante da Casa Imperial brasileira. Nós precisamos de alguém de pulso firme. Esse Dom Luís parece que é do mesmo tipo do Dom Pedro, que foi embora se ter resistido (se tivesse dito Eu fico! como seu pai disse, o povo iria as ruas para defende-lo com certeza).

Não sabia que a Danusa Leão era monarquista também, como você disse U-27 é um movimento que cresce bastante.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6834 vezes
Agradeceram: 7131 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Túlio » Seg Out 12, 2009 4:15 pm

Pois eu digo e não é a primeira vez: quando eu era guri bastava o meu Pai tomar umas canhas e começava a falar mal e bem alto do Presidente da época, a quem o véio se referia como "esse FDP do Garrafazul, ditador, ladrão". Era sagrado esse discurso no domingo. Na segunda ia trabalhar e sustentar a família.

Nunca foi preso, torturado nem nada.

Daí infiro que quem tomou mecha é porque foi além do que devia, portanto, que segurasse as conseqüências. E não estavam lutando para trazer nenhum tipo de Democracia para nós, creio que com isso até os mais empedernidos e enrubescidos COMUNAZZZZZZZZ daqui concordam, queriam é nos escravizar DE VERDADE!!!

Enfim, levaram o que mereciam e agora os que sobraram recebem o que não merecem.

Brasil-sil-sil!!!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#40 Mensagem por nveras » Seg Out 12, 2009 4:46 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
nveras escreveu:Cara. Vc até que é um comunista engraçado. Mas se vc tentar acabar com a mamata dos teus amigos, é capaz de ser JUSTIÇADO (termo usado pelos guerrilheiros comunistas para julgamento e execução sumários, sem a presença do réu e/ou de advogados) pelos seus próprios pares, hoje agarrados nas tetas da viúva. [002] [004]
Faça você uma leitura atenta dos fatos noticiados, e verás que são aqueles que hoje se abrigam junto à direita, que advogam estas indecentes indenizações. A pessoa em questão é uma protegida política, de um "cacique " do PSDB.

Não tenho medo de "justiçamentos" tacanhos, sou um homem de coragem. Denunciei Stalin!
Calma meu amigo. Dilma, Lula, Genoino, Dirceu etc são indenizados. Não tire as pessoas por vc. Elas não são tãos boas qto vc pensa. É por isto que o comunismo não funciona. Um operário que assume o poder, logo deixa de ser um simples operário. Temos exemplo vivo disto,embora sem um dedo.
Mas cá entre nós, Stalin já morreu, denucie Fidel, ou o anão coreano.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Enlil
Sênior
Sênior

#41 Mensagem por Enlil » Seg Out 12, 2009 5:14 pm

rodrigo escreveu:
Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada, sem falar em milhares de exilados
:lol: :lol: :lol:
Como sempre patético. Se tivesse o mínimo de vergonha na cara não teria um avatar com um dos ditadores mais escrotos da América Latina: corrupto e assassino...

Enlil
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Enlil » Seg Out 12, 2009 5:20 pm

Jorge Freire escreveu:
Enlil escreveu: Não distorça a realidade e seja ignorante. Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada, sem falar em milhares de exilados, muitos artistas e intelectuais inclusive. Não confunda direito a liberdade de expressão com bom senso. Conseguiu fazer um post mais infeliz q o último...
1 - Quem está distorcendo a verdade é o senhor. A sua citação de que: Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada é uma mentira. Típica tática usada pelos terroristas e por seus endeusadores. Os casos julgados pela Comissão de Mortos e Desaparecidos desde 1995 são 475 e no meu conhecimento eram todos envolvidos de uma maneira ou outra com o terrorismo. Garanto que os comunas em Cuba mataram muito mais.
2 - Exilados só os que o governo o fêz, libertando terroristas, assaltantes e assassinos em troca da vida de inocentes e de diplomatas estrangeiros sequestrados por criminosos. Os outros eram fugitivos! Fugiram para não ter que responder por seus crimes e pagar por eles conforme a letra da lei. E finalmente todos se deram bem. Todos receberam polpudas indenizações e pensões pagas com os nosso impostos.
3 - Não vejo porque "artista" ou "intelectual" deva ter imunidade para cometer crimes. Se entraram na onda do terrorismo tinham mais que aguentar o tranco.
4 - Gostaria que definisse o que considera liberdade de opinião. Se a considera, o que aparentemente não o faz. Talvez seja a liberdade de concordar consigo ou com as suas opiniões políticas. Infelizmente não o faço. E para o senhor, talvez bom senso seria rezar pela sua cartilha.
Nunca farei!

Reitero a assertiva de que a sua posição é uma posição sectária, porém peço desculpas de te-la chamado de fascista. No caso ficaria melhor chama-la de estalinista.
Atenciosamente
Mais um vez distorceu o eu disse. O q tu entende por: Centenas de pessoas mortas e desaparecidas nada tinham a ver com a esquerda armada? Eu entendo como a soma de mortos + desaparecidos q nada tinha a ver com a esquerda ARMADA -

Centenas = > 200;

Esquerda armada = esquerda q não participou diretamente de ações bélicas. Consegue entender?...

Isso já é mais do q sabido.

Coloque dados completos, não somente os q te convém:

475 casos q foram objetos de análise, debates e diligências pelos membros CEMDP;

50 mil detenções só nos primeiros meses de ditadura;

Em torno de 10 mil cidadãos viveram no exílio em algum momento do ciclo ditatorial;

707 processos políticos formados na Justiça Militar;

7367 acusados judicialmente;

10.034 atingidos na fase de inquérito;

130 banidos do país;

4.862 tiveram seus direitos polítcos cassados;

6.592 MILITARES foram punidos;

245 estudantes foram explusos da Universidade;

Números não fechados já q muitos arquivos não foram abertos ainda.

Fonte: Direito à Memória e a Verdade - Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos.

Baixe o livro em PDF e confira in loco trocentos casos -

Organização política ou atividade: NÃO DEFINIDA; Movimento Estudantil, Sindicalistas, políticos, militares, etc's. Isso é esquerda armada por acaso?

Se muitas ações da esquerda armada são terroristas o q tua chamaria o caso dos dois membros DOI-CODI q planejaram explodir um bomba no Rio Centro durante o 1º de Maio?

É ridículo alguém querer justificar a tortura dessas pessoas nos porões da ditadura, sem falar na Operação Condor no Cone Sul feita junto com déspotas dos quilates de Pinochet, Videla, Strossner, Aparicio Méndez, responsáveis por dezenas de milhares de mortos ou desaparecidos.

Continue assim e sinta orgulho disso, isso sim é um pensamento verdadeiramente sectário e a essa altura já és um caso perdido...

nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#43 Mensagem por nveras » Seg Out 12, 2009 5:48 pm

Bem. Doa a quem doer, a verdade é que a tenatativa de implantar a ditadura de esquerda foi vencida. E não se pode negar, que hoje estamos aqui livres para ciriticar a quem quisermos, graças a derrota dos comunistas. Se assim não fosse o derramamento de sangue ainda não teria parado. A história assim nos mostra.
Saudações, e graças a Deus e a aqueles que venceram,vcs são livres para se expressarem, contra ou a favor.
[005]

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
matheus...
Intermediário
Intermediário

#44 Mensagem por matheus... » Seg Out 12, 2009 6:00 pm

Enlil escreveu:
rodrigo escreveu: :lol: :lol: :lol:
Como sempre patético. Se tivesse o mínimo de vergonha na cara não teria um avatar com um dos ditadores mais escrotos da América Latina: corrupto e assassino...

Se o Chile é o país com os melhores indices sociais da América do Sul, e tem uma economia bem interessante pra seu tamanho geográfico e populacional isso se deve a esse que você chama de ditador, mas que foi na verdade um grande líder.

Enlil
Sênior
Sênior

#45 Mensagem por Enlil » Seg Out 12, 2009 6:06 pm

nveras escreveu:Bem. Doa a quem doer, a verdade é que a tenatativa de implantar a ditadura de esquerda foi vencida. E não se pode negar, que hoje estamos aqui livres para ciriticar a quem quisermos, graças a derrota dos comunistas. Se assim não fosse o derramamento de sangue ainda não teria parado. A história assim nos mostra.
Saudações, e graças a Deus e a aqueles que venceram,vcs são livres para se expressarem, contra ou a favor.
[005]
Quem aqui está defendendo ditadura de esquerda? Tem q ser muito tendecioso e utópico para achar q de alguma maneira isso era ou é viável no contexto brasileiro. Minha opinião a respeito já está bem clara em posts anteriores neste tópico. Um crime nunca justificará outro... Não existe essa de assalto a banco revolucionário, meia-Ditadura ou Ditamole, os dois lados q tirem e assumam seus esqueletos no armário... Chega dessa hipocrisia de esquerda armada santa ou Ditadura salvadora da civilização e dos bons costumes, não passam de oportunistas defendendo interesses escusos...

Responder