

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Wesley,FIGHTERCOM escreveu:Caro Czarccc,czarccc escreveu: Vejamos. Essas compras são em geral pulverizadas. São vários grupos de pesquisa em vários núcleos e institutos. Tomando como exemplo o CTA. Os IAE, IEAv, ICEA e IFI não possuem um argão unificado de aquisições. seria inexequível. Mesmo dentro dos institutos há fragmantação, o que é natural. Cada um corre atrás do que precisa, sem burocracia. Esses casos de boicote são infimamente divulgados. Mesmo entre oficiais da Aeronática o percentual daqueles que sabem é mínimo. Já morei em Anápolis e lá estudei com muitos filhos de Sgts Sos e oficiais. Sempre que tinha a oportunidade de conversar sobre isso com o pais de meus amigos, eles ouviam com cara de espanto. E olha que meu espaço amostral era razoável. Os militares pelo menos tendem a crer em mim. Quando falo disso com civis normalmente tomam por ladainha comunista (longe de mim essa praga!) anti-americana. Isso tinha que ser divulgado massissamente. Pode ter certeza que esse Brigadeiro, quando de algum projeto de pesquisa, não compra mais componentes americanos, mas ele é só um entre poucos que conhecem o perigo.
Desculpe-me, mas isso é pra lá de estranho. Se a maioria de nós DBistas, membros dispersos por todo o Brasil, sabemos desses embargos como oficiais de uma mesma instituição não saberiam? Como tivemos acesso aquele vídeo e apresentação e os fabianos não? Estranhíssimo. Ao fazer essa afirmativa, dá a entender que esses oficiais vivem em outro país ou são avessos à nossa realidade.
Realmente essas instituições possuem um certo grau de liberdade em suas ações, afinal burocracia demais só atrapalha P&D. Mas é de se esperar que exista uma troca de experiência entre as mesmas, seria uma surpresa se fosse diferente.
Abraços,
Wesley
Francoorp escreveu:Estou postando estes links pra todo lado, acho que é pertinente à defesa nacional:
Tem uns videos no You Tube de gente especializada na área, que fala o bastante sobre os temas aqui tratados:
Brigadeiro Venâncio. 1337 visualizações
Este sobre off-sets. 241 visualizações
Este sobre estratégia nacional de defesa. 153 visualizações
Este fala de nuclear no contexto do Exercito! 198 visualizações
Soberania e outros na àrea de aviaçao e defesa. 145 visualizações
Novo plano industrial de defesa nacional. 135 visualizações
Este Programa espacial brasileiro. 91 visualizações
Este na pesquisa e inovaçao. 70 visualizações
Temos que contrabandear estes videos pro Lulalàaàaàaà no Planalto.
Ontem mesmo já assisti a dois deles. Achei ambos muito interessantes e vou me programar para assistir os outros. Recomendo a todos que assistam também!czarccc escreveu:O vídeo do Brigadeiro Venâncio já foi postado aqui umas 10 vezes. Essa lista o colega Francoorp postou em uns 4 tópicos diferentes. A 3 dias atrás dois dos vídeos tinham em torno de 150 visualizações, os outros não passavam de 100. Agora vejamos. Somos mais de 3 mil foristas. O único vídeo que tem percentual de viualizações razoável com relação ao número de foristas é o do Brigadeiro Venâncio, depois de intensa campanha. Eu espalhei ele por onde pude. Portanto não necessariamente a maioria dos DBistas sabe disso. Por outro lado a FAB possue em torno de 60 mil membros. O número de visualizações fica mais insignificante ainda. Somos mais de 190 milhões de brasileiros...
É claro que o youtube não é o único meio de propagação dessa informação (existe o boca a boca), mas é provavelmente o de maior alcance e capilaridade e serve pelo menos de indício de quão difundido isso é. Porque quando alguém ouve sobre isso e fica sabendo que há um vídeo no youtube, certamente o procurarão. Portanto acho razoável minha suposição de divulgação ínfima, apesar de não possui dados que respaldem "científicamente" essa suposição.
Saudações
Hoje. Estou fazendo um negócio diferente. Já que não pude fazer no final de semana e todo mundo (sites) postou, além das informações já divulgadas e outras minhas, vou disponibilizar vários trechos em áudio da entrevista.DBader escreveu:3. Vinícius, quando é que você vai postar a matéria da SAAB?
[]s,
Douglas Bader
DBader escreveu:Ontem mesmo já assisti a dois deles. Achei ambos muito interessantes e vou me programar para assistir os outros. Recomendo a todos que assistam também!![]()
[]s,
Douglas Bader
Tigershark escreveu:Sem dúvida,todos os vídeos são muito bons!Contribuem e muito para formarmos uma opinião mais embasada e realista.
Abs,
Tigershark
Vinicius, sem querer te atrapalhar ai, mas quando você fez esta entrevista? Obrigado desde já pela resposta.Vinicius Pimenta escreveu:Hoje. Estou fazendo um negócio diferente. Já que não pude fazer no final de semana e todo mundo (sites) postou, além das informações já divulgadas e outras minhas, vou disponibilizar vários trechos em áudio da entrevista.DBader escreveu:3. Vinícius, quando é que você vai postar a matéria da SAAB?
[]s,
Douglas Bader
Também vou publicar hoje a entrevista exclusiva com o Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil.
Já tem um tempo. Recebi as respostas hoje. Não foi feita no dia da coletiva não.DELTA22 escreveu:Vinicius, sem querer te atrapalhar ai, mas quando você fez esta entrevista? Obrigado desde já pela resposta.Vinicius Pimenta escreveu: Hoje. Estou fazendo um negócio diferente. Já que não pude fazer no final de semana e todo mundo (sites) postou, além das informações já divulgadas e outras minhas, vou disponibilizar vários trechos em áudio da entrevista.
Também vou publicar hoje a entrevista exclusiva com o Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil.
Um abraço.
Ah, sim. Fazem mais de um mês, mais ou menos? Porque agente sabe que muita coisa mudou de lá pra cá! Eu esperava mais da imprensa na coletiva. Vi as perguntas na Alide e na minha opinião foram muito "fraquinhas"...Vinicius Pimenta escreveu:Já tem um tempo. Recebi as respostas hoje. Não foi feita no dia da coletiva não.DELTA22 escreveu: Vinicius, sem querer te atrapalhar ai, mas quando você fez esta entrevista? Obrigado desde já pela resposta.
Um abraço.
Caro Czarccc,czarccc escreveu: Wesley,
É uma suposição que fiz, pois me é inviável fazer uma pesquisa com amostra numérica e qualitativamente relevante. Digo isso baseado no contato com vários militares em Anápolis quando lá morei. E NENHUM sequer tinha ouvido falar disso, inclusive um mecânico de Mirage III, de quem era mais próximo, que visitava toda semana. Em um churrasco na Vila dos Sargentos ouvi uma história de um dos maiores especialistas em mísseis da FAB. Ele contava às gargalhadas que o pessoal da mectron havia perdido meses em um sistema de movimentação das aletas do Piranha que só foi resolvido quando por ocasião de um treinamento que ele ministrava em SJC foi contactado pela empresa, conhecendo bem como funcionava esse sistema nos Magic deu o auxilio crucial para o proceguimento do projeto. Ele também não sabia dos embargos... Não é uma amostra tão grande, mas me pareceu uma tendencia. Além disso cito o post do colega Fracoorp para mostrar algumas estatísticas:O vídeo do Brigadeiro Venâncio já foi postado aqui umas 10 vezes. Essa lista o colega Francoorp postou em uns 4 tópicos diferentes. A 3 dias atrás dois dos vídeos tinham em torno de 150 visualizações, os outros não passavam de 100. Agora vejamos. Somos mais de 3 mil foristas. O único vídeo que tem percentual de viualizações razoável com relação ao número de foristas é o do Brigadeiro Venâncio, depois de intensa campanha. Eu espalhei ele por onde pude. Portanto não necessariamente a maioria dos DBistas sabe disso. Por outro lado a FAB possue em torno de 60 mil membros. O número de visualizações fica mais insignificante ainda. Somos mais de 190 milhões de brasileiros...Francoorp escreveu:
É claro que o youtube não é o único meio de propagação dessa informação (existe o boca a boca), mas é provavelmente o de maior alcance e capilaridade e serve pelo menos de indício de quão difundido isso é. Porque quando alguém ouve sobre isso e fica sabendo que há um vídeo no youtube, certamente o procurarão. Portanto acho razoável minha suposição de divulgação ínfima, apesar de não possui dados que respaldem "científicamente" essa suposição.
Saudações
As perguntas em si, tem mais de um mês. Mandei na mesma época que mandei para Boeing, Dassault e Saab. A Boeing levou 3 dias pra responder. A Dassault quis deixar para a semana do 7 de setembro e a Saab pediu para responder depois da BAFO, pois poderia falar mais abertamente sobre a proposta.DELTA22 escreveu:Ah, sim. Fazem mais de um mês, mais ou menos? Porque agente sabe que muita coisa mudou de lá pra cá! Eu esperava mais da imprensa na coletiva. Vi as perguntas na Alide e na minha opinião foram muito "fraquinhas"...![]()
Obrigado mais uma vez pela resposta.![]()
[]'s.
Caríssimo Gerson, lhe dou razão. Há, realmente, muita informação boa no fórum, mas não tem como acompanhar tudo, bastante coisa fica perdida por aí e é verdade que se perde tempo e capacidade preciosos discutindo bobagem. O fato é que fiquei mesmo curioso, já que o brigadeiro falavam em "dezembro", o que fez supor que seria ainda do ano passado. Abraço, GustavoGERSON VICTORIO escreveu:GustavoB escreveu:![]()
![]()
![]()
E eu que achava que a FAB ia querer o F-18.
Seria bom todo mundo ver isso. Esclarecedor, atualizado e informativo.
Gustavo,
Não viram por que não quiseram.
viewtopic.php?f=1&t=15045&start=30
sobre o vídeo..FUI O PRIMEIRO A DISPONIBILIZAR AO CONHECIMENTO DE TODOS AQUI, E ACREDITO QUE MUITO ANTES DE OUTROS FÓRUNS, BLOG, E SITE DEDICADO AO ASSUNTO DEFESA.
Não quero parecer pretencioso...e me desculpe se pareço rude...e entenda que esta mensagem não é para você.....mas cansei de postar(e acredito que alguns poucos também) aqui vídeos, notícias, informações relevantes, inclusive chamando a atenção dos demais foristas para a importancia da informação....mas como tudo que interessa é FX, é o caça X,Y,Z...ninguém presta a atenção e passa batido....depois o mesmo vídeo, noticia, informação relevante sai em um grande jornal, Site, Blog...e o assunto volta a cena como que tendo aquele veículo a exclusividade...
Não faço isso para me vangloriar...quem me conhece sabe que não estou aqui pra isso...daqui pra frente....vou ficar na minha e repassarei informações relevantes apenas àqueles que se disponham a recebê-las![]()
Abraços
Gerson
Obrigado, mais uma vez Vinicius. Desculpe ai o incômodo, imagino que vc está sobrecarregado... Ficamos todos no aguardo da entrevista. Valeu mesmo suas respostas!!!Vinicius Pimenta escreveu:As perguntas em si, tem mais de um mês. Mandei na mesma época que mandei para Boeing, Dassault e Saab. A Boeing levou 3 dias pra responder. A Dassault quis deixar para a semana do 7 de setembro e a Saab pediu para responder depois da BAFO, pois poderia falar mais abertamente sobre a proposta.DELTA22 escreveu:Ah, sim. Fazem mais de um mês, mais ou menos? Porque agente sabe que muita coisa mudou de lá pra cá! Eu esperava mais da imprensa na coletiva. Vi as perguntas na Alide e na minha opinião foram muito "fraquinhas"...![]()
Obrigado mais uma vez pela resposta.![]()
[]'s.
Mantivemos o mesmo roteiro para não parecer favorecimento a alguém. Verão perguntas parecidas nas três entrevistas. As diferenças são os pontos que precisam ser checados exclusivos de cada proposta. Uma das perguntas à Saab, por exemplo, foi em relação ao custo. Caberá a cada um fazer seu juízo.
Na coletiva eu mesmo não perguntei nada. Até porque a apresentação foi bem clara. A maior parte era imprensa não especializada, então realmente eram perguntas fracas, algumas beiravam o absurdo, mas é fruto do desconhecimento de aviação, faz parte. Entrar em questões técnicas ali era perda de tempo. Com coisas não técnicas a gente já tinha que explicar o que estava sendo dito...
De qualquer forma, a entrevista com o Bengt está atual, pois as perguntas foram respondidas tendo como base a BAFO de sexta feira, portanto, acho difícil terem mais o que falar. Bom, quando estiver publicada vocês vão poder analisar, tirarem suas próprias conclusões.