Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1291 Mensagem por Enlil » Qui Out 01, 2009 8:52 pm

Dieneces escreveu:
Nukualofa77 escreveu:A que clã pertence tua família gabrielense, Nukualofa?
Ao "clã" Rodrigues :mrgreen:... Meu avô mora há décadas em Uruguaiana, minha terra natal. No entanto, tenho vários tios avôs e dezenas, talvez mais de uma centena, de parentes ascendentes deles por essa querência. Conheço poucos, um o q outro tio avô e alguns primos. Gente muito buena q no futuro espero conheçer melhor. [ ], até mais...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6513 vezes
Agradeceram: 6879 vezes
Contato:

#1292 Mensagem por Túlio » Qui Out 01, 2009 8:53 pm

GustavoB escreveu: Túlio OK. O caso é que vejo consolidado sectarismo do outro lado - algo mais sutil, um mantra, melhor dizendo. Assim como eu, você com certeza não alimenta extremismos e eu não quero, de forma alguma, servir a isso como um pregador panfletário. Procurei até há pouco conter algumas convicções, mas ante os excessos é preciso o contraditório.
Escolhi o DB depois de ficar mais de ano acompanhando o BM, justamente porque aqui me parece um ambiente mais ameno, onde poderia interagir sem o constrangimento das ideologices. Acho que o tópico sobre Honduras confrontou as ideias sobre o momento que vive o país e não gostaria que esse debate fosse simplificado em direita x esquerda, é pobre demais.

Bueno, o chapéu não lhe serve, a quem prezo ler e também como pessoa, nem sempre concordando. Qual é o problema?

Cupincha, SECTARISMO há por toda parte: saias charlando pela rua, com teus amigos e vizinhos e confrontes tuas posições com as deles. EU faço isso e às vezes quase fico biruta com tanta baboseira. O que já me apareceu de gente 'matando' o assunto com 'mas tá no jornal, vais me dizer que é mentira?' não é mole... :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#1293 Mensagem por Dieneces » Qui Out 01, 2009 10:34 pm

GustavoB escreveu:
Demartino escreveu: Sabe o que é mais engraçado??? É que o mundo inteiro está com o governo brasileiro nessa empreitada, menos a mídia e a elite brasileira,seria cômico se não fosse trágico!!!!
Cuidado :!: Há quem não goste de críticas à sacrossanta imprensa brasileira. Pior, como dito noutro tópico, quem defende o governo tem de, quieto, submeter-se à pecha de comuna, lulista, 'dono da razão' ou simplesmente 'chato'.
É uma boa autocrítica , mas eu ainda acrescentaria a partir da agora , chavista y zelaysta:twisted:

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#1294 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Out 02, 2009 12:13 am

Ora, pois!
Não seja por isto. Tenho uma penca de adjetivos para os acalorados e insanos lacaios do capital: Cães modorrentos; Escravos do Império; Camelos sedentos de sangue; Vampiros das almas libertárias; Poodles neuróticos de aluguel; Zumbis de Wall Street; Carniceiros colonialistas; Carcereiros de almas; e muitos outros.

Em matéria de adjetivos, camaradas, não podem eles nos vencer, pois ofendem o mundo, os imperialistas, há séculos.
Viva os progressistas!
Viva o Brasil!
Avante camaradas!

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1295 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2009 12:25 am

Camelos sedentos de sangue é sodas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1296 Mensagem por Paisano » Sex Out 02, 2009 12:30 am

Túlio escreveu:Camelos sedentos de sangue é sodas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[018] [018]

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1297 Mensagem por Enlil » Sex Out 02, 2009 1:55 am

Paisano escreveu:
Túlio escreveu:Camelos sedentos de sangue é sodas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[018] [018]
X2 + [018]...

amauryft
Novato
Novato

Re: Brasil SEQUESTRADO por Zelaya !

#1298 Mensagem por amauryft » Sex Out 02, 2009 9:05 am

Demartino escreveu: Respeito a sua opinião mas não concordo com nenhuma linha do que você escreveu, por trás da Frase " não sou contra o governo Lula" Você tenta mostrar a quem o lê que você será imparcial nas suas afirmaçÕes coisa que o próprio testo acaba fazendo por desmentí´lo completamente, pois suas afirmações não vãode encontro em nenhum momento com a primeira!!!

Saudações!!!
Obrigado pelo respeito Demartino. Realmente nao sou contra o governo Lula, de maneira nenhuma. Fui a Av. paulista pra comemorar sua primeira eleicao e nunca mudei minha postura com relacao ao presidente, nao acredito que o Brasil tenha tido nenhum presidente honravel na sua historia apos a ditadura. Temo muito pela proxima eleicao, pois realmente nao desejo um Serra na presidencia, minha alternativa ao Lula é Ciro Gomes sem dúvida alguma. Isso tudo pra voce ver como penso e me sinto com relacao ao presidente. Agora, isso nao significa que o Lula nao cometa erros e nao tenha falhas. Eu realmente qcredito no que escrevi antes mas nao porque sou contra o Lula, mas simplesmente porque acredito no que disse antes... entende? Mas contra sim , sou contra o Chavez, o acho extremamente nocivo e nao acho que o Chavez é alguem com quem devemos nos misturar.
Acredito que o governo Lula foi o primeiro governo a comecar a fazer o dever de casa e o problema é que o dever de casa é muito grande e nao da tempo pra parar pra ir assistir televisao, ou parar e ir fazer o dever de casa dos outros. Só isso. Como antes, não sou contra o governo Lula, mas isso nao quer dizer que tenho que concordar com tudo.
Mais além, obrigado pela cordialidade no descordar.

Um grande abraco!

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#1299 Mensagem por wagnerm25 » Sex Out 02, 2009 10:01 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Ora, pois!
Não seja por isto. Tenho uma penca de adjetivos para os acalorados e insanos lacaios do capital: Cães modorrentos; Escravos do Império; Camelos sedentos de sangue; Vampiros das almas libertárias; Poodles neuróticos de aluguel; Zumbis de Wall Street; Carniceiros colonialistas; Carcereiros de almas; e muitos outros.

Em matéria de adjetivos, camaradas, não podem eles nos vencer, pois ofendem o mundo, os imperialistas, há séculos.
Viva os progressistas!
Viva o Brasil!
Avante camaradas!

Rapaz, encontrar um comunista em 2009 é mais ou menos como encontrar uma pessoa de meia idade que ainda acredita na fada dos dentes.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#1300 Mensagem por Marino » Sex Out 02, 2009 10:15 am

Pacto à vista

Merval Pereira

Há indicações claras de que um novo pacto de San José, baseado nas propostas iniciais de Óscar Arias, presidente da Costa Rica, Prêmio Nobel da Paz e mediador da crise em Honduras, está para nascer, dando margem a uma saída honrosa para todas as partes envolvidas na crise, o que possibilitaria a realização de eleições em novembro para escolha de um novo presidente.

Mesmo que seja anistiado e retorne ao governo, Manuel Zelaya estará constrangido por limitações impostas pelos poderes Judiciário e Legislativo e terá uma “vitória de Pirro”, pois a tentativa de permitir a sua reeleição não se consumará

Os deputados brasileiros que estão em Tegucigalpa tiveram a garantia do presidente da Suprema Corte de que a embaixada brasileira será inviolável, e o Congresso está instando o governo interino a rever o ultimato dado ao governo brasileiro para definir a situação de Zelaya. À noite, eles estiveram com o presidente deposto na embaixada brasileira; depois, estavam programados para um encontro com o presidente em exercício, Michelletti.

O deputado Raul Jungmann, que chefia a delegação parlamentar brasileira, acha que ambos os lados já se convenceram de que não têm força para impor suas próprias condições em termos inegociáveis, e acredita que haverá um acordo que permita a realização de eleições em novembro.

Os deputados ouviram muitas reclamações, em todos os lugares em que estiveram, sobre a atitude do presidente deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira.

A clara atividade política que ele vem desenvolvendo, com a leniência do governo brasileiro, dificultaria as negociações.

Manuel Zelaya se comprometeu a reduzir sua atuação política dentro da embaixada, mas advertiu que, se em duas semanas não se chegar a um acordo, a eleição de novembro estará em perigo, pois “o povo” não a legitimará.

São avanços e recuos naturais num processo de negociação delicado que tem a característica de que todos os lados cometeram erros e ilegalidades, maiores ou menores de acordo com a visão ideológica que se abrace — e portanto é preciso encontrar uma saída em que todos percam alguma coisa para que a democracia hondurenha seja a única vitoriosa.

Um bom sinal é o da atuação dos dois poderes e a influência que ainda mantêm sobre o governo interino, que claramente não tem força política para assumir o controle da situação isoladamente. Como também o presidente deposto Manuel Zelaya não tem a maioria da população a seu lado, a negociação é a única saída para ambos os lados, analisa Jungmann.

A chance de o governo interino vir a se tornar uma ditadura de fato esbarra nesse poder político ainda repartido com os outros poderes, o que denota que os resquícios de democracia ainda resistem.

Óscar Arias disse ontem que a Constituição hondurenha “é uma das piores do mundo”. Pode até ser, mas, como diz o jurista Dalmo de Abreu Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, “o respeito à Constituição é fundamental para a existência do Estado Democrático de Direito”.

Em artigo publicado no site “Observatório da Imprensa”, do jornalista Alberto Dines, Dallari diz com todas as letras que “não há dúvida de que Zelaya estava atentando contra a normalidade jurídica e a democracia em Honduras”.

Partindo de quem parte, um insuspeito jurista defensor da democracia e ligado ao petismo tradicional, a definição clara coloca um pouco de racionalidade no debate, que independe da opinião que alguém tenha sobre as qualidades e os defeitos da Constituição em vigor, da simpatia por Michelletti ou Zelaya.

Só há uma possibilidade de chamar o que ocorreu em Honduras de “golpe”: ter-se a mesma visão chavista ou bolivariana do que seja uma “constituição burguesa”, que, por proteger os interesses das oligarquias, deve ser suplantada por uma constituição que permita a “democracia direta”, com a participação “da multidão” através da exacerbação das consultas plebiscitárias.

Mas como lembra o professor Dallari, está em vigor em Honduras uma lei, aprovada pelo Congresso Nacional, proibindo consultas populares 180 dias antes e depois das eleições — “e estas estão convocadas para o mês de novembro”.

Foi com base nessa proibição, ressalta, que a consulta montada por Zelaya foi declarada ilegal pelo Poder Judiciário.

Um dado que deve ser ressaltado, segundo Dallari, é que a Constituição de Honduras estabelece expressamente, no artigo 4o que a alternância no exercício da Presidência da República é obrigatória.

“Pelo artigo 237 o mandato presidencial é de quatro anos, dispondo o artigo 239 que o cidadão que tiver desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou vice-presidente no período imediato”.

Outro ponto de extrema relevância para Dalmo Dallari é que a Constituição hondurenha “não se limita a estabelecer a proibição de reeleição, mas vai mais longe. No mesmo artigo 239, que proíbe a reeleição, está expresso que quem contrariar essa disposição ou propuser sua reforma, assim como aqueles que o apoiem direta ou indiretamente, cessarão imediatamente o desempenho de seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”.

Dallari ressalta que “a Constituição é omissa quanto ao processo formal para esse afastamento, o que deve ter contribuído para um procedimento desastrado na hora da execução”.

Esse “procedimento desastrado”, que acabou exilando o presidente deposto à força das armas, foi atribuído por todos os envolvidos ao receio de que, em prisão domiciliar, Zelaya tentasse comandar uma guerra civil no país.

Uma ilegalidade que acabou levantando o fantasma da volta do golpismo à América Latina, que só será exorcizado através de eleições democráticas e sob supervisão internacional.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
vmonteiro
Intermediário
Intermediário

#1301 Mensagem por vmonteiro » Sex Out 02, 2009 10:39 am

Gostei mais dos Zumbis de Wall Street;
Avante camaradas!

Senhores, sejamos razoáveis.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1302 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2009 12:11 pm

Desculpes, meu cupincha, mas NADA vence os CAMELOS SEDENTOS DE SANGUE... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#1303 Mensagem por U-27 » Sex Out 02, 2009 12:16 pm

prefiro o bestiario de são jeronimo para hereges, comunas e toda essa laia

"Cães danados"

"Asnos bípedes"

"Hidra de múltiplas cabeças"

"Satã late por vossas bocas"

"Víboras"

"Raposas"

:mrgreen: :mrgreen:

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1304 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2009 12:35 pm

Desistas: os CAMELOS são imbatíveis!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#1305 Mensagem por Paisano » Sex Out 02, 2009 12:42 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Responder