Acho que como no F-X 1 é bom que ela cale a boca dele e guarde a opnião para si... e no máximo para o Governo quando perguntada...
Simples assim, pois não é a Embraer que vai voar os caças e operá-los todos os dias
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
[]s
CB_Lima
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?AlbertoRJ escreveu:Douglas,
Estaria perfeito se não fosse o parágrafo que negritei.
Que eu saiba, até agora, ninguém divulgou o que consta no relatório da FAB e o Jobim só foi claríssimo em dizer que os franceses são os únicos que aceitaram um tratamento de igual e que garantiram transferir tecnologia. O contrato dos subs e a assinatura do Acordo Estratégico indicam que eles (os franceses) realmente foram os que concordaram em ser mais que fornecedores de material bélico. Então, até que provem o contrário, na minha opinião, o Jobim está certo. Mesmo porque foi ele quem negociou os aspectos de mais alto nível das propostas, viajando para todos os países que participam do processo.
Concordo com todo o resto.
Abraços
[]s,O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
Douglas,DBader escreveu:A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?AlbertoRJ escreveu:Douglas,
Que eu saiba, até agora, ninguém divulgou o que consta no relatório da FAB e o Jobim só foi claríssimo em dizer que os franceses são os únicos que aceitaram um tratamento de igual e que garantiram transferir tecnologia. O contrato dos subs e a assinatura do Acordo Estratégico indicam que eles (os franceses) realmente foram os que concordaram em ser mais que fornecedores de material bélico. Então, até que provem o contrário, na minha opinião, o Jobim está certo. Mesmo porque foi ele quem negociou os aspectos de mais alto nível das propostas, viajando para todos os países que participam do processo.
Abraços
Quem oferece uma parceria de iguais é a Suécia, e não a França.[]s,O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
Douglas Bader
DBader escreveu:A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?AlbertoRJ escreveu:Douglas,
Abraços
Quem oferece uma parceria de iguais é a Suécia, e não a França.[]s,O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
Douglas Bader
Projeto do caça é que não é, o Gripen NG é um reprojeto de um caça já existente, que já tem um demonstrador de tecnologia. Ele tem algumas partes estruturais novas, isso não é projeto de caça, fazer partes de um caça, projetar essas peças, não é o mesmo que projetar um caça inteiro do ZERO, como você gosta de falar, isso demoraria muito mais que 05 anos, e custaria muito mais ainda.DBader escreveu:Ah já?! Ué, pensei que ainda tivessem projetando. O que a Akaer está fazendo então!?PRick escreveu:O Gripen NG já está projetado, o que se quer é o desenvolvimento de alguns sistemas e a garantia de uma linha de produção.![]()
[]s,
Douglas Bader
Se ele pelo menos recebesse alguma autoridade sueca. Até hoje, nunca recebeu.AlbertoRJ escreveu:Por que será que ele recebe as autoridades suecas no seu gabinete? Só para contar piadas?
Concordo com o Vinícius. O erro da Embraer está em ter tornado isso público. Agora que tornou público, aumentou a pressão em cima do Jobim. Ele está cada vez mais isolado e devendo explicações sobre os motivos da preferência pelo Rafale.Vinicius Pimenta escreveu:Olha, essa declaração do Orlando, VP da Embraer, aconteceu durante a entrega do EMB-190 para a Presidência. Nós tínhamos um repórter por lá (fotos legais para quem quiser ver: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... mb-190.php) e ele também ouviu. Só que, pelo que eu entendi (não garanto, vou checar), não foi nada dito assim de forma oficial, parece que era mais uma conversa entre o Orlando e a Virgínia.
De qualquer forma, não é nenhuma novidade. Eu mesmo sempre falei, a maioria sempre concordou que do ponto de vista de aprender a fazer, é muito mais fácil aprender fazendo do que receber ensinamento de algo pronto. Isso, em nenhum hipótese, diz que o Gripen é melhor ou pior. Isso é um aspecto positivo em termos de conhecimento. Tem N fatores negativos nesse mesmo aspecto, inclusive o da dependência de terceiros em diversas partes da aeronave.
Eu só acho engraçado algumas reações. Ora, a Embraer foi chamada pela própria FAB a dar sua opinião: "Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB...". Ela deu a opinião dela. Ponto. Não disse que tem que comprar, nem poderia.
Só que essa opinião não deveria ter se tornado pública de maneira nenhuma. O erro está aí. Ela preferir o Gripen, é direito dela.
Não se trata de acreditar, mas de juntar fatos, como a notícia que postei aqui sobre a quebra de contrato dos Suecos, eles podem prometer, e nós podemos não acreditar. Promessas são assim, uns fazem e os outros acreditam ou não. De forma clara, os croassantes tem mais credibilidade que os loirinhos. É isso que análise fria dos fatos aponta. Porque já venderam o que não tinham, e fazem coisas como aquela maquiagem com o gráfico postado aqui, no qual, omitem a origem de vários sistemas, para iludir os leigos, porque o pessoal da área, recebeu o material real.nike123 escreveu:Um entao deixa eu entender, vamos comprar os Rafales por que acreditamos que os outros estao mentindo?
O Alte. Francês foi claro, 06 serão produzidos na França, os outros 30 montados aqui. Acima disso, a conversa é outra.nike123 escreveu:DBader, a saia ta ficando justa para o Jobim e para o Lula, temos de rezar para o relatorio da FAB vazar na midia, que tenho certeza que nao vai ser algo a favor dos Franceses. Saindo a decisao de comprar os franceses vai ficar um pouco dificil vendo, que oque o Sarkozi prometeu nao vai conseguir ser comprido o proprio presidente da Dassault ja disse depois de 7 de setembro que os cacas nao vao ser produzidos no Brasil.
Se acha eles ja possuem uma linha de montagem que gastaram milhoes para fazer na Franca, a Dassault esta em uma situacao delicada e impossivle ela vir construir os cacas aqui, isso ja diferente dos suecos vendo que ainda nao possuem a linha de montagem.
Bom deixa isso pra la, unica coisa que posso dizer e que vai ficar feio se a fab e a embraer obtarem pelo mais barato e o Lula comprar o mais caro. Vai algo usando contra ele durante muitoooo tempo.