TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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- Juliano Lisboa
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Também estou de saco cheio desse FX-2, todos aqui são especialistas e tem todas as ofertas de 26.000 páginas de documentos em mãos pra analisar. Todos aqui sabem dos desdobramentos políticos, estratégicos e comerciais. Todos sabem dos detalhes...
Façamos o seguinte, vamos vender todos nossos meios a jato e alocar Super-Tucanos em todas as bases. Esses sim são fáceis de operar, baratos de manutenção e logística. Assim agradamos a FAB (coitada que não selecionou sua short-list), agradamos o governo pelo END (afinal o Super-Tucano é produto nacional) e a população (pintamos os ST de azul e amarelo e colocamos um fumaceiro pra se fazer interceptação).
Deixem o processo correr e no fim vamos debater o que foi decido por quem entende e tem argumentos pra justificar a escolha.
Abraços.
Façamos o seguinte, vamos vender todos nossos meios a jato e alocar Super-Tucanos em todas as bases. Esses sim são fáceis de operar, baratos de manutenção e logística. Assim agradamos a FAB (coitada que não selecionou sua short-list), agradamos o governo pelo END (afinal o Super-Tucano é produto nacional) e a população (pintamos os ST de azul e amarelo e colocamos um fumaceiro pra se fazer interceptação).
Deixem o processo correr e no fim vamos debater o que foi decido por quem entende e tem argumentos pra justificar a escolha.
Abraços.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Esta a olhar para a extrutura do passado com os equipamentos do FUTURO.Alfredo762 escreveu:Caros
Fico impressionado como relegam a FAB a mera coadjuvante nessa pseudodisputa de caças.
Gostaria de relembrá-los o que significa FAB. É Força Aérea Brasileira!
É a entidade, é a Força Armada que vai operar o rafaleco. É ela quem vai fazer a manutenção. É ela quem vai treinar os pilotos. É ela que irá desenvolver suas doutrinas. Ou seja, é ela quem vai operar o avião. Na hora da zica, é ela que vai para a peleja.
Entendam: não será o governo.
Quando vier a verba ridícula do orçamento, não é o governo que irá completar. É a FAB que vai ter que se virar para manter essas pata-chocas no ar. Eu quero ver daqui a 10 anos esse mesmo pessoal dizendo glórias e ufanismos desse governo quando a FAB estiver na minguela.
Aliás, não é de espantar. Arrotam ufanismo pelos rafalecos e submarinos, e ao mesmo tempo, o Exército tem que diminuir, em certos locais, o horário de trabalho porque eles não dinheiro para o rancho. E a marinha, lá na tão protegida Amazônia, precisam usar computadores doados pela população.
Estou vendo aqui até piadas contra a FAB. De caprichosa até mentirosa!
Por favor, mantenham os pés no chão. Está certo que somos todos entusiastas, mas isso não lhes dá o direito de fugir da realidade e dizerem absurdos.
Quem vai fazer a defecada é o governo, e como sempre, caberá à FAB limpar.
Alfredo
Assim a FAB não teria condição de manter nem mesmo o gripen NG operacional.
O EB não teria condição de substituir seus fuzis e blindados.
A MB não teria condição de substituir suas Fragatas, Submarinos, etc..
Se pensar assim, ficará você atrelado ao Passado como se a década de 90 fosse uma realidade para o resto da vida deste país.
Eu te digo, isto vai mudar. Deve mudar. Tem que mudar.
E quando os Scorpénes estiverem operacionais, 2014
E quando os Rafales estiverem operacionais, 2013
E quando os KC-390 estiverem operacionais, 2015
É nesta data que as FA's Brasileiras devem receber um investimento apropriado.
E cabe às FA's e a população Brasileira cobrar para que isto se confirme.
Mas de nada adianta olhar para o cenário atual como se tudo fosse se tornar perfeito do dia para a noite.
Temos problemas, muitos, mas temos que resolve-los a tempo. E eu acredito que isto é possivel...
Se não acreditas, acreditará quando ver....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- EDSON
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Falta de verba para operar Rafale? Me desculpe quem defende isto mas, se houver falta de verba então qualquer um dos três estara "na chon" igualmente.
Editado pela última vez por EDSON em Qua Set 23, 2009 3:36 pm, em um total de 1 vez.
- Vinicius Pimenta
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Orestes, quando há pouco mais de duas semanas, naquele malfadado anúncio de escolha do Rafale e depois recuo, também reagi de maneira meio intempestiva. Você foi um dos que sugeriu um pouco de cautela. Agora é minha vez: sugiro um pouco de cautela.orestespf escreveu:Esta FAB está me saindo uma verdadeira... Putz!!! Primeiro me solta uma nota dizendo que a SAAB havia pedido para adiar o prazo, mas como isso feriu seus próprios interesses, atende novamente o pedido da SAAB para alterar uma nota oficial.PRick escreveu:![]()
![]()
1- A Dassault soltou um comunicado, dizendo que havia entregue uma proposta.
2- A primeira nota oficial da FAB foi clara, adiamos porque a SAAB pediu, depois mudaram porque a SAAB pediu.
Tudo oficial.
[]´s
Pergunto: quem manda na FAB, a SAAB ou o Governo Federal???
Isto tinha que ser denunciado pela grande imprensa (farei meus contatos!![]()
) Os jornalistas sérios devem perguntar publicamente o porquê da FAB interferir tanto neste jogo para favorecer um caça que não é o politicamente eleito pelo Governo!!! Isto é quebra de hierarquia!!!
Comprei esta briga, agora vou denunciar formalmente, via grande imprensa, o que anda acontecendo, inclusive os lobbies que estão rolando por aí, inclusive aqui no fórum! Basta dar nomes aos bois!!!
Quero lembrá-lo que na sexta-feira o Jobim já havia declarado que poderia haver um adiamento. Foi o que aconteceu. Me parece preciptado tirar conclusões dos motivos.
Nas vezes que me referia à quebra de hierarquia, você era o primeiro a dizer que isso não existia.
Pense bem.
Muita calma nessa hora.
Abraços,
Vinicius Pimenta
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Olá Alfredo,Alfredo762 escreveu:Orestes, olha eu aqui de novo.
Isso não é quebra de hierarquia. Juridicamente falando, mesmo levando em conta o estatuto legislativo militar.
Agora tenho de sair. De noite explico porque não é.
Abração!
Alfredo
agora já foi, as coisas já estão fervilhando por aí.
Abração,
Orestes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Talvez tenha razão, Vinícius, mas já foram várias ligações e emails.Vinicius Pimenta escreveu: Orestes, quando há pouco mais de duas semanas, naquele malfadado anúncio de escolha do Rafale e depois recuo, também reagi de maneira meio intempestiva. Você foi um dos que sugeriu um pouco de cautela. Agora é minha vez: sugiro um pouco de cautela.
Quero lembrá-lo que na sexta-feira o Jobim já havia declarado que poderia haver um adiamento. Foi o que aconteceu. Me parece preciptado tirar conclusões dos motivos.
Nas vezes que me referia à quebra de hierarquia, você era o primeiro a dizer que isso não existia.
Pense bem.
Muita calma nessa hora.
Abraços,
Sobre a hierarquia, vamos deixar para quem é de direito julgar. Aguardo respostas de quem é de direito.
Abração,
Orestes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
De acordo Gaitero!gaitero escreveu:Esta a olhar para a extrutura do passado com os equipamentos do FUTURO.Alfredo762 escreveu:Caros
Fico impressionado como relegam a FAB a mera coadjuvante nessa pseudodisputa de caças.
Gostaria de relembrá-los o que significa FAB. É Força Aérea Brasileira!
É a entidade, é a Força Armada que vai operar o rafaleco. É ela quem vai fazer a manutenção. É ela quem vai treinar os pilotos. É ela que irá desenvolver suas doutrinas. Ou seja, é ela quem vai operar o avião. Na hora da zica, é ela que vai para a peleja.
Entendam: não será o governo.
Quando vier a verba ridícula do orçamento, não é o governo que irá completar. É a FAB que vai ter que se virar para manter essas pata-chocas no ar. Eu quero ver daqui a 10 anos esse mesmo pessoal dizendo glórias e ufanismos desse governo quando a FAB estiver na minguela.
Aliás, não é de espantar. Arrotam ufanismo pelos rafalecos e submarinos, e ao mesmo tempo, o Exército tem que diminuir, em certos locais, o horário de trabalho porque eles não dinheiro para o rancho. E a marinha, lá na tão protegida Amazônia, precisam usar computadores doados pela população.
Estou vendo aqui até piadas contra a FAB. De caprichosa até mentirosa!
Por favor, mantenham os pés no chão. Está certo que somos todos entusiastas, mas isso não lhes dá o direito de fugir da realidade e dizerem absurdos.
Quem vai fazer a defecada é o governo, e como sempre, caberá à FAB limpar.
Alfredo
Assim a FAB não teria condição de manter nem mesmo o gripen NG operacional.
O EB não teria condição de substituir seus fuzis e blindados.
A MB não teria condição de substituir suas Fragatas, Submarinos, etc..
Se pensar assim, ficará você atrelado ao Passado como se a década de 90 fosse uma realidade para o resto da vida deste país.
Eu te digo, isto vai mudar. Deve mudar. Tem que mudar.
E quando os Scorpénes estiverem operacionais, 2014
E quando os Rafales estiverem operacionais, 2013
E quando os KC-390 estiverem operacionais, 2015
É nesta data que as FA's Brasileiras devem receber um investimento apropriado.
E cabe às FA's e a população Brasileira cobrar para que isto se confirme.
Mas de nada adianta olhar para o cenário atual como se tudo fosse se tornar perfeito do dia para a noite.
Temos problemas, muitos, mas temos que resolve-los a tempo. E eu acredito que isto é possivel...
Se não acreditas, acreditará quando ver....
![[009]](./images/smilies/009.gif)

Sds.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vinicius Pimenta escreveu:Orestes, quando há pouco mais de duas semanas, naquele malfadado anúncio de escolha do Rafale e depois recuo, também reagi de maneira meio intempestiva. Você foi um dos que sugeriu um pouco de cautela. Agora é minha vez: sugiro um pouco de cautela.orestespf escreveu: Esta FAB está me saindo uma verdadeira... Putz!!! Primeiro me solta uma nota dizendo que a SAAB havia pedido para adiar o prazo, mas como isso feriu seus próprios interesses, atende novamente o pedido da SAAB para alterar uma nota oficial.
Pergunto: quem manda na FAB, a SAAB ou o Governo Federal???
Isto tinha que ser denunciado pela grande imprensa (farei meus contatos!![]()
) Os jornalistas sérios devem perguntar publicamente o porquê da FAB interferir tanto neste jogo para favorecer um caça que não é o politicamente eleito pelo Governo!!! Isto é quebra de hierarquia!!!
Comprei esta briga, agora vou denunciar formalmente, via grande imprensa, o que anda acontecendo, inclusive os lobbies que estão rolando por aí, inclusive aqui no fórum! Basta dar nomes aos bois!!!
Quero lembrá-lo que na sexta-feira o Jobim já havia declarado que poderia haver um adiamento. Foi o que aconteceu. Me parece preciptado tirar conclusões dos motivos.
Nas vezes que me referia à quebra de hierarquia, você era o primeiro a dizer que isso não existia.
Pense bem.
Muita calma nessa hora.
Abraços,
Como já cansei de dizer um milhão de vezes, trata-se de uma compra direta, com uma simulação de concorrência, apenas isso, quer dizer, não existem prazos, rito, nadinha. Quem falou a verdade foi o Sr. Lula, sou eu que vou decidir, e não estou com pressa, quando chegar a hora comunico a escolha e pronto.
O resto é enrolação, enquanto as coisas vão sendo negociadas com os croassantes, se eles pisarem na bola, aí os outros tem alguma chance, caso contrário, tanto faz o prazo acabar hoje, amanhã ou dia 02. O procedimento que nunca existiu, apenas se tornou mais insignificante. O que vale são as negociações por baixo dos panos.
[]´s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
PRick, então isso mostraria que o adiamento está de acordo com o quer o governo.
Vinicius Pimenta
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Orestes, se há um comportamento da FAB que vai contra o que quer o governo, porque razões o Jobim, que gosta de mostrar força sempre que pode, ou o Lula que já disse que quem manda é ele não fazem nada?orestespf escreveu:Talvez tenha razão, Vinícius, mas já foram várias ligações e emails.Vinicius Pimenta escreveu: Orestes, quando há pouco mais de duas semanas, naquele malfadado anúncio de escolha do Rafale e depois recuo, também reagi de maneira meio intempestiva. Você foi um dos que sugeriu um pouco de cautela. Agora é minha vez: sugiro um pouco de cautela.
Quero lembrá-lo que na sexta-feira o Jobim já havia declarado que poderia haver um adiamento. Foi o que aconteceu. Me parece preciptado tirar conclusões dos motivos.
Nas vezes que me referia à quebra de hierarquia, você era o primeiro a dizer que isso não existia.
Pense bem.
Muita calma nessa hora.
Abraços,
Sobre a hierarquia, vamos deixar para quem é de direito julgar. Aguardo respostas de quem é de direito.
Abração,
Orestes
Se há uma quebra de hierarquia, não é o governo que deveria arrumar a situação?
Se eu sou o chefe e um funcionário meu insiste em passar por cima das minhas ordens, no mínimo ele vai parar no olho da rua antes que consiga piscar.
Eu não entendi a sua reação.
Eu acho que por diversas vezes você tentou demonstrar que tudo era um jogo geo-político bem planejado. Por que seria diferente agora?
Abraços,
Vinicius Pimenta
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vinícius, como foi você que tocou no assunto, estou tentando reparar as coisas.
Vamos aos comentários deste post.
Orestes
PS: isto vai feder, a FAB que altere a nota novamente, caso contrário...

Vamos aos comentários deste post.
Abração,Vinicius Pimenta escreveu: Orestes, se há um comportamento da FAB que vai contra o que quer o governo, porque razões o Jobim, que gosta de mostrar força sempre que pode, ou o Lula que já disse que quem manda é ele não fazem nada?
Sua pergunta é respondida facilmente; existe uma hierarquia e esta é seguinte: FAB => MD => Presidência. De cima pra baixo é a ordem que se admite, a recíproca não é verdadeira, isto é constitucional.![]()
Se há uma quebra de hierarquia, não é o governo que deveria arrumar a situação?
Exato! A forma de fazer: distribuição gratuita de pijamas!!![]()
Se eu sou o chefe e um funcionário meu insiste em passar por cima das minhas ordens, no mínimo ele vai parar no olho da rua antes que consiga piscar.
Exato! Se não houver explicações, isto pode acontecer.
Eu não entendi a sua reação.
Motivo simples: a FAB se aproveitou da enorme confusão em Honduras, ausência do Presidente no País (imprensa com outro foco) para alterar uma nota oficial a pedido de um dos concorrentes. Antes que alguém me pergunte de onde tirei isso, respondo: a FAB disse que foi a SAAB que pediu para adiar o prazo, a imprensa fartamente divulgou o fato. Em seguida a SAAB faz um pronunciamento dizendo que isto é mentira e a FAB muda a nota. De duas, uma: ou a FAB mentiu e, portanto a SAA está correta, ou a FAB não mentiu e se viu "obrigada" a "recompensar" a SAAB.
Não se trata de reação estranha, apenas de uma reação de indignação diante de algo que vinha acontecendo da melhor maneira possível (condução do processo pela FAB) e que na retinha final faz uma lambança sem igual para favorecer alguém. No mínimo a FAB tem a obrigação de explicar os motivos que a fez retirar a responsabilidade da SAAB pelo adiamento do prazo.
Eu acho que por diversas vezes você tentou demonstrar que tudo era um jogo geo-político bem planejado. Por que seria diferente agora?
Não mudei de opinião sobre isto, só que não é prerrogativa da FAB fazer jogo geopolítico e política de Estado, existe uma pasta responsável por isso, que é o MRE. Mas como o ministro esta acompanhando o Presidente na viagem ao exterior...
Abraços,
Orestes
PS: isto vai feder, a FAB que altere a nota novamente, caso contrário...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vejam bem
Ao que parece os franceses estão oferecendo aquilo que o governo quer (Rafale)... Se é o que a FAB acha melhor, bom... a FAB no fim das contas é o governo também.
O que realmente me preocupa nessa história toda é:
Ok, Rafale ganhou... compramos... e aí como vamos manter essa josta?
Porque não se enganem... "é caro para caramba!!!!!" Podem brigar, xingar, reclamar, esperniar, mas sim, hoje é mais caro da manter e voar do que o SH e quanto ao Gripen NG... bom... os suecos dizem que não... monomotor, talvez estejam certos, mas para pagar o desenvolvimento desse avião vai de certo sair mais caro do que o Rafale por um bom tempo.
Hoje realmente não vejo problema... excelente avião etc etc.
Amanhã é que me preocupa e na verdade sempre me preocupou.
A única coisa boa que noto é que ao que parece esse carnaval todo que está ocorrendo é porque Governo/FAB também estão preocupados com a mesma coisa. E isso é um bom sinal...
Transferência de tecnologia e outras coisas...
Srs,
A FAB quer ter liberdade para integrar bomba e missil, integrar umas outras coisas tipo ... e futucar umas outras coisinhas "eletrônicas"...
O resto é papo de vendedor... não acho que deva ser utilizado como argumento aqui, porque para quem interessa mesmo é secundário.
A FAB sabe muito bem o que quer e tem uma visão muito clara (e interessante). Como eu disse o resto é bom para jornal e web site, revista de aviação, e para discussão "a moda" super-trunfo, mas não tem a ver com a realidade.
Pensem... temos que ter grana para manter essas garças... temos que ter liberdade para fazer umas coisas "eletrônicas", bomba e missil.
Quem estiver mais perto disso leva... franceses tem a preferência e excelentes e gigantescas chances, mas se bobearem tomam um balão A la Marrocos que não tem nem graça.
Podem acreditar!
E não vai adiantar ninguém reclamar porque putz o governo está fazendo de tudo para ajudar os caras... então se rolar o "balão" vão chorar com a Dassault que não sabe vender avião (apesar de na minha opnião ter o melhor avião no momento!)
[]s
CB_Lima
Ao que parece os franceses estão oferecendo aquilo que o governo quer (Rafale)... Se é o que a FAB acha melhor, bom... a FAB no fim das contas é o governo também.
O que realmente me preocupa nessa história toda é:
Ok, Rafale ganhou... compramos... e aí como vamos manter essa josta?
Porque não se enganem... "é caro para caramba!!!!!" Podem brigar, xingar, reclamar, esperniar, mas sim, hoje é mais caro da manter e voar do que o SH e quanto ao Gripen NG... bom... os suecos dizem que não... monomotor, talvez estejam certos, mas para pagar o desenvolvimento desse avião vai de certo sair mais caro do que o Rafale por um bom tempo.
Hoje realmente não vejo problema... excelente avião etc etc.
Amanhã é que me preocupa e na verdade sempre me preocupou.
A única coisa boa que noto é que ao que parece esse carnaval todo que está ocorrendo é porque Governo/FAB também estão preocupados com a mesma coisa. E isso é um bom sinal...
Transferência de tecnologia e outras coisas...
Srs,
A FAB quer ter liberdade para integrar bomba e missil, integrar umas outras coisas tipo ... e futucar umas outras coisinhas "eletrônicas"...
O resto é papo de vendedor... não acho que deva ser utilizado como argumento aqui, porque para quem interessa mesmo é secundário.
A FAB sabe muito bem o que quer e tem uma visão muito clara (e interessante). Como eu disse o resto é bom para jornal e web site, revista de aviação, e para discussão "a moda" super-trunfo, mas não tem a ver com a realidade.
Pensem... temos que ter grana para manter essas garças... temos que ter liberdade para fazer umas coisas "eletrônicas", bomba e missil.
Quem estiver mais perto disso leva... franceses tem a preferência e excelentes e gigantescas chances, mas se bobearem tomam um balão A la Marrocos que não tem nem graça.
Podem acreditar!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Concordo integralmente com você, Lima.cb_lima escreveu:Vejam bem
Ao que parece os franceses estão oferecendo aquilo que o governo quer (Rafale)... Se é o que a FAB acha melhor, bom... a FAB no fim das contas é o governo também.
O que realmente me preocupa nessa história toda é:
Ok, Rafale ganhou... compramos... e aí como vamos manter essa josta?
Porque não se enganem... "é caro para caramba!!!!!" Podem brigar, xingar, reclamar, esperniar, mas sim, hoje é mais caro da manter e voar do que o SH e quanto ao Gripen NG... bom... os suecos dizem que não... monomotor, talvez estejam certos, mas para pagar o desenvolvimento desse avião vai de certo sair mais caro do que o Rafale por um bom tempo.
Hoje realmente não vejo problema... excelente avião etc etc.
Amanhã é que me preocupa e na verdade sempre me preocupou.
A única coisa boa que noto é que ao que parece esse carnaval todo que está ocorrendo é porque Governo/FAB também estão preocupados com a mesma coisa. E isso é um bom sinal...
Transferência de tecnologia e outras coisas...
Srs,
A FAB quer ter liberdade para integrar bomba e missil, integrar umas outras coisas tipo ... e futucar umas outras coisinhas "eletrônicas"...
O resto é papo de vendedor... não acho que deva ser utilizado como argumento aqui, porque para quem interessa mesmo é secundário.
A FAB sabe muito bem o que quer e tem uma visão muito clara (e interessante). Como eu disse o resto é bom para jornal e web site, revista de aviação, e para discussão "a moda" super-trunfo, mas não tem a ver com a realidade.
Pensem... temos que ter grana para manter essas garças... temos que ter liberdade para fazer umas coisas "eletrônicas", bomba e missil.
Quem estiver mais perto disso leva... franceses tem a preferência e excelentes e gigantescas chances, mas se bobearem tomam um balão A la Marrocos que não tem nem graça.
Podem acreditar!
E não vai adiantar ninguém reclamar porque putz o governo está fazendo de tudo para ajudar os caras... então se rolar o "balão" vão chorar com a Dassault que não sabe vender avião (apesar de na minha opnião ter o melhor avião no momento!)
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O lance é o seguinte, se a FAB não quer o Rafale que diga logo, serei o primeiro a estar do lado dela (FAB). Se a FAB quer o Rafale e o governo diz que é possível pagar o que negociou com os franceses nas vésperas do dia 7 de setembro, então que se aguarde a Dassault se pronunciar. Se a Dassault não atender os pré-acordos, então tem que dançar mesmo, aí que se fique com o melhor entre Gripen NG e F-18. Obs.: não estou dizendo que o Rafale é melhor do que os outros dois, estou considerando apenas a "prioridade" dada pelo governo (e não por mim).
Agora, a coisa mais séria que vi até agora foi o ministro NJ desmarcar uma reunião com o representante da SAAB simplesmente porque este falou mais do que devia (2 caças pelo preço de 1). Até agora a anta não conseguiu compreender o tamanho do estrago que fez e quais as consequências da tal "indisposição" do ministro.
Os americanos estão praticamente calados... Sei... Não quero comentar, mas encontraram uma técnica para restabelecimento de Inês.
Minha preocupação: a FAB não ter assimilados os erros do FX-1 (pra mim não assimilou); já tem gente com respostas na ponta da língua. Não se esqueçam que a tal secretaria de compras do MD entrará em vigor mais rápido do que se imagina; a tal secretaria pode precisar de algo expressivo para começar a funcionar. Soluções simples para problemas importunos.
Grande abraço,
Orestes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Vinicius Pimenta escreveu:PRick, então isso mostraria que o adiamento está de acordo com o quer o governo.
Eu diria, que é bom para deixar a mídia ocupada e o pessoal entretido
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)


A FAB deve ter recebido toneladas de papel sem sentido, quando afinal, os critérios de escolha são sempre os mesmos. Para o público em geral a SAAB faz o F-18E, e tem como concorrentes o Gripen da Dassault e o caça monoturbina é fabricado pelos Suecos, ou seja, não tem a menor diferença. Um será fornecido que nem banana, o outro é bom porque vem no norte e o terceiro é fresco.


[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Oi Prick,PRick escreveu:A-29 escreveu:Acho curiosa a mudança de mentalidade aqui no fórum nos últimos tempos. Depois do anúncio atabalhoado de nosso presidente, parece que todo mundo entrou para o partido do Prick e encara o Rafa como a oitava maravilha do mundo (e os franceses como a nona).
Desqualificar a proposta sueca por ter sido usada a expressão "dois caças pelo preço de um" me parece de uma superficialidade extrema. Todo mundo sempre disse que o Gripen é mais barato de comprar e operar. Agora o sueco vem e diz que seu produto custa a metade dos concorrentes e dizem que ele está mentindo? Ok, porque então ele está mentindo e o presidente francês está dizendo a verdade quando diz que haverá transferência "irrestrita" de tecnologia? Os defensores do Rafa REALMENTE acreditam nisso? Uma proposta tão boa que prevê a "possibilidade" de montagem no país, mas só para um eventual novo lote de aquisição. Garante a "exclusividade" para a venda posterior a qualquer país latino americano (como sabemos, todos riquíssimos e capazes de adquirir caças desse valor) Que prevê a "possibilidade" de a França adquirir "uns dez" cargueiros C-390 da Embraer, como se isso fosse grande coisa.
Caramba! O Brasil se compromete a gastar bilhões e bilhões em produtos franceses e todo mundo se esquece da antiga preocupação de off-sets por parte do vendedor? Cadê a contrapartida francesa à nossas aquisições? Talvez comprar dez cargueiros? Faça-me o favor.
Trinta anos depois fazemos um novo contrato de aquisição de helicópteros para produção no país. Da vez passada a tal transferência de tecnologia foi deixada de lado, mas vamos fazer figa que dessa vez vai dar certo.
Por favor, sejamos sensatos. Acusar os americanos e suecos de prometerem o que não poderão cumprir é muito fácil, mas mais fácil ainda é acreditar como um cordeirinho nas promessas francesas. O acordo já assinado não sofreu praticamente nenhuma discussão no Congresso, e não se sabe ao certo quanto dinheiro vai ser gasto no quê. Eu sinceramente ficarei bastante frustrado se o acordo do FX seguir a mesma receita.![]()
Depois eu sou torcedor. Vou te dar uma resposta clara, a promessa de dois caças por preço de é MENTIROSA, não é séria, porque o caça não existe, não está em produção, tem estimativa de preço, e isso não é preço. Pior ainda, é divulgar isso na mídia.
Não sabemos o teor das propostas, assim, o você está fazendo é especular, a promessa francesa é de 100% das tecnologias, quer dizer nos podemos abrir tudo, porém, isso deve ser entendido como possibilidade, dado que existe um preço para isso. Porém, os outros não podem sequer falar nisso, porque não tem condições ou não podem fazer. Porém, isso são possibilidades, é preciso ter em mente, que existe uma diferença enorme entre uma proposta comercial e um contrato.
O mesmo vale para a construção local, existe a possibilidade, porque para isso existe um preço adicional, que nesse caso é optativo, no caso do Gripen o preço adicional é obrigatório, além do preço do desenvolvimento. Vale lembrar que neste aspecto a propostas da Dassault e da Boieng, não podem ser comparadas com a da SAAB.
A compra de 10 KC-390 pode não ser grande coisa, porém, nenhum dos outros concorrentes fez tal oferta, eles podem melhorar e dizer que vão comprar 50 KC-390, estamos esperando![]()
. E não me venha comparar com compra de comoditities, isso não é Off-Set, é embromação.
Os Offt-sets são importantes quando compramos de pratileira, no modo atual eles são repassados em forma de transferência de tecnologia, como no contrato dos Subs e dos Ec-725. O mesmo deverá ocorrer no FX-2. A oferta de compra do KC-390 foi um extra, um plus adcional.
Aqui mais um vez existem os que prometem e os que fazem, como os Tucanos e ALX´s voando na França, portanto, é preciso separar quem faz promessas, de quem assina contratos, como acabamos de ver o do EC-725, de quem faz contrato e não pode honrar o que assintou, como dos torpedos TPS-2000.
Falar pela mídia é fácil, mas na hora de entregar a proposta, pedem mais prazo, depois pedem para que isso não seja informado.
A verdade é que nenhuma das propostas do BAFO, eram definitivas, porque não sendo uma concorrência, é um processo dinâmico, assim, como os prazos não são rígidos, não existe rito legal no procedimento do Programa.
[]´s
É claro que eu estou especulando, como, aliás, todos aqui estão, pois enquanto não sair a decisão final, ninguém tem certeza de nada. A diferença é que você torce a favor do Rafale, enquanto eu torço contra. Considero-o um mal negócio para o Brasil tanto quanto você o considera bom, e assim vamos vivendo.
O fato de o Gripen NG estar em desenvolvimento tanto pode ser uma coisa ruim, como você bem levantou, como pode ser uma coisa boa, por permitir maior interação de engenheiros brasileiros na finalização desse desenvolvimento. A tal "transferência de tecnologia", se preferir. Talvez seja por isso que a FAB preferiu entrar no programa do A-DARTER ao invés de comprar Sidewinder/Phyton/Mica e exigir transferência tecnológica.
Há rumores de que os americanos estariam prontos para comprar uma centena de supertucanos e um tanto de C-390 como contrapartida aos superhornets. São apenas boatos, que me parecem tão válidos quanto às intenções da Colômbia ou da França de o adquirirem.
Desconfio dos franceses por eles não terem um histórico lá muito propício de colaboração internacional, histórico esse que me parece inferior ao apresentado tanto por americanos quanto por suecos. Você fala que de concreto temos o contrato dos EC-725 assinado e sendo cumprido. Calma lá. O que tivemos durante anos foram M-III tratados como "black boxes" pelo fornecedor, e um robusto contrato de aquisição de helis para o EB que originou a Helibrás. Disso nos resultou uma MONTADORA de helis, com reconhecida incapacidade de projeto, e boas vendas para nossos Tucanos e Xingús (essa sim, uma excelente tacada). A tal transferência de tecnologia, prometida a trinta anos atrás, ficou para a próxima. Será que agora vai?
Os suecos foram decepcionantes no contrato dos torpedos, sem dúvida. Como foram os americanos bloqueando o uso dos meros vulcan por nossos AMX, ou os franceses levando os motores dos Mirage para revisão na França. Por outro lado, temos oito R-99 voando recheados de sistemas suecos, americanos e talvez até franceses (esse último realmente não sei), mas nem por isso deixam de ser exemplo da capacidade de integração e domínio brasileiros.
Como vê, o que realmente me incomoda é ver os franceses como mocinhos e os suecos e americanos como bandidos.