#4845
Mensagem
por joao fernando » Qui Ago 27, 2009 12:46 pm
Prick, vou dar meus pitacos:
A tecnologia de barramentos, significa que o sensor de velocidade, por exemplo, digitaliza e envia o sinal, por um barramento de dados (bus), os sinais digitais ao computador central.
No caso do Rafa, cada modulo já é um computador em si, ou seja, já processa e não temos mais o predominio de um computador central, mas a atuação de diversos sistemas em separado, que se comunicam sim com um computador central. Por termos vários nucleos de processamento, o poder total é infinitamente superior ao de um sistema que usa um computador unico, central, alimentado por um bus de dados.
Assim, o Rafa seria em tese muito superior a todos os outros sistemas de voo, baseados em um unico sistema de processamento, e acredito sim nos "niveis de voo" ativados. E vc mesmo já falou, o 3º nivel só pode ser ativado na França. Claro, se ativar, saberemos de antemão do que ele é capaz.
Bem, a minha pergunta é: seria o Rafa vendido full para a gente?
Outra questão:
A minha opinião é: sim, um upgrade seria mais facil e barato. Trabalhariamos apenas no modulo que nos interessa. Aumentando o poder de processamento do setor de radar, por exemplo, o nosso computador central receberia dados mais mastigados, ou seja, mexendo num modulo, anexamos capacidades que num caso de sistemas com um computador unico central, seria muito mais complexo e complicado, pra não falar impossivel, envolvendo não uma atualização, mas uma reforma geral de todo o sistema, com a troca de tudo (tipo F5-Br, só a carcaça velha é usada, o recheio tem que ser todo novo).
Acho que o Rafa leva facil. Mas o preço mais alto complica. Mas deve valer cada centavo, e anaisando pela otica do multiprocessamento, se o F18 não tiver algo semelhante agora, é um caça novo velhissimo.
Ponto pros Franceses.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG