E ai Antunes tudo bem.Antunes escreveu:pauloguita escreveu: O rafale mult role é o F3, o F2 não tem capacidade de executar todas as tarefas - ar ar, ar mar e ar solo, os rafales que foram para o Afeganistão, precisavam que outro caça eluminasse o alvo para ele.
O rafale é um bom avião, se vier mesmo, será um salto tecnologico gigantesco, em relação ao que temos hoje. Porem acho seu preço quase que proibitivo, e manutenção então nem se fala.
Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, até la a bola continua rolando
Caro Paulo, de modo algum quero desmerecer seu post mas com relação ao "preço" creio que existe muita especulação. É um elemento negociável também, por isso pode mudar até o ultimo minuto. Baseio minha opinião nestas matérias do site DB:
"Escolha de novo avião da FAB está na fase final
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 16 de Julho de 2009 09:58
Os dados são secretos e sujeitos a mudanças, mas os valores unitários comentados ficaram entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Isso dá algo entre US$ 3,6 bilhões e US$ 5,4 bilhões ao todo, mas é inócuo especular porque há muitas variáveis. Para fins de comparação, a Austrália pagou cerca de US$ 200 milhões por cada F-18 (mais armas e logística) que comprou recentemente. "
http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... -final.php
Bom isso não é exatamente barato. E em defesa do Rafale, porém não acredito nisso como preço final ainda. Especialmente se adicionarmos armamentos e manutenção. (Não que a manutenção do SH seja barata... porém, se é mais cara ou mais barata realmente não sei)
"Os Caças De Jobim
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 08 de Agosto de 2009 13:31
Na semana passada, americanos, franceses e suecos entregaram à FAB a chamada “Best and Final Offer”, a melhor e última oferta, com a qual tiveram chance de melhorar suas propostas iniciais. A Dassault reduziu o preço do Rafale de 70 milhões de euros para 50 milhões de euros, se aproximando dos demais finalistas, o F-18 (US$ 55 milhões) e o Gripen (US$ 50 milhões)."
http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... -jobim.php
Abraços
Olha calcule 50 milhoes de euros, e depois calcule 55 milhoes de dolores e multiplique isto por 36 caças, e verás a diferença. Agora a Australia comprou via FMS? acredito que não.
Agora não é o valor em si que esta em jogo, a coisa ja esta em outro patamar, o Jobim correu pro mato e o Celso Amorim esta avaliando as implicações políticas.
Até a um tempo atraz eu acreditava que o Rafale levaria, agora....
Abração
seja bem vindo.