Paulo,pauloguita escreveu:Realmente, eu tenho bom humor é verdade.
Mas não sei onde um rafale supera um F18, e no mais o rafale não será páreo para F35 e f22, e talvés o PAKFA.
Portanto, daqui a alguns anos ele estará ultrapassado. Quanto a França não ter dim dim, não é mentira não, o rafale quase quebra a dassauld, e o seu fracasso de vendas mostra que ele não é la esta maravilha toda.
Quanto a ele ser um projeto antigo, é pura verdade. Ele fez o primeiro vôo em 1986, portanto ja passa dos 20 anos que esta em testes, e so agora chega para ser multifuncional.
Para quem não tem nada, que é o nosso caso, ele é o caça. Porém não poderá ser comparado aos caças que estão surgindo agora. Ele é e sera sempre um quarta geração, nunca poderá ser comparado aos caças de 5º geração que estão surgindo.
Adota-lo como único vetor da FAB, é estar condenado a FAB na quarta geração, pois começaríamos a receber os rafales em 2014, até la o F35 e talvés até o PAK FA já estará operacional.
Portanto preferiria que do caça escolhido, viesse somente os 36, e depois um quinta geração.
É o que penso.
Abraços
O jogo so termina quando o juiz apita
Até la a bola continua rolando.
O Rafale é multi-funcional desde o modelo F2, operacionalizado em 2004. Poderia ter sido antes, mas dinheiro e outros fatores levaram à atrasos no projeto. O F-18E, desenvolvido a toque de caixa a partir de 1992, começou seu projeto alguns anos depois do Rafale. Mas daí a achar que ele portanto é de uma geração mais nova??? Os sistemas do Rafale são estado-da-arte, assim como os do F-18E mais moderno. Outro detalhe eram os requerimentos: O Rafale tinha de ser um caça de defesa de frota primeiro, antes de ser um avião de ataque(para repor os F-8 crusader, que se aposentavam). Já o F-18E tinha como função primária substituir os A6, e depois os F-14. Logo ele tinha de ficar multi-função antes...
Tampouco podemos comparar o F-18 ou o Gripen NG com caças de quinta geração. Nenhum deles é stealth, e a eletrônica não é tão avançada quando a do F-35 ou do F-22. No projeto FX, não tinhamos nenhum caça de 5a. geração oferecido. O PAK-FA era uma promessa futura, e não o concorrente russo, e o F-35 foi retirado pelos americanos por não quererem atender as demandas de ToTs relacionadas à ele.
De fato, a menos que queiramos comprar o caça americanos F-35, ou o russo PAK-FA, estaremos sim condenados à 4a. geração por um bom tempo. A melhor solução, no entanto, é suplantar a deficiência com armamentos e sensores adequados, de última geração, e integrar sistemas UAV e UCAV para complementar e potencializar os aviões que tivermos. O nosso próximo projeto, de longo prazo, já deverá ser de 6a. geração. Estamos atrasados demais para começar agora a pensar em fazer um de quinta geração, principalmente considerando como somos rápidos para desenvolver um projeto dessa magnitude....
Allan
ps. Não é razoável usar o EF-18G como caça de superioridade aérea ou de ataque. Ele é menos capaz em ambas as funções que a versão F-18E, e ainda por cima é muito, mas muito mais caro que o F-18E. Pessoalmente, acho que a menos que os franceses façam muitos milagres, seria ótimo ter alguns EF-18G para a MB e para a FAB, mas não os vejo como essenciais, coisa que o FX-2 é...