Perfeito, o relatório da Comissão do Congresso dos EUA, pós-OPEVAL é claro, o F-18E é uma solução de compromisso.ninjanki escreveu:Bom, no tópico do Rafale, claro que o F-18E tem de sair pintado como porcaria...
Por mim, tenho que o F-18E tem uma ótima eletrônica, talvez não tão moderna na parte de interface humana e integração de sistemas, mas para cada sistema individualmente, estado da arte. O principal problema dele é o conjunto da obra: O F-18E é um remendo do início ao fim. Queriam fazer um caça novo, mas tinham de faze-lo parecer com um antígo. Acabaram com algo mais pesado, mais torto, mais "sujo" que o original. Claro que resolveram muitos problemas, mas isso só o deixou um caça funcional, nada para se orgulhar depois. Não tem comparação com Typhoon ou Rafale, projetos muito mais modernos. De fato, só o F-22 e o F-35 estão anos-luz à frente desses em termos de projeto e conteúdo.
Como vetor, o F-18E atende muito bem a FAB. Mas daí dizer que é o melhor, ou que é equivalente aos outros dois... O problema do F-18 são os EUA. Não que eu ache que eles vão prometer uma coisa e entregar outra, mas os termos de negociação deles são sempre desvantajosos para nós.
Conclusão da Comissão, após a conclusão do OPEVAL!
fonte: http://armed-services.senate.gov/statem ... 0322pc.pdfDEFICIENCIES
As is to be expected with any aircraft at this stage, operational testing has identified anumber of deficiencies, perhaps about 100 items—of which I believe about 25-30 areappropriately considered major deficiencies. By a major deficiency, I mean a deficiency thatwill, or could, degrade the operational effectiveness or suitability of the aircraft. The otherdeficiencies are more of the nature of annoyances, which should be fixed if practical, but can besuccessfully “lived with” if needed.There are several aircraft performance areas in which the aviator prefers more. While theF/A-18E/F brings other enhancing characteristics to the aerial combat arena, in selected areas—such as maximum speed, transonic acceleration, and sustained turn rate—its performance isconstrained by the basic aerodynamics of the aircraft and the thrust of its engines. Barring majoraerodynamic redesign or reengineering, these are performance limitations that must be livedwith. Approximately five of the identified deficiencies fall in this category. These deficienciesare very close to the early predictions of aircraft performance, and are not a surprise to themanufacturers or the Navy.