gaitero escreveu:Sintra escreveu:"Much ado about nothing"
É uma comédia de Willian Shakespeare em que de facto se faz muito barulho por nada, que é exactamente o que se passa acerca desta história...
Vamos lá pensar cinco segundos...
Os mauzões dos Norte Americanos proibiram os Israelitas de venderem equipamento que "teoricamente" seria utilizado pelo Sueco Gripen NG no processo RFI/RFP Indiano porque isto, através do normal mecanismo de competição, faria com que a Lockheed Martin e a Boeing tivessem de baixar o preço das suas propostas, certo?
Quais é que são os sistemas Israelitas que o Gripen NG apresentado à India utiliza?
Assim de repente... NENHUM...
O motor é Americano, o radar é Anglo-Sueco, o sistema EW é Sueco, os sistemas de comunicações são Alemães, etc...
Então quais é que foram esses sistemas? Pois... Se alguém conseguir arranjar resposta avise.
Qual é a relação entre esta história e o programa FX2?
ABSOLUTAMENTE ZERO
Claro não é Portugal que pode ser o único operador de um caça ultrapassado como é o Gripen, por décadas, não é mesmo?
Nem considero os inputs norte americanos no gripen que são muitos,
muito mais do que você pensa, na verdade toda a parte suéca é de fato americana com leves ajustes, o estabilizador é uma evolução do utilizado pelo F-16, o motor é do F-18... Isto sem contar que os itens a serem desenvolvidos pelos demais países, vamos citar o Radar Italiano, podem vir a ter inputs norte americanos e mesmo se não tiver, na hora do vamo ve quem manda nessa poha são os EUA e os fornecedores vão baixar a cabeça e dizer sim senhor...
Não posso ver a história AM-X se repetindo, desenvolver um caça é uma coisa, depender de outros para isto, principalmente quando este quer a todo custo te ferrar é outra...
ZERO é a nota que a FAB deve receber por ter excluido nossa única chance de sucesso, que seria o paK-Fa, agora é chorar as maguas e buscar o melhor, que seria ao menos uma posição de destaque no cenário internacional...
Portugal?!
AMX?!
Unica chance de sucesso?!
Radar Italiano com "inputs Americanos"?!
O "Selex 1000E/RAVEN" é composto por um Back end da SAAB e uma antena AESA feita em EDIMBURGO, na Escócia, por uma equipa maioritariamente BRITÂNICA, liderada por um senhor chamado Jonh Roulston, a morada é esta:
Crewe Toll
Ferry Road
Edinburgh
EH5 2XS
Existem dois compounds, encontra a equipa no compund "Phase 2".
E sim, a sede da Selex é na Itália.
O radar e os sistemas EW que vão equipar o futuro PAK-FA NÃO vão ser os mesmos que vão equipar o SU-35 (pelo menos acertou nos motores, vá lá, já não é mau).
A ideia de que a Sukhoi vai instalar o Tikhomirov NIIP IRBIS E no seu futuro caça depois de já terem saido não sei quantas noticias de fontes confiáveis Russas nos ultimos três anos a confirmar que o PAK FA vai ter um radar AESA, é inenarrável.
A Russia NUNCA ofereceu a construção de caças no Brasil para a aquisição de 36 aviões, isto que fique bem claro.
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
NUNCA FOI OFERECIDO UMA LINHA DE MONTAGEM DE SUKHOIS NO BRASIL PARA 36 SU-35...
Está claro agora?
Se fossem mais, ai, provavelmente a conversa era outra.
O Motor utilizado pelo Gripen A/B/C/D é o GEF404 do F/A-18A/B/C/D Hornet, o utilizado pelo NG é o do GEF414, utilizado pelo F/A-18E/F SuperHornet, tendo em conta a quantidade ENORME de material americano utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras qual é que é o problema? Os Blackhawks acabadinhos de comprar vieram de aonde? Da China? E os MK48 vieram do Paquistão?
Ainda bem que falou na história do AMX. Portanto, se eu bem percebi a sua solução era a aquisição de umas dezenas de caças de 16/18 toneladas limpos que sofrem exactamente do mesmissimo problema do Gripen NG, uma versão avançada de um avião já existente, com alterações extruturais extensivas e ainda sem nenhuma encomenda (para quem não sabe e apesar de todas as declarações de Mikhail Pogosyan de que as primeiras entregas eram para 2011, de Aleksandr Zelin ou mesmo do próprio Putin, a Força Aérea Russa ainda não contratualizou nenhum SU-35, esperemos que esteja para breve).
Portanto um avião completamente incompativel com tudo o que a FAB opera, ENORME, com custos de operação elevadissimos...
Nós estamos a falar da FAB, lembra-se?
Aquela Força Aérea com quase o dobro do pessoal da RAF mas com metade dos esquadrões de combate e que tem dificuldades em manter os pilotos de F-5E e AMX a voar pouco mais de 100 horas/ano.
É claro que o avião ideal para uma tal força aérea é uma bisarma do tamanho do SU-35! Porque não um TU-128?
E depois para completar, coloca-se uma cereja no bolo, investe-se uns biliões de dólares num avião que ainda não saiu do chão, o PAK-FA...
Mas que grande ideia, portanto o Gripen NG é muito "caro" e é um "risco", mas o SU-35 e (melhor ainda) um aparelho que ainda nem protótipo tem é uma excelente ideia!
Se eu já vi uma receita de como escavacar o budget de uma Força Aérea com dificuldades financeiras "this is it"!
Primeiro passo, compra-se aparelhos enormes, com consumos de combustivel elevadissimos e sem qualquer compatibilidade/valência com o resto da frota. Segundo passo, investe-se uma porrada de dinheiro num projecto que o protótipo era para ter voado em 2006 e que ainda não saiu do chão! Voilá, ninguém sai do chão em 2018...
O projecto que você tanto gosta foi oferecido à FAB, foi avaliado por uma equipa TÉCNICA pluridisciplinar da FAB, a FAB não gostou do que viu, disse que não.
Como se diz por estes lados "temos pena", ou como dizem os anglo americanos "get over it".
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...