Embraer comprando a SAAB????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: Embraer comprando a SAAB????

#151 Mensagem por Skyway » Dom Jun 07, 2009 11:37 pm

Bender escreveu:
Skyway escreveu: :mrgreen: :mrgreen:

Já vi que isso vai pegar... :lol:

Um abraço!
Foi só pra te sacanear :mrgreen: na boa :mrgreen:
:wink: :mrgreen:

AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#152 Mensagem por orestespf » Dom Jun 07, 2009 11:44 pm

Santiago escreveu: Transferencia de tecnologia parte do pressuposto que alguem ira ser o receptor. Esse receptor nao eh um ente abstrato. Ele eh da maior relevância. Sem ele ou se ele nao estiver a altura ou interessado, a ToT nao se completa ou se perde. E no caso do FX, a Embraer naturalmente se configura como o principal receptor.

[]s
Olá Jacques,

pensava assim também, até "ontem". Não se pode esquecer que o governo tem instâncias para absorver estas tecnologias que poderiam vir, caso a Embraer (e outras empresas, visto que não se trata apenas dos caças) não "queira". A própria FAB e suas instituições teriam condições pra isso, sem falar que a FAB é do governo (Nação).

O papel da Embraer é maior do que isso (absorver as ToT´s), ela seria geradora de empregos imediatos, então faz parte do processo e seria a "receptora" natural, mas não única. Além do mais, dependendo do que for acertado, outra empresa poderia fazer "o mesmo", visto que existem "incomodados" dizendo que a Embraer carece de um concorrente, ou seja, nos mesmos moldes americano.

Em suma, hoje ela é única, mas pode não caso diga um não, coisa que eu duvido e muito!

Abração,

Orestes

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#153 Mensagem por Mapinguari » Seg Jun 08, 2009 12:45 am

Carlos Mathias escreveu:A EMBRAER deve comprar alguma cosinha ali, outra acolá, mas compraaaaaar a SAAB?
É ruim hein!

MAs pode acontecer, é difícil mas não impossível.
Comprar toda a Saab, é muuuito difícil. Mas, se o Gripen NG for confirmado como vencedor do F-X2, é possível, sim, que haja uma troca de ações, que as duas companhias virem sócias uma da outra.

Mapinguari

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6527 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

#154 Mensagem por Túlio » Seg Jun 08, 2009 7:34 am

Bender escreveu:Vou jogar uma areia nessa istória,só pra ser do contra :mrgreen:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

"Não temos ilusão de que as tecnologias pelas quais o Brasil está mais interessado serão transferidas (no projeto FX-2)"[/color]

Exato! Concordo em gênero, número e grau. TRANSFERÊNCIA! Isso realmente, como todos aqui sabemos é, no dizer no nosso véio Aiatolá da M'daira, 'canto de sereia'. Uma tigrada passa décadas desenvolvendo tecnologia e, para poder vender 36 caças com esperança de mais uns 90/100, vai lá e dá tudo de bandeja, claríssimo, concordo até dizer chega...

Mas não falo em COMPRAR simplesmente, falo em DESENVOLVER JUNTO a incógnita chamada Gripen NG (ou E/F, como preferirem). Para isso a SAAB sozinha não tem fôlego, e vai ter menos ainda nos tempos vindouros, quando o dólar se for de vez barranco abaixo (o Euro não vai salvar ninguém, atrelada como está a economia européia à dos EUA) e os EUA entrarem em moratória (esperem e verão, enquanto isso leiam os boletins da LEAP: NUNCA erraram!). Resta o quê? Fechar simplesmente a divisão de aviões militares ou a SAAB toda, como fizeram os Holandeses com a Fokker? Mas peraí, há uma saída:

OS BRASILEIROS E OS INDIANOS QUEREM UM CAÇA QUE PODERIA SER PERFEITAMENTE O GRIPEN NG!

Qualquer um deles (ou mesmo ambos) poderiam ser parceiros no desenvolvimento, e ser parceiro implica responsabilidades muito além de meramente financeiras, têm de desenvolver partes do hardware e software da aeronave e aí sim, os Suecos teriam de transferir conhecimentos sem os quais seria humanamente IMPOSSÍVEL se chegar a um produto viável: para um avião desenvolvido por mais de uma empresa voar e combater é necessário que as empresas 'conversem' entre si, que dados venham e vão. Uma c*gada no Brasil e o fly-by-wire dá bug, uma c*gada na Índia e o radar fica caolho, uma c*gada na Suécia e os canards não obedecem corretamente os comandos do fly-by-wire. É um NOVO avião, apenas DESCENDENTE do Gripen. Assim, ou todos aprendem junto, cada um aportando os conhecimenros que tem/adquire do parceiro ou vira num samba do crioulo doido, aí sim, desperdício de dinheiro e tempo. Dá trabalho, dá dor de cabeça, custa caro mas vislumbro aí a nossa ÚNICA chance de começar de pé direito no mundinho dos 'fighter-makers'...

Ameriacano me ensinando a fazer SH? Francês me ensinando a fazer Rafale? Para depois competir com eles? Qualews...

Já a Suécia está num jogo de vida-ou-morte, ou se acupincha ou repete a Holanda e fica sem Indústria Aeronáutica...

Eis aí a razão pela qual me 'Gripei'... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 278 vezes
Agradeceram: 113 vezes

#155 Mensagem por FOXTROT » Seg Jun 08, 2009 9:05 am

Túlio escreveu:
Bender escreveu:Vou jogar uma areia nessa istória,só pra ser do contra :mrgreen:

Exato! Concordo em gênero, número e grau. TRANSFERÊNCIA! Isso realmente, como todos aqui sabemos é, no dizer no nosso véio Aiatolá da M'daira, 'canto de sereia'. Uma tigrada passa décadas desenvolvendo tecnologia e, para poder vender 36 caças com esperança de mais uns 90/100, vai lá e dá tudo de bandeja, claríssimo, concordo até dizer chega...

Mas não falo em COMPRAR simplesmente, falo em DESENVOLVER JUNTO a incógnita chamada Gripen NG (ou E/F, como preferirem). Para isso a SAAB sozinha não tem fôlego, e vai ter menos ainda nos tempos vindouros, quando o dólar se for de vez barranco abaixo (o Euro não vai salvar ninguém, atrelada como está a economia européia à dos EUA) e os EUA entrarem em moratória (esperem e verão, enquanto isso leiam os boletins da LEAP: NUNCA erraram!). Resta o quê? Fechar simplesmente a divisão de aviões militares ou a SAAB toda, como fizeram os Holandeses com a Fokker? Mas peraí, há uma saída:

OS BRASILEIROS E OS INDIANOS QUEREM UM CAÇA QUE PODERIA SER PERFEITAMENTE O GRIPEN NG!

Qualquer um deles (ou mesmo ambos) poderiam ser parceiros no desenvolvimento, e ser parceiro implica responsabilidades muito além de meramente financeiras, têm de desenvolver partes do hardware e software da aeronave e aí sim, os Suecos teriam de transferir conhecimentos sem os quais seria humanamente IMPOSSÍVEL se chegar a um produto viável: para um avião desenvolvido por mais de uma empresa voar e combater é necessário que as empresas 'conversem' entre si, que dados venham e vão. Uma c*gada no Brasil e o fly-by-wire dá bug, uma c*gada na Índia e o radar fica caolho, uma c*gada na Suécia e os canards não obedecem corretamente os comandos do fly-by-wire. É um NOVO avião, apenas DESCENDENTE do Gripen. Assim, ou todos aprendem junto, cada um aportando os conhecimenros que tem/adquire do parceiro ou vira num samba do crioulo doido, aí sim, desperdício de dinheiro e tempo. Dá trabalho, dá dor de cabeça, custa caro mas vislumbro aí a nossa ÚNICA chance de começar de pé direito no mundinho dos 'fighter-makers'...

Ameriacano me ensinando a fazer SH? Francês me ensinando a fazer Rafale? Para depois competir com eles? Qualews...

Já a Suécia está num jogo de vida-ou-morte, ou se acupincha ou repete a Holanda e fica sem Indústria Aeronáutica...

Boa Túlio, concordo plenamente!

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
ninjanki
Avançado
Avançado
Agradeceram: 7 vezes

#156 Mensagem por ninjanki » Seg Jun 08, 2009 11:36 am

Bom, a Suécia não precisa do Gripen NG. Esse caça é um passo evolutivo pequeno em relação ao Gripen, principalmente se considerarmos o cenário de defesa sueco, de seus principais clientes, e da possibilidade de autalizar os Gripens atuais com elementos da tecnologia do novo avião. Para mim, está claro que a SAAB quer a India e o Brasil como parceiros, porque é uma boa oportunidade, à um custo baixo, de atualizar o seu único produto do gênero, e ainda ganhar acesso aos dois principais mercados que restaram. Daí a dizer que isso é bom para nós, ou para os indianos, são outros quinhentos.

Quanto à Embraer, a situação é complicada sim. Afinal, se por um lado não podemos ter uma empresa ditando para a FAB e para o Brasil oque esses devem comprar, tanto como vetor quanto como decisão geo-política/estratégica, por outro também não podemos negar que a Embraer é a única empresa viável para tocar um projeto da magnitude do FX-2, seja qual for o escolhido, e que devemos maximizar os ganhos de negócios, de tecnologias de múltipla aplicação, e de viabilidade comercial para a empresa. Quem fala em uma segunda empresa do gênero no Brasil está alucinando. Custa muito caro, e requer um mercado muito grande para sustentar, manter uma empresa aeronáutica, quiça duas...

Por outro lado, faz sentido buscar parcerias internacionais, com fusões e sociedades em projetos de grande porte, com o objetivo de desenvolver, absorver e também exportar tecnologias para ser competitivo com os outros grandes conglomerados. Mas isso só se faz com a participação voluntária da Embraer, que não é joguete do governo ou da FAB para fazer oque lhes dá na telha.

Allan

ps. Enquanto eu não ver um fabricante de turbinas e outro de radares nessas "parcerias", não vejo nada de excepcional nessa proposta. Não precisamos de ufanismo, precisamos é de inteligência para manter nossa nação forte e única.

Carlos Mathias

#157 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 08, 2009 11:43 am

Acabou a fase da "abanação" de cabeças. 8-]
Mais uma água tônica aqui na minha varandinha véia de guerra, e só butucando :) .

Carlos Mathias

#158 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 08, 2009 11:54 am

Interessante, estamos agora na função de salva-vidas da SAAB?

Booz
Sênior
Sênior

#159 Mensagem por Booz » Seg Jun 08, 2009 12:04 pm

Túlio escreveu:

Túlio, seu raciocínio é linearmente cristalino.
Todavia, vejo dois óbices à esta complexa operação:
1) Ainda falta receptáculo técnico ao Brasil em absorver toda a tecnologia necessária. Isto supondo-se a transferência, que você mesmo, e eu concordando plenamente, que como apresentam são estórias de leprechauns.

2) Se ocorrer a apoacaliptica previsão do debacle do dolar nosotros vamos correr a pista sem reversos e freios. Se por umlado a dívida externa está sendo "comprada" com deságio, a interna ainda tem como indexador um dos maiores juros nominais do mundo (mesmo em queda). Talvez, o pior seriam às seqüelas sobre o comércio exterior, pois, o percentual de produtos com maior valor agregado, adidos às exportações, extrariam em colapso.

Se o caso for uma associação, por troca/venda de ações, não poderíamos somente injetar recursos ao desenvolvimento do projeto. Isto seria o mesmo que contratar um mestre de obras para fazer nossa casa e achar que sabemos como fazê-la porque o recurso é nosso.
Por isto, fico pensando no tempo enorme que isto demandará no desenvolvimento de determinadas tecnologias que - obrigatoriamente - tem de ser desenvolvidas/assimiladas aqui.

Estou pessimista?
Que nada, tudo o que eu digo e otimismo puro e ufanismo de flamenguista doente, pois até agora nem em sonhos eu me preocupava com isto. E me preocupar que o Brasil possa ter dificuldades em desenvolver e gerar é uma alegria "duca"! :mrgreen:
Que venham tais preocupações!

Imagem
PRick

#160 Mensagem por PRick » Seg Jun 08, 2009 12:13 pm

ninjanki escreveu:Bom, a Suécia não precisa do Gripen NG. Esse caça é um passo evolutivo pequeno em relação ao Gripen, principalmente se considerarmos o cenário de defesa sueco, de seus principais clientes, e da possibilidade de autalizar os Gripens atuais com elementos da tecnologia do novo avião. Para mim, está claro que a SAAB quer a India e o Brasil como parceiros, porque é uma boa oportunidade, à um custo baixo, de atualizar o seu único produto do gênero, e ainda ganhar acesso aos dois principais mercados que restaram. Daí a dizer que isso é bom para nós, ou para os indianos, são outros quinhentos.

Quanto à Embraer, a situação é complicada sim. Afinal, se por um lado não podemos ter uma empresa ditando para a FAB e para o Brasil oque esses devem comprar, tanto como vetor quanto como decisão geo-política/estratégica, por outro também não podemos negar que a Embraer é a única empresa viável para tocar um projeto da magnitude do FX-2, seja qual for o escolhido, e que devemos maximizar os ganhos de negócios, de tecnologias de múltipla aplicação, e de viabilidade comercial para a empresa. Quem fala em uma segunda empresa do gênero no Brasil está alucinando. Custa muito caro, e requer um mercado muito grande para sustentar, manter uma empresa aeronáutica, quiça duas...

Por outro lado, faz sentido buscar parcerias internacionais, com fusões e sociedades em projetos de grande porte, com o objetivo de desenvolver, absorver e também exportar tecnologias para ser competitivo com os outros grandes conglomerados. Mas isso só se faz com a participação voluntária da Embraer, que não é joguete do governo ou da FAB para fazer oque lhes dá na telha.

Allan

ps. Enquanto eu não ver um fabricante de turbinas e outro de radares nessas "parcerias", não vejo nada de excepcional nessa proposta. Não precisamos de ufanismo, precisamos é de inteligência para manter nossa nação forte e única.
Mas parece que o pessoal é cego e surdo, então vou gritar! A SUECIA NÃO PODE VENDER, NEM DESENVOLVER OU ENTREGAR ALGO QUE NÃO FABRICA OU DESENVOLVE TOTALMENTE.

O radar e a turbina do Gripen NG, NÃO SÃO SUECOS!!!! NEM OS ARMAMENTOS, portanto, não existe desenvolvimento independente do Gripen, vamos ter problemas que os suecos não podem resolver.

Além disso, o Gripen NG pode ser bom para Índia, para a FAB é o caça do tamanho errado.

[]´s

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#161 Mensagem por joao fernando » Seg Jun 08, 2009 1:11 pm

Prick, o Brasil não quer Turbinas nem radar, o que o povo quer são os codigos fonte, que vão fazer tudo isso funcionar.

Sabendo alterar os codigos fonte, podemos integrar turbinas, armamento e radares conforme o nosso gosto. Ai eu ja acredito nas alianças que temos com alguns, como com os Sul africanos e seus produtos.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Tupi
Sênior
Sênior

#162 Mensagem por Tupi » Seg Jun 08, 2009 1:26 pm

Tupi escreveu:Proponho fazermos uma campanha.
VOLTA MESTRE ORESTES
[018]
TUM,TUM,TUM.....

Kabiencille Xangô !!

Seja bem vindo de volta Orestes :lol: :lol:

Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#163 Mensagem por orestespf » Seg Jun 08, 2009 1:35 pm

Tupi escreveu:
Tupi escreveu:Proponho fazermos uma campanha.
VOLTA MESTRE ORESTES
[018]
TUM,TUM,TUM.....

Kabiencille Xangô !!

Seja bem vindo de volta Orestes :lol: :lol:
Saravá, Tupi, obrigadão!!!

Kaô Kabiecille, Saravá meu Pai Xangô!!!

Ogunhê! Saravá Ogum!!! :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço, meu amigo!!!

Orestes

gaitero
Sênior
Sênior

#164 Mensagem por gaitero » Seg Jun 08, 2009 2:13 pm

Sabe o que eu acho que acontece a partir de agora?

As fontes se secaram....

Não haverá mais vazamento de informação.... Os que ainda resistem deverão parar, e só deveremos voltar a este assunto, SE, eu disse SE, o Gripen NG vencer o F-X. É público e notório a preferência incondicional do nosso ministro da DEFESA, pelo Rafale. Ele esta ganhando o que em troca? Não sei, o Brasil quer o que com esta parceria francesa? Não sei, mas existe sim uma incógnita, neste momento o Brasil estará de frente a DUAS incógnitas.

1- Os frutos desta parceria francesa, ou como alguns gostam de dizer, pacotão francês. Que deve trazer vantagens e desvantagens, mas que na pior das hipóteses deixará o Brasil em um cenário confortável para as próximas décadas, porém, limitado ao que os franceses podem e querem nos oferecer.

2- Dividimos as etapas e desenvolvemos nosso parque tecnológico de maneira ordenada e independente. Ai sim, o que a França tem e que nós queremos é da França, e o que nos queremos e é oferecido por outros, deverá ser considerado....

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Booz
Sênior
Sênior

#165 Mensagem por Booz » Seg Jun 08, 2009 2:16 pm

PRick escreveu:
ninjanki escreveu:Bom, a Suécia não precisa do Gripen NG. Esse caça é um passo evolutivo pequeno em relação ao Gripen, principalmente se considerarmos o cenário de defesa sueco, de seus principais clientes, e da possibilidade de autalizar os Gripens atuais com elementos da tecnologia do novo avião. Para mim, está claro que a SAAB quer a India e o Brasil como parceiros, porque é uma boa oportunidade, à um custo baixo, de atualizar o seu único produto do gênero, e ainda ganhar acesso aos dois principais mercados que restaram. Daí a dizer que isso é bom para nós, ou para os indianos, são outros quinhentos.

Allan

Mas parece que o pessoal é cego e surdo, então vou gritar! A SUECIA NÃO PODE VENDER, NEM DESENVOLVER OU ENTREGAR ALGO QUE NÃO FABRICA OU DESENVOLVE TOTALMENTE.

O radar e a turbina do Gripen NG, NÃO SÃO SUECOS!!!! NEM OS ARMAMENTOS, portanto, não existe desenvolvimento independente do Gripen, vamos ter problemas que os suecos não podem resolver.

Além disso, o Gripen NG pode ser bom para Índia, para a FAB é o caça do tamanho errado.

[]´s

Sei que os fundamentos desta minha suspeita são tão diáfanas quantos os faltos de uma miríade mas...
Começa a intuir-me um sopro de inquietude que me leva a suspeitar que o PRick é pró Rafale.
Ou não?!
:mrgreen:

Imagem
Responder