Rafale F-1 para a MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Rafale F-1 para a MB

#1 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Dom Mai 03, 2009 10:07 pm

Para mim está óbvio que os 10 rafas estocados na França virão para o Brasil, pois a França já disse que não irá transforma-los em F-3. Acho que o MB só não anunciou isso, pois ainda está aguardando a Fab definir o seu FX e o término da reforma do A-12.

Independente se der Rafa ou Gripen, acho que isso são favas contadas, pois complementaria a ala aérea com os A-4M de ataque, sendo os 10 para a defesa da Frota......o que para a América Latina seria uma esquadra sem comparação a nenhuma outra por aqui (justificável só pelas nossas riquezas em alto mar).

Deixo esse tópico pra debater sobre essa hipótese e pra que baixem a bigorna caso achem a idéia muito cara operacionalmente......porém para ser grande tb temos que pensar grande.....apesar de não achar esse um investimento tão pesado assim.

Grato
Marcos Ribeiro




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Re: Rafale F-1 para a MB

#2 Mensagem por FABIO » Dom Mai 03, 2009 10:15 pm

EU SÓ ACREDITO VENDO. :evil:




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Re: Rafale F-1 para a MB

#3 Mensagem por Túlio » Dom Mai 03, 2009 10:18 pm

Já eu NEM VENDO acredito... :roll: 8-]




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Re: Rafale F-1 para a MB

#4 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mai 03, 2009 10:22 pm

Negativo, o que rola é que a FAB+Gov escolhendo o Rafa, esses F-1 vem rapidinho prá cá, mas se não, é A-4M atéééééééé...




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Dom Mai 03, 2009 11:40 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Rafale F-1 para a MB

#5 Mensagem por Bender » Dom Mai 03, 2009 11:12 pm

Pois é.esses rafas seriam ótimos no A12,mas devem custar uma p... grana :shock: sem a comunalidade com a FAB,acho dificil eles virem pra MB.


Sds.




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Re: Rafale F-1 para a MB

#6 Mensagem por Adelphi » Seg Mai 04, 2009 1:32 am

Até que ponto vale a pena ter o F-1 na MB? É uma aeronave muito cara e na atual situação do A-12 não terá condição de operar "full", isso sem contar a capacidade reduzida da versão. Sem tirar os méritos da aeronave, mas como nosso orçamento é pequeno temos que pensar muito na questão custo x benefício.

abraços!




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Re: Rafale F-1 para a MB

#7 Mensagem por Bourne » Seg Mai 04, 2009 1:45 am

Logo teremos os EMB-39 como caça naval e da FAB 8-]




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Re: Rafale F-1 para a MB

#8 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Seg Mai 04, 2009 11:30 am

Bem se der o Gripen, obviamente não haverá versão naval, somente se a SAAB, desenvolver conjuntamente com seu futuro caça de quinta geração, uma versão naval para atender seu sócio e futuras encomendas pelo mundo. Ainda continuo achando que se der Gripen ou Rafale vai dar Rafa no MB, pois isso pode ser incluído de lambuja com as FREEM, subs conv e nuc e compras de conveniência futuras, sendo isso garantido pela SOFA e END. A marinha não ia aumentar a potência das catapultas do A-12 sem propósito......ia?? Só não fizeram ainda por respeito a lenga lenga do FX2.....até pq quem comanda isso é o MD.
Marcos

F1- Com capacidade reduzida?? Ok....claro se comparada a versão full f-3, porém um PUTA caça de defesa de frota e até litorânea(caso das bases terrestres da marinha).....fora que pela SOFA, nada impede de se integrar mísseis nacionais anti-navios.




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Re: Rafale F-1 para a MB

#9 Mensagem por Luís Henrique » Seg Mai 04, 2009 11:59 am

Eu acho que se der Gripen, o caminho é o desenvolvimento conjunto de um caça de 5ª geração, que deverá ter uma versão naval.

Assim, a MB ficara apenas com os A-4M e o futuro A-13 terão o sucedâneo de 5ª geração.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Rafale F-1 para a MB

#10 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 04, 2009 2:30 pm

jambock01 escreveu:Até que ponto vale a pena ter o F-1 na MB? É uma aeronave muito cara e na atual situação do A-12 não terá condição de operar "full", isso sem contar a capacidade reduzida da versão. Sem tirar os méritos da aeronave, mas como nosso orçamento é pequeno temos que pensar muito na questão custo x benefício.

abraços!

Prezados Senhores,

Em relação aos Rafale F1 tenho algumas considerações:

1. Estes aviões já foram oferecidos a MB. Ainda não foram adquiridos em função do FX, a MB não vai ''atropelar'' a FAB.
2. No caso do FX for o Gripen NG (avião que existe apenas em projeto) ou o Rafale a vinda dos F1 vai ser praticamente imediata.
3 .No caso do FX for o F 18 E/F (grande possibilidade) o A12 vai receber F18 B/C. Os norte americanos já indicaram esta possibilidades. Estes aviões assim como os Rafale F1 virão por custo residual.
4. Tanto o Rafale como o F18 irão operar no A12 somente em missões ar-ar. A função de ataque vai ser do A4 modernizado. A recalibragem das catapultas do São Paulo tem como objetivo o emprego de uma aeronave na função de defesa da frota (F18 ou Rafale?).

Sds

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Re: Rafale F-1 para a MB

#11 Mensagem por Oziris » Seg Mai 04, 2009 2:36 pm

Que venha o Rafale para MB!!! 8-]

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Re: Rafale F-1 para a MB

#12 Mensagem por gaitero » Seg Mai 04, 2009 2:42 pm

Bom, vamos por partes.

NÃO ACREDITO MAIS EM CAÇA DE 5 GERAÇÃO e sinto dizer mas ao que parece, nem a FAB acredita...... Para a FAB é FX-2, além é claro do E-99, KC-390 e mais algumas cocitas que deverão aparecer em breve.....

Para a MB, fica claro que o plano não é modesto e não deverá ser, afinal o Pré-sal esta logo ali, a 8 mil metros da superficie.... :twisted:

Sobre o Rafale F-1, ele já foi oferecido para a MB, é um ótimo complemento para o A-4 e deverá ser comprado mesmo que o vencedor seja o Gripen. Explico, uma versão naval do gripen pode existir, mas demandará tempo e dinheiro, porém, se este vencer o FX a sua versão naval já deverá estar pronta quando o novo PA, lá para 2025, estiver navegando, substituindo assim o A-4 e depois o rafale F-1...

Já se o F/A-18, que é o candidato digamos assim, com menor chançe, vença o FX.... dificilmente a MB vai comprar F/A-18 Hornet. Mas caso ela compre........bom.....

É isto ai, espero ter ajudado....




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Re: Rafale F-1 para a MB

#13 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 04, 2009 2:56 pm

gaitero escreveu:Bom, vamos por partes.

NÃO ACREDITO MAIS EM CAÇA DE 5 GERAÇÃO e sinto dizer mas ao que parece, nem a FAB acredita...... Para a FAB é FX-2, além é claro do E-99, KC-390 e mais algumas cocitas que deverão aparecer em breve.....

Para a MB, fica claro que o plano não é modesto e não deverá ser, afinal o Pré-sal esta logo ali, a 8 mil metros da superficie.... :twisted:

Sobre o Rafale F-1, ele já foi oferecido para a MB, é um ótimo complemento para o A-4 e deverá ser comprado mesmo que o vencedor seja o Gripen. Explico, uma versão naval do gripen pode existir, mas demandará tempo e dinheiro, porém, se este vencer o FX a sua versão naval já deverá estar pronta quando o novo PA, lá para 2025, estiver navegando, substituindo assim o A-4 e depois o rafale F-1...

Já se o F/A-18, que é o candidato digamos assim, com menor chançe, vença o FX.... dificilmente a MB vai comprar F/A-18 Hornet. Mas caso ela compre........bom.....

É isto ai, espero ter ajudado....

Prezado Amigo

Muito boa a sua analise. O caminho a ser seguido pela MB esta definido considerando estas questões.

Sds

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Re: Rafale F-1 para a MB

#14 Mensagem por Túlio » Seg Mai 04, 2009 3:06 pm

Sobre um possível 5G e um Gripen naval, chamo a atenção dos colegas para este esplêndido artigo da ALIDE. Uma lasquinha:

No ano passado a Força Aérea Sul-coreana, em seu projeto de desenvolver a indústria aeroespacial local, explorou junto a diversos fabricantes mundiais as possibilidades disponíveis para o desenvolvimento de um novo caça de quinta geração. Destas conversas emergiu o Gripen FG – Future Generation – um salto muito mais radical do que se imagina neste momento para o NG. Por enquanto, isto não passa de especulações muito iniciais, mas, achando-se um parceiro internacional com a demanda operacional e com a disposição de fazer os investimentos necessários, a Saab, certamente, estaria disponível e interessada em ser o parceiro tecnológico.

Do outro lado do mundo, a demanda da Marinha do Brasil, associada a um renovado interesse pelos porta-aviões em várias marinhas do mundo, fez com que a empresa sueca iniciasse uma exploração sobra a conversibilidade do Gripen NG em aeronave de emprego naval. Algumas pistas já sugerem que o salto da terra para o mar talvez não seja tão complicado como se poderia imaginar inicialmente. A célula do Gripen é muito robusta, ela foi feita para realizar pousos curtos em condições fora-de-base extremas. Atualmente, os caças operacionais da empresa já operam com velocidades de descida na casa de 4,5m/s, sendo que o número normal para operações em navios aeródromos cai na faixa dos 6m/s. Dentro do programa de vendas, abortado na Noruega eles tiveram que configurar e garantir a certificação de um gancho de parada, muito próximo dos que seria necessário nesta nova versão. Os maiores desafios estariam na alteração da perna da roda dianteira para que ela possa resistir ao forte tranco da catapulta e também no processo de “marinização”, ou seja, a proteção da célula e do motor contra a agressão da umidade e salinidade característicos do ambiente naval, algo muito mais agressivo e perigoso do que o que se verifica nas operações em terra.

Boas idéias e alta tecnologia não faltam à Saab, a questão é apenas achar as “noivas” certas.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -do-gripen




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Re: Rafale F-1 para a MB

#15 Mensagem por gaitero » Seg Mai 04, 2009 3:24 pm

Veja que o principal que seria a velocidade de descida ele já possui.... Porém o caminho não é tão fácil como o colocado acima...

De qualquer forma, a possibilidade existe e deve ser considerada, claro, para substituir o A-4, lá em 2020 e logicamente substituir o Rafale F-1 mais adiante....




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