Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Alcantara » Ter Mar 10, 2009 6:08 pm
LEO escreveu:Marino escreveu:Lembre-se: os sistemas existentes ligam o ponto A ao ponto B, em uma área geográfica onde os subs inimigos seriam obrigados a passar.
Onde encontramos isto aqui?
Ainda estou muito curioso pela solução deste "enigma". Cheguei a pegar um mapa para olhar e até agora nada.
Arquipélago de São Pedro e São Paulo, bem no meio do Atlântico. Creio ser passagem obrigatória para os subs que venham do Atlântico Norte. O Brasil já conseguiu elevar o patamar de "Penedos" a "Arquipélagos", expandindo o nosso mar territorial. Os sensores postos ali estarão em território brasileiro.
Editado pela última vez por
Alcantara em Ter Mar 10, 2009 8:22 pm, em um total de 2 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
-
thelmo rodrigues
- Sênior
- Agradeceram: 3 vezes
Mensagem
por thelmo rodrigues » Ter Mar 10, 2009 7:18 pm
Não é viagem sua não, Vinicius.Há poucos meses atrás, um militar de alta patente, não lembro quem, falou em uma reportagem sobre esse possível uso dual das nossas atuais e futuras plataformas de petróleo.
Vinicius Pimenta escreveu:Marino e todos que puderem responder.
Me bateu aqui uma ideia nesse exato instante, confesso que estou escrevendo sem raciocinar muito sobre ela, mas aí vai.
Qual seria a viabilidade de se aproveitar as próprias plataformas de petróleo e gás ao longo do litoral brasileiro, especialmente as mais importantes situadas na Bacia de Campos e na Camada Pré-Sal, para instalação de equipamentos de monitoração?
Vejam, não conheço a quantidade de plataformas em operação e em projeto, muito menos sua localização exata, nem se há algum impedimento legal, mas este devaneio me pareceria uma forma de minorar aquela questão da imensidão do AS que precisamos defender, tendo pelo menos uma densa defesa nesses pontos capitais. Isso incluiria inclusive a rede de microfones submarinos.
Teria alguma viabilidade ou é muita viagem?
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"