SEQUESTRO NO ABC

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#166 Mensagem por Skyway » Qua Out 22, 2008 2:28 pm

É ué, é muita vergonha ver que o mundo viu as imagens da cagada que a polícia de São Paulo fez semana passada.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39579
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1139 vezes
Agradeceram: 2862 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#167 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 22, 2008 3:11 pm

Skyway, vocês sentem mais vergonha do que nós prestamos atenção.

A verdade é que a fama da policia brasileira no geral é que é péssima a lidar com sitauções como estas. Como um grande amigo meu diz:
Eles são bons na guerra (acções na favela), mas péssimos nas missões que implicam reféns e tomada de decisões (em que implicam politicos).
Não sei se é verdade ou não, não sou policia para andar a dizer este tipo de coisas...mas da fama já não se livram...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#168 Mensagem por Clermont » Qua Out 22, 2008 3:35 pm

A gente está falando muito sobre a possível culpa do governador paulista, que, supostamente, poderia ter dado ordens, por debaixo do pano, para não se utilizar certas técnicas. Inclusive, eu mesmo andei desconfiado de que aquele coronel e o capitão responsáveis pela operação trágica estivessem acobertando o governador. Um documento exibido pela Globo, mostrou que um dos oficiais teria declarado, por escrito, que o uso de "tiro de estourar miolos", ops, digo, "tiro de comprometimento" foi descartado, sob ordens superiores.

Ordens superiores? De quem? Do governador? Ou dos próprios oficiais da PM?

Vejam esse link, é da própria secretaria de segurança paulista:

http://www.ssp.sp.gov.br/home/noticia.a ... icia=14247

Neles se poder ler isto:
(...) Em casos de seqüestros com refém, por exemplo, também simulados no treinamento, a única orientação é negociar. "Atirador de elite não funciona, a história já mostrou isso. Somente em casos excepcionais. A nossa forma de atuar se baseia na negociação", explica Giraldi. "Temos que negociar uma hora, duas horas, 20 horas, uma semana, um mês se preciso. Mas nunca atirar. O policial tem que pensar que a pessoa que está ali com o agressor é sua filha, sua mulher, sua mãe. Ela não pode morrer." O coronel Eliziário, principal instrutor do método, passou por uma situação como essas e foi exaltado por Giraldi. Segundo ele, o comandante da Polícia Rodoviária é o recordista em tempo de negociação com seqüestradores: em Campinas, passou 54 horas conversando e conseguiu, ao final, prender duas pessoas e liberar três reféns.

O coronel Giraldi lembrou que a idéia de atirar em braços e pernas não passa de utopia. "As pessoas que julgam ser isso possível é porque não têm a mínima idéia do que seja um confronto armado, onde a morte está sempre presente. Nesses casos, não há tempo nem condições de o policial escolher pontos de acerto no agressor; dispara na direção da sua silhueta e esse disparo não tem como finalidade matar o agressor, mas tentar fazer cessar sua ação de morte contra a vítima", conta. A morte pode até ocorrer, mas o disparo do policial não tem essa finalidade.[/size]
"Ela não pode morrer." Disse o coronel da PM. Infelizmente, a refém Eloá, morreu. E o bandido Lindembergh sobreviveu. Pra mim, isto é uma inversão de valores.

À propósito, descobri que existem coronéis da PM que são, até mesmo, contra a própria existência de atiradores de elite dentro dos quadros da polícia. Interessante, não? Pelo menos, para os bandidos, deve ser...




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#169 Mensagem por rodrigo » Qua Out 22, 2008 4:03 pm

Eles são bons na guerra (acções na favela), mas péssimos nas missões que implicam reféns e tomada de decisões (em que implicam politicos).
Não concordo. É desconhecimento da situação. Nesse momento, as pessoas mais influenciáveis pela mídia estão nervosas, mas isso passa. É importante saber que esse tipo de ocorrência acontece dezenas de vezes em todo o Brasil, diariamente. Muitas vezes, a negociação com o próprio policial que atende à ocorrência já resolve a situação, sem que seja necessária uma equipe específica para o caso. Quando é preciso uma ação mais ampla, negociadores e grupo de operações especiais são enviados ao local. São vários casos de assalto com refém, brigas de namorados ou casados (como foi esse de agora), ameaças de suicídio e etc. Dentro desse universo de acontecimentos, são raros os fracassos, mas eles existem. São tratados da mesma forma que acidente de avião, pois estuda-se tudo para evitar que ocorra da mesma maneira uma próxima oportunidade. Lamentavelmente, a interferência política (ex. ônibus 174 e esse agora) impedem que a ação seja estritamente técnica, com os responsáveis tomando as decisões que acham necessárias para a solução da crise. Por outro lado, existe ainda a pressão da mídia, em busca do pior resultado possível, pois será o que causará o maior impacto na população, e consequentemente venderá mais jornal e trará mais audiência.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#170 Mensagem por Quiron » Qua Out 22, 2008 6:46 pm

Sniper escreveu:Alguem assistiu a entrevista do cara do CATI no Mais Você da Globo? O cara matou a pau!

Criticou a politicagem no caso, disse que o negociador da operação foi trocado no 1° dia por pressão política e que o negociador que assumiu tinha apenas 1 mês de GATE.

falou sobre a visão do Brasileiro sobre o bandido ser "coitado" e defendeu abertamente o tiro letal nesse tipo de situação.

Apesar de a idiota da Ana Maria Braga querer a todo momento fugir de assuntos polêmicos como o tiro letal e o envolvimnto de políticos no caso, o cara arrebentou! [009]
QUEM REALMENTE É O SUPOSTO ESPECIALISTA DA SWAT

O sujeito atarracado e evidentemente fora de forma que tem aparecido na TV como “instrutor da SWAT” para criticar a polícia brasileira quando os assuntos são técnicas de invasão e controle de situações como a do seqüestro de Santo André, não tem credenciais para isso.

Marcos do Val é um instrutor de Artes Marciais, dono de uma empresa sediada na cidade de Serra, no Espírito Santo, que oferece cursos para policiais em todo o Brasil, com poucos clientes. Já foi recusado pelo GATE, a PM paulista que agora tanto critica. Sua especialidade, segundo o site de sua empresa, são as técnicas de imobilização. Por sua desenvoltura nos últimos dias, parece ser também especialista na arte do engodo e da autopromoção.

No site em que vende seus cursos, o capixaba se diz faixa preta em Aikidô e ex-instrutor da Academia de Polícia Civil daquele estado. Não conta de qual operação de resgate participou, nem qual grupo de operações especiais integrou. Sua sorte é que, nas muitas entrevistas que deu desde sexta-feira, nenhum repórter – aí incluída Ana Maria Braga –, lhe fez essa pergunta. A resposta está na cara (e no resto do corpo também, justiça seja feita): nunca participou de uma invasão, nunca negociou com seqüestradores, que dirá pular de rapel do teto de um conjunto habitacional para salvar duas adolescentes de um homem armado.

A farsa construída pelo sr. do Val se beneficia muito da crença equivocada que existe por aqui sobre o que é SWAT nos Estados Unidos. A cada três palavras que ele diz, uma é SWAT. É seu carimbo, sua credencial. Seu cartão de visitas, seu distintivo (está estampada na camiseta que usou em todas as entrevistas). Chega ao ponto de dizer que é, há nove anos, “policial da SWAT”. Mais uma vez, parece acometido de grave esquecimento, ou ignorância. A SWAT não existe. Vou repetir: a SWAT, assim, com artigo definido, não existe. Aos fatos: SWAT – sigla para Special Weapons And Tactics – é o nome convencional para grupos de operações especiais e de alto risco nas polícias americanas. Muitos nem têm esse nome. Ou seja, falar em “a SWAT dos Estados Unidos” é o mesmo que dizer “a PM do Brasil”. E “policial da SWAT” não existe.

O pior é que se trata de uma armação de baixa qualidade. Por exemplo: em seu site, Marcos do Val gaba-se de ter sido agraciado com o título de “membro honorário da SWAT". Aliás, “a primeira feita pela SWAT a cidadãos não-americanos”. Vejamos: a foto da placa, logo abaixo, informa: “honorary member of Beaumont Policia Department SWAT”. Entenderam? Foi a primeira vez na história que a SWAT de Beaumont, cidade texana de pouco mais de 100 mil habitantes, agraciou um não-americano com tão valiosa comenda.

Vocês nem precisam acreditar em mim. Ele mesmo se mostra aqui: http://www.cati.com.br
Do blog do Reinaldo Azevedo.

Ainda dele:
A IMPRENSA TEM O DEVER DE NOTICIAR O DESEMPENHO DO GATE. E ELE ESTÁ AQUI

Olhem aqui, eu estou entre aqueles que acreditam que o GATE também cometeu erros na operação que resultou na morte da garota Eloá: o mais óbvio, parece-me, foi ter, quando menos, criado as condições para que a outra garota, Nayara, voltasse à cena do cativeiro. Ainda que a equipe tenha considerado que ela era uma interlocutora útil, os devidos cuidados deveriam ter sido tomados para que não voltasse ao cativeiro. De todo modo, esse episódio não teve influência no desfecho trágico, convenha-se. Sim, que se apontem os erros. Mas tratar o GATE, agora, como um bando de trapalhões e incompetentes é injusto e, lamento dizer, só reforça a boca torta pelo uso do cachimbo. A imprensa não gosta da Polícia — isso é histórico. A simpatia pode crescer um pouco quando ela se armam e se junta a sindicalistas para fazer baderna, “companheiro”... Será mesmo o GATE tão incompetente? Em quantos casos de seqüestros dessa natureza a equipe já se envolveu? Qual é o seu saldo? É positivo? É negativo? Quais são os números? Pois eu tentei saber.

Sabem quantos foram os reféns mortos em operações mediadas pelo GATE de 1998 até hoje? APENAS DOIS! Em 2006, um marceneiro prendeu em sua loja a amante e a mulher. Acabou libertando a segunda, matou a primeira e se suicidou. Antes que a polícia pudesse fazer qualquer coisa. E temos, agora, o caso Eloá.

Só neste ano, o GATE atendeu 18 ocorrências — em 12 delas, os seqüestradores eram pessoas emocionalmente perturbadas; os demais eram criminosos comuns. Vinte e cinco seqüestradores foram presos (incluindo Lindemberg), e dois se suicidaram. NADA MENOS DE 47 REFÉNS FORAM LIBERADOS ILESOS SÓ NESTE ANO.

Numa entrevista ao Fantástico ontem, um brasileiro apresentado como instrutor de uma unidade da SWAT, apontou os muitos erros do GATE e chegou a dizer que “sente vergonha” dessa polícia. E indicou ali, depois do fato, claro, o que considerava os muitos procedimentos que deveriam ter sido adotados.

Não, não temos que endossar ou desculpar os eventuais erros do GATE. É preciso apontá-los — até para que sejam corrigidos, tomando o cuidado para não confundir filmes sobre a SWAT com operações da SWAT real. Será mesmo que os índices das unidades da polícia americana são superiores aos do GATE? Aposto que não.

Corrijam-se os erros. Mas, como brasileiro e paulista, eu tenho ORGULHO do desempenho do GATE nos últimos 10 anos, e não vergonha.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#171 Mensagem por Skyway » Qua Out 22, 2008 7:17 pm

Sem dúvida o GATE é competente, mas cacilda, o que foi essa última operação? Não tinha a cara do GATE em nada!

Parecia um grupo novo, sem experiência...

Hoje eu soube que uma empresa isrealense ofereceu alguns equipamentos emprestados para o caso da Eloá, Lentes com fibra-ótica, escutas...e o GATE recusou alegando que o cenário não pedia esse tipo de equipamento, eram só tres crianças...

Pows, isso que não entendo e me da vergonha, como pode o GATE ter agido assim???




AD ASTRA PER ASPERA
BomRetiro
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Out 02, 2008 11:57 am

Re: SEQUESTRO NO ABC

#172 Mensagem por BomRetiro » Qua Out 22, 2008 8:22 pm

O erro foi quando no segundo dia o tal Lindenberg atirou pela janela, ali naquele momento a policia poderia ter entrado, matado todo mundo e dito que não podia mais esperar já que o meliante estava atirando pela janela e talz.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#173 Mensagem por Skyway » Qua Out 22, 2008 9:24 pm

Ahhh não, agora minha paciência foi pro saco.....

O time de entrada do GATE que estava no apartamento ao lado fazia a "escuta" colocando COPOS DE VIDRO NA PAREDE!!!!! COPOS DE VIDRO! COPOS!

Cacilda, até EU consigo comprar na internet escuta de parede!

Nem sei o que comentar....




AD ASTRA PER ASPERA
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: SEQUESTRO NO ABC

#174 Mensagem por RenaN » Qua Out 22, 2008 11:17 pm

rodrigo escreveu:
Eles são bons na guerra (acções na favela), mas péssimos nas missões que implicam reféns e tomada de decisões (em que implicam politicos).
Não concordo. É desconhecimento da situação. Nesse momento, as pessoas mais influenciáveis pela mídia estão nervosas, mas isso passa. É importante saber que esse tipo de ocorrência acontece dezenas de vezes em todo o Brasil, diariamente. Muitas vezes, a negociação com o próprio policial que atende à ocorrência já resolve a situação, sem que seja necessária uma equipe específica para o caso. Quando é preciso uma ação mais ampla, negociadores e grupo de operações especiais são enviados ao local. São vários casos de assalto com refém, brigas de namorados ou casados (como foi esse de agora), ameaças de suicídio e etc. Dentro desse universo de acontecimentos, são raros os fracassos, mas eles existem. São tratados da mesma forma que acidente de avião, pois estuda-se tudo para evitar que ocorra da mesma maneira uma próxima oportunidade. Lamentavelmente, a interferência política (ex. ônibus 174 e esse agora) impedem que a ação seja estritamente técnica, com os responsáveis tomando as decisões que acham necessárias para a solução da crise. Por outro lado, existe ainda a pressão da mídia, em busca do pior resultado possível, pois será o que causará o maior impacto na população, e consequentemente venderá mais jornal e trará mais audiência.
x2!

Soube que desde a criação do GATE foram 119 atuações em casos de sequestros com apenas 2 mortes, alguém sabe se são verdadeiros os números? Foram 119 casos mesmo?




[<o>]
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#175 Mensagem por Clermont » Qui Out 23, 2008 12:57 am

Skyway escreveu:Ahhh não, agora minha paciência foi pro saco.....

O time de entrada do GATE que estava no apartamento ao lado fazia a "escuta" colocando COPOS DE VIDRO NA PAREDE!!!!!


Realmente, isso foi impressionante.

Porém, ainda mais impressionante - chocante, na verdade - é a possibilidade de que os oficiais, sargentos e soldados do GATE tenham mentido, ao afirmarem que entraram, após um tiro ser disparado pelo bandido.

A refém disse que não houve tiro algum. Pode ser a tal "síndrome de Estocolmo", ou alguma amnésia, sei lá. Afinal, dois vizinhos disseram que ouviram o tiro.

Mas, se ficar comprovado que os policiais mentiram, enquanto o bandido é quem disse a verdade - em entrevista a uma emissora de TV -, pra mim isso vai ser mais devastador do que qualquer carência de equipamento que exista.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: SEQUESTRO NO ABC

#176 Mensagem por Plinio Jr » Qui Out 23, 2008 10:11 am

Lembrando que o advogado da refem quer entrar com um processo contra o estado no valor de R$ 2 milhões, não me surpreende que os relatos da mesma sejam um indicativo p/ que ela tenha beneficios neste futuro processo..... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#177 Mensagem por Skyway » Qui Out 23, 2008 10:47 am

Cara, ela nem precisa disso pra embolsar 2 milhões. Ela ta coberta de razão de pedir esse dinheiro só por terem deixado ela voltar ao apartamento. Eu arrancaria a mesma grana(se não mais) no lugar dela... :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#178 Mensagem por Bourne » Qui Out 23, 2008 10:56 am

A polícia colocou em risco a vida da menina, quando permitiu que ela voltasse ao apartamento. Não importa se ela foi por que livre e espontânea vontade, o dever da polícia é proteger o refém e os demais civis, colocar a menina de novo na situação de perigo extremo é absurdo. Dai a política pode alegar despreparo/ingenuidade ou uma estratégia equivocada, mas, em qualquer abordagem, ela é culpada.

A familia da moça tem que processar mesmo a polícia e o governo do estado de São Paulo. Por que a polícia cometeu um erro gravíssimo. A indenização deveria ser maior, uns 10 milhões para cada familia das meninas envolvidas é suficiente.




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#179 Mensagem por pafuncio » Qui Out 23, 2008 11:20 am

Plinio Jr escreveu:Lembrando que o advogado da refem quer entrar com um processo contra o estado no valor de R$ 2 milhões, não me surpreende que os relatos da mesma sejam um indicativo p/ que ela tenha beneficios neste futuro processo..... :idea:
Foi exatamente a impressão que eu tive.

Mas que o Estado tem de indenizar, não há dúvidas, mesmo porque ela jamais poderia ter voltado à cena do crime, mormente pela mão de policiais.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#180 Mensagem por pafuncio » Qui Out 23, 2008 11:49 am

Bem, todos sabem que não tenho a menor simpatia pelos Demos, ao contrário.

Mas repasso, para reflexão, um breve texto do Demóstenes Torres (DEM-Go), Procurador de Justiça licenciado.
Tiros em Eloá Silva
Para um país indicado a sediar a copa do Mundo de 2014, o crime de Santo André deixou claro ser o Brasil uma temeridade em matéria de gerenciamento de crise. Não desqualifico a tropa. Trata-se da elite da mais bem-preparada Polícia Militar do mais importante Estado brasileiro. Perfeitamente, o grande erro, entre inúmeras bobagens nas negociações, foi do comando da operação ao demonstrar medo de aplicar a lei.
A PM tinha a legítima defesa ao seu lado, mas renunciou à prerrogativa legal para praticar o falso humanismo. A polícia em ação de tal natureza não pode se contaminar pelo pieguismo e fazer o papel de assistente social, do contrário vira exército Brancaleone. Em uma crise que envolva seqüestro ou cárcere privado, a prioridade é sempre salvar o refém, com a maior brevidade possível e ter no planejamento da ação a possibilidade de reação ao agressor.
A tropa de elite possui atiradores de precisão treinados para esse tipo de intervenção. Eles tiveram pelo menos seis ocasiões, segundo o coronel comandante, para que os snipers pudessem encerrar o episódio com a libertação das reféns em segurança, o único resultado positivo a ser colhido na operação. Perderam a oportunidade por temor de cumprir o próprio dever, ao que parece para ficar bem com a opinião pública.
Que opinião pública? A platéia que acorreu ao local do crime e fez vigília durante os cincos dias de crise? Os telespectadores de um programa televisivo de fofocas, cuja apresentadora conseguiu entrevistar o criminoso ao vivo? O brasileiro tem atração fatal pela tragédia. Por aqui acontecem 37 mil mortes por acidentes de transporte por ano, mesmo assim qualquer batida de esquina atrai um monte de desocupados. É demais o comando de gerenciamento da crise agir em atenção aos curiosos como se tivesse sido picado pela mosca midiática.
O primeiro equívoco da operação de resgate das adolescentes foi tratar o episódio como travessura de um garoto de coração partido. Conversaram demais e patrocinaram até conferência das autoridades presentes em forma de análises psicológicas e considerações paternais. Não criaram as dificuldades de sobrevivência no local do cativeiro. Deram ao bandido a sensação de comando em vez de extenuá-lo.
Além do fornecimento de víveres, o criminoso tinha à disposição a TV ligada para assistir ao vivo o seu momento de celebridade. As autoridades falharam também no que se refere à capacidade de inteligência instalada, por isso improvisaram a invasão do cativeiro após cem horas de lero-lero e uma refém a mais para libertar depois do inacreditável retorno ao cativeiro da adolescente Nayara.
A morte de Eloá Cristina Pimentel da Silva tem a face da hipocrisia da segurança pública: o bandido sobrevive para contar a história e a vítima é homenageada no velório. Trinta mil compareceram ao seu enterro nesta terça-feira de trabalho.

Demóstenes Torres é procurador de Justiça e senador (DEM-GO)
Comparem o texto supra com o do Reinaldo Azevedo, dantes citado neste tópico. Em que pese o "double Demo" ser aliado do Serra, não se quedou em uma análise rasteira e enaltecedora, exercendo sim uma crítica para lá de pertinente !

salu2, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder