SEQUESTRO NO ABC

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

SEQUESTRO NO ABC

#1 Mensagem por Renato Grilo » Sex Out 17, 2008 1:43 pm

Seqüestro de adolescentes no ABC entra no quarto dia
Lindemberg Alves mantém ex-namorada e amiga reféns desde segunda.
Amiga foi liberada na quarta, mas voltou ao local nesta quinta.

Do G1, em São Paulo
O seqüestro de duas adolescentes de 15 anos, mantidas reféns pelo ex-namorado de uma delas em Santo André, no ABC, entra nesta sexta-feira (17) no quarto dia. Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu a casa onde as duas estudavam com outros dois colegas às 13h30 de segunda-feira (13). Durante a madrugada, as negociações foram interrompidas.

Na noite de segunda, Alves liberou os dois rapazes. Na noite de terça-feira (14), a amiga da ex-namorada foi solta. A jovem prestou depoimento por mais de seis horas na quarta-feira (15). Na manhã de quinta-feira (16), ela voltou ao apartamento e foi feita refém novamente.

Conselho Tutelar vai apurar ação da PM em seqüestro no ABC Superintendente do São Paulo deixa local sem falar com seqüestrador Comerciantes acumulam prejuízos com seqüestro em Santo André Serra defende cautela da polícia no seqüestro de jovem Seqüestrador fala de fim do namoro com menina mantida refém Seqüestrador descumpre promessa e volta a fazer garota refém Moradores de CDHU onde ocorre seqüestro não conseguem ir trabalhar Adolescente liberada por seqüestrador é ouvida por 6 horas em delegacia
--------------------------------------------------------------------------------
De acordo com a PM, o rapaz exigiu que a amiga voltasse ao apartamento para que, em seguida, se entregasse, mas não cumpriu o acordo. Para a polícia, ela não voltou a ser refém, pois a garota poderia sair do local quando quisesse, por mais que ainda permaneça lá quase dez horas depois.

O secretário-geral do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, disse que a polícia não poderia ter permitido a volta da menina. Segundo ele, a polícia não agiu corretamente ao permitir que a jovem entrasse no apartamento. “É ilegal submeter uma criança ou um adolescente a qualquer situação de risco”, disse o secretário-geral, referindo-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O retorno da adolescente também surpreendeu Fabiana Vieira de Souza, de 33 anos, tia da garota. “A gente não está entendendo por que ela voltou para lá. Para mim, foi uma loucura”, disse a tia na tarde desta quinta. Segundo ela, a família ficou sabendo de tudo pela televisão. O retorno também surpreendeu especialistas no assunto.
Acredito que todos estão acompanhando as "negociações" para libertação dessas meninas....

Não sou especialista, mas o que a polícia está fazendo.... Deus me livre..... Eles querem matar o sequestrador de velhice? O que eles estão esperando para invadir? Td bem tentar negociar....... tentar preservar a vida de todos....mas já fazem 5 dias...... e ainda por cima, devolveram uma ex refém para ele.....

Alguém aqui do fórum tem um conhecimento aprofundado da metodologia de negociação da polícia brasileira? Gostaria de entender.... um abraço




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#2 Mensagem por Brigadeiro » Sex Out 17, 2008 2:47 pm

Não acho a escolha correta, mas acho também que foi um risco que eles tinham que correr. Eles poderiam ter dado outras escolhas, mas não sabemos como anda realmente as negociações e também em que estado psicológico do sequestrador (ele poderia ter ameaçado matar a ex caso não atendessem suas exigências, aí fica complicado).
O que me preocupa, e muito, é o desenrolar das negociações. O rapaz é irredutível em se entregar e pelo andar da carruagem, eu considero como uma possibilidade real dele matar as duas e suicidar, por não querer arcar com as responsabilidades de seu ato.
Espero que eu esteja errado...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#3 Mensagem por Skyway » Sex Out 17, 2008 3:15 pm

Estou acompanhando a fazendo umas analises da situação pra uns conhecidos, e olha...o que se vê é uma polícia que não quer que NADA de errado aconteça, muito mais preocupada com a imagem da Polícia em sí do que com qualquer outra coisa.

A integridade física do seqüestrador já foi garantida desde o primeiro dia, ele não fez nenhuma exigência nas primeiras horas e já falava em se entregar. Já havia liberado todos os reféns exceto a ex-namorada(feínha diga-se de passagem...rs), aí os IRRESPONSÁVEIS de uma emissora televisiva tiveram a BRILHANTE idéia digna de um jumento bipolar de ligar para o sequestrador!

Ora, se existe um cargo na polícia altamente especializado é o de negociador, não é qualquer um que faz isso e nem qualquer um que consegue bons resultados...aí vem uma JORNALISTAZINHA DE MERDA, e simplesmente ACABA com todo o trabalho que o Negociador fez até então!

Não se entra em contato com alguem que está com a opinião sendo moldada por um especialista, isso estraga tudo alem de poder ser considerado crime.

Resultado, lá se foi o fim próximo do empasse...

Agora, vamos aos erros da polícia...
Cortar a energia: isso é procedimento quase que padrão em um empasse longo de sequestro e o motivo é simples...você deve tornar o ambiente de cativeiro inabitável, e isso só acontece depois de um tempo com a luz cortada. Isso é uma vantagem para a polícia.

O negociador é que diz para o sequestrador que a luz foi cortada e vai continuar cortada, e não o sequestrador que tem suas vontades atendidas dessa forma.

Com a luz acesa ficou fácil prever que isso ia longe, pois com o ambiente habitável, comidas não estragando, ventiladores funcionando e etc o cara simplesmente MORA no cativeiro com a vítima.

E o pior, com a TELEVISÃO funcionando tudo pode ser posto a perder...é uma imagem de um posicionamento policial, é uma imagem de uma declaração sobre as estratégias que serão tomadas...tudo que o sequestrador não pode saber acaba vazando. Isso sem contar com a possibilidade de ele até ter acesso a internet!

Quanto a posicionamento de autoridade: A polícia não está em postura de autoridade, está em postura de apoio ao sequestrador. Está fazendo tudo que ele pede e não se impõe como autoridade! Prova disso é permitir que uma jovem liberada voltasse ao cativeiro!
Pela Nossa Senhora da Bicicletinha, acho que isso nunca aconteceu antes em lugar algum!

Ele pediu a jovem de volta, a polícia devia negar e ponto. Ele ameaça a vida da menina se não for atendido, então a polícia mostra que se ele fizer alguma coisa a integridade física dele vai pro béléléu...mas isso não ocorre, é uma passividade incrível!

Bom, estou sem tempo para escrever mais agora, depois volto e falo mais algumas coisas.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#4 Mensagem por Brigadeiro » Sex Out 17, 2008 3:42 pm

Bacana sua análise, Sky! Concordo integralmente.

Ah, a Folha de São Paulo também ligou para o sequestrador.

Na quarta-feira (15), Alves conversou rapidamente com a reportagem, por telefone. "Tô preocupado com todo mundo", disse ele sobre sua família. "Na situação que eu 'tô' não dá para parar e pensar nisso", disse Alves ao ser questionado pela Folha Online sobre o que pretende fazer após libertar a ex-namorada.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 7301.shtml

Acho que a polícia tinha que ter deixado o apartamento incomunicável... Eu vejo o noticiário e percebo que ninguém se preocupou em estar vazando detalhes da operação. Deve ser por isso que ele se trancou no cativeiro e não negocia (no Jornal Nacional - snme - uma repórter deu-se o luxo de dizer que havia atiradores, acho que 6, de elite em posições estratégicas). Coisas que não deviam ter falado na TV...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#5 Mensagem por Renato Grilo » Sex Out 17, 2008 3:56 pm

Com uma sequência tão grande de erros, isso não deve acabar bem.

Espero que a Polícia tome o controle da situação. Já imaginou, se acontece alguma coisa com a menina de 15 anos que voltou para lá? (além da peda de um menina tinha a vida toda pela frente, a dor da família, e tudo que envolve a morte precoce de alguém (masno prejuízo para o a imagem da polícia e o pau que o governo do estado vai levar, pois com certeza terá uma briga judicial fudida...




Brasil Acima de Tudo
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

Re: SEQUESTRO NO ABC

#6 Mensagem por Don Pascual » Sex Out 17, 2008 3:59 pm

sso vai terminar em m***a. Todo mundo da fazendo besteira, a policia (pelo amor de Deus, RETORNAR uma REFEM pro sequestrador, ainda por cima menor de idade??? Que que é isso!), e a midia que fica com sensacionalismo encima disso...
Já adianto meus pesames pela futura morte das duas refens.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#7 Mensagem por Sterrius » Sex Out 17, 2008 4:05 pm

briga judicial? Se ocorrer algo a garota que voltou vai ter é um massacre judicial.

Ministerio publico, governo do Estado... até o papa vai cair em cima da policia de SP. (Os 2 primeiros ja estão caindo em cima so pelo fato da "brilhante" ideia).

Nao estava ciente que a comunicabilidade com o sequestrador estava tão aberta assim. È totalmente ridiculo e irresponsavel permitir os jornais e tv se comunicarem com o sequestrador seja com autorização ou não.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#8 Mensagem por rodrigo » Sex Out 17, 2008 5:28 pm

Ouvi dizer que a entrada tática é muito arriscada, e os prédios apresentam duas opções difíceis ao sniper: ou muito perto ou muito longe.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: SEQUESTRO NO ABC

#9 Mensagem por Edu Lopes » Sex Out 17, 2008 6:38 pm

Polícia invade, reféns são levadas e seqüestrador é preso

Eloá e Nayara foram tiradas do local e pelo menos uma delas teria ferimentos; Lindembergue é preso

Imagem

Da Redação

SÃO PAULO - Policiais do Gate invadiram o apartamento onde Lindembergue Alves, de 22 anos, mantinha Eloá, de 15, refém desde às 13h30 de segunda-feira. A invasão aconteceu às 18h08 desta sexta. Lindembergue foi preso e levado por um carro da Polícia Militar ao 6ºDP, na Vila Marrey. Eloá e Nayara - que foi solta no começo da noite de terça-feira e, na quinta voltou ao apartamento - foram levadas a um hospital de Santo André. As duas meninas foram levadas do local por ambulâncias e Eloá teria sido baleada. Houve um forte barulho de explosão quando a polícia invadiu o apartamento.

Imagem

Na manhã desta sexta, a polícia usou o irmão de Eloá para negociar o fim do seqüestro. Douglas, de 14 anos, foi o negociador para a libertação dos refén. As negociações estavam travadas desde a o fim da manhã de quinta, quando Nayara, amiga de Eloá que havia sido solta na noite de terça, voltou ao apartamento para convencer Lindembergue a soltar a amiga, mas acabou sendo feita refém de novo.

A volta de Nayara ao apartamento teria sido uma exigência do seqüestrador. E a polícia permitiu o retorno da adolescente. "Foi um erro grosseiríssimo", afirma o coronel da reserva José Vicente da Silva, diretor do Instituto Pró-Polícia e ex-secretário Nacional de Segurança Pública. "Colocar mais um inocente em risco é a última coisa que poderia ser feita."

Ele não foi o único a condenar a concessão feita pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar. "Não entendi como permitiram a volta de uma refém menor de idade ao ambiente de risco", diz o capitão da reserva Rodrigo Pimentel, ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM do Rio e co-autor do livro Elite da Tropa - que deu origem ao filme Tropa de Elite. "Foi uma decisão pouco responsável."

Policiais que já atuaram no Gate e hoje ocupam outros postos também criticaram a maneira como o processo vem sendo conduzido. "No processo de negociação é preciso haver alguns limites", defende um deles. "É inadmissível colocar a vida de alguém em risco. E, pior ainda, menor de idade." Como o comando da PM não autorizou que ninguém se manifestasse antes do fim do caso, eles pediram para não ter seus nomes revelados.

História e procedimentos

Inspirado nas polícias especializadas norte-americanas, o Gate foi criado em 1988. É uma tropa da PM acionada em ocorrências que exigem treinamento específico e equipamentos especiais. Seus policiais são chamados para atuar em ações de combate ao terrorismo, em operações com explosivos, rebeliões em presídios e ações com criminosos armados em locais de difícil acesso ou com reféns.

Comandados pelo capitão Adriano Giovaninni, os cerca de 70 integrantes da tropa têm sua base no bairro de Vila Maria, na zona norte da capital. São requisitados para casos complexos. Operacionalmente, dividem-se em três equipes. Em casos que levam dias, como o de Santo André, um grupo dá lugar a outro.

Caminho

É árduo o caminho para quem quer ingressar na "tropa de elite" paulista. Cerca de 200 policiais militares, todos os anos, candidatam-se, voluntariamente. Neste ano, apenas sete conseguiram passar por todas as fases. Os dois dias de testes de aptidão física - natação, corrida, séries de abdominais - já costumam eliminar 90% dos concorrentes. Os que passam dessa fase fazem um rígido curso de 35 dias, com simulações de situações limite com explosivos, reféns e outros obstáculos. Só então passam a fazer parte do efetivo da tropa.

Mas o aprendizado não termina aí. Cursos específicos são constantes. Alguns especializam-se em negociação - no caso de Santo André, quatro negociadores se revezavam -, outros em desarmar explosivos e há os atiradores de elite. Intercâmbios com polícias do exterior são constantes.

Pela "cartilha" do Gate, a invasão em caso de cárcere privado só ocorre em situações extremas. "Desde o começo da negociação, um policial faz o exame técnico do ambiente", afirma o coronel José Vicente. Os policiais só entrarão em três situações: seqüestrador distraído (ou dormindo), acesso facilitado ou risco iminente para a vítima.

Fonte: http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid261864,0.htm




ImagemImagem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#10 Mensagem por Skyway » Sex Out 17, 2008 6:40 pm

Terminou o sequestro...demoraram tanto tempo e acabaram fazendo uma entrada tática digna dos trapalhões...

Time de entrada pela janela entrou cerca de 1 minuto depois que o time de entrada pela porta da frente..vergonhoso e ainda conseguiu sair com as 2 MENINAS FERIDAS.

Ainda não se sabe o estado de saúde delas.

Ta certo que pode ser que o sequestrador tenha ferido as meninas e por isso eles invadiram, mas acho que não foi bem isso.....




AD ASTRA PER ASPERA
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

Re: SEQUESTRO NO ABC

#11 Mensagem por Don Pascual » Sex Out 17, 2008 6:45 pm

Falei que ia dar merda. Mas parece que, felizmente, ao contrario do que eu imaginava, nenhuma das garotas morreu. Espero que os ferimentos não sejam graves.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#12 Mensagem por Skyway » Sex Out 17, 2008 6:51 pm

Assessoria de imprenssa do hospital informa: Uma ferida com tiro na cabeça e outra com tiro na boca.

BELA CAGADA para quem estava negociando desde segunda....Nossa, to muito revoltado agora.....




AD ASTRA PER ASPERA
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

Re: SEQUESTRO NO ABC

#13 Mensagem por Don Pascual » Sex Out 17, 2008 6:58 pm

Na cabeça? De respão ou foi sério?




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#14 Mensagem por Skyway » Sex Out 17, 2008 7:03 pm

Eloá(ex-namorada do vagabundo) ferida com tiro na cabeça e está em estado grave.
Naiara, a amiga que voltou a ser reféns depois de liberada ferida com um tiro na boca mas não corre risco de vida.

Essa são as informações até agora.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

Re: SEQUESTRO NO ABC

#15 Mensagem por rodrigo » Sex Out 17, 2008 7:09 pm

Parece que uma morreu.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder