PaK Fa News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: PaK Fa News
F-15, F-14, Tornado, e mesmo aeronaves mais novas como o Typhoon são grandes.
Argumento focado no tamanho não cabe.
Os Flankers são considerados o projeto aeronáutico mais feliz das últimas décadas e quem diz isso são engenheiros do mundo todo. Então...
Vários operadores, mundo afora operam aeronaves russas, nações paupérrimas mantém Flankers voando, apesar deste não ser uma aeronave barata de ser operar. F-15, F-14, e mesmo o F-16, também não o são...
Quanto ao fato de que os Russos estarem realizando agora upgrades, nada mais natural: as aeronaves estão disponíveis em quantidade e foram por eles, fabricadas...
Há de se entender, que agora os russos possuem recursos! Mesmo com o "Crash" financeiro, a demanda por energia ainda deverá render divisas em quantidade para os países produtores. Além do mais, a Rússia possui potencialidades bem maiores que as Francesas. Não vamos nos enganar: no horizonte do século XXI, a Rússia possuirá muito maior importância do que a França; algo fácil de perceber, diga-se.
Se a FAB não quer aeronaves e armas russas, que compre outras. Operadores mundo afora, operam estas aeronaves sem reclamações, além de serem clientes generosos, como é o caso dos Indianos.
A única coisa certa é que vamos adquirir (caro) aeronaves de 4ª geração no exato momento que o mundo inteiro estará adquirindo aeronaves de 5ª geração!
Perdoem-me os senhores, mas para mim isto é uma piada.
Atenciosamente,
Higgins
Argumento focado no tamanho não cabe.
Os Flankers são considerados o projeto aeronáutico mais feliz das últimas décadas e quem diz isso são engenheiros do mundo todo. Então...
Vários operadores, mundo afora operam aeronaves russas, nações paupérrimas mantém Flankers voando, apesar deste não ser uma aeronave barata de ser operar. F-15, F-14, e mesmo o F-16, também não o são...
Quanto ao fato de que os Russos estarem realizando agora upgrades, nada mais natural: as aeronaves estão disponíveis em quantidade e foram por eles, fabricadas...
Há de se entender, que agora os russos possuem recursos! Mesmo com o "Crash" financeiro, a demanda por energia ainda deverá render divisas em quantidade para os países produtores. Além do mais, a Rússia possui potencialidades bem maiores que as Francesas. Não vamos nos enganar: no horizonte do século XXI, a Rússia possuirá muito maior importância do que a França; algo fácil de perceber, diga-se.
Se a FAB não quer aeronaves e armas russas, que compre outras. Operadores mundo afora, operam estas aeronaves sem reclamações, além de serem clientes generosos, como é o caso dos Indianos.
A única coisa certa é que vamos adquirir (caro) aeronaves de 4ª geração no exato momento que o mundo inteiro estará adquirindo aeronaves de 5ª geração!
Perdoem-me os senhores, mas para mim isto é uma piada.
Atenciosamente,
Higgins
- Sterrius
- Sênior
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Agora se não me engano a briga do caça de 5º geração nem ao menos esquentou porque existem muitas duvidas.A única coisa certa é que vamos adquirir (caro) aeronaves de 4ª geração no exato momento que o mundo inteiro estará adquirindo aeronaves de 5ª geração!
1-> 5º geração é mesmo necessario? Muitos paises não acham, é verdade que possuem vantagens sobre os de quarta mas ao mesmo tempo o custo aumenta proporcionalmente. O F35 teve que ser bem "capado" pra ficar a um preço proximo dos de quarta.
2-> A 5º geração sobrevivera aos novos radares? Os radares estão cada vez mais eficientes e a um medo real que sua eficiencia consiga furar o stealth dos caças de 5 geração fazendo os caças de 5º geração cairem pra quarta novamente ja que a unica diferença palpavel deles é o stealth.
3-> As pesquisas sobre caças remotamente controlados (6º geração) esta evoluindo numa velocidade alucinante no mundo todo. Os EUA ja tem uma boa % da sua frota composta so de aviões controlados remotamente, alguns com armas aereas leves ja. Quando conseguirem colocar isso em um caça de alto desempenho vai ser algo parecido que a alemanha fez na segunda guerra com seu caça a jato. Não duvido nada que a medio prazo antes do fim oficial da 4º geração os esboços ou mesmo algo concreto de tais caças ja comecem a surgir.
Por essas e outras que eu considero a aposta da 4º geração do Brasil uma aposta segura. Tem que se esperar a 5º geração realmente "vir pra ficar" pra so então investir os recursos nisso. Existem muitas propabildiades que podem dar uma guinada na aviação e mudar tudo a curto/medio prazo. E apostar todas as nossas fichas em algo que pode não ser certo e garantido teria consequencias serias pra um país que não tem o orçamento dos EUA que pode tocar varios projetos ao mesmo tempo.
Concordo com o sterrius. Os caças de 4° geração muito provavelmente serão as últimas aeronaves tripuladas em operação!
É a aliança com a frança é bem vinda devido ao programa françes de caças não tripulados, eles já perceberam que o futuro aponta nessa direção.
É a aliança com a frança é bem vinda devido ao programa françes de caças não tripulados, eles já perceberam que o futuro aponta nessa direção.
ciclope escreveu:Concordo com o sterrius. Os caças de 4° geração muito provavelmente serão as últimas aeronaves tripuladas em operação!
Para ataque contra um alvo estipulado e reconhecido, acredito. Para superioridade aérea, duvido.
Haja inteligência artificial para lhe dar com os parâmetros dinâmicos dos confrontos ar-ar.
Pilotos na cabine serão necessários, por um bom tempo (apesar de que a eliminação destes ser o sonho não confessado de todo engenheiro aeronáutico).
O que é irônico nisto é o fato que a inexistência de um ser humano, viria a permitir projetos capazes de puxar G's impossíveis de ser imaginados, hoje. No entanto, apenas um cérebro humano é capaz de lhe dar com os improvisos necessários para arena Ar-Ar.
Daí, acreditar nas aeronaves de 5ª geração.
Higgins
- eu sou eu
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
ciclope escreveu:
Concordo com o sterrius. Os caças de 4° geração muito provavelmente serão as últimas aeronaves tripuladas em operação!
já ouvi está historia antes, s não me engano na decada de 50 tinha-se esse mesmo pensamento, até fizeram uma caça chamado F 104, que seria o ultimo caça tripulado, até os canhões foram retirados, e a final da história todos já conhecem
já ouvi está historia antes, s não me engano na decada de 50 tinha-se esse mesmo pensamento, até fizeram uma caça chamado F 104, que seria o ultimo caça tripulado, até os canhões foram retirados, e a final da história todos já conhecem
o amor é lindo
- Sterrius
- Sênior
Não estou falando de aviões controlados por uma AI. Isso ainda é sonhar muito longe. A AI esta avançando muito mas precisa de uns 20 a 30 anos pra começar a se pensar no que vc ta achando.Para ataque contra um alvo estipulado e reconhecido, acredito. Para superioridade aérea, duvido.
Haja inteligência artificial para lhe dar com os parâmetros dinâmicos dos confrontos ar-ar.
Estou falando de aviões controlados por controle remoto. O piloto veria tudo que acontece ao redor do avião por cameras e teria os instrumentos passados em tempo real para algo semelhante a sua frente. Não estou falando em jogar o piloto fora. Ele ainda seria necessario. Pense no piloto comandando um avião real estando em uma daquelas maquinas de simulação.
Tem desvantagens? Claro que sim. Não tem o "feeling" por exemplo, mas as vantagens tb são muito obvias e deverão ultrapassar as desvantagens.
O futuro dos pilotos de combate ao meu ver so vão começar a ser ameaçados la pra 2040-50. La a AI ja vai ter avançado absurdos e ai sim podemos começar a pensar em discutir o tão sonhado avião 100% mecanico e computadorizado. (Uma 7º ou 8º geração talvez).
E na decada de 60 a IBM se perguntava o porque pessoas iriam precisar de um computador e a Xerox vendeu o mouse a Apple porque não achou utilidade pro aparelho. Ao mesmo tempo existia duvidas sobre quebrar a barreira do som.já ouvi está historia antes, s não me engano na decada de 50 tinha-se esse mesmo pensamento, até fizeram uma caça chamado F 104, que seria o ultimo caça tripulado, até os canhões foram retirados, e a final da história todos já conhecem
As coisas mudam e evoluem. os "proto-pcs" da decada de 50 são bilhões de vezes mais fracos que os computadores de hoje. E nem existiam cameras na decada de 50, eram maquinas fotograficas analogicas ainda.
A tecnologia hoje evoluiu muito a ponto que pessoas conseguem controlar robos em marte que "emulam" todos os sentidos humanos, fornecem zoom, composição do ar, ruidos e ainda coletam amostras etc.
È deste tipo de controle situacional e de reação que falo que podem tornar os Vôos tripulados com os anos contados. Principalmente porque tais equipamentos estão cada dia menores e mais baratos. Vai chegar uma hora que as vantagens de ter um piloto na cabine vão ser inferior a de ter um piloto em uma sala ligado diretamente ao HUD do avião.
Logico que vcs estão ouvindo isso de um entusiasta por tecnologia não so militar. Dificilmente sou alguem que deva ser levado totalmente a serio. Mas ignorar esta linha de pensamento também é um erro pois hoje em dia não sou apenas "1 voz na multidão". Existem pessoas com recursos e com força nas forças armadas dos paises dispostos a levar este "sonho" a serio.
- eu sou eu
- Sênior
mas caça não tripulado, nem nessa geração, talvez nem na outra, o nome ja diz tudo CAÇA, , a propósito, nem nos mais futurísticos filmes de ficção cientifica aparecem naves ou caças não tripulados,
o amor é lindo
- Sterrius
- Sênior
Quer que eu comece mesmo a sair citando os filmes, series e games? Eu lembro por alto um filme de avião onde a AI do mesmo fica louca e mandam aviões "a moda antiga" pra pega-lo pq ele tinha armas nucleares hehehe. Era bem tosco o filme apesar que parecia ter verba generosa.mas caça não tripulado, nem nessa geração, talvez nem na outra, o nome ja diz tudo CAÇA, , a propósito, nem nos mais futurísticos filmes de ficção cientifica aparecem naves ou caças não tripulados,
Caças controlados remotamente tb ja vi em filmes mas geralmente o objetivo não era abater um inimigo e sim bater o avião em algum lugar ou coisa .
A ideia não pega legal em cinema porque qual é a graça de ver um filme de caças quando o piloto nunca vai morrer no combate? Pra que se emocionar ou ficar espantado? o cara "linka" seu "cockpit" ao outro avião e volta ao combate, se brincar ainda bebe uma coca cola e come rosquinhas enquanto espera uahehuaehuaue
Eu tb ja falei no primeiro post. Não é uma previsão para curto prazo. È uma previsão para medio prazo. Estou falando de 2030-2050. Quando a 4º e 5º geração ja estarão batendo as botas devido a idade e os sistemas estarão muito mais modernos do que os que temos hoje em dia. E mesmo assim eu citei a possibilidade de não ser uma visão totalmente aceita, como todas as ideias novas ela encontrara resistencia e poderá ter seu despertar atrasado por puro conservadorismo.
Quando se pensa nessas coisas não podemos pensar nos equipamentos que temos hoje. Temos que pensar nos equipamentos que ainda vamos ter (Em termos de cameras, sensores, AI, assistencia computadorizada etc). Tudo evolui, não apenas 1 ou outra coisa.
Editado pela última vez por Sterrius em Seg Out 06, 2008 8:21 pm, em um total de 2 vezes.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu acredito que o uso de UCAV vai aumentar assustadoramente nos próximos anos, mas isso não vai substituir o caça tripulado, isso para mim, vai demorar muitooo...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- bruno mt
- Sênior
- Agradeceu: 4 vezes
Bolovo escreveu:Eu acredito que o uso de UCAV vai aumentar assustadoramente nos próximos anos, mas isso não vai substituir o caça tripulado, isso para mim, vai demorar muitooo...
bolovo,como tudo na vida,o UCAV tambem vai começar por baixo, para ir sendo aprimorado á medida em que a tecnologia permite.
mas falando sinceramente não vejo, em inumeras ipotesis que existem hoje, os EUA com caças tripulados para: reconhecimento,ataque ao solo, esqueci o nome do R-99, patrulha maritima,bombardeiros estratégicos, cargueiro...
Senhores as armas de ataque acompanham a evolução das armas de defesa e vice e versa!
Os sistemas de defesa antiaéreos estão evoluindo de tal maneira que em breve serão capazes de detectar aeronaves stealth. Forçando o desenvolvimento de caças mais ágeis, tão ágeis que não poderão ser tripulados.
Os sistemas de defesa antiaéreos estão evoluindo de tal maneira que em breve serão capazes de detectar aeronaves stealth. Forçando o desenvolvimento de caças mais ágeis, tão ágeis que não poderão ser tripulados.
- eu sou eu
- Sênior
ai não precisaram mais de caças, e sim de misseis de cruzeiro e outros, pois caça tem ser tripulado, pois ele vai caçar, e não se caça sozinho
o amor é lindo
- Sterrius
- Sênior
Acho que vc ainda não entendeu eu sou eu!ai não precisaram mais de caças, e sim de misseis de cruzeiro e outros, pois caça tem ser tripulado, pois ele vai caçar, e não se caça sozinho
Um piloto ainda estaria CONTROLANDO o caça. Ele apenas não estaria no Cockpit e sim em terra em uma "central de controle".
Ele ainda veria tudo que passa perto do caça, teria controle dos aparelhos, dos misseis etc. Logo o caça poderia caçar sem problema sem os limitadores que o corpo humano impoe ao avião.
Vc esta supondo com o caça sendo controlado 100% por uma AI que toma todas as decisões. Coisa que ninguem aqui esta dizendo e que vai demorar MUUUIIITOOO tempo ainda pra ocorrer.
Pense em Aeromodelismo levado ao ultimo nivel.