Operações Policiais e Militares
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Re: OPERAÇÃO POLICIAL NO RIO
O Pior Kratos, é que ninguém faz a sua parte... mas todos adoram cobrar que os Policiais façam as deles! mas que Paradoxo!
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."

- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Concordo com isso, ZeRo, querem cobrar da polícia algo que não fazem em outras áreas. Voltando uns posts atrás, verá que eu digo que as polícias são vítimas de um sistema podre.
De qualquer forma, não me parece correto aplaudir erros. Será o mesmo que aceitar aquela famosa lógica de que os criminosos são puras e inocentes vítimas da sociedade e que não têm opção a não ser o crime.
De qualquer forma, não me parece correto aplaudir erros. Será o mesmo que aceitar aquela famosa lógica de que os criminosos são puras e inocentes vítimas da sociedade e que não têm opção a não ser o crime.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Olá Zero!ZeRo4 escreveu:Eu tinha certeza que ouviria isso...
Vamos lá, quem já frequentou TO sabe que o que menos eles tem medo é tiro... e eu estou falando SÉRIO... levantemos a hipótese do PM ter que atirar para cima, segundo o nosso Estaburro do Acovardamento: Disparo em via pública é crime (?!?!?!), outra hipótese... imaginem o PM rendendo os agressores e esses em maior número partindo para cima do PM esse se vê obrigado a realizar um disparo... ai entra a lenga-lenga do "Direito dos Manos", antes que digam que isso não existe, o fato seria semelhante à abordagem que dois Policiais fizeram num Posto de Gasolina a um tempo atrás, em que um dos abordados acabou morto com um tiro de .40 no peito.
A minha opinião é: Estão de PARABÉNS os PMs, pois não encontram respaldo para trabalhar das autoridades, não encontram respaldo da população, não recebem salários dignos e condições de trabalho... enfim, se o PM tenta fazer alguma coisa e o inesperado acontece... vai estar abandonado a própria sorte e o pior ainda será tratado como BANDIDO...
PM que hoje em dia tenta bancar herói no RJ é otário... pq das duas uma: ou vai parar no cemitério ou vai parar na cadeia como criminoso!
Parabéns caros PMs! tratem a PM realmente como o "bico" enquanto não tiverem dignidade e respaldo tanto do Governo quanto da Sociedade para trabalhar.
- Crime Omissivo Impróprio (Art.13, §2º, ''a'', Código Penal Brasileiro)
Abraços.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Naval, eu sei que é crime irmão... sou apaixonado por Processo Penal e por Direito Penal. Mas estou falando da CONDUTA mesmo... infelizmente os policiais estão com medo de agir e essa é a pura realidade...
Quer ver outro exemplo que a maioria das pessoas não sabem? um plantão de RP aqui no RJ é feito na escala de: 12x24h seguida de 12x48h. Nas 12 primeiras horas trabalha-se de dia e se descansa 24h, nas outras 12h trabalha-se a noite/madrugada e se descansa 48h.
Agora, eu te falo... se chegar na 11o hora do plantão e os patrulheiros virem uma situação suspeita, ou veículo suspeito... eles não abordarão, sabe por quê??? pq caso parem numa DP vão ficar três ou quatro horas a mais além do seu plantão para serem atendidos... e eles não vão querer isso!
Sabe quem paga??? a População... mas eu não vejo ninguém indo cobrar o aumento no efetivo da Polícia Civil para que isso não ocorra por exempo.
Quer ver outro exemplo que a maioria das pessoas não sabem? um plantão de RP aqui no RJ é feito na escala de: 12x24h seguida de 12x48h. Nas 12 primeiras horas trabalha-se de dia e se descansa 24h, nas outras 12h trabalha-se a noite/madrugada e se descansa 48h.
Agora, eu te falo... se chegar na 11o hora do plantão e os patrulheiros virem uma situação suspeita, ou veículo suspeito... eles não abordarão, sabe por quê??? pq caso parem numa DP vão ficar três ou quatro horas a mais além do seu plantão para serem atendidos... e eles não vão querer isso!
Sabe quem paga??? a População... mas eu não vejo ninguém indo cobrar o aumento no efetivo da Polícia Civil para que isso não ocorra por exempo.

- Pereira
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mas o que fazer ?
Se ele atira para alto pra tentar dispersar a bandidagem,tem a arma retida e vai responder por 'seu crime' e como fica o sustento de sua família ?
Mas nada justifica,deveria ter chamado reforço,entrar na viatura acender as luzes,fazer uns barulhos,jogar o carro em cima do bando pra ver se correm,alguma coisa eles deveriam ter feito.
Nessas horas que eu vejo como a PM do meu estado ainda tem respeito,é só aparecer uma viatura com os canos dos FALs pra fora que bandido corre,infelizmente fizeram esses vagabundos não temerem mais a lei no Rio.
Lamentável ...
Se ele atira para alto pra tentar dispersar a bandidagem,tem a arma retida e vai responder por 'seu crime' e como fica o sustento de sua família ?
Mas nada justifica,deveria ter chamado reforço,entrar na viatura acender as luzes,fazer uns barulhos,jogar o carro em cima do bando pra ver se correm,alguma coisa eles deveriam ter feito.
Nessas horas que eu vejo como a PM do meu estado ainda tem respeito,é só aparecer uma viatura com os canos dos FALs pra fora que bandido corre,infelizmente fizeram esses vagabundos não temerem mais a lei no Rio.
Lamentável ...
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Ou seja, ZeRo4, falta preparo, faltam condições de trabalho, tudo isso que venho dizendo. Porém, ainda assim é CRIME e, como você disse, quem paga é a população. Não pode ser aplaudido. Deve ser lamentado.
Vinicius Pimenta
- Naval
- Sênior
Concordo contigo ZeroZeRo4 escreveu:Naval, eu sei que é crime irmão... sou apaixonado por Processo Penal e por Direito Penal. Mas estou falando da CONDUTA mesmo... infelizmente os policiais estão com medo de agir e essa é a pura realidade...

A polícia (Civil/Militar) não tem a mínima condição de trabalhar, verdadeiros heróis (os honestos, diga-se de passagem).
Engraçado que ouvi do meu Pai, na época dele tinha mais policiais nas delegacias e menos crimes, paradoxalmente, hoje existem muito mais crimes e menos policiais (Policia Civil).
Na verdade, polícial é só mais uma vítima da sociedade, já que seu efetivo provêm da camada social menos abastarda, então é pobre matando pobre. Infelizmente é assim que os governantes enxergam. No próximo concurso público a gente recompõe...

Houve uma mudança na Lei Processual um tempo atrás, o dispositivo contido no Art.304, agilizando a prisão em Flagrante, não lembro de cabeça, o lance do PM conduzir o preso e testemunhas à DP, mas sei que falta muita coisa a fazer.Quer ver outro exemplo que a maioria das pessoas não sabem? um plantão de RP aqui no RJ é feito na escala de: 12x24h seguida de 12x48h. Nas 12 primeiras horas trabalha-se de dia e se descansa 24h, nas outras 12h trabalha-se a noite/madrugada e se descansa 48h.
Abraços.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Naval
- Sênior
Além do mais, acredito que poderia-se argumentar a exclusão da ilicitude por estrito cumprimento do dever legal.Pereira escreveu:Mas o que fazer ?
Lamentável ...
Também lamento a conduta dos policiais em questão, deveriam agir primeiro, pois são agentes garantidores da lei, servir e proteger a população.
Abraços.
- Pereira
- Sênior
Poderia,mas isso requer conhecimento e bons advogados !Naval escreveu: Além do mais, acredito que poderia-se argumentar a exclusão da ilicitude por estrito cumprimento do dever legal.
Também lamento a conduta dos policiais em questão, deveriam agir primeiro, pois são agentes garantidores da lei, servir e proteger a população.
Abraços.
Olha só o que estamos discutindo,a provável defesa de um operador que disparou sua arma para o alto na tentativa de salvar a vida de um cidadão.
Sinceramente,isso me revolta ao mesmo tempo que me assusta.
Naval, a título de discussão, no caso do menino assassinado não houve erro de tipo??? mesmo assim os Policiais estão respondendo por Homicídio Doloso, ontem mesmo estiveram no tribunal do Juri...
Eu, numa situação dessas, não me apoiaria no estrito cumprimeito do dever legal para amparar minha ação... quem jogasse a VTR em cima deles ou fizesse uso do armamento para repelir a injusta agressão, dependendo do resultado, poderia acabar respondendo por Homicídio ou Tentativa de Homicídio...
Caso semelhante foi dos Policiais que assassinaram um Jornalista. Ora, o bandido que o assaltou viu uma VTR da Polícia e efetuou disparos contra, a Patrulha então repeliu a injusta agressão e acabou matando além do ladrão o Jornalista que também estava no carro... Obviamente os Policiais não sabiam se tratar de um "Sequestrador" e um Refém...
PUTz... quiseram mais uma vez embuchar um Homicídio aos Policiais, sorte que essa não "pegou".
Se fosse eu tbm deixaria correr solto... infelizmente a situação é essa.
Eu, numa situação dessas, não me apoiaria no estrito cumprimeito do dever legal para amparar minha ação... quem jogasse a VTR em cima deles ou fizesse uso do armamento para repelir a injusta agressão, dependendo do resultado, poderia acabar respondendo por Homicídio ou Tentativa de Homicídio...
Caso semelhante foi dos Policiais que assassinaram um Jornalista. Ora, o bandido que o assaltou viu uma VTR da Polícia e efetuou disparos contra, a Patrulha então repeliu a injusta agressão e acabou matando além do ladrão o Jornalista que também estava no carro... Obviamente os Policiais não sabiam se tratar de um "Sequestrador" e um Refém...
PUTz... quiseram mais uma vez embuchar um Homicídio aos Policiais, sorte que essa não "pegou".
Se fosse eu tbm deixaria correr solto... infelizmente a situação é essa.

- Pereira
- Sênior
Num país 'normal',o caso do jornalista seria tratado como uma tragédia.No Brasil,foi mais uma vez culpa do polícia assassina.
Pois é... que segurança isso dá para o Policial agir? Naquele exalto momento ele pensa na família, pensa no salário de fome que recebe, pensa na falta de apoio da Sociedade...Pereira escreveu:Num país 'normal',o caso do jornalista seria tratado como uma tragédia.No Brasil,foi mais uma vez culpa do polícia assassina.
Foi o que aconteceu com esses Policiais! é vergonhoso? SIM! Mas será que a culpa é apenas do Policial??? Deveríamos fazer uma reflexão.

- Pereira
- Sênior
É mais fácil jogar a culpa no policial mal pago,mal treinado,sem perspectiva alguma de carreira e de vida do que culpar a máquina do estado !
Eles preferem discutir quem foi que ouviu uma conversa boba (por que será que eles temem tanto isso em !??!) a prestar atenção nos assuntos que realmente convém.
Eles preferem discutir quem foi que ouviu uma conversa boba (por que será que eles temem tanto isso em !??!) a prestar atenção nos assuntos que realmente convém.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
É claro que não é culpa dos policiais. Ou ao menos só deles. Acho que ninguém aqui está dizendo isso. O que pelo menos eu venho dizendo é que não é por causa disso que a gente vai assumir a lógica de passar a mão na cabeça depois de erros, alguns crassos. O caso do menino foi grosseiro. A gente até comentou aqui, o policial correu pra cima do carro, se expôs incrivelmente, se fossem realmente bandidos agora poderia estar morto. No caso do jornalista, há um engano. As críticas foram sobre a forma com que os policiais retiraram o baleado do carro. A ação em si foi correta e nesse caso ele ter sido baleado foi acidental. Talvez a morte pudesse ter sido evitada dependendo do socorro. Do menino não.
Nesse caso em discussão, a omissão de socorro é de se lamentar e punir sim. Se é pro cara ficar ali pra não fazer nada, melhor não estar. Se a polícia não vai agir, a gente pode querer entrar em uma idéia totalmente absurda, mas nesse caso cabível, de que é inútil. Imagina se vira moda? Os crimes acontecendo e a PM só olhando. Vai servir pra quê? Então vejo como extremamente perigoso aplaudir o que está errado.
Nesse caso em discussão, a omissão de socorro é de se lamentar e punir sim. Se é pro cara ficar ali pra não fazer nada, melhor não estar. Se a polícia não vai agir, a gente pode querer entrar em uma idéia totalmente absurda, mas nesse caso cabível, de que é inútil. Imagina se vira moda? Os crimes acontecendo e a PM só olhando. Vai servir pra quê? Então vejo como extremamente perigoso aplaudir o que está errado.
Vinicius Pimenta
Vinicius, mesmo no caso do menino houve erro, houve imperícia e etc... mas deveria estar sendo julgado como um crime CULPOSO e não como crime DOLOSO... afinal de contas, não houve "intenção" mas o clamor da população fez com que o Estado acabasse optando por DOLO.
Deveriam virar moda para população atentar, para o Estado atentar... como eu falei anteriormente que ação poderiam ter tomado os policias?
Jogado o Carro em cima??? poderiam responder por Homicídio ou Tentativa...
Disparar para o alto? Bem além de ser crime, se a bala atinge um inocente mais uma vez veremos um policial escrachado ser acusado de homicídio doloso.
Disparar em cima dos marginais caso esses tentassem alguma coisa??? Sei não... responderiam pelo excesso pois diriam que um tiro nunca seria "proporcional" já que os marginais não estavam armados...
Enfim, se coloquem no lugar dos Policiais, na roda viva da vida eles são os únicos que pagam
Difícil situação.
Deveriam virar moda para população atentar, para o Estado atentar... como eu falei anteriormente que ação poderiam ter tomado os policias?
Jogado o Carro em cima??? poderiam responder por Homicídio ou Tentativa...
Disparar para o alto? Bem além de ser crime, se a bala atinge um inocente mais uma vez veremos um policial escrachado ser acusado de homicídio doloso.
Disparar em cima dos marginais caso esses tentassem alguma coisa??? Sei não... responderiam pelo excesso pois diriam que um tiro nunca seria "proporcional" já que os marginais não estavam armados...
Enfim, se coloquem no lugar dos Policiais, na roda viva da vida eles são os únicos que pagam

Difícil situação.