Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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knigh7
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#2266
Mensagem
por knigh7 » Ter Set 02, 2008 3:06 pm
piratadabaixada escreveu:knigh7 escreveu:
A tecnologia Stealth de um caça tripulado não é diferente da de um UCAV Stealth extremamente manobrável...
É bem diferente, num UCAV você não precisa colocar um piloto, este "detalhe" complica sobremaneira o projeto.
[
Ah, é?
Explica então a diferença entre a
tecnologia Stealth existente entre um UCAV manobrável (como o Barracuda, o NEURON) e uma aeronave Stealth tripulada...
Editado pela última vez por
knigh7 em Ter Set 02, 2008 3:19 pm, em um total de 2 vezes.
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soultrain
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#2267
Mensagem
por soultrain » Ter Set 02, 2008 3:13 pm
piratadabaixada escreveu:Caro Soultrain,
Que radar seria este ?
Abraços,
Heronim
Desculpe Heronim erro meu, como dizia na mensagem foi o que tinha percebido e várias fontes apontam o IRBIS E como AESA, o que não é a realidade:
Irbis (Snow Leopard), will replace the N011M Bars. The Irbis has been widely misreported to be an active phased array. It is not. NIIP in Vzlet, 2006 (a journal edited by noted aviation journalist A. Fomin) details the Irbis as a high power passive electronically scanned array, built using the experience of the Bars project. However, it will have a lighter antenna derived from the NIIP Osa (Wasp) radar, new servos to rotate the antenna in both axes, with a greater scan field (adding up to a total of 100 degrees), and an entirely new architecture with dual travelling wave tubes, giving a range of 400 km against a 3 meter square target (RCS). Using new high speed computers, the Irbis will be able to track 30 targets and engage 8. It will also be KS-172 capable.
Radar modes:
Air-to-Air : velocity search, range while search, track while scan, target ID, close combat modes.
Air-to-Surface : Real beam mapping, DBS mapping, SAR mapping, moving ground target selection, tracking and measuring of ground target coordinates.
Anti-shipping : Sea surface search, moving sea targets selection, tracking and measuring of sea target coordinates, sea target ID.
De qualquer maneira as vantagens de um AESA em relação a um bom radar PESA são discutidas por muita gente, inclusivamente dentro do programa do EF-2000. Este IRBIS parece ser um excelente radar e com a potência brutal anunciada terá uma grande chance contra alvos com o RCS reduzido, vamos ver...
Não deixa de ser impressionante, mesmo comparando com o APG-77 do F-22, capacidade de detecção de 0.01m^2 a 90km para o IRBIS, embora estes dados sejam secretos, o requerimento para o APG-77 em modo LPI foi de 125nm para 1m^2, o que foi conseguido.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
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piratadabaixada
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#2268
Mensagem
por piratadabaixada » Ter Set 02, 2008 3:19 pm
knigh7 escreveu:
O radar será com antena AESA.
Qual radar ?
E com que base vc afirma que se ele tiver mais sensores so Su35BM ele será inferior ao F35?
Qual radar no mesmo nível do APG-81 ? Sendo este um radar multi-funcional, AESA e LPI.
Abraços,
Heronim
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knigh7
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#2269
Mensagem
por knigh7 » Ter Set 02, 2008 3:23 pm
piratadabaixada escreveu:knigh7 escreveu:
O radar será com antena AESA.
Qual radar ?
E com que base vc afirma que se ele tiver mais sensores so Su35BM ele será inferior ao F35?
Qual radar no mesmo nível do APG-81 ? Sendo este um radar multi-funcional, AESA e LPI.
Abraços,
Heronim
O Pak empregará o Irbis E com antena AESA. Os modernos radares em desenvolvimento AESA apresentam a caracteristica LPI.
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piratadabaixada
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#2270
Mensagem
por piratadabaixada » Ter Set 02, 2008 3:24 pm
knigh7 escreveu:
Ah, é?
Explica então a diferença entre a tecnologia Stealth existente entre um UCAV manobrável (como o Barracuda, o NEURON) e uma aeronave Stealth tripulada...
Um UCAV não precisa de piloto, portanto não precisa de uma grande área livre que permita visualização do piloto, não precisa de cockpit, num avião furtivo tudo isto deve ser tratado para que não aumente o RCS.
Abraços,
Heronim
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piratadabaixada
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#2271
Mensagem
por piratadabaixada » Ter Set 02, 2008 3:26 pm
soultrain escreveu:
Não deixa de ser impressionante, mesmo comparando com o APG-77 do F-22, capacidade de detecção de 0.01m^2 a 90km para o IRBIS, embora estes dados sejam secretos, o requerimento para o APG-77 em modo LPI foi de 125nm para 1m^2, o que foi conseguido.
[[]]'s
Também considero o Irbis um bom desenvolvimento, é sinal que a tecnologia russa não está parada no tempo, contanto com glorias passadas.
Abraços,
Heronim
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piratadabaixada
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#2272
Mensagem
por piratadabaixada » Ter Set 02, 2008 3:27 pm
knigh7 escreveu:
O Pak empregará o Irbis E com antena AESA. Os modernos radares em desenvolvimento AESA apresentam a caracteristica LPI.
Então chegamos a conclusão de que o Irbis com antena AESA ainda não foi desenvolvido, portanto será necessário realizar investimento nesta área.
Abraços,
Heronim
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Jacobs
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#2273
Mensagem
por Jacobs » Ter Set 02, 2008 3:41 pm
Mas o Irbis-E é o radar com qual os protótipos do Su-35BM estão voando...
Logo, está "em desenvolvimento". No mundo do desenvolvimento de software, ele ainda está no QA.
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PRick
#2274
Mensagem
por PRick » Ter Set 02, 2008 3:46 pm
Jacobs escreveu:Mas o Irbis-E é o radar com qual os protótipos do Su-35BM estão voando...
Logo, está "em desenvolvimento". No mundo do desenvolvimento de software, ele ainda está no QA.
Sim, além de tratar-se de um modelo PESA, não AESA.
[ ]´s
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piratadabaixada
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#2275
Mensagem
por piratadabaixada » Ter Set 02, 2008 3:49 pm
Jacobs escreveu:Mas o Irbis-E é o radar com qual os protótipos do Su-35BM estão voando...
Logo, está "em desenvolvimento". No mundo do desenvolvimento de software, ele ainda está no QA.
O caso é que o Irbis ainda não é AESA, o que está sendo testado é um radar PESA.
Abraços,
Heronim
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Túlio
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#2276
Mensagem
por Túlio » Ter Set 02, 2008 3:56 pm
piratadabaixada escreveu: Isso está é com cara de trolagem, aliás, estou estudando o assunto para propor uma pequena alteração no Regulamento...
Seria bom que alguém explicasse o que é trolagem, não tenho a menor idéia do que isto significa. E percebo, de acordo com suas últimas intervenções que você tem algo de pessoal quanto a mim.
Heronim
Não, não é pessoal. Sobre trolagem, este tópico tem muitas informações, nas quais me baseio:
viewtopic.php?f=4&t=14240&p=4803448#p4803448
Um pequeno trecho:
Um Troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.
Filosoficamente, o comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais.
Ainda estou estudando a maneira como isso será proposto para integrar o Regulamento.
Creio que agora já podes entender o que quero dizer com
TROLAGEM...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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#2277
Mensagem
por Jacobs » Ter Set 02, 2008 3:56 pm
Vocês tem certeza? Li por ai que é um AESA com atuadores hidraulicos, para maximizar azimuth.
Procurarei fontes.
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knigh7
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#2278
Mensagem
por knigh7 » Ter Set 02, 2008 4:10 pm
piratadabaixada escreveu:knigh7 escreveu:
O Pak empregará o Irbis E com antena AESA. Os modernos radares em desenvolvimento AESA apresentam a caracteristica LPI.
Então chegamos a conclusão de que o Irbis com antena AESA ainda não foi desenvolvido, portanto será necessário realizar investimento nesta área.
Abraços,
Heronim
Mas só no caso da antena, que aliás, já está em desenvolvimento.
O motor será o mesmo (117S) do SuBM, bem como alguns aviônicos.
Vale ressalta que segundo o Fábio M. Castro, a fuselagem será a mesma do Berkut.
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#2279
Mensagem
por Jacobs » Ter Set 02, 2008 4:17 pm
Pois é, o Irbis-E é PESA memso!
The Irbis multifunctional radar employs a 900mm passive phased array antenna mounted on a hydraulic actuator. With electronically steering, it can scan sectors of 60 degrees in both azimuth and elevation. Using the hydraulic actuator (mechanical steering), the azimuth coverage boosts to 120 degrees. It can detect and track up to 30 airborne targets with a Radar Cross Section (RCS) of three square meters at ranges of 400 kilometers using track-while-scan mode while engaging two targets with semi-active radar homing missiles or up to eight targets with active radar homing missiles. In the air-to-surface mode the Irbis provides clues allowing to attack a surface target with precision-guided weapons while scanning the horizon searching for airborne threats that can be engaged using active radar homing missiles.
http://www.deagel.com/Aircraft-Warners- ... 00001.aspx
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knigh7
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#2280
Mensagem
por knigh7 » Ter Set 02, 2008 4:18 pm
Túlio escreveu:PIRATADABAIXADA: Então voltou a repetir, se o radar, sensores e motores do PAK-FA forem os mesmos do SU35, então ele estará num nível bem abaixo do F-22 e F-35.
Mas credo, homem, é perfeitamente possível deduzir que estás debatendo apenas por debater, muito raramente apresentas qualquer dado e ficas o tempo todo batendo nos dos outros, POWS!!!
E essa de botar o F22 e o F35 no mesmo balaio só tu mesmo podias, eis que os próprios ianques têm dúvidas de sua (F35, não o Raptor) capacidade ar-ar contra um simples Su30, como já demonstrei em diversas citações...
Imagines o que eles não dirão do Lightning II em relação a um Su-35 e, pior ainda, um PAK-FA...
Vais dizer agora que sabes mais do que a própria USAF sobre os seus caças?
Isso está é com cara de trolagem, aliás, estou estudando o assunto para propor uma pequena alteração no Regulamento...
Graças a Deus, Túlio!!!!
A Trolagem só prejudica o debate, não proporciona o conhecimento aos demais foristas. É necessário alterar o regulamento a fim de acabar com essa "praga" que é a trolagem.