Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1967 vezes
Agradeceram: 2493 vezes

Re: Su-35 News

#2191 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 30, 2008 8:34 pm

rcolistete escreveu:
knigh7 escreveu: Não tem alcance parecido com o RDY, uma vez que os dados deste (144 km) é para um alvo de 5m2.
Caro Knigh7,

Fonte oficial para o que você acabou de dizer (RCS de 5 m^2) ??? Ou é opinião de alguém que virou fato ???

[]s, Roberto
Informação sua mesmo:

Repito : o alcance do RDY (Mirage 2000-5) citado (e estimado) em mídia desde a década de 90 é em torno de 130-148 km. O RDY-2 (Mirage 2000-5Mk2, que seria nosso Mirage 2000-5Br) teria uns 15% a mais de alcance. Sempre citando RCS "de um caça". Nunca vi e afirmei (que eu me lembre, se o fiz foi um erro meu ou de alguém que interpretou de tal forma) que tal RCS "de caça" seria de 10 m^2. Normalmente é de 3 m^2 a 5 m^2, tem país que (dizem que) usa de uns anos para cá 1 m^2 para RCS de um caça.

fonte: http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=1800

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2192 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 30, 2008 9:04 pm

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E só para ilustrar. Nos testes do radar IRBIS-E, um SU-27 foi detectado a 300Km e travado a 250KM, com um transmissor de 1KW. Mas a potência máxima do radar de série será de 20Kw, logo, quem quiser se habilitar a fazer os cálculos para outros RCSs e potências, por favor, adiante.
Olá Carlos Mathias,

Eu li estória parecida, porém não era 1 KW, era outra potência maior. Tem a fonte para eu comparar ?

[]s, Roberto
Não sou o Carlos, mas respondo, a fonte é: Aerospace Technologies Review - Air Fleet. (68) 2.2008. Especificamente na página 11. Título da matéria traduzido para o espanhol (início na página 10, indo até página 13): "IRBIS-E": Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukhoi".

Espero ter ajudado.

Abração,

orestes

Carlos Mathias

#2193 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 30, 2008 9:09 pm

Olá Carlos Mathias,

Eu li estória parecida, porém não era 1 KW, era outra potência maior. Tem a fonte para eu comparar ?

[]s, Roberto
Depende, você não teve acesso a isso não?

Mas ainda que sejam 5Kw, os radares de série vão operar transmissores capazes de manter até 20Kw. Os IRBIS mesmo tendo uma potência máxima de 5Kw já travavam alvos com 5m2(?) a 150Km. Logo, uma radar muito mais aperfeiçoado e 4 vezes mais potente deve superar isso com folga.
Eu espero o mesmo para o Irbis-E : modo normal com alcance de 150-200 km contra alvos de 3 m^2.
Modo normal? Os radares hoje possuem tantos modos de operação, qual seria o normal? Baixa potência de emissão?

E sobre feixe estreito, vamos ver quem afirmou isso. Depois a gente analisa com os dados do fabricante.

rcolistete
Sênior
Sênior

#2194 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:13 pm

orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

Incrível, mais barato que os US$ 83 mi fly-away citados pelo governo dos EUA em documento oficial já divulgado aqui há meses... por que será que eu não acredito nesse valor de US$ 70 mi ?
Pepê, isso é papo de vendedor... Nenhum caça está planejado para compartilhar radares e sensores do F-35/F-22, os quais inclusive são integrados às células dos aviões.

[]s, Roberto
Roberto,

confirmo o que o Pepê disse. Ele não veio aqui para analisar as propostas da LM, apenas para divulgá-las, cabe a cada um analisar e concluir o que quiser, este é o ponto.

Façamos o seguinte, me mande um email e terá telefones e emails do povo da LM e assim, poderá você mesmo confirmar o que ele disse, questionar os caras e até mesmo dar risadas na cara deles (como eu cheguei a fazer quando ouvi algumas coisas na época que escrevi um artigo para a T&D sobre o F-35).

Como muito bem falou o Soultrain: não questione o mensageiro, questione diretamente as fontes primárias.

Abração,

Orestes
Olá Orestes,

Por acaso eu questionei o mensageiro ? Não. Ofendi o mesmo ? Não. Achei parte das informações que o Pepê divulgou como verossímeis, outras como implausíveis. Algo de se esperar em um fórum de discussão : opinião, concordância e crítica.

Ah, parabéns pelo artigo sobre o F-35 na revista T&D.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#2195 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:19 pm

knigh7 escreveu:
rcolistete escreveu: Olá pessoal,

Fontes não-oficiais citam o APG-77 (do F-22) com alcances "absurdos" de altos : 400 km para RCS de 1 m^2 e 525 km para RCS de 3 m^2. Mas isso seria em modo com feixe concentrado de radar (varrendo uma região pequena, tal como no Irbis-E e seus 350-400 km de alcance para RCS de 3 m^2). Em uso normal (com varredura rápida para varrer grande volume espacial, etc), o APG-77 teria alcance da ordem de metade desses valores.

Eu espero o mesmo para o Irbis-E : modo normal com alcance de 150-200 km contra alvos de 3 m^2.

[]s, Roberto
Roberto,
Mesmo o Irbis E tendo uma antena de quase 1 m de diâmetro e com 20KW de potência?
Pergunta : quando esses 20 KW serão empregados no radar ? Atualmente a potência utilizada é menor.

Eu apostaria que o Irbis-E será algo inferior ao APG-77 e superior a quase todos os outros radares. Mas continuará sendo um radar PESA, ficando ultrapassado na próxima década, tanto que a Rússia já reconhece isso e terá um Irbis-E AESA daqui uns anos para o Su-35BM e PAK-FA.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#2196 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:23 pm

knigh7 escreveu:
rcolistete escreveu: Caro Knigh7,

Fonte oficial para o que você acabou de dizer (RCS de 5 m^2) ??? Ou é opinião de alguém que virou fato ???

[]s, Roberto
Informação sua mesmo:

Repito : o alcance do RDY (Mirage 2000-5) citado (e estimado) em mídia desde a década de 90 é em torno de 130-148 km. O RDY-2 (Mirage 2000-5Mk2, que seria nosso Mirage 2000-5Br) teria uns 15% a mais de alcance. Sempre citando RCS "de um caça". Nunca vi e afirmei (que eu me lembre, se o fiz foi um erro meu ou de alguém que interpretou de tal forma) que tal RCS "de caça" seria de 10 m^2. Normalmente é de 3 m^2 a 5 m^2, tem país que (dizem que) usa de uns anos para cá 1 m^2 para RCS de um caça.

Ah, isso é baseado em estimativas não oficiais (mesmo que mídia francesa que acerta boa parte das informações). E você foi seletivo ao escolher 5 m^2 (ao invés de 3-5 m^2) como RCS do alvo para diminuir a qualidade do RDY/RDY-2.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#2197 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:36 pm

Carlos Mathias escreveu:
Olá Carlos Mathias,

[]s, Roberto
Depende, você não teve acesso a isso não?
Olá Carlos Mathias,

Como assim depende ? Sim, tive acesso, era matéria pública, porém não sei a semelhança da matéria que eu li com a sua.
Carlos Mathias escreveu: Mas ainda que sejam 5Kw, os radares de série vão operar transmissores capazes de manter até 20Kw. Os IRBIS mesmo tendo uma potência máxima de 5Kw já travavam alvos com 5m2(?) a 150Km. Logo, uma radar muito mais aperfeiçoado e 4 vezes mais potente deve superar isso com folga.
Aumentando-se 4 vezes a potência, o alcance idealmente dobra em termos de Física. Só que há outros fatores na prática. Enfim, você está certo, se realmente quadruplicarem a potência, o alcance será bastante aumentado.
Carlos Mathias escreveu: Modo normal? Os radares hoje possuem tantos modos de operação, qual seria o normal? Baixa potência de emissão?
Já expliquei aqui : o modo de longo alcance (para APG-77 e Irbis-E) seria com varredura muito lenta, limitada a um volume espacial pequeno. Não é questão de potência baixa ou alta.

[]s, Roberto

knigh7
Sênior
Sênior

#2198 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 30, 2008 9:42 pm

rcolistete escreveu:
knigh7 escreveu: Informação sua mesmo:

Ah, isso é baseado em estimativas não oficiais (mesmo que mídia francesa que acerta boa parte das informações). E você foi seletivo ao escolher 5 m^2 (ao invés de 3-5 m^2) como RCS do alvo para diminuir a qualidade do RDY/RDY-2.

[]s, Roberto
Não, Roberto.

Com relação a memória seletiva: eu lembrei da info "de cabeça", realmente. E a questão de ter dito 5m^2 ao invés de ter ter falado 3-5m^2 não é um problema, dita por você mesmo a mim, como conclusão sobre a conversa que tivemos sobre equação radar:
Ou seja, para se ter diminuições significativas de alcance de detecção, o RCS tem que diminuir uma ou mais ordens de grandeza

Um aviso: eu sou íntegro, e sempre posso provar essa integridade como acabei de fazer, ok?

Atenciosamente

rcolistete
Sênior
Sênior

#2199 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:48 pm

knigh7 escreveu:
rcolistete escreveu: Não, Roberto.

Com relação a memória seletiva: eu lembrei da info "de cabeça", realmente. E a questão de ter dito 5m^2 ao invés de ter ter falado 3-5m^2 não é um problema, dita por você mesmo a mim, como conclusão sobre a conversa que tivemos sobre equação radar:
Ou seja, para se ter diminuições significativas de alcance de detecção, o RCS tem que diminuir uma ou mais ordens de grandeza

Um aviso: eu sou íntegro, e sempre posso provar essa integridade como acabei de fazer, ok?

Atenciosamente
Como eu disse, você foi seletivo, mesmo que tenha sido acidentalmente (pela memória sua).

E não ataquei sua integridade, por isso não precisa provar nada sobre ela.

Espero que as discussões parem de tender para o lado pessoal.

[]s, Roberto

Editado pela última vez por rcolistete em Sáb Ago 30, 2008 9:57 pm, em um total de 1 vez.
rcolistete
Sênior
Sênior

#2200 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 9:55 pm

orestespf escreveu: Não sou o Carlos, mas respondo, a fonte é: Aerospace Technologies Review - Air Fleet. (68) 2.2008. Especificamente na página 11. Título da matéria traduzido para o espanhol (início na página 10, indo até página 13): "IRBIS-E": Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukhoi".

Espero ter ajudado.

Abração,

orestes
Outras fontes dão que a potência empregada no Irbis-E atualmente seria de 4-5 KW, e não 1 KW. Se for 1 KW, o Irbis-E teria a potência de um radar Grifo-X...

[modo de zoação]
IF "Grifo-X do F-5EM tem potência igual a do Irbis-E" & "O Irbis-E tem alcance maior que o RBE-2 PESA"
THEN
Grifo-X tem alcance maior que o RBE-2 PESA :wink:
ENDIF
Orestes, agora entendi porque uma fonte sua tinha dito que o Grifo-X era equivalente ou superior ao RBE-2 PESA... eheheheh.
[\modo de zoação]

[]s, Roberto

knigh7
Sênior
Sênior

#2201 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 30, 2008 9:57 pm

rcolistete escreveu:
knigh7 escreveu:
Como eu disse, você foi seletivo, mesmo que seja acidentalmente (pela memória sua).

E não ataquei sua integridade, por isso não precisa provar nada sobre ela.

Espero que as discussões parem de tender para o lado pessoal.

[]s, Roberto
Mas pelo que você disse, sobre a equação radar, 2m^2 não representa nenhum problema a ponto de gerar uma suspeita sobre isso.

Ora, então eu, a postar o dado do alcance para 5m^2 ao invés de 3-5m^2 que você mesmo reportou ao fórum, a resposta sua a isso:

soa no mínimo sarcástica, não?

Atenciosamente

rcolistete
Sênior
Sênior

#2202 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 30, 2008 10:02 pm

knigh7 escreveu: Mas pelo que você disse, sobre a equação radar, 2m^2 não representa nenhum problema a ponto de gerar uma suspeita sobre isso.

Ora, então eu, a postar o dado do alcance para 5m^2 ao invés de 3-5m^2 que você mesmo reportou ao fórum, a resposta sua a isso:

Atenciosamente
Olá Knigh7,

Não, não é e nem foi sarcástica. Eu coleciono dados de caças (etc) com fontes, ainda mais se forem oficiais. Pensei que você tivesse conseguido algo que eu nunca consegui (dados oficiais do RDY/RDY-2 em termos de alcance x RCS).

Como você citou a mim mesmo, quase eu entrei em loop... :wink:

[]s, Roberto

knigh7
Sênior
Sênior

#2203 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 30, 2008 10:13 pm

rcolistete escreveu:
knigh7 escreveu: Mas pelo que você disse, sobre a equação radar, 2m^2 não representa nenhum problema a ponto de gerar uma suspeita sobre isso.

Atenciosamente
Olá Knigh7,

Não, não é e nem foi sarcástica. Eu coleciono dados de caças (etc) com fontes, ainda mais se forem oficiais. Pensei que você tivesse conseguido algo que eu nunca consegui (dados oficiais do RDY/RDY-2 em termos de alcance x RCS).

Como você citou a mim mesmo, quase eu entrei em loop... :wink:

[]s, Roberto
Então tá resolvido o desentendimento, Roberto.

[009] [009] [068]

Abraços

orestespf
Sênior
Sênior

#2204 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 30, 2008 10:16 pm

rcolistete escreveu:
Olá Orestes,

Por acaso eu questionei o mensageiro ? Não. Ofendi o mesmo ? Não. Achei parte das informações que o Pepê divulgou como verossímeis, outras como implausíveis. Algo de se esperar em um fórum de discussão : opinião, concordância e crítica.

Ah, parabéns pelo artigo sobre o F-35 na revista T&D.

[]s, Roberto
Não foi isso, Roberto, apenas achei estranho você não aceitar a informação que vem da própria LM, por isso lhe falei dos contatos que poderia lhe repassar. O Pepê não está inventando nada, gostemos ou não, são os caras da LM que estão dizendo isso. Eu não acredito e disse isso diretamente a eles, e não sou eu apenas, o "cara" da Boeing que esteve recente no País disse a mesma coisa, incapacidade de honrar o que eles falam, mas que eles dizem, dizem.

Obrigado pelos cumprimentos sobre o artigo da T&D, não fiz o que gosto (não é desculpas), mas tentei contornar um pouco na parte da "Opinião", ali me parece "melhor" que o resto.

Estou recebendo um material quente sobre o SU-35 BM, diretamente dos engenheiros responsáveis e do "dono" do projeto, talvez renda um artigo, mas não sei se vão querer publicá-lo. Trata-se de um material que não temos no Ocidente. Claro, deixarei claro (se for o caso) que não se trata de opinião minha, e nem serei tendencioso, mas que se trata de informações que não recebemos por aqui. Quem sabe dá certo, né?

Grande abraço,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#2205 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 30, 2008 10:21 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Não sou o Carlos, mas respondo, a fonte é: Aerospace Technologies Review - Air Fleet. (68) 2.2008. Especificamente na página 11. Título da matéria traduzido para o espanhol (início na página 10, indo até página 13): "IRBIS-E": Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukhoi".

Espero ter ajudado.

Abração,

orestes
Outras fontes dão que a potência empregada no Irbis-E atualmente seria de 4-5 KW, e não 1 KW. Se for 1 KW, o Irbis-E teria a potência de um radar Grifo-X...

[modo de zoação]
IF "Grifo-X do F-5EM tem potência igual a do Irbis-E" & "O Irbis-E tem alcance maior que o RBE-2 PESA"
THEN
Grifo-X tem alcance maior que o RBE-2 PESA :wink:
ENDIF
Orestes, agora entendi porque uma fonte sua tinha dito que o Grifo-X era equivalente ou superior ao RBE-2 PESA... eheheheh.
[\modo de zoação]

[]s, Roberto
:lol: :lol: :lol:

Roberto, sabe que o Grifo BR não tem o mesmo alcance do RBE-2, mas a comparação pejorativa é pra deixar claro que o RBE-2 decepciona e muito, este é o ponto central da "discórdia".

Grande abraço,

Orestes

Responder