Georgia X Rússia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2141 vezes
Agradeceram: 2724 vezes

Re: Georgia X Rússia

#301 Mensagem por knigh7 » Dom Ago 10, 2008 9:54 pm

ZeRo4 escreveu:Hehehehehe... dps de começar o conflito o cara levanta a mão e fala: "pera aiii!!! assim não valeeee!!!" :D

Hahaha os caras devem olhar pra Rússia e pensar: "Pow não sabe brincar, não brinca!"
heheheehhe

Muito boa zero4!!!!

Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#302 Mensagem por Fábio Nascimento » Dom Ago 10, 2008 10:03 pm

hahahaha....
essa matou a pau!! :D :D :D

_______________________________________________.
kurgan
Sênior
Sênior

#303 Mensagem por kurgan » Dom Ago 10, 2008 10:06 pm

Una lección para EE UU sobre Moscú
El Gobierno ruso ya advirtió que la secesión kosovar tendría consecuencias

HELENE COOPER (NYT) - Nueva York - 11/08/2008

La imagen del presidente George Bush sonriendo y charlando con el primer ministro de Rusia, Vladímir Putin, en Pekín mientras los aviones rusos bombardeaban Georgia da una idea de cuál es la política norteamericana respecto a Rusia. Aunque EE UU considera que el Gobierno de Tbilisi es su mayor aliado en el bloque ex soviético, Washington necesita demasiado a Rusia en asuntos como Irán. El Departamento de Estado ya dejó claro el sábado que no había ninguna posibilidad de que Estados Unidos interviniera militarmente.

Bush empleó un lenguaje duro y exigió a Rusia el fin de los bombardeos. ¿Qué hizo Putin? Se negó a ceder cuando se lo pidió el presidente francés, Nicolas Sarkozy. "Fue una reunión difícil", explicó un alto funcionario occidental. "Putin decía: 'Vamos a hacer que paguen. Vamos a hacer justicia". Después voló de Pekín a Osetia del Norte para coordinar en teoría la ayuda a los refugiados que habían huido hacia Rusia, pero el mensaje era evidente: ésta es nuestra esfera de influencia.

"Lo que acaban de hacer los rusos, por primera vez desde la caída de la URSS, es emprender con decisión una acción militar e imponer una realidad", explica George Friedman, director ejecutivo de Stratfor, empresa de análisis geopolítico e inteligencia. "Todos los que han tratado de que Occidente intimidase a los rusos no van a tener más remedio que reflexionar sobre lo ocurrido". Miembros de la Administración de Bush han reconocido que el mundo exterior, y en particular Estados Unidos, tiene escasa influencia sobre las acciones rusas.

"Desde el punto de vista estratégico, los rusos ya habían dejado claro que querían realizar una exhibición de fuerza. Están molestos por Kosovo", dice un diplomático sobre la indignación rusa por el apoyo occidental a la partición de Serbia, aliada de Moscú. Durante una reunión sobre Kosovo celebrada este año en Bruselas, el ministro de Exteriores de Rusia, Serguéi Lavrov, advirtió a Condoleezza Rice y a otros ministros de la UE de que si reconocían a Kosovo estarían sentando un precedente para Osetia de Sur y otras provincias rebeldes.

Para la Administración de Bush, se trata de decidir ahora si merece la pena respaldar a Georgia en esta disputa con el riesgo de enojar a Rusia en un momento en el que conseguir su ayuda para controlar las ambiciones nucleares de Irán es una de las prioridades de la política exterior estadounidense. Entre algunos funcionarios del Gobierno de Bush cunde la sensación creciente de que Estados Unidos no puede salirse con la suya en todo y tiene que escoger sus prioridades, sobre todo si tiene algo que ver con Rusia.

El firme apoyo de Washington a Georgia -que incluye entrenamiento de soldados y suministro de armas- fue, en parte, una recompensa por su apoyo en Irak. EE UU considera que Georgia es un modelo de democracia en la antigua Unión Soviética y que debía de ser un ejemplo para otras ex repúblicas sobre las ventajas de asociarse con Occidente.

Pero ese apoyo, junto con las acciones de Estados Unidos y Europa en Kosovo, han hecho que Rusia se sintiera amenazada, asediada y más convencida de que tenía que tomar medidas agresivas para recuperar su poder, su dignidad y su influencia en una región que considera su patio trasero estratégico, dicen varios expertos en política exterior.

La nueva agresividad de Rusia coincide además con la preocupación de EE UU por Irak y Afganistán y el enfrentamiento que se avecina con Irán. Estos factores significan, según reconocen varios representantes de la Administración, que es Moscú quien lleva ahora las riendas.

"Nos hemos colocado en tal posición que, a escala mundial, no tenemos los medios para hacer nada", dice Friedman. "Yo creo que, en esas circunstancias, lo mejor sería callarse". Al transmitirle este comentario a un alto funcionario del Gobierno, éste se rió. "Bueno, a lo mejor estamos aprendiendo a callarnos ahora", y pidió que no figurase su nombre en la crónica porque no estaba autorizado a hablar sobre el tema.

http://www.elpais.com/articulo/internac ... ov%25253D0

César
Sênior
Sênior
Contato:

#304 Mensagem por César » Dom Ago 10, 2008 10:15 pm

Olha, eu admito que estou sentindo uma certa hostilidade nas respostas, e não sei bem o porquê. Para fins de esclarecimento, eu queria dizer mais ou menos o que o Skyway disse a pouco:

1)Não estou julgando se a Rússia está certa ou não no conflito, ainda não tenho opinião plenamente formada. As críticas são direcionadas à campanha militar no ar em si, é uma análise mais técnica e menos política.

2)Não estou analisando se os russos estão ou não disparando deliberadamente contra civis, e, se for esse o caso, não estou analisando a fundo se isso é cultural ou não, compreensível ou não. Pessoalmente, acredito que esses ataques a civis em Gori não foram propositais, e sim que ocorreu (mais) um erro no ataque a uma instalação militar próxima ocasionado pelo uso de bombas burras de baixa precisão.
Mas, sem me aprofundar no assunto e sem interesse em debatê-lo, já adianto que evidentemente eu sempre discordarei de ataques diretos a civis. Primeiro que é repugnante. Segundo que, pra mim, não faz sentido militarmente falando. Acho que o ódio supera o medo e você apenas aumenta a resistência com ações do tipo. Fora o custo político com a comunidade internacional. Posso estar errado, mas é a minha opinião.

3) Resumindo, critico o número elevado de notícias que falam de erros nos ataques, tanto contra bases terrestres, quando a oleodutos, quanto a bases aéreas e aeroportos. A perda de vetores valiosos contra um adversário fraco em defesa aérea de grande altitude, o uso de armamento obsoleto que necessita ser disparado a curta distância. Isso tudo é uma análise técnica e não política.

Talvez uma comparação seja mais conveniente: Acho que todos aqui lembram da guerra do Iraque e da campanha de "Choque e Pavor", promovida pelos americanos. Eu me lembro nitidamente daqueles dias, e fiquei literalmente chocado. Eu lembro que muita gente no fórum, que malhava os EUA o tempo todo, foram obrigados a ficar calados e reconhecer que eles eram uma superpotência militar quase invencível. Milhares de ataques simultâneos, todos com armamento de precisão. Bagdá virou um inferno na terra e mesmo assim morreu menos gente que nessa campanha na capital Osseta.

Qualquer líder mundial, depois dessa demonstração de força, pensaria 10 vezes antes de provocar os EUA numa guerra.

Agora peguemos a Rússia. Qual a imagem que ela passa com essa campanha? Com um número relativamente modesto de alvos militares atingidos, inúmeros erros nos ataques realizados, uso de armas, se bobear, da década de 80, perda de um bombardeiro supersônico no primeiro dia de guerra? Ela passa aquele temor que os EUA passaram ao mundo em 2003 no choque e pavor, aquela clara mensagem "não se meta comigo"?

Pra mim está evidente que não. Num caso você tem um ataque devastador, inigualável.
Noutro é uma campanha, se muito, modesta, muitos países do globo poderiam fazer o mesmo se quisessem. A própria FAB poderia realizar boa parte dessas missões, e acho ainda que não com o índice elevado de erros que se tem verificado.

Pra terminar, coloco aqui a mensagem do Skyway, com a qual concordo, que expressa esse ponto de vista melhor e mais sinteticamente que eu.
Skyway escreveu:Eu não estou criticando a Rússia, pelo amor de deus. Eu só critico o modo como o conflito está sendo levado pela rússia no que tange a qualidade dos ataques de forma GERAL!
Não acho bom comparar os ataques russos com os americanos, pois esses efetuaram/efetuam maneiras diferentes de ataques. O dos russos nesse conflito é que está me parecendo defasado, tanto material quanto estratégicamente falando.

Exemplo: Com bombas de penetração eles teriam inutilizado a pista de qualquer base aérea facilmente em poucas passagens pois esse é um tipo de munição em que o erro de pontaria é muito raro por ser feito majoritariamente em baixa altitude.

As defesas anti-aéreas Georgianas podiam ter sido inutilizadas nas áreas de ataque pelos modernos equipamentos e mísseis russos tão apregoados por aqui.

Mísseis anti-tanque poderiam estar sendo usados/ou mais usados pela aviação russa evitando bombardeios errando comboios georgianos como já se tem notícia...

Bombas inteligentes causariam mais danos nas instalações militares e alvos das Bases aéreas, mas já se sabe que os ataques as bases está danificando intalações mas não os equipamentos e aeronaves no solo.

E por aí vai...

O que digo é que, tecnologicamente, a Russia está lutando a partir do céu de forma atrasada e isso é inegável!
É isso. Minha crítica é mais técnica e não política. Não irei discutir a dimensão política desse conflito.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#305 Mensagem por midnight » Dom Ago 10, 2008 10:16 pm

A resposta da Rússia perante o ataque georgiano fez me lembrar uma das possibilidades que o ministro Nelson Jobim colocou na mesa dias atras, possibilidade essa que transformaria as FAs brasileira com um poder resposta rápida. Eu achei a prontidão russa fenomenal para um país do qual alguns aqui dizia que era um país que detinha FAs deterioradas. Claro que não é o que a união soviética era há décadas atrás, mas se o Brasil tivesse uma prontidão e uma mobilidade excelente, como a Rússia mostrou ter, não estariamos nessa calamidade.

Imagem
kurgan
Sênior
Sênior

#306 Mensagem por kurgan » Dom Ago 10, 2008 10:19 pm

Acho que o atual governo georgiano vai cair nos próximos dias.A cidade de Gori está sitiada e pronta para ser invadida.Vi na CNN o presidente Mikhail Saakashvili com um ar de chorão, pensando na merda que fez, sem contar seu embaixador que visivelmente estava nervoso e suava com se estivesse sob sol.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#307 Mensagem por chm0d » Dom Ago 10, 2008 10:19 pm

Hehehe, engraçado o pessoal falar de ataques mal feitos pela russia, e quando os eua lançaram bombas inteligentes em um casamento? e outros N^3224432 casos? fala sério... e outra, a russia tem SIM muito equipamento antigo e tem também muito equipamento ATUAL, errar é valido pros eua mais pra russia não? coeh... vamos com calma.

Att,
Ch

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#308 Mensagem por chm0d » Dom Ago 10, 2008 10:20 pm

E outra, to achando otimo isso... é a mesma coisa que ver um menino de 6 anos brincanco com um homem de 30 anos... DA M$%^&*(.

Abs.

kurgan
Sênior
Sênior

#309 Mensagem por kurgan » Dom Ago 10, 2008 10:22 pm

EUA advertem Rússia sobre escalada do conflito na Geórgia
11/08/2008 01h17

PEQUIM (AFP) - Os Estados Unidos são solidários à Geórgia, e advertiram a Rússia de que sua "agressão" contra objetivos civis e militares terá "graves consequências" em suas relações, revelou nesta segunda-feira o porta-voz do vice-presidente americano, Dick Cheney.

Em uma conversa por telefone com o presidente georgiano, Mikhail Saakachvili, o vice americano disse no domingo que "a agressão russa não deve ficar sem resposta e, se persistir, terá graves consequências nas relações de Moscou com Estados Unidos e a comunidade internacional", informou a porta-voz Lea Anne McBride.

Segundo Cheney, há uma "campanha russa contra objetivos militares e civis através da Geórgia".

http://www.afp.com/portugues/news/stori ... td4d6.html

midnight
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#310 Mensagem por midnight » Dom Ago 10, 2008 10:46 pm

avc1 escreveu:
César escreveu:Queria compartilhar a minha opinião com a do Skyway: os russos estão fazendo um papelão mesmo. Acertam alvos civis, não atingem sequer um aeroporto, e ainda perdem um bombardeiro TU-22!!!

Que feio.

e vc esquece que os ultrapoderosos americanos perderam o F-117, um aviao invisivel abatido no kosovo...memoria limitada a sua...
Primeiro de tudo bem vindo, olha na sua primeira mensagem meus parabéns, é que tem um pessoal que se morder a língua morre envenenado. Todos cometem erros, os EUA bombardearam um hospital da cruz vermelha, teve até caça americano que atacou os companheiros o chamado fogo amigo (de amigo não tem nada), o pior foi o fazendeiro que derrubou com um rifle um apache hahaha, e ainda falam que é feio perder um TU-22, pelo menos não foi derrubado por um rifle, bom se esqueci de alguma me lembrem, é por isso que para falar dos outros devemos olhar para o nosso próprio rabo primeiro.

Imagem
DELTA22
Sênior
Sênior

#311 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 10, 2008 10:48 pm

E o negócio tá piorando...
À uns 50 minutos + ou - , a CNN disse que os navios baseados no Mar Negro suspenderam com direção à região do conflito...

Vamos aguardar...

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
brekut
Júnior
Júnior

#312 Mensagem por brekut » Dom Ago 10, 2008 10:58 pm

acabei de ver no noticiário, que ja a um bloqueio naval contra a georgia, a russia teria invadido outra região separatista na georgia e o governo da ucrania amassou fechar a base naval russa onde os navios estavam ancorados !!!!!!!

brekut
Júnior
Júnior

#313 Mensagem por brekut » Dom Ago 10, 2008 10:59 pm

acho que a georgia vai dançar [004] [004] [004]

kurgan
Sênior
Sênior

#314 Mensagem por kurgan » Dom Ago 10, 2008 11:04 pm

brekut escreveu:acho que a georgia vai dançar [004] [004] [004]
tb acho...

DELTA22
Sênior
Sênior

#315 Mensagem por DELTA22 » Dom Ago 10, 2008 11:09 pm

Pelo que vejo, a Russia usa o argumento de defender seus cidadãos que vivem na Ossetia do Sul como desculpa para invadir TODA a Georgia e dominar a principal região por onde passam os oleodutos da Asia Central... O negocio é maior do que pensamos.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder