Skyway escreveu:
Mas então povo, só queria saber mesmo..o que eu sou afinal?
Olá Skyway,
Para a sua tranquilidade, informo que pelas idéias em que você disse acreditar sua definição é de agnóstico, e não ateu.
Você não discorda da possibilidade de que exista algo mais além do mundo físico que a ciência conseguiu descrever até agora, apenas não concorda com as idéias propostas pelas religiões, pelo menos as que você conhece.
Os ateus acreditam que exista apenas a matéria a energia descritas pelas equacões científicas, e todas as evidências em contrário ou se deveriam à falta de informações complementares (que eles acreditam um dia seriam obtidas pela ciência), ou a enganos e erros (voluntários ou não).
Já os agnósticos acreditam que possam existir a memória e/ou a consciência extra-cerebral, uma inteligência por trás da organização do universo, forças que atuam sobre a natureza e a mente independentemente das forças físicas conhecidas, etc... . Veja bem, podem existir estas coisas, a questão não está fechada, pode ser também que não exista nada disso (os agnósticos simplesmente não tem certeza disso como tem os ateus).
Os agnósticos geralmente são bastante céticos quanto às doutrinas religiosas, mas não é comum que combatam ou negem a importância destas como ferramentas de coesão social e conforto espiritual para os que nelas acreditam. Não adotam uma religião para si, mas não julgam os que o fazem com crença desinteressada. Permanecem atentos para quaisquer fatos interessantes que possam ser indicadores da existência de uma realidade maior que o mundo físico ordinário, ao invés de apenas descartá-los a priori como erros ou fraudes, mas examinam estes fatos com o máximo de senso crítico para evitar serem vítimas de enganos ou truques.
Pelo que você disse até agora é nesta categoria que você se enquadra. Eu também.
Grande abraço,
Leandro G. Card