"Notícias aéreas"
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Re: "Notícias aéreas"
Valor Econômico
Assunto: Empresas
Título: Air France faz hedge e pode lucrar 1 bilhão de euros
Data: 10/06/2008
Crédito: José Sergio Osse
José Sergio Osse
O sistema de hedge (proteção) da Air France tem contribuído significativamente para amenizar os problemas causados pela alta do petróleo. Para a empresa, se o preço médio neste ano se estabilizar em US$ 120 o barril, ela poderá fechar o ano com lucro operacional de ? 1 bilhão de euros. O valor, porém, ainda é ? 400 milhões de euros inferior ao registrado ao fim do ano fiscal de 2007 /2008, encerrado em março.
"Temos obtido bons resultados com nossas operações de hedge nos últimos anos", disse o vice-executivo-chefe da empresa, Pierre-Henry Gourjeon. Segundo ele, esse é o benefício do programa de hedge de longo prazo, instituído há oito anos. Por meio desse esquema, a aérea trava seus preços de petróleo de forma gradual, para os próximos quatro exercícios. "Em um ano, temos hedge para 80% de nosso consumo. No seguinte, 60%; depois 40% e, por fim, 20%", disse Gourjeon. A diferença economizada - ou, como nos últimos anos, o ganho com essas operações - é utilizada, segundo Gourjeon, também para financiar a aquisição de aeronaves mais novas e eficientes.
Para o CEO da Air France, Jean-Cyril Spinetta, a troca de aeronaves na frota tem sido muito importante para melhorar a eficiência do negócio. Segundo ele, de 1998 até hoje, a renovação de frota levou a uma redução no consumo de combustível em 850 mil toneladas por ano. Isso representa cerca de 12% do uso atual e gera economia de ? 1 bilhão de euros por ano em custos.
Desde 2000, a taxa de consumo por passageiro, a cada 100 km percorridos, caiu de 4,51 litros para 3,95 litros em 2006. A meta é chegar a 3,65 litros até 2012. "A situação hoje, com o barril a US$ 130, é muito diferente daquela de pouco tempo atrás, com o barril girando em torno de US$ 60", disse Spinetta. "As fabricantes de motores (para aviões de médio curso) não têm se adaptado a isso ainda, mas terão de fazê-lo pois a mudança veio para ficar", acrescentou.
O repórter viajou a convite da Air France.
Assunto: Empresas
Título: Air France faz hedge e pode lucrar 1 bilhão de euros
Data: 10/06/2008
Crédito: José Sergio Osse
José Sergio Osse
O sistema de hedge (proteção) da Air France tem contribuído significativamente para amenizar os problemas causados pela alta do petróleo. Para a empresa, se o preço médio neste ano se estabilizar em US$ 120 o barril, ela poderá fechar o ano com lucro operacional de ? 1 bilhão de euros. O valor, porém, ainda é ? 400 milhões de euros inferior ao registrado ao fim do ano fiscal de 2007 /2008, encerrado em março.
"Temos obtido bons resultados com nossas operações de hedge nos últimos anos", disse o vice-executivo-chefe da empresa, Pierre-Henry Gourjeon. Segundo ele, esse é o benefício do programa de hedge de longo prazo, instituído há oito anos. Por meio desse esquema, a aérea trava seus preços de petróleo de forma gradual, para os próximos quatro exercícios. "Em um ano, temos hedge para 80% de nosso consumo. No seguinte, 60%; depois 40% e, por fim, 20%", disse Gourjeon. A diferença economizada - ou, como nos últimos anos, o ganho com essas operações - é utilizada, segundo Gourjeon, também para financiar a aquisição de aeronaves mais novas e eficientes.
Para o CEO da Air France, Jean-Cyril Spinetta, a troca de aeronaves na frota tem sido muito importante para melhorar a eficiência do negócio. Segundo ele, de 1998 até hoje, a renovação de frota levou a uma redução no consumo de combustível em 850 mil toneladas por ano. Isso representa cerca de 12% do uso atual e gera economia de ? 1 bilhão de euros por ano em custos.
Desde 2000, a taxa de consumo por passageiro, a cada 100 km percorridos, caiu de 4,51 litros para 3,95 litros em 2006. A meta é chegar a 3,65 litros até 2012. "A situação hoje, com o barril a US$ 130, é muito diferente daquela de pouco tempo atrás, com o barril girando em torno de US$ 60", disse Spinetta. "As fabricantes de motores (para aviões de médio curso) não têm se adaptado a isso ainda, mas terão de fazê-lo pois a mudança veio para ficar", acrescentou.
O repórter viajou a convite da Air France.
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Re: "Notícias aéreas"
10/06/2008 - 10h39 - Atualizado em 10/06/2008 - 10h50
Dívida das empresas aéreas com Infraero ultrapassa R$ 2 bilhões
Do Valor OnLine
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tem mais de R$ 2 bilhões a receber das companhias aéreas. Embora as maiores dívidas pertençam às empresas em recuperação judicial ou em processo de falência, havia, até o final de abril, companhias em operação, nacionais e internacionais, entre as devedoras da estatal.
Segundo a assessoria da Infraero, as dívidas dizem respeito ao pagamento atrasado das tarifas aeroportuárias (taxas de pouso e permanência em solo), uso dos serviços de comunicação e auxílio à navegação aérea, aluguel de lojas e balcões de check-in nos aeroportos, além da cobrança de multas por atraso, juros e correção monetária, os chamados encargos.
Encargo
Até o dia 30 de abril, a dívida totalizava R$ 2,33 bilhões. Desses, R$ 985,92 milhões eram relativos à utilização de áreas operacionais. O restante - R$ 1,34 bilhão tem origem na cobrança dos encargos.
Para efeito de comparação, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 212 milhões em infra-estrutura aeroportuária. Segundo a estatal, a reforma e a ampliação do terminal de passageiros, pistas e pátios do Aeroporto Santos Dumont (RJ) receberam investimentos de R$ 121,9 milhões, enquanto na recuperação do pavimento da pista principal e das pistas de táxi do Aeroporto de Congonhas (SP) foram investidos R$ 19,9 milhões.
Parcelas
A maior dívida pertence à Vasp, em recuperação judicial desde julho de 2005. Pelas contas da Infraero, a empresa devia, até 30 de abril, R$ 1,11 bilhão. Do total, R$ 301,74 milhões são operacionais e R$ 816,99 milhões relativos a encargos.
Em seguida vem o grupo Varig (Viação Aérea Rio-Grandense, Nordeste Linhas Aéreas e Rio Sul Linhas Aéreas), que se encontra em recuperação judicial e não deve ser confundido com a atual Varig, comprada pela Gol em 2006. A dívida da antiga Varig totalizava, em 30 de abril, R$ 739,96 milhões: R$ 499,05 milhões de dívida principal e R$ 240,91 milhões de encargos.
A Transbrasil devia R$ 299,25 milhões. A companhia, que encerrou suas atividades no final de 2001 por dificuldades financeiras, espera da Justiça uma decisão final sobre seu processo de falência. A maior parte da dívida, R$ 203,90 milhões, tem origem nos encargos acumulados ao longo dos anos em que a empresa está inoperante. Apenas R$ 95,34 milhões dizem respeito às operações.
A BRA, também em recuperação judicial, devia R$ 5,36 milhões. Foi a única empresa do grupo reunido sob a classificação outras empresas cujo valor da dívida foi divulgado. As demais, com dívidas até a data divulgada pela estatal, são a Passaredo, Penta, Tavaj, Variglog, Pantanal, Viabrasil, Rico, Nacional, Linhas Aéreas Privadas Argentinas, Air Comet, Lloyd, Brasmex, Sava, Promodal, Taba, Mega, Phoenix, Digex, Meta, Presidente, Aeroperu, TCB, Air Vias, Skyjet, Viasa, Southern Winds, Ryan International, Aerocancun, Aeroperu, ATN, Bay Air Cargo, Transporte Aéreo Boliviano, Chileinter, Air Madrid, Euro América, entre outras empresas de sobrevôo sem pouso e sem representante no território brasileiro.
Origem
De acordo com a assessoria da Infraero, grande parte da dívida teve origem entre os anos de 1996 e 2001. Os valores sofrem correção de 1% ao mês, mais a correção monetária. A estatal também revelou que parte das dívidas está sendo cobrada na Justiça, sendo que, pelas informações repassadas pela assessoria, o total da dívida sub judice atingiria R$ 1,47 bilhão.
Mensalmente, a Infraero encaminha ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea) a informação desses inadimplentes para suspender a autorização de sobrevôos.
Dívida das empresas aéreas com Infraero ultrapassa R$ 2 bilhões
Do Valor OnLine
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tem mais de R$ 2 bilhões a receber das companhias aéreas. Embora as maiores dívidas pertençam às empresas em recuperação judicial ou em processo de falência, havia, até o final de abril, companhias em operação, nacionais e internacionais, entre as devedoras da estatal.
Segundo a assessoria da Infraero, as dívidas dizem respeito ao pagamento atrasado das tarifas aeroportuárias (taxas de pouso e permanência em solo), uso dos serviços de comunicação e auxílio à navegação aérea, aluguel de lojas e balcões de check-in nos aeroportos, além da cobrança de multas por atraso, juros e correção monetária, os chamados encargos.
Encargo
Até o dia 30 de abril, a dívida totalizava R$ 2,33 bilhões. Desses, R$ 985,92 milhões eram relativos à utilização de áreas operacionais. O restante - R$ 1,34 bilhão tem origem na cobrança dos encargos.
Para efeito de comparação, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 212 milhões em infra-estrutura aeroportuária. Segundo a estatal, a reforma e a ampliação do terminal de passageiros, pistas e pátios do Aeroporto Santos Dumont (RJ) receberam investimentos de R$ 121,9 milhões, enquanto na recuperação do pavimento da pista principal e das pistas de táxi do Aeroporto de Congonhas (SP) foram investidos R$ 19,9 milhões.
Parcelas
A maior dívida pertence à Vasp, em recuperação judicial desde julho de 2005. Pelas contas da Infraero, a empresa devia, até 30 de abril, R$ 1,11 bilhão. Do total, R$ 301,74 milhões são operacionais e R$ 816,99 milhões relativos a encargos.
Em seguida vem o grupo Varig (Viação Aérea Rio-Grandense, Nordeste Linhas Aéreas e Rio Sul Linhas Aéreas), que se encontra em recuperação judicial e não deve ser confundido com a atual Varig, comprada pela Gol em 2006. A dívida da antiga Varig totalizava, em 30 de abril, R$ 739,96 milhões: R$ 499,05 milhões de dívida principal e R$ 240,91 milhões de encargos.
A Transbrasil devia R$ 299,25 milhões. A companhia, que encerrou suas atividades no final de 2001 por dificuldades financeiras, espera da Justiça uma decisão final sobre seu processo de falência. A maior parte da dívida, R$ 203,90 milhões, tem origem nos encargos acumulados ao longo dos anos em que a empresa está inoperante. Apenas R$ 95,34 milhões dizem respeito às operações.
A BRA, também em recuperação judicial, devia R$ 5,36 milhões. Foi a única empresa do grupo reunido sob a classificação outras empresas cujo valor da dívida foi divulgado. As demais, com dívidas até a data divulgada pela estatal, são a Passaredo, Penta, Tavaj, Variglog, Pantanal, Viabrasil, Rico, Nacional, Linhas Aéreas Privadas Argentinas, Air Comet, Lloyd, Brasmex, Sava, Promodal, Taba, Mega, Phoenix, Digex, Meta, Presidente, Aeroperu, TCB, Air Vias, Skyjet, Viasa, Southern Winds, Ryan International, Aerocancun, Aeroperu, ATN, Bay Air Cargo, Transporte Aéreo Boliviano, Chileinter, Air Madrid, Euro América, entre outras empresas de sobrevôo sem pouso e sem representante no território brasileiro.
Origem
De acordo com a assessoria da Infraero, grande parte da dívida teve origem entre os anos de 1996 e 2001. Os valores sofrem correção de 1% ao mês, mais a correção monetária. A estatal também revelou que parte das dívidas está sendo cobrada na Justiça, sendo que, pelas informações repassadas pela assessoria, o total da dívida sub judice atingiria R$ 1,47 bilhão.
Mensalmente, a Infraero encaminha ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Decea) a informação desses inadimplentes para suspender a autorização de sobrevôos.
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Re: "Notícias aéreas"
Terça, 10 de junho de 2008, 16h03 Atualizada às 16h20
Avião cai ao tentar pousar em aeroporto do Sudão
Um avião com pelo menos 180 pessoas caiu nesta terça-feira quando tentava pousar no aeroporto de Khartoum, no Sudão, de acordo com informações da rede CNN. A agência AP fala em pelo menos 200 passageiros.
O avião teria decolado de Amã, na Jordânia. Autoridades aeroportuárias sudanesas ouvidas pela CNN disseram que o tempo era ruim no momento da tentativa de pouso. Acredita-se que muitos passageiros tenham morrido.
O chefe da polícia sudanesa, Mohammad Najib, acredita que as condições climáticas tenham causado o acidente e disse ter esperança de sobreviventes. "Nós acreditamos que a maioria dos passageiros consigam escapar com vida", disse.
Imagens da TV local mostram a aeronave em chamas na pista do aeroporto. Caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do serviço de emergência já estão no local para socorrer as vítimas. Ainda não há informações sobre qual a companhia envolvida.
Com agências internacionais
Avião cai ao tentar pousar em aeroporto do Sudão
Um avião com pelo menos 180 pessoas caiu nesta terça-feira quando tentava pousar no aeroporto de Khartoum, no Sudão, de acordo com informações da rede CNN. A agência AP fala em pelo menos 200 passageiros.
O avião teria decolado de Amã, na Jordânia. Autoridades aeroportuárias sudanesas ouvidas pela CNN disseram que o tempo era ruim no momento da tentativa de pouso. Acredita-se que muitos passageiros tenham morrido.
O chefe da polícia sudanesa, Mohammad Najib, acredita que as condições climáticas tenham causado o acidente e disse ter esperança de sobreviventes. "Nós acreditamos que a maioria dos passageiros consigam escapar com vida", disse.
Imagens da TV local mostram a aeronave em chamas na pista do aeroporto. Caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do serviço de emergência já estão no local para socorrer as vítimas. Ainda não há informações sobre qual a companhia envolvida.
Com agências internacionais
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Re: "Notícias aéreas"
10/06/2008 - 19h33 - Atualizado em 10/06/2008 - 19h40
EUA: scanners que enxergam através das roupas são instalados em aeroportos
Da France Presse
NOVA YORK, 10 Jun 2008 (AFP) - Dez aeroportos americanos, incluindo os de Nova York e Los Angeles, estão instalando scanners capazes de ver através da roupa dos passageiros, anunciou o departamento de Transporte.
As cabines transparentes são fechadas por completo ao redor do passageiro e emitem "ondas milimétricas" que atravessam a tela da roupa em busca de metais, cerâmicas, plásticos, materiais químicos ou explosivos, explicou a autoridade de segurança aérea em seu site.
A imagem em três dimensões, exibida para um agente em um compartimento separado e fechado, distorce o rosto da pessoa para que ela não seja reconhecida.
A operação dura apenas alguns segundos e o objetivo é substituir a revista manual. No entanto, Barry Steinhardt, diretor do programa "tecnologia e liberdades" da associação de defesa das liberdades ACLU, declarou à AFP que "as pessoas nem imaginam a que ponto as imagens são gráficas". Ele afirma que é possível distinguir claramente o corpo do passageiro, suas formas e até mesmo seus genitais.
A associação destaca em seu site que o aparelho "revela detalhes altamente pessoais do corpo, tal como rastros de cirugia de mama, bolsas colocadas após a extirpação do cólon, implantes de pênis, catéteres, o tamanho do busto das mulheres e do órgão genital masculino".
Lara Uselding, do departamento de Transporte, esclareceu à AFP que os passageiros poderão escolher "entre a imagem corporal e a revista física" direta tradicional.
O governo americano prevê a instalação de mais 30 aparelhos antes do fim do ano. Na Europa, o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, já utiliza esse tipo de scanner.
EUA: scanners que enxergam através das roupas são instalados em aeroportos
Da France Presse
NOVA YORK, 10 Jun 2008 (AFP) - Dez aeroportos americanos, incluindo os de Nova York e Los Angeles, estão instalando scanners capazes de ver através da roupa dos passageiros, anunciou o departamento de Transporte.
As cabines transparentes são fechadas por completo ao redor do passageiro e emitem "ondas milimétricas" que atravessam a tela da roupa em busca de metais, cerâmicas, plásticos, materiais químicos ou explosivos, explicou a autoridade de segurança aérea em seu site.
A imagem em três dimensões, exibida para um agente em um compartimento separado e fechado, distorce o rosto da pessoa para que ela não seja reconhecida.
A operação dura apenas alguns segundos e o objetivo é substituir a revista manual. No entanto, Barry Steinhardt, diretor do programa "tecnologia e liberdades" da associação de defesa das liberdades ACLU, declarou à AFP que "as pessoas nem imaginam a que ponto as imagens são gráficas". Ele afirma que é possível distinguir claramente o corpo do passageiro, suas formas e até mesmo seus genitais.
A associação destaca em seu site que o aparelho "revela detalhes altamente pessoais do corpo, tal como rastros de cirugia de mama, bolsas colocadas após a extirpação do cólon, implantes de pênis, catéteres, o tamanho do busto das mulheres e do órgão genital masculino".
Lara Uselding, do departamento de Transporte, esclareceu à AFP que os passageiros poderão escolher "entre a imagem corporal e a revista física" direta tradicional.
O governo americano prevê a instalação de mais 30 aparelhos antes do fim do ano. Na Europa, o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, já utiliza esse tipo de scanner.
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Re: "Notícias aéreas"
`Pelas imagens divulgadas aparentemente se tratava de um Airbus A 300 B4Tigershark escreveu:Terça, 10 de junho de 2008, 16h03 Atualizada às 16h20
Avião cai ao tentar pousar em aeroporto do Sudão
Um avião com pelo menos 180 pessoas caiu nesta terça-feira quando tentava pousar no aeroporto de Khartoum, no Sudão, de acordo com informações da rede CNN. A agência AP fala em pelo menos 200 passageiros.
O avião teria decolado de Amã, na Jordânia. Autoridades aeroportuárias sudanesas ouvidas pela CNN disseram que o tempo era ruim no momento da tentativa de pouso. Acredita-se que muitos passageiros tenham morrido.
O chefe da polícia sudanesa, Mohammad Najib, acredita que as condições climáticas tenham causado o acidente e disse ter esperança de sobreviventes. "Nós acreditamos que a maioria dos passageiros consigam escapar com vida", disse.
Imagens da TV local mostram a aeronave em chamas na pista do aeroporto. Caminhões do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do serviço de emergência já estão no local para socorrer as vítimas. Ainda não há informações sobre qual a companhia envolvida.
Com agências internacionais
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
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Re: "Notícias aéreas"
13/06/2008 - 12h34
Infraero instala redes de captura de pássaros no aeroporto de Brasília
Redes de captura vão dar mais segurança às viagens de avião.
Só este ano, 11 incidentes aéreos envolvendo aves foram registrados.
Do G1, em Brasília, com informações do Bom Dia DF
Para evitar que pássaros que voam nas áreas próximas ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek causem acidentes aéreos, a Infraero instalou redes de captura na região. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), somente neste ano foram registrados 11 incidentes aéreos envolvendo aves em Brasília. São dois a mais que o número registrado durante todo o ano passado.
Duas redes de náilon foram instaladas, estrategicamente, na cabeceira da pista nova para capturar os pássaros. Para a superintendente do aeroporto, Tânia Mara, a medida já apresentou efeitos. Segundo ela, outras providências estão sendo tomadas para afastar as aves da região.
“Fazemos inspeções periódicas nas áreas ao redor das pistas, no sentido de eliminar qualquer foco de alimento ou proliferação de ninhos para que as aves não retornem ao aeroporto. Nós fizemos essa parceria com o Ibama agora porque não tínhamos a técnica para preservar o meio ambiente”, afirma a superintendente do aeroporto.
As aves que ficam presas na rede são capturadas e levadas para um centro de triagem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A bióloga Regina Macedo explica que, para não machucar as aves, somente pessoas especializadas podem tirar os pássaros da rede. Para ela, outras soluções simples podem ajudar.
“A modificação da paisagem seria adequada porque essas aves gostam de locais abertos, com campo e grama. Também podem ser colocados modelos pintados de predadores para evitar a ocupação do local por outras aves”, sugere Regina Macedo.
Até hoje, as colisões entre aves e aviões provocaram apenas prejuízos econômicos e transtornos aos passageiros e às companhias aéreas. Nunca houve acidente grave, envolvendo vítimas. Mas, com o aumento das ocorrências, a Infraero já pensa em instalar outras redes pelo aeroporto. A instalação de redes de captura em aeroportos não é inédita e é uma das técnicas mais usadas em ações emergenciais.
Infraero instala redes de captura de pássaros no aeroporto de Brasília
Redes de captura vão dar mais segurança às viagens de avião.
Só este ano, 11 incidentes aéreos envolvendo aves foram registrados.
Do G1, em Brasília, com informações do Bom Dia DF
Para evitar que pássaros que voam nas áreas próximas ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek causem acidentes aéreos, a Infraero instalou redes de captura na região. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), somente neste ano foram registrados 11 incidentes aéreos envolvendo aves em Brasília. São dois a mais que o número registrado durante todo o ano passado.
Duas redes de náilon foram instaladas, estrategicamente, na cabeceira da pista nova para capturar os pássaros. Para a superintendente do aeroporto, Tânia Mara, a medida já apresentou efeitos. Segundo ela, outras providências estão sendo tomadas para afastar as aves da região.
“Fazemos inspeções periódicas nas áreas ao redor das pistas, no sentido de eliminar qualquer foco de alimento ou proliferação de ninhos para que as aves não retornem ao aeroporto. Nós fizemos essa parceria com o Ibama agora porque não tínhamos a técnica para preservar o meio ambiente”, afirma a superintendente do aeroporto.
As aves que ficam presas na rede são capturadas e levadas para um centro de triagem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A bióloga Regina Macedo explica que, para não machucar as aves, somente pessoas especializadas podem tirar os pássaros da rede. Para ela, outras soluções simples podem ajudar.
“A modificação da paisagem seria adequada porque essas aves gostam de locais abertos, com campo e grama. Também podem ser colocados modelos pintados de predadores para evitar a ocupação do local por outras aves”, sugere Regina Macedo.
Até hoje, as colisões entre aves e aviões provocaram apenas prejuízos econômicos e transtornos aos passageiros e às companhias aéreas. Nunca houve acidente grave, envolvendo vítimas. Mas, com o aumento das ocorrências, a Infraero já pensa em instalar outras redes pelo aeroporto. A instalação de redes de captura em aeroportos não é inédita e é uma das técnicas mais usadas em ações emergenciais.
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Re: "Notícias aéreas"
16/06/2008 - 15h01 - Atualizado em 16/06/2008 - 15h10
Varig fecha acordo de arrendamento de dois Boeing 737-700 NG com a Genesis Lease
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Varig divulgou hoje nota informando ter assinado contrato com a companhia de leasing aeronáutico internacional Genesis Lease para o arrendamento de dois Boeing 737-700 NG. O acordo terá duração de sete anos, de acordo com a companhia aérea brasileira.
As aeronaves serão integradas à frota da empresa até o final de julho deste ano. A mudança faz parte do plano de modernização da companhia que prevê a troca de todos os seus aviões por modelos 737 NG até o final deste ano. Em 30 de maio, a Varig operava com 35 aeronaves, entre modelos novos e mais antigos.
A substituição da frota da Varig tem como objetivo reduzir os custos da companhia, utilizando aviões mais eficientes no uso de combustíveis. Os 737-700 NG que serão arrendados da Genesis Lease, por exemplo, representam ganho de 3% em eficiência em relação a modelos mais antigos apenas por estarem equipados com aletas verticais (winglets) nas pontas das asas.
(Valor Online)
Varig fecha acordo de arrendamento de dois Boeing 737-700 NG com a Genesis Lease
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Varig divulgou hoje nota informando ter assinado contrato com a companhia de leasing aeronáutico internacional Genesis Lease para o arrendamento de dois Boeing 737-700 NG. O acordo terá duração de sete anos, de acordo com a companhia aérea brasileira.
As aeronaves serão integradas à frota da empresa até o final de julho deste ano. A mudança faz parte do plano de modernização da companhia que prevê a troca de todos os seus aviões por modelos 737 NG até o final deste ano. Em 30 de maio, a Varig operava com 35 aeronaves, entre modelos novos e mais antigos.
A substituição da frota da Varig tem como objetivo reduzir os custos da companhia, utilizando aviões mais eficientes no uso de combustíveis. Os 737-700 NG que serão arrendados da Genesis Lease, por exemplo, representam ganho de 3% em eficiência em relação a modelos mais antigos apenas por estarem equipados com aletas verticais (winglets) nas pontas das asas.
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Re: "Notícias aéreas"
16/06/2008 - 20h35 - Atualizado em 16/06/2008 - 20h40
TAM e suíça Swiss assinam acordo para compartilhar vôos
Da EFE
São Paulo, 16 jun (EFE) - A TAM informou hoje que assinou com a companhia aérea suíça Swiss International um Memorando de Entendimento para implantar, no segundo semestre, o sistema de vôos compartilhados e a integração de seus programas de fidelidade.
Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a TAM informou que o "acordo operacional" permitirá uma extensão da sinergia entre os clientes de ambas as companhias através da "ampliação dos benefícios".
O vice-presidente de Planejamento e Alianças da TAM, Paulo Castello Branco, afirmou que o projeto "estimulará o aumento do tráfego de passageiros para as duas empresas".
O acordo é o segundo em menos de uma semana da companhia brasileira e se soma ao assinado em termos similares com Air Canadá.
A Swiss opera 76 vôos internacionais que partem de Zurique, Genebra e Basiléia. EFE
TAM e suíça Swiss assinam acordo para compartilhar vôos
Da EFE
São Paulo, 16 jun (EFE) - A TAM informou hoje que assinou com a companhia aérea suíça Swiss International um Memorando de Entendimento para implantar, no segundo semestre, o sistema de vôos compartilhados e a integração de seus programas de fidelidade.
Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a TAM informou que o "acordo operacional" permitirá uma extensão da sinergia entre os clientes de ambas as companhias através da "ampliação dos benefícios".
O vice-presidente de Planejamento e Alianças da TAM, Paulo Castello Branco, afirmou que o projeto "estimulará o aumento do tráfego de passageiros para as duas empresas".
O acordo é o segundo em menos de uma semana da companhia brasileira e se soma ao assinado em termos similares com Air Canadá.
A Swiss opera 76 vôos internacionais que partem de Zurique, Genebra e Basiléia. EFE
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Re: "Notícias aéreas"
17/06/2008 - 10h44 - Atualizado em 17/06/2008 - 10h50
Trip comprará jatos da Embraer para vôos regionais
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Trip Linhas Aéreas fechou a compra de cinco aeronaves Embraer 175, com opção de compra de mais cinco, do mesmo modelo. O jato, produzido em São José dos Campos (SP), tem capacidade para até 90 assentos e preço de tabela de US$ 31 milhões.
Serão os primeiros aviões com motores a jato da Trip, que hoje utiliza os modelos turboélice. Além da Trip, apenas a recém-criada Azul, do empresário David Neeleman, operará no Brasil com o jato brasileiro do modelo 195.
Renan Chieppe, presidente do conselho da Trip, não quis comentar o tamanho do pedido feito à Embraer. O anúncio oficial acontecerá na quinta-feira, quando a Trip divulgará o calendário de entregas. Atualmente, a frota da Trip é composta por 18 aeronaves da fabricante européia ATR, nos modelos 42 e 72, com capacidade entre 46 e 74 poltronas. A Trip chegou a negociar a compra de aeronaves modelo CRJ 900, da Bombardier, mas desistiu.
Há três meses, em entrevista ao Valor, José Mário Caprioli, presidente e fundador da Trip, disse que o uso dos jatos no transporte regional era um questão de tempo, mas que isso ocorreria paulatinamente, pois o Brasil não tem tantas cidades de médio e pequeno portes com infra-estrutura para recebê-los. Ainda não existe mercado para uma encomenda grande desses equipamentos , afirmou.
A compra dos jatos faz parte dos esforços da Trip para se tornar uma companhia aérea de vôos regionais com porte de grande empresa. O plano de expansão ganhou força em novembro de 2006, quando vendeu 50% de seu capital para o grupo Águia Branca, por R$ 44 milhões. Em janeiro de 2007, a Trip encomendou 14 aeronaves da fabricante ATR e, em novembro, assumiu toda a operação de transporte aéreo de passageiros do grupo mineiro Total. A companhia vislumbra a abertura de capital para os próximos anos.
A Trip tinha 0,88% do mercado de vôos domésticos no mês de maio, pouco mais do que o dobro do que havia registrado no mesmo mês de 2007. A taxa de aproveitamento dos seus aviões também subiu nesse período, de 56% para 65%. Apesar de ter crescido, a companhia aérea ainda não conseguiu ter operações lucrativas no ano passado. Entre 2006 e 2007, o prejuízo líquido subiu 29%, de R$ 6,9 milhões para R$ 8,9 milhões. A receita líquida aumentou 15,6%, de R$ 96,9 milhões para R$ 112,1 milhões.
(Patrícia Nakamura e Roberta Campassi | Valor Econômico)
Trip comprará jatos da Embraer para vôos regionais
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Trip Linhas Aéreas fechou a compra de cinco aeronaves Embraer 175, com opção de compra de mais cinco, do mesmo modelo. O jato, produzido em São José dos Campos (SP), tem capacidade para até 90 assentos e preço de tabela de US$ 31 milhões.
Serão os primeiros aviões com motores a jato da Trip, que hoje utiliza os modelos turboélice. Além da Trip, apenas a recém-criada Azul, do empresário David Neeleman, operará no Brasil com o jato brasileiro do modelo 195.
Renan Chieppe, presidente do conselho da Trip, não quis comentar o tamanho do pedido feito à Embraer. O anúncio oficial acontecerá na quinta-feira, quando a Trip divulgará o calendário de entregas. Atualmente, a frota da Trip é composta por 18 aeronaves da fabricante européia ATR, nos modelos 42 e 72, com capacidade entre 46 e 74 poltronas. A Trip chegou a negociar a compra de aeronaves modelo CRJ 900, da Bombardier, mas desistiu.
Há três meses, em entrevista ao Valor, José Mário Caprioli, presidente e fundador da Trip, disse que o uso dos jatos no transporte regional era um questão de tempo, mas que isso ocorreria paulatinamente, pois o Brasil não tem tantas cidades de médio e pequeno portes com infra-estrutura para recebê-los. Ainda não existe mercado para uma encomenda grande desses equipamentos , afirmou.
A compra dos jatos faz parte dos esforços da Trip para se tornar uma companhia aérea de vôos regionais com porte de grande empresa. O plano de expansão ganhou força em novembro de 2006, quando vendeu 50% de seu capital para o grupo Águia Branca, por R$ 44 milhões. Em janeiro de 2007, a Trip encomendou 14 aeronaves da fabricante ATR e, em novembro, assumiu toda a operação de transporte aéreo de passageiros do grupo mineiro Total. A companhia vislumbra a abertura de capital para os próximos anos.
A Trip tinha 0,88% do mercado de vôos domésticos no mês de maio, pouco mais do que o dobro do que havia registrado no mesmo mês de 2007. A taxa de aproveitamento dos seus aviões também subiu nesse período, de 56% para 65%. Apesar de ter crescido, a companhia aérea ainda não conseguiu ter operações lucrativas no ano passado. Entre 2006 e 2007, o prejuízo líquido subiu 29%, de R$ 6,9 milhões para R$ 8,9 milhões. A receita líquida aumentou 15,6%, de R$ 96,9 milhões para R$ 112,1 milhões.
(Patrícia Nakamura e Roberta Campassi | Valor Econômico)
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Re: "Notícias aéreas"
Olá, Tiger!Tigershark escreveu:Amigo Alcmartin,uma questão técnica:Os Boeings,especialmente o 767,consomem tão mais combustível que os Airbus?
Abs,
Tigershark
A questão não tem muito mistério, não. As fabricas de motores vendem sem exclusividade, independente da Boeing, Airbus, etc. Quanto mais novo, mais economico, em geral. No caso da TAM, o que ocorre é a padronização da frota. Quando se tem poucas unidades, não se investe muito no estoque e há problemas de estrutura de instrução(simulador, etc). Fora as vantagens em negociação envolvendo numeros maiores.
Por outro lado, se ocorre um evento que demanda parada da frota...
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
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Há quem diga que a TAM vai mudar a opinião quando do inicio da operação com os 777...quem viver, verá,hehe...
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abs!
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Re: "Notícias aéreas"
Obrigado pelo esclarecimento,,Alcmartin!alcmartin escreveu:Olá, Tiger!Tigershark escreveu:Amigo Alcmartin,uma questão técnica:Os Boeings,especialmente o 767,consomem tão mais combustível que os Airbus?
Abs,
Tigershark
A questão não tem muito mistério, não. As fabricas de motores vendem sem exclusividade, independente da Boeing, Airbus, etc. Quanto mais novo, mais economico, em geral. No caso da TAM, o que ocorre é a padronização da frota. Quando se tem poucas unidades, não se investe muito no estoque e há problemas de estrutura de instrução(simulador, etc). Fora as vantagens em negociação envolvendo numeros maiores.
Por outro lado, se ocorre um evento que demanda parada da frota...![]()
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Há quem diga que a TAM vai mudar a opinião quando do inicio da operação com os 777...quem viver, verá,hehe...![]()
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Re: "Notícias aéreas"
E por falar em 767, hoje eu recebi algumas fotos do 67 recebendo a pintura da TAM...
Se há uns 10 anos me falassem que a TAM voaria MD-11, 767 e 777, eu apedrejava por insolência, desacato e apregoar mentiras...
Acho que o Rolim... Quero dizer, o ex-presidente da vermelhinha está se revirando no caixão...
Até mais!
Se há uns 10 anos me falassem que a TAM voaria MD-11, 767 e 777, eu apedrejava por insolência, desacato e apregoar mentiras...
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
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Acho que o Rolim... Quero dizer, o ex-presidente da vermelhinha está se revirando no caixão...
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Até mais!
Thiago
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"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
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- Brigadeiro
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Re: "Notícias aéreas"
Veja com os seu próprios olhos:
![Imagem](http://i298.photobucket.com/albums/mm250/andrebrigoni/DSC02171-Copy.jpg)
![Imagem](http://i298.photobucket.com/albums/mm250/andrebrigoni/DSC02172-Copy.jpg)
![Imagem](http://i298.photobucket.com/albums/mm250/andrebrigoni/DSC02245-Copy.jpg)
Até mais!
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Até mais!
Editado pela última vez por Brigadeiro em Ter Jun 17, 2008 2:47 pm, em um total de 2 vezes.
Thiago
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Re: "Notícias aéreas"
Droga, não consegui ver as imagens. Acho que os links estão apontando direto para sua caixa de e-mail.
Mas se me diz, eu acredito.
Mas isso aí foi escolha estratégica ou simplesmente tava faltando A-330 no mercado?
Só vou me abaixar aqui um pouquinho pra pegar meu queixo alí no chão e já volto![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Mas se me diz, eu acredito.
Mas isso aí foi escolha estratégica ou simplesmente tava faltando A-330 no mercado?
Só vou me abaixar aqui um pouquinho pra pegar meu queixo alí no chão e já volto
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