MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: MMRCA - FX Indiano

#76 Mensagem por Bolovo » Dom Mai 04, 2008 7:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Porque eles comprariam um avião meio-americano se podem comprar logo um inteiro? :roll:
Aff. Sobre o meio-americano não comento mais. Já tá virando burrice. :roll:

Porque o avião é SUECO, para começar, e a SAAB está fazendo uma proposta gigante de transferência tecnologica.

O F-16IN? PFff. Ninguém quer ser o ultimo operador.

O F/A-18E/F é muito bom, mas é caro e talvez acima do que estão pedindo.

Lembrem-se: eles querem substituir o Mig-21, a alta cupula já é formada por Su-30 e Mirage 2000H.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#77 Mensagem por Alfredo762 » Dom Mai 04, 2008 7:43 pm

Alberto

Entenda.

Eu não estou alegando que a versão do radar AESA do rafaleco não existe. E que não irá existir. Longe disso. Tanto é que o rafaleco vai ter um AESA antes do EF-2000.

Contra fatos, não existem argumentos.

O que o Sintra postou foi um genuíno “cala-boca” àqueles que pregam que o EF-2000 não vai ter um AESA. A minha concordância é tão somente a isso.

Por mais que distorcerem ou espernearem, nada vai mudar os fatos.

Alfredo

Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#78 Mensagem por Bourne » Dom Mai 04, 2008 7:46 pm

Se o Gripão ganhar a concorrência indiana, existe a possibilidade real de ter mais Gripen voando na força aérea indiana que na sueca, no longo prazo. O pessoal do Gripen deve estar bem empolgado com essa possibilidade. :D :D :D

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 04, 2008 7:53 pm

Alfredo762 escreveu:Alberto

Entenda.

Eu não estou alegando que a versão do radar AESA do rafaleco não existe. E que não irá existir. Longe disso. Tanto é que o rafaleco vai ter um AESA antes do EF-2000.

Contra fatos, não existem argumentos.

O que o Sintra postou foi um genuíno “cala-boca” àqueles que pregam que o EF-2000 não vai ter um AESA. A minha concordância é tão somente a isso.

Por mais que distorcerem ou espernearem, nada vai mudar os fatos.

Alfredo
Mas quem disse que o EF-2000 não vai ter um AESA? Acho que você está entendendo errado o que foi colocado no debate.

EU escrevi que achava que o AESA do EF-2000 estaria atrasado em relação aos demais eurocanards, e de certa forma está, ao menos quanto a tomada de decisão para a sua produção. Não afirmei que não seria desenvolvido e nem que sua capacidade fosse inferior.

Tem mais, eu pedi para que me corrigissem e assim foi feito, de forma muito educada.

Abraços

Alberto -
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#80 Mensagem por Sintra » Dom Mai 04, 2008 7:54 pm

PRick escreveu:
Alfredo762 escreveu:
Excelente Sintra!

Contra fatos, não existem argumentos maquinações.

Um Abraço
Alfredo

Os fatos são, o radar AESA do Rafale está mais adiantado, o RBE-2AA é apenas uma modificação do RBE-2, ao contrário do Radar do Typhoon. Além de tudo existe a briga entre os sócios, dado que cada um quer uma prioridade. Estão gastando muito mais, mesmo com encomendas maiores, estão fazendo um caça mais caro e menos flexível, e que está sendo desenvolvido com muito mais verba, mesmo assim, mais lentamente. É só um retrato de como fazer uma confusão danada e multinacional. E depois querem que a Índia entre na confusão. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s
Ai Prick... :roll:

O CAESAR (Captor AESA RADAR) é uma antena AESA nova com um "back end" do ECR Captor EXACTAMENTE igual às utilizadas actualmente, ou seja é um ECR-90 com uma antena nova e novas linhas de software... PRECISAMENTE A MESMISSIMA COISA QUE SE PASSA COM O RADAR Francês. A grande diferença com os dois radares é que um vai ter cerca 1000 MMIC´S e o outro vai ter entre 1500 e 1600 MMIC´s. Tentem lá adivinhar qual terá capacidades superiores...

Eu volto novamente a colocar aqui os nºs, o Typhoon ao contrário do que você (ou a Assembleia Nacional Francesa) pensa não é mais caro que o Rafale, mitos urbanos são engraçados, mas não resistem particularmente bem à documentação oficial do National Auditory Office Britânico... Os Britânicos estão a pagar 108 milhões de Euros COM TUDO por cada um dos seus 232 caças. Os Franceses estão a pagar mais por avião (o que se explica facilmente pelo desenvolvimento da versão "M"), precisamente 113 milhões de Euros. E é importante notar que estes dois nºs são apenas estimativas, ainda só foram encomendados 120 Rafales e ainda falta toda a Tranche 3 no caso do Typhoon, ou seja estes nºs ainda podem variar "bastante".

Abraços :wink:

Editado pela última vez por Sintra em Dom Mai 04, 2008 8:03 pm, em um total de 2 vezes.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#81 Mensagem por Sintra » Dom Mai 04, 2008 8:00 pm

Alfredo762 escreveu:Paulo

Qualquer avião vai ter um radar melhor, ao contrário do rafaleco.

Um Abraço
Alfredo
Alfredo

O actual radar do RAFALE em termos de alcance puro pode não ser "Top of the pop, best of the best", mas no resto está lá bem em cima, tem algumas capacidades, principalmente na arena ar-terra, impressionantes e a THALES tem um "know how" de grande nivel, eu não desdenharia do que quer que eles façam com uma antena AESA. O grande problema do RBE-2 não é propriamente o radar, que para o seu tamanho/peso tem capacidades de grande nivel, o principal "constrangimento" é o nariz do avião (talvez o unico grande erro do desenho do caça) que é muito pequeno.

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#82 Mensagem por Penguin » Dom Mai 04, 2008 8:25 pm

Sintra escreveu:

Um Abraço
Alfredo
Alfredo

O actual radar do RAFALE em termos de alcance puro pode não ser "Top of the pop, best of the best", mas no resto está lá bem em cima, tem algumas capacidades, principalmente na arena ar-terra, impressionantes e a THALES tem um "know how" de grande nivel, eu não desdenharia do que quer que eles façam com uma antena AESA. O grande problema do RBE-2 não é propriamente o radar, que para o seu tamanho/peso tem capacidades de grande nivel, o principal "constrangimento" é o nariz do avião (talvez o unico grande erro do desenho do caça) que é muito pequeno.

Dimensoes antenas:

RBE2: ~550mm (eh so isso mesmo?)

PS-05 (Gripen): ~600mm

Captor: ~700mm class

APG-79 e APG-81 (F-35): ~700mm class

APG-63/70: ~900mm class

Irbis: ~900mm class

APG-77 (F-22): ~800mm X 1000mm (eliptica)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 04, 2008 9:12 pm

Sintra escreveu:

Um Abraço
Alfredo
Alfredo

Pode até ser um erro de desenho mas que tem a sua explicação. Como todo mundo já sabe, as antenas de radar são superfícies que tendem a refletir as ondas eletromagnéticas e são um dos principais componentes para aumento da seção frontal de assinatura radar. Alguns caças usam materiais FSS no cone do radar para reduzir a reflexão da antena. O problema é que para radares que trabalham com uma banda de frequência mais larga (para interferência por exemplo), como o RBE2 e alguns outros de varredura eletrônica, essa proteção não se torna eficiente. Algumas soluções para isso são: inclinação da antena (para cima ou para baixo), como no F-22, F-35 e B-2 ou a diminuição da área de reflexão da antena, que é o caso do Rafale.

Também não é correto dizer que o alcance do radar está diretamente ligado ao tamanho da antena, porque existem outros fatores importantes.

Abraços

Alberto -
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#84 Mensagem por Luís Henrique » Dom Mai 04, 2008 10:36 pm

Sintra escreveu:

Um Abraço
Alfredo
Alfredo

O que da para entender pela doutrina atual, ou seja, AWAC´s no ar. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#85 Mensagem por Alfredo762 » Dom Mai 04, 2008 11:22 pm

Tem mais, eu pedi para que me corrigissem e assim foi feito, de forma muito educada.
Opa!

Era a frase que mais queria ler.

Fico contente com sua indignação, Alberto.

Pois eu tão somente respondi no mesmo patamar que você. Ou seja, você não gostou da forma que foi respondido. O respondi da mesma forma que você tem feito. E você não gostou.

Quando disse lá trás que responderia a turma do rafaleco no mesmo nível, era para mostrar exatamente isso.

Por isso que sempre falo, respeitemos para ser respeitados.

Um Abraço
Alfredo

P.S. – Por que será que estou achando que isso não vai ter fim? (não me refiro à você, Alberto)

Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#86 Mensagem por Alfredo762 » Dom Mai 04, 2008 11:27 pm

Sintra escreveu: Alfredo

Sintra

Novamente digo, contra fatos, não existem argumentos.

Concordo com tudo o que você escreveu.

Mas devo acrescentar algo.

Quando disse que qualquer avião teria um radar melhor, confesso que fui infeliz em minha frase. Faltou dizer que me referia à arena ar-ar. E nesse ponto, o rafaleco perde. Pude conversar com dois pilotos da FAB, e com amigos do CTA, e esse radar não é uma maravilha. Pelo contrário.

Um Abraço!
Alfredo

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#87 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mai 04, 2008 11:42 pm

Alfredo762 escreveu:
Opa!

Era a frase que mais queria ler.

Fico contente com sua indignação, Alberto.

Pois eu tão somente respondi no mesmo patamar que você. Ou seja, você não gostou da forma que foi respondido. O respondi da mesma forma que você tem feito. E você não gostou.

Quando disse lá trás que responderia a turma do rafaleco no mesmo nível, era para mostrar exatamente isso.

Por isso que sempre falo, respeitemos para ser respeitados.

Um Abraço
Alfredo

P.S. – Por que será que estou achando que isso não vai ter fim? (não me refiro à você, Alberto)
Então parece que a coisa é pessoal.

Alfredo, eu não estava reclamando de você, não me entenda mal. Não tenho nada contra a sua pessoa, apenas temos algumas opiniões divergentes, até porque sou da tal "turma do rafaleco", com muito orgulho, pois me engrandece já que a suposta "turma" conta com foristas como o Paulo Ricardo, o Roberto Colistete, o Heronin, o Sniper, só para citar alguns dos que conseguem ver qualidades no avião. A minha frase, a tal que você mais queria ler, não foi direcionada ao seu trato comigo e sim referente ao termo "cala-boca", que não ocorreu, já que o Sintra é um sujeito educadíssimo e me fez o favor de esclarecer muita coisa.

Mas agora, diante do seu desabafo, farei então a minha parte de pôr um fim não respondendo mais aos seus "ataques", ou melhor, suas "respostas". Só esclareço, novamente, que não estava me referindo a você.

Abraços

Alberto

P.S.: Percebo que você acaba levando as discussões para o lado pessoal, comigo desista.

P.S.2: Ou você tem um ódio doentio em relação a um caça ou está tentando encarnar um personagem ao estilo "Pedro de Lara" no fórum, porque certas atitudes suas não são normais. Não existe uma turma contra a qual você tem a "missão de combater". As pessoas possuem diferentes opiniões, não é nada demais e todo mundo acaba aprendendo com isso.

Alberto -
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#88 Mensagem por Alfredo762 » Seg Mai 05, 2008 1:33 am

Hehehehehehe

Por favor, faça isto, Alberto!

Abração
Alfredo

Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#89 Mensagem por Alfredo762 » Seg Mai 05, 2008 1:35 am

Caros

Em tempo.

Eu achei este vídeo do rafaleco impressionante.

Podem ir que não é vírus.

Alfredo

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#90 Mensagem por Paisano » Seg Mai 05, 2008 3:21 pm

Prezados Alfredo762 e projeto,

Discussões e brigas não levam a lugar nenhum, a não ser a punições por parte da Moderação.

Portanto, ou a paz e a harmonia retornam a este tópico ou o mesmo será bloqueado.

Um abraço.

Responder