EsIM

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Petrovski
Intermediário
Intermediário

Re: EsIM

#16 Mensagem por Petrovski » Sáb Mar 08, 2008 12:56 am

Sem problemas, de fato não tenho prova alguma pra dizer o que disse.

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#17 Mensagem por Moccelin » Dom Mar 09, 2008 4:57 pm

Só pra constar os gastos com a manutenção dos TGs vem quase que totalmente das Prefeituras das cidades onde eles estão situados...

The cake is a lie...
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#18 Mensagem por Petrovski » Dom Mar 09, 2008 6:51 pm

Hmm, mais um motivo pra só existirem em centros urbanos. Nesse caso, eles decidem o que comprar? Ou só decidem o orçamento?

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#19 Mensagem por jauro » Dom Mar 09, 2008 9:52 pm

Nos TG e nas (EsIM ?) o EB entra com o fardamento, equipamento, armamento (só mosquefal) e munição 7,62 e o restante do material é por conta da prefeitura e da escola.

Coisas que não existem nos TG: soldo, engajamentos, rancho, Vtr, combustível, material de saúde, de comunicações, de engenharia.

A maioria dos TG são compostos de 1Sgt (que é muito bem selecionado), Instrutor e 50 Atiradores.

O atirador tem 1/3 da instrução do Sd do Corpo de Tropa, ou seja só a fase básica.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#20 Mensagem por Petrovski » Seg Mar 10, 2008 8:43 am

Obrigado pelas informações jauro.
O meu amigo fez o EsIM ano passado, e ele disse que nem munição tinham comprado, só fizeram o treino tático, com rifles sem munição. Agora, esse ano eles compraram a munição, pois está escrito no papel de inscrição que o treino de tiro fará parte do curso.
Sobre o número de recrutas, no EsIM são 100.
O senhor saberia dizer quanto tempo dura um TG? Pensando no 1/3 que você disse, teria uns 3 ou 4 meses, certo? Se for, o EsIM é igual.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#21 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mar 10, 2008 1:42 pm

jauro escreveu:
A maioria dos TG são compostos de 1Sgt (que é muito bem selecionado), Instrutor e 50 Atiradores.
8-] 8-] 8-]

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
jauro
Sênior
Sênior

#22 Mensagem por jauro » Seg Mar 10, 2008 3:42 pm

glauberprestes escreveu:
jauro escreveu:
8-] 8-] 8-]
Eu já inspecionei e conheço prá mais de 20 TG; e o que foi exigido nos padrões da inspeção, foi apresentado. Talvez você não tenha visto a mesma coisa que eu vi, é possível!

O senhor saberia dizer quanto tempo dura um TG? Pensando no 1/3 que você disse, teria uns 3 ou 4 meses, certo? Se for, o EsIM é igual.
Um TG dura 9 meses pois só há duas a três hs de instrução nos dias úteis, das 5:30 às 7:30 da manhã. Nos sábados à tarde e à noite e nos domingos, esporádicamente há instrução.

Há também tiros de Guerra de 300, 400 atiradores e com 6 a 8 Sgt Instr. Há TG de 6 meses de funcionamento, com tudo regulado pelas RM.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#23 Mensagem por Petrovski » Seg Mar 10, 2008 4:09 pm

Entendo, vou fazer a palestra do EsIM logo amanhã e lhes explico como é. É claro, do que eles me explicarem... :roll:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 418 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#24 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mar 10, 2008 4:33 pm

jauro escreveu:
glauberprestes escreveu: 8-] 8-] 8-]
Eu já inspecionei e conheço prá mais de 20 TG; e o que foi exigido nos padrões da inspeção, foi apresentado. Talvez você não tenha visto a mesma coisa que eu vi, é possível!
Não Jauro, só notei um certo saudosismo, quase uma saudade quando você tocou no assunto dos sargentos. Isso acontec com vários integrantes do EB, sempre existe um sargento que marca a carreira do integrante, seja pela amizade, seja pela eficiência dessa figura ímpar que é o sargento. Até eu que sou filho de militar, mas fiz colégio militar, tenho muito apreço por um sargento da educação física que me ajudou muito em duas paixões minhas: tiro e aeromodelismo.

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
jauro
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por jauro » Ter Mar 11, 2008 5:45 pm

Entendi, mas tento não ser muito saudosista e sim profissional, até porque, como em todos os lugares, também exitem os amadores e aqueles que estão pedindo para o mundo acabar em dilúvio novamente.

Jauro.
Petrovski
Intermediário
Intermediário

#26 Mensagem por Petrovski » Qua Mar 12, 2008 2:27 pm

Como tinha dito, lhes contaria o que me disseram na palestra.
O Tenente nos deu uma idéia do cotidiano dos caras que fazem EsIM. Quando não estivermos na escola, vamos estar no quartel do 20º GACL pra fazer exercícios, missões, treino de tiro, entre outras coisas. Logo na primeira semana de Junho possivelmente faremos acampamento. Ao exame de hoje, foram mais ou menos 100 pessoas. No final vão dar dois pelotões, talvez três. Fizemos um exame psicológico e uma entrevista com os tenentes.
Lhes conto mais se eu passar no exame médico.

Petrovski
Intermediário
Intermediário

#27 Mensagem por Petrovski » Seg Mar 17, 2008 5:34 pm

Ae gente,
Eu consegui passar nos exames e já estou dentro. Agora vão começar a nos dar aulas de educação física, e nos preparar para a inauguração desse ano do EsIM, dia primeiro de Abril.

Petrovski
Intermediário
Intermediário

#28 Mensagem por Petrovski » Sáb Mar 22, 2008 6:13 pm

Essa semana já nos ensinaram ordens unidas, e fiquei com as pernas cambaleando, depois acostuma, acho.

Responder