manuel.liste escreveu:Acredito que esta crise será passageira, mas ela aponta novos rumos no planeta, por sinal, esta crise foi anunciada e esperada. E os que apontaram sua existência, traçaram rumos sombrios para o futuro dos EUA no mundo. Porém, com os dados que tenho só posso ir até a seguinte conclusão, é passageira, mas são maus presságios para os EUA.
¿Malos presagios de qué? Es una crisis financiera, una de muchas que ha habido. No es una guerra donde hay vencedores y vencidos
Cuando la economía brasileña tuvo sus recesiones, nadie dijo que fueran el fin del país... y no hace tantos años de eso.
Eu diria que existe uma crise financeira, mas existem outros problemas além da crise financeira, como o déficit gêmeos e a dívida crescente do Estado nos EUA. Além disso, os EUA não possuem poupança interna mais. Temos ainda o problema do Afeganistão e Iraque ainda sem solução. A queda do dólar ainda tem outros fundamentos.
A criação do Euro, colocou o Dólar não mais como padrão de troca mundial único, isto representa um sério problema para um País com um rombo em suas contas correntes, tendo que emitir papéis e moedas para financiar suas dívidas.
É paupavel também o crescente processo de desindustrialização da economia dos EUA, nem mesmo a industria automobilística está sobrevivendo. Além disso, existe uma crescente desnacionalização dos ativos das principais empresas dos EUA. A crise atual está sendo coberta com venda de controle acionário de muitos bancos para o exterior.
Olha, isto tudo só indica o fim de uma era, e aponta para novos tempos.
[ ]´s