Dieneces escreveu:Sou adepto dessa tese também . Defesa anti-aérea fundamental para nós é o CONJUNTO caça+radar+BVR . Por isso gosto da idéia de mais F-5s para complementar o FX-2 , PRECISAMOS DE QUANTIDADE TAMBÉM , defesa de ponto .Túlio escreveu:ZeRo4 escreveu:Túlio, interessante a sua "teoria" das primeiras horas de uma guerra. Eu fico imaginando como seriam essas primeias horas se o combate fosse contra um país que tivesse uma AAAe realmente de qualidade. É evidente que os aviões sempre vão levar vantagens, mas com uma AAAe bem construída eu colocaria muita dificuldade para os aviões conseguirem suplantá-la.
Hoje os sistemas tops tem o modo de busca completamente passivo, o que tornaria quase impossível a destruição das baterias com mísseis anti-radar, além disso vários equipamentos interessantes estão surgindo... um equipamento Russo parece bastante promissor, vou lembrar o nome e golocar depois... é um jammer ativo para mísseis anti-radar que lança uma espécie de chaff/flare para distrair o míssil! é bem interessante
O FATO permanece, no entanto, 04 véio: QUAL ameaça na AS nos conduziria á necessidade de camadas e mais camadas de AAAe? NINGUÉM pela vizinhança tem capacidade de atingir com seus meios aéreos nada que valha a pena uma guerra...
Agora, se passarmos a analisar OUTRAS possibilidades, então sim, está oficialmente aberta a minha participação na discussão sobre sistemas de última geração...
Dieneces, até que ponto é válido se investir em mais F-5 e modernizá-los para o padrão M? Na minha opinião seria mais racional se aumentar o número de aeronaves no FX-2. Não sei, apesar de concordar e muito de que precisamos aumentar o número de vetores, acho um certo desperdício em uma aeronave como o F-5, se ainda fosse o M2000, plataforma muito mais capaz, concordaria de pleno acordo.
[ ]s