Os assuntos militares não são tratados "assim"
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Luís Henrique escreveu:Benke escreveu:morcego escreveu:Benke escreveu:morcego escreveu:Exatamente, por isso gosto do gripen, É A VERDADEIRA GUERRILHA AÉREA, não se sabe de onde ele decola nem para onde ele ira pousar.
Morcego
É ISSO MESMO!!
E pra não dizerem que desvirtuei o tópico, aí vai minha lista:
1) Gripen BR
2) espiral novos conceitos
Pois é, a perna curta dele não serve mas do F-5, do AMX do Xavante e do ALX serviu e ainda servem.
o gripen "perna curta" N vai ter um alcance maior de traslado, sem revo, que o rafale e o typhoon
seráááaáaáááááááá ???
Duvido.
LeandroGCard escreveu:orestespf escreveu:morcego escreveu:Orestes, evidentemente que a FAB sempre quiz operar caças BI TURBINA DE GRANDE RAIO DE AÇÃO, concordo que precisamos deles, TODA VIA, não deixaremos de operar MONO TURBINA POR CONTA DISSO.
os caças MONO TURBINA tendem a ser sempre mais baratos de operar e manter a força VOANDO, o GRIPEN entra como luva em nossa CARA e necessitada linha de caças, os BI-TURBINAS sendo mais caros, devem existir em menor numero e voltados ao ATAQUE.
Não estou dizendo que devemos optar apenas por MONO TURBINA, toda via, quero demonstrar que se a FAB encontra espaço para ALX, F-5M e AMXM, é pq existe "NECESSIDADE DE TAL". tanto que vc mesmo AVALIA EM SEU TEXTO NA UFJF que os projetos AMX-M e F5-M são validos, ORAS, eles são VALIDOS ou são UM PESADELO?
o FATO, é que 2020 É O dead line DE f-5 E amx, DEVERIAMOS ter entrado o século com estes vetores MODERNIZADOS para que ficassem 20 ANOS em operação, VAMOS GASTAR EM UMA MODERNIZAÇÃO EXTENSA onde estes entrarão em serviço TOTALMENTE em 2010, OS PRIMEIROS ENTREGUES FICARÃO 12/13 anos em serviço.
ACHA MESMO QUE NÃO TERIA SIDO MELHO fechar com o GRIPEN e depois negociar sem faca bolivariana no PESCOÇO?
ACHA MESMO que o GRIPEN não serve pra FAB?
Belíssimo post, Morcego. Este é o ponto. O que você escreveu se resume ao mix "hi-lo" que defendi anteriormente e que também é defendido por você a mais tempo.
O Gripen cai mais do que como luva para a FAB, seria perfeito, mas não apenas ele, precisamos de bi-turbinas de longo alcance também, mas em menor número.
Hoje a situação está assim: os pernas curtas nós já temos (F-5M e A-1M), mas precisamos comprar os bi-turbinas (ou não, não sei mesmo) de longo alcance (o FX-2). Com o tempo os pernas curtas atuais (F-5M e A-1M) terão que ser substituídos. E quem será o substituto? O FX-2? Duvido! Mas continuo sem respostas, pois estamos falando de 2020 aproximadamente e quem estará "vivo" até lá (me refiro aos caças atuais).
E aí fica uma dúvida maior ainda: se o Gripen é perfeito, quando que ele entraria nesta equação? Se deixar lá pra frente a linha de montagem fecha. Antes, o que não acredito, seria muito difícil, visto que os bi-turbinas de longo alcance serem os mais naturais.
Abração,
Orestes
Pegou o ponto Orestes,
O avião do FX-2 atual deverá ser um bi-turbina de bom porte, até devido à compra dos SU-30 pelo Chaves. E por um tempo estaremos razoavelmente bem servidos com os F-5M e A-1M.
Aí virá a hora de trocar estes últimos, e o que teremos disponível no mercado? Todos os "leves e baratos" estarão bem velhinhos, e nossa única opção será comprar aeronaves de museu e fazer malabarismos durante anos para mantê-las voando.
Não é um problema para agora, mas se desenha para o futuro à médio prazo. Se as coisas forem feitas com sempre neste país, tenta-se resolver o problema imediato e deixa-se o futuro para quando ele chegar, e daqui a uma década e pouco teremos um pepino nas mãos bem maior que a obsolescência dos 12 M-III de Anápolis, e outra novela de enredo ainda pior e mais longo estará começando.
O FX-2 atual é até fácil de resolver, basta decidir o quanto se quer gastar e comprar uma das várias opções disponíveis no momento. Mas se a decisão não for pensada já imaginando a situação futura, daqui a pouco estaremos començando tudo de novo, e aí em uma situação bem mais difícil.
Leandro G. Card
Benke escreveu:Mestre
errei a formula
seria assim, talvez
dois motores = 2,algo x (probabilidade de falha de um motor)
Respeitosamente, sem segundas intenções
Benke
orestespf escreveu:
...
O F-14 era uma máquina de rasgar dinheiro, apesar de todas as suas virtudes. Já o Rafale e o Typhoon não. O Rafale por exemplo é muito mais barato de operar do que um M-2000 -5 que é mono-turbina.
...
morcego escreveu:
o FATO, é que 2020 É O dead line DE f-5 E amx, DEVERIAMOS ter entrado o século com estes vetores MODERNIZADOS para que ficassem 20 ANOS em operação, VAMOS GASTAR EM UMA MODERNIZAÇÃO EXTENSA onde estes entrarão em serviço TOTALMENTE em 2010, OS PRIMEIROS ENTREGUES FICARÃO 12/13 anos em serviço.
Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:Em termos de mix Hi Lo, eu tenho 3 alternativas:
1) Alternativa americana
Hi = F/A-18E
Lo = F-50
2) Alternativa européia
Hi = Eurofighter
Lo = Mako
3) Alternativa BRIC
Hi = Su-35-1
Lo = F-10
Mudaria na opção BRIC o lo: pra mim seria o Mig-35.
[ ]s
cb_lima escreveu:LeandroGCard escreveu:Esta história de caça único pode ser muito bonita para forças aéreas de 24 ou 36 caças, mas a FAB já opera mais de 100 (53 AMX, 45 F-5 e 12 M-2000 em breve), e realmente não acho possível falar em um número menor para um país como o Brasil.
E pensar em ter apenas caças pequenos, com todas as limitações que isto acarreta, enquanto nosso vizinho do norte está adquinindo SU-30, é uma decisão que espero não ver a FAB e o Governo tomarem. Por outro lado, manter mais de 100 caças grandes ficaria muito caro, e veríamos aviões de mais de US$ 50 milhões sendo usados para jogar bombas burras em pontes secundárias, ou fazendo CAP de curtíssimo alcance em defesa de radares do SIVAN, etc... , missões que um avião mais simples e barato pode efetuar perfeitamente ou seja, um tremendo desperdício.
A solução lógica é uma só. Hi-Lo mix sim senhor!
Agora, a sugestão do Prick não é ruim, adquirir um usado para o papel Lo. provavelmente perder-se-ia a vantagem da padronização máxima entre os dois vetores (comprar usado e reformar tudo só para facilitar a logística não tem muito sentido), mas dependendo do preço seria bem válido, não fosse um detalhe: Avião velho para Lo nós já temos agora, o F-5M e o A1-M. A necessidade de substituí-los será para 12 ou 15 anos no futuro, e aí F-16 e M-2000 usados já estarão bastante velhos e boas células podem não estar disponíveis. Gripens usados podem até ser vir a ser interessantes, mas é possível que também não existam.
Por isto fico com minha idéia de já ir preparando o terreno com o FX-2 atual para daqui a uns 12 anos sim, produzir aqui o substitudo dos nosso Lo atuais.
Leandro G. Card! x2
Gosto muito dessa idéia!
PS: Por outro lado as vezes me pergunto se vale a pena insistir na idéia da Modernização do Am-X/F-5... vejo aspectos que gosto e que não gosto... sei lá.
[]s
CB_Lima
Bolovo escreveu:Immortal Horgh escreveu:Luís Henrique escreveu:Em termos de mix Hi Lo, eu tenho 3 alternativas:
1) Alternativa americana
Hi = F/A-18E
Lo = F-50
2) Alternativa européia
Hi = Eurofighter
Lo = Mako
3) Alternativa BRIC
Hi = Su-35-1
Lo = F-10
Mudaria na opção BRIC o lo: pra mim seria o Mig-35.
[ ]s
E o Mako não existe. Coloca o Gripen no lugar. É quase unânime usa-lo como low por aqui.