Mensagem
por Carlos Vulcano » Seg Dez 03, 2007 11:13 am
Como disse anteriormente gostei muito do que vi, em especial nos navios mais antigos, como, Mattoso Maia, Rio de Janeiro, Defensora, os dois primeiros, apesar da idade, um destaque para o Rio de Janeiro, apesar de ser um navio obsoleto tecnologicamente falando, sua estrutura aparentemente me parece muito bem conservada, o mesmo para o Mattoso, e para a Defensora, apesar de este ultimo, ter notado o casco com muitos remendos, mais no geral, esta em bom estado. Mais o que me deixou um pouco decepcionado, foi o estado das greenhalg, principalmente a da Bosisio, parte de convés com alguns buracos muitos pontos de ferrugem, achei elas muito judiadas.
Defensora – Carregando somente um Exocet, na verdade somente o silo, me informou um marinheiro, nenhum aspide no silos do sistema albatroz, segundo o capitão que estava recepcionando o publico, espetaculares os canhões trinity bofors 40mm, o canhão de 114,5mm em ótimo estado de conservação, sistemas de radares e alças de mira.
Greenhalg – Notei a instalação de canhões de 40mm, não sei dizer qual modelo, me pareceu antigos, canhões de 20mm orlikon, notei tb a falta dos mísseis exocet, que segundo o pessoal do navio, estão em manutenção na Inglaterra, ponto negativo as condições externas do Helicóptero Esquilo.
Bosisio – Estruturalmente o navio em piores condições, só perdendo para o Ari, claro! Com dois lançadores de exocet, e um super linx, com a pintura bastante deteriorada, claro que tudo isso em virtude dos últimos exercícios, maresia etc...
Mattoso Maia – Maravilhoso navio, em boas condições, um sargento me disse, para se ter noção de quanto a uma embarcação desta sofre no mar, ele contou que uma das viagens do Mattoso ao Haiti, saiu do Rio de Janeiro pintado, parecendo novo, mais quando voltou do caribe, parecia um ferro velho.
Rio de Janeiro – Apesar da idade, fiquei impressionado, com sua condições, claro que muitos equipamento não funcionam mais, tais como, binóculos, um dos canhões de 76mm esta com problemas elétricos, e sofre com a falta de peças de reposição, por terem sido descontinuadas a produção, um marujo me disse que no retorno ao Rio, será executado um exercício, chamado Torpedex, no qual o Sea King que esta a bordo no navio irá disparar um torpedo.
No geral achei muito legal tudo o que vi, e pude conversar com o pessoal da marinha, alias um pessoal muito animado e bem educado, fiquei impressionado com tratamento ao publico, pena não ter conseguido entrar na parte interna de los buques.
Até mais..................