Koslova escreveu:orestespf escreveu:Koslova escreveu:orestespf escreveu:Agora a pouco eu vi que o Morcego abriu outro tópico mais específico sobre o assunto. Seria interessante você contribuir com seus conhecimentos também. Topa?
Ola Orestes
Agradeço o convite, mas prefiro não participar deste tipo de tópico.
Abraços
Ok Koslova, sem problema algum. Posso compreendê-la perfeitamente. Mas de qualquer forma, amanhã eu posto aqui a solicitação que me fez anteriormente. Só uma dúvida: você desconhece este cálculo ou discorda mesmo dos valores apresentados? Se não puder detalhar, não tem problema.
Abraços,
Orestes
Conheço parte deste calculo, porque eu o fiz a uns 10 anos atrás, a parte dos 32% e 18% desconheço.
Olá Koslova,
meu cansaço de ontem deve ter impedido de ver as contas. O cálculo realmente é muito simples, elementar até. vou comentar em linhas gerais e depois escrevo outro post detalhando, de forma mais didática para quem se interessar.
A área de busca do radar é um setor circular, cuja área é "alfa" vezes R^2/2, onde alfa é o ângulo do setor em radianos.
Se um vetor tiver seu RCS reduzido em 10 vezes, vimos que o quociente entre os dois RCS (o velho e o novo) é 0,56 (56%) de R.
Assim o quociente entre a área velha e a área nova R1^2/R2^2 (R1=raio de alcance do velho e R2=raio de alcance do novo), pois as constantes serão "cortadas" (o ângulo do setor circular não muda, o radar é o mesmo). Desta forma teremos: (R1)^2/(R2)^2:
(0,56)^2/(1)^2=0,3136 => 31,36% => aproximandamente 32%.
A mesma coisa acontece com o volume do alcance do radar, que é geometricamente um cone circular. O volume do cone circular é uma "constante" vezes R^3 (esta constante é 4/3 de Pi vezes o ângulo do cone em radianos). Esta constante desaparece nas contas (como acima), pois é a mesma nos dois casos. Assim, o quociente entre o volume novo e velho fica (R2)^3/(R1)^3, isto é,
((0,56)^3/(1)^3=0,1756 => 17,56% => aproximadamente 18%.
Fiz as contas já considerando a diminuição do raio, área e volume. Em suma: Quando o RCS diminui 10x temos:
- O raio de alcance diminuindo 44% (100% - 56% obtidos);
- A área diminuindo 32%;
- O volume diminuindo 18%.
Se a ordem de redução do RCS for diferente de 10x (10 vezes), os valores mudarão naturalmente. A ordem de grandeza 10 serve como um bom parâmetro de comparação.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços,
Orestes