Sukhoi-30 x F22 RAPTOR QUAL O MELHOR?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#61 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 10:30 am

Alitson escreveu:
midnight escreveu:
orestespf escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto :shock:

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.

Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente: http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htm
Fuente: http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254

Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.

MiG-21 e SA-3???

Onde???

Não foi um SA-2 Guidline por Gold Shot???? :wink:

E não seria SA-3 Goblet em vez de SAM-3 Strella???? :wink:

E este não seria na verdade o SA-14/SA-N-8 Gremlin???? :wink:

Tem uma matéria mito boa a respeito acredito que na RFA... :wink:

Apos centas (se não milhares) de ações dos F-117 ao REDOR DO MUNDO, um avião caiu, é talvez a técnologia stealth seja um erro mesmo.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#62 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 11:02 am

morcego escreveu:
Alitson escreveu:
midnight escreveu:
orestespf escreveu:
Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto :shock:

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.

Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente: http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htm
Fuente: http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254

Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.

MiG-21 e SA-3???

Onde???

Não foi um SA-2 Guidline por Gold Shot???? :wink:

E não seria SA-3 Goblet em vez de SAM-3 Strella???? :wink:

E este não seria na verdade o SA-14/SA-N-8 Gremlin???? :wink:

Tem uma matéria mito boa a respeito acredito que na RFA... :wink:

Apos centas (se não milhares) de ações dos F-117 ao REDOR DO MUNDO, um avião caiu, é talvez a técnologia stealth seja um erro mesmo.

Esta não é uma boa conclusão, nobre Morcego. O F-117 não enfrentou grandes adversários na grande maioria de suas missões reais.

Além do mais, este vetor praticamente voava a noite, isto é, uma das formas de furtividade usadas por qualquer caça. Se a característica stealth é tão eficiente, por que voar a noite?

E mais, se sua conclusão estiver correta, podemos dizer que o AMX é um baita vetor de ataque, até porque não foi abatido em missões reais. E neste caso o Tornado seria um caça ruim, pois foi abatido várias vezes. Tudo isso seria um absurdo pra mim, não passa de um misto de propaganda e de mal planejamento de missões (de acordo com o perfil de vôo de cada vetor).

Vou direto ao ponto: gostaria de saber a efetividade da tecnologia stealth quando o país atacado é uma grande potência militar (França, Inglaterra, Rússia, Alemanha, China, etc.).

Não podemos nos esquecer que os americanos usaram fortemente interferidores na guerra do Golfo, só após os F-117 (e outros) entravam em cena. Se o caça é tal furtivo como se apregoa por aí, pra que o uso intensivo de interferidores?

Ah... Em guerra se usa tudo, o importante é não arriscar. Se claro, isto está correto, mas ao mesmo tempo acaba maquiando as características stealth, ou seja, nada pode ser concluído sobre a eficácia desta tecnologia se é usado métodos, recursos e tecnologias que poderiam ser empregadas para qualquer caça não stealth.

Insisto, não existe nada até hoje que possa comprovar na prática que a tecnologia stealth é um grande diferencial. Teoricamente sim, não resta dúvida, mas na prática ela ainda não mostrou o que veio fazer ao mundo.

É uma tecnologia importante e que não deve ser ignorada, mas ao meu ver é apenas mais um recurso para melhorar a furtividade de um caça. Nada do que vi até hoje me convence que esta tecnologia se justifica diante dos altos custos envolvidos nos vários projetos existentes.

E para finalizar, a característica stealth é essencialmente geométrica, está relacionada com o desenho do vetor e a capacidade de refletir ondas radar em ângulos "favoráveis".

Não existe um vetor stealth que deixe de usar muito RAM e materiais compóstitos, cerâmicos e epóxi. Mas lembro que estes materiais podem ser usados em qualquer vetor sem desenho stealth.

O objetivo é sempre o mesmo: diminuir o RCS do caça e otimizar a furtividade. Sempre!

A pergunta que deixo: imagine dois vetores, um com desenho stealth e outro com desenho "padrão". Suponha que estes dois vetores façam uso de materiais nobres (RAM, compósito, cerâmico, etc.) igualmente em suas estruturas (o melhor que existe). Pergunto: qual dos dois seria mais furtivo? Ou de forma mais abrangente: qual a diferença efetiva do RCS entre os dois caças? Ou mais especificamente: o quanto o desenho stealth diminuiria o RCS na prática?

Vou deixar bem claro o que penso, tecnologia stealth pra mim está relacionada ao desenho do vetor (capacidade natural de refletir ondas através de ângulos "adequados"). Claro que a "invisibilidade" está relacionada a outros fatores (que coloquei acima), mas estes podem ser usados em quaisquer outros vetores também. Assim sendo, o que está em jogo é o desenho do caça (que o difere dos caças padrões) e não o emprego de materiais "nobres".

Abraços,

Orestes

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#63 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 11:09 am

não existe avião, INDERRUBAVEL NOBRE ORESTES.

É ISTO QUE TENTO DEMONSTRAR, e apesar dos esforços de detecção via INFRARED, serenamente, entre um F-22 e um SU-30 eu acho qeu até vc prefere um F-22, que se trata mais de um CONJUNTO DE TECNOLOGIAS (incluso a "furtiva" afinal "invisivel" só as aves de rapinas klingon).

Obviamente que se eu sou americano, TB ia querer manter o avião a 7 CHAVEZ, o maximo de tempo possivel, principalmente quando ainda existem BLOCOS para entrar em operação.

orestespf
Sênior
Sênior

#64 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 11:27 am

morcego escreveu:não existe avião, INDERRUBAVEL NOBRE ORESTES.

É ISTO QUE TENTO DEMONSTRAR, e apesar dos esforços de detecção via INFRARED, serenamente, entre um F-22 e um SU-30 eu acho qeu até vc prefere um F-22, que se trata mais de um CONJUNTO DE TECNOLOGIAS (incluso a "furtiva" afinal "invisivel" só as aves de rapinas klingon).

Obviamente que se eu sou americano, TB ia querer manter o avião a 7 CHAVEZ, o maximo de tempo possivel, principalmente quando ainda existem BLOCOS para entrar em operação.

Sem dúvida, um F-22 é muito superior ao SU-30. O que eu coloco em discussão é a efetividade de um F-22 diante de Rafale e Typhoon (supondo todos totalmente operacionais). Ou seja, comparação apenas entre caças modernos.

Abraços,

Oreste

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#65 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 11:30 am

orestespf escreveu:

Sem dúvida, um F-22 é muito superior ao SU-30. O que eu coloco em discussão é a efetividade de um F-22 diante de Rafale e Typhoon (supondo todos totalmente operacionais). Ou seja, comparação apenas entre caças modernos.

Abraços,

Oreste

VC esta dizendo então que RAFALE e TYPHOON são INDUBITAVELMENTE superiores aos SU-30?

orestespf
Sênior
Sênior

#66 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 11:32 am

morcego escreveu:
orestespf escreveu:

Abraços,

Oreste

VC esta dizendo então que RAFALE e TYPHOON são INDUBITAVELMENTE superiores aos SU-30?

Sim, sem sobra de dúvidas. Mas não estou pensando nas versões atuais, que ainda não estão plenamente operacionais. Mas o que já existe dá conta tranquilamente dos SU-30 (me refiro ao venezuelano e não ao indiano).

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#67 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 11:34 am

ta então no QUE podemos afirmar que um SU-35 (que simplesmente ESTA ESTOCADO SEM OUTRA FUNÇÃO QUE NÃO SEJA DEMONSTRAÇÕES AEREAS EM FEIRAS) seja tão diferente a ponto de fazer frente a um F-22, mais que RAFALE e TYPHONN.

orestespf
Sênior
Sênior

#68 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 11:46 am

morcego escreveu:ta então no QUE podemos afirmar que um SU-35 (que simplesmente ESTA ESTOCADO SEM OUTRA FUNÇÃO QUE NÃO SEJA DEMONSTRAÇÕES AEREAS EM FEIRAS) seja tão diferente a ponto de fazer frente a um F-22, mais que RAFALE e TYPHONN.

Aí entramos em outra seara. O SU-35 "antigo" (que pode ser comercializado a qualquer momento, mas deixando claro que ninguém o comprou) dá conta dos Rafales e Typhoon atuais (mas seria uma luta dura, pendendo para o Typhoon e depois para o Rafale).

Já o SU-35-1, ainda não finalizado, seria um grande problema para o Rafale, mesmo a versão F3. Já o Typhoon iria encará-lo.

Em suma, teremos três grandes vetores no futuro próximo: Rafale, Typhoon e SU-35-1 (supondo todos homologados e operacionais). Todos com baixos RCS, usando materiais compósitos, cerâmicos, epóxi, RAM, etc.

E é neste ponto que questiono a efetividade do desenho dos F-22 e F-35.

Abs,

Orestes

PS: arruma um servidor para postar um PDF pra mim. Depois a gente posta o link aqui para o pessoal baixar e analisar o texto. Posso enviar o PDF pra você de uma vez.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#69 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 11:51 am

OK, minha pergunta então é:

EM 2012 os RUSSOS irão colocar em funcionamento o SU-35-1 (exBM) ou o PAK-FA?

orestespf
Sênior
Sênior

#70 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 12:11 pm

morcego escreveu:OK, minha pergunta então é:

Em 2012 os SU-35-1 estarão finalizados e operacionais. O PAK-FA demora mais um pouco. Ele voará antes disso, mas na formad e protótipo. Não vejo o PAK-FA finalizado antes de 2015 (sendo muito otimista).

Abraços,

Orestes

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#71 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 12:30 pm

orestespf escreveu:
morcego escreveu:OK, minha pergunta então é:

Em 2012 os SU-35-1 estarão finalizados e operacionais. O PAK-FA demora mais um pouco. Ele voará antes disso, mas na formad e protótipo. Não vejo o PAK-FA finalizado antes de 2015 (sendo muito otimista).

Abraços,

Orestes

Pode ser que eu esteja desviando o TOPICO MAS NÃO ESTOU.

SENHORES podemos afirmar com base no postado pelo Orestes QUE não ira existir SU-35-1 e PAK-FA, ou um OU outro.

RenaN
Sênior
Sênior

#72 Mensagem por RenaN » Qua Nov 21, 2007 1:32 pm

morcego escreveu:Pode ser que eu esteja desviando o TOPICO MAS NÃO ESTOU.

SENHORES podemos afirmar com base no postado pelo Orestes QUE não ira existir SU-35-1 e PAK-FA, ou um OU outro.

Tenho lá minhas dúvidas. Esse é um mercado muito promissor. É importante pros russos não deixar que os EUA monopolizarem o mercado. Afinal que país terá condições de projetar um caça de 5ª geração a médio prazo?

Concordo com o que você diz se o PAK-FA vir antes. Mas, como o Orestes disse, suponhamos que o PAK-FA fique totalmente operacional em 2015-2020, até lá a Rússia oferece Su-30?

[<o>]
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#73 Mensagem por Morcego » Qua Nov 21, 2007 2:12 pm

RenaN escreveu:
morcego escreveu:Pode ser que eu esteja desviando o TOPICO MAS NÃO ESTOU.

Tenho lá minhas dúvidas. Esse é um mercado muito promissor. É importante pros russos não deixar que os EUA monopolizarem o mercado. Afinal que país terá condições de projetar um caça de 5ª geração a médio prazo?

Concordo com o que você diz se o PAK-FA vir antes. Mas, como o Orestes disse, suponhamos que o PAK-FA fique totalmente operacional em 2015-2020, até lá a Rússia oferece Su-30?

o QUE eu entendi dos post do ORESTES, é que o SU-35-1 (exBM) SERIA um avião com tecnologias stealth por exemplo, ORAS, faz de conta que vc é russo, SE TAL exBM, já vai executar tudo o que o PAK-FA vai fazer, vc vai fazer outro avião? OU AINDA, vc faz o PAK-FA logo.

de duas uma, algo ai É K.O. ou os russo continuam com o mesmo erro, CENTENAS DE CENTENAS DE CENTENAS DE NOMES PARA O MESMO AVIÃO.

RenaN
Sênior
Sênior

#74 Mensagem por RenaN » Qua Nov 21, 2007 2:42 pm

morcego escreveu:o QUE eu entendi dos post do ORESTES, é que o SU-35-1 (exBM) SERIA um avião com tecnologias stealth por exemplo, ORAS, faz de conta que vc é russo, SE TAL exBM, já vai executar tudo o que o PAK-FA vai fazer, vc vai fazer outro avião? OU AINDA, vc faz o PAK-FA logo.

de duas uma, algo ai É K.O. ou os russo continuam com o mesmo erro, CENTENAS DE CENTENAS DE CENTENAS DE NOMES PARA O MESMO AVIÃO.

Pode ser. Mas eu entendi outra coisa, o Su-35-1 assim como o Rafale e o Typhoon, terão baixo RCS, usuarão materiais cerâmicos e tal. Porém sem ter a mesma eficiência mas com um orçamento bem inferior e sem ser "oficialmente" Stealth como os norte-americanos gostam de fazer...

Acho que por isso o Orestes questiona a viabilidade da tecnologia Stealth...

[<o>]
orestespf
Sênior
Sênior

#75 Mensagem por orestespf » Qua Nov 21, 2007 4:12 pm

RenaN escreveu:
morcego escreveu:o QUE eu entendi dos post do ORESTES, é que o SU-35-1 (exBM) SERIA um avião com tecnologias stealth por exemplo, ORAS, faz de conta que vc é russo, SE TAL exBM, já vai executar tudo o que o PAK-FA vai fazer, vc vai fazer outro avião? OU AINDA, vc faz o PAK-FA logo.

Pode ser. Mas eu entendi outra coisa, o Su-35-1 assim como o Rafale e o Typhoon, terão baixo RCS, usuarão materiais cerâmicos e tal. Porém sem ter a mesma eficiência mas com um orçamento bem inferior e sem ser "oficialmente" Stealth como os norte-americanos gostam de fazer...

Acho que por isso o Orestes questiona a viabilidade da tecnologia Stealth...

Exatamente, Renan. Este é o ponto. Foi isso que eu quis dizer.

Abs,

Orestes

Responder