#27
Mensagem
por Poti Camarão » Sáb Nov 10, 2007 4:35 pm
Senhores, essa sim, uma brigada que impõe respeito a começar pelo nome:
BRIGADA FELIPE CAMARÃO
A origem da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada remonta ao período da 2ª Guerra Mundial. Naquela ocasião, com a finalidade de defender o "saliente nordestino" e apoiar as forças aéreas e navais dos Estados Unidos da América, baseadas em Natal, foi criada, em 25 de agosto de 1941, a 2ª Brigada de Infantaria.
Modificações estruturais no Exército, determinadas pela necessidade de modernizá-lo e adaptá-lo às novas conjunturas nacional e internacional, fizeram com que a 2ª Brigada de Infantaria, ao longo do tempo, alterasse a sua denominação e a sua estrutura organizacional.
A 17 de setembro de 1942 transformou-se em Infantaria Divisionária da 14ª Divisão de Infantaria, em 06 de janeiro de 1944 recebeu a denominação de Destacamento de Natal, a 1º de junho de 1946 passou a ser denominada Destacamento Misto de Natal e, logo a seguir, em 12 de junho do mesmo ano, recebeu a denominação de Subcomando da 7ª Divisão de Infantaria. A 27 de outubro de 1952, por mudança de subordinação de Comando, passou a denominar-se Comando de Infantaria Divisionária da 7ª Divisão de Infantaria e, finalmente, a 7 de novembro de 1973, recebeu a denominação atual de 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.
A denominação histórica de "Brigada Felipe Camarão" foi conferida à 7ª Brigada de Infantaria Motorizada em 16 de julho de 1987, como homenagem ao "Índio Poti" - Antônio Felipe Camarão. Nascido em Igapó-RN, Felipe Camarão colaborou de forma eficaz e decisiva com sua tribo de potiguares nas lutas contra o invasor holandês, notadamente na primeira Batalha dos Guararapes.
Em 06 de outubro de 1987 a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada recebeu seu estandarte históricO.
Integram a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada: o 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, o 17º Grupo de Artilharia de Campanha, a Companhia de Comando, o 7º Pelotão de Polícia do Exército (todos sediados em Natal-RN), o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, estes últimos localizados em João Pessoa-PB e Campina Grande-PB, respectivamente.
Estão também sediados na Guarnição de Natal: o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, o Hospital de Guarnição de Natal e a 24ª Circunscrição do Serviço Militar, organizações militares vinculadas à 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Na guarnição de Caicó, também vinculado à 7ª Bda Inf Mtz, está o 1º Batalhão de Engenharia de Construção.